PplWare Mobile

Algo impensável aconteceu: um robô tocou com uma orquestra

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. says:

    Um telemóvel e uma coluna bluetooth ficava mais barato 😀

  2. Joao M. says:

    Acho que o mantra que se continua a repetir de ““impossível” alguma vez “substituir totalmente os músicos ao vivo ” é algo que dizemos para nos tentarmos convencer que as coisas não vão mudar.
    Outro dia ouvi um video de uma pessoa amiga que apenas escreveu a letra de uma musica e a AI fez o resto (melodia, etc..). Diria que ficou muito bom e o comum mortal não saberia se a voz que cantou a musica e o que a acompanhou foi AI ou uma banda normal.

    Muito do tempo de estudo de um músico está muito voltado para a tecnica e isso pode ser ensinado a uma AI (sendo a única limitação a tecnologia para movimentos finos). No entanto o que a AI terá dificuldade em criar sozinha será, penso eu, a emoção na dinâmica. Diria que uma AI poderá replicar a emoção mas não sei se numa música nova sem referência conseguirá “saber” que em determinada frase é para ser com mais emoção ou menos – apesar de a tecnica ser tão perfeita como de um miudo de 10 anos chinês com 30 anos de prática.

    O mesmo na fotografia, na pintura, escultura, etc.. a tecnica uma boa AI com bons “braços” poderá com muita facilidade substituir os humanos. O lado criativo, ou mais humano, é que poderá ser complexo para replicar mas, sejamos honestos, olhamos para muitas criações artísticas hoje em dia e nós próprios questionámos onde está a criatividade e a emoção daquilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.