Afinal quanto vai a Apple pagar à Google para usar o Gemini na Siri?
Depois de muito tempo sem uma orientação clara sobre o seu futuro na IA, a Apple acabou por tomar um rumo. Desistiu, pelo menos por agora, de ter a sua IA e irá usar o Gemini da Google para alimentar a nova Siri. Apesar de ser um negócio com peso importante na indústria, faltava uma informação, o valor acordado. Este surge agora e mostra como a Google vai ficar bem.
Quanto vai a Apple pagar à Google
Os detalhes financeiros da colaboração maciça que está a mudar o equilíbrio no mundo da tecnologia finalmente foram divulgados. A proposta da Apple à Google para a próxima geração da Siri e as capacidades de Inteligência Artificial da Apple tem sido uma verdadeira mina de ouro para a gigante das pesquisas. Segundo as análises, esta parceria abre um enorme fluxo de receitas que trará imensa riqueza à Google.
A informação surge agora, de fontes que falaram ao Financial Times e estimativas de analistas de renome. Adiantaram que o contrato de computação em nuvem da Apple com a Google para utilizar os modelos de IA Gemini pode valer a impressionante quantia de 5 mil milhões de dólares.
5 mil milhões para usar a IA do Gemini
Em vez de gastar centenas de milhares de milhões de dólares para construir a sua própria infraestrutura de IA, a Apple abriu os cofres para alugar a poderosa e já disponível tecnologia da Google. Este acordo inverte também o fluxo de dinheiro entre as duas gigantes. Durante anos, a Google pagou à Apple aproximadamente 20 mil milhões de dólares anuais para ser o motor de busca padrão nos iPhones.
Agora, a situação inverteu-se de forma muito interessante para o mercado. A Apple, não querendo ficar atrás na corrida da IA, está a pagar milhares de milhões de dólares à Google. Os especialistas interpretam isto como a estratégia da Apple de “pagar pela tecnologia em vez de competir com os gigantes”.
OpenAI perde destaque importante na Siri
Esta transferência milionária de recursos acendeu o alerta para o outro parceiro da Apple, a OpenAI. O analista Gene Munster fez uma afirmação bombástica: “Alimentar dois modelos grandes não é economicamente viável, e a integração com o ChatGPT pode esgotar-se com o tempo”. Parece que a Apple investiu o seu futuro e o seu dinheiro no Gemini, da Google.
Quem acaba por ficar fora desta corrida é o grande rival da Google no campo da IA, a OpenAI. Não existe uma razão avançada para este cenário, mas certamente que as relações passadas entre as duas gigantes terá tido peso.






















Alguém que me dê outro ponto de vista sff.
É que do meu, parece que a Apple se está a afundar. IA é o futuro, a Apple está dependente de terceiros em termos de IA e se já perdeu o comboio logo no início, então daqui a 10 anos nem se fala.
Só consigo pensar que estão a perder cada vez mais relevância.
No entanto, algo deve estar a escapar me e gostava de ver mais opiniões
em AI é verdade, apple teve problemas internos que impediram de apanhar o comboio, a ideia vai ser usarem AIs de terceiros até terem a sua propria, embora pareça dificil uma vez que isto é um comboio em andamento que é dificil voltar a entrar porque não tem paragens, se há empresa perita nisso é a apple.. é esperar pelo futuro
Perdeu a corrida na IA
Perdeu a corrida nos telemoveis dobraveis
A apple atualmente é só perder corridas mesmo, já la vai o tempo do steve jobs
corrida dos dobraveis? isso nao existe, nem caminhada quanto mais corrida
a Apple depois do Steve Jobs cresceu muito em números, mas não passa disso… anda sempre a correr atrás dos outros. Se o Steve não tivesse ido para o galheiro, a Apple hoje em dia era muito maior do que aquilo que é e sim, o hype está a arrefecer, creio que se torne uma marca de telefones banal daqui a uns tempos
apple não é so iphones.. mas precisa de sangue novo
A mim parece-me uma decisão sensata, baseia-se um pouco no lema juntos somos mais fortes.
Vale mais meia dúzia bons, do que uma dúzia fracos ou maus…
A Apple, concentra assim recursos para desenvolver o seu software.
Não posso acreditar, os suprassumos do SW a comprarem à Google. Nunca visto!!!