PplWare Mobile

A lista não acaba! Já há mais autores a processar a OpenAI e a Microsoft

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Castro says:

    será que estes autores também vão processar os futuros escritores por aprenderem com as suas obras??

    • Odius says:

      Não é esse o problema. A MS e a OpenAI não estão a pagar os direitos de autor sobre as obras destes autores, não é só uma vez mas sim várias vezes cada obras.

      • Castro says:

        o que disse é exactamente o problema.
        Os direitos de autor aplicar-se-iam à distribuição publica de cópias de partes ou da totalidade das obras. O uso interno e privado das obras não está protegido por direitos de autor, a aprendizagem não é coberta por direitos de autor. A não ser que demonstrem que as empresas roubaram/piratearam as obras para ter acesso a elas, ou que estas empresas estão a gerar textos idênticos às suas obras (coisa que não faz parte da acusação), não vejo onde é que podem aplicar os direitos… Do ponto de vista legal a única proteção seria invocar não pagamento de licenças para determinado uso, mas duvido que alguém tenha alguma vez protegido livros com licenças para este fim.
        Isto não passa duma estratégia desesperada de tentar evitar perdas futuras de rendimentos por passar a haver concorrência de máquinas.

        • Odius says:

          Estás a pensar na lei portuguesa e não na dos EUA que envolve também softwares.

        • PML says:

          Há inúmeros exemplos em que aplicações de AI em resposta a uma pergunta, responderam com cópias parciais e, em alguns casos, integrais, de textos de livros. Em alguns dos casos eram copias integrais de artigos do NY times. Isso é plágio e é considerado crime quando usado para fins comerciais ou de benefício próprio. Alguns desses casos, eram publicados textos com conteúdos disponíveis apenas para assinantes a pessoas que não pagaram. Também isso pode ter uma configuração de ilícito. Portanto.

  2. Profeta says:

    Estao a roubar o conteudo dos escritores a descarada. Se fazem melhorias ou nao, nao interessa. E com base no conteudo dos escritores que fazem essa evolucao. Se a IA e assim tao boa, entao porque nao faz do 0 uma obra e a melhora ? Pois, precisa sempre de uma base para trabalhar isso. Isto e um problema que parece que quanto mais confusao se cria para o resolver melhor. Ai ja nao ha proteccao de dados que valha ? E a IA pode claro. Comecassem a criar sistemas de proteccao de dados mais eficazes e a proibir a partilha de dados e esta palhacada da IA terminaria, mas para as empresas gananciosas isto e o melhor de dois mundos.

  3. Graça Sousa says:

    Graça Sousa médica Quero indemnização imediata de 3 milhões de dolares e processo crime se não entregarem já os 3 milhões a esses ladrões do meu conhecimento ,e do processo dos meus doentes ,sou médica e jurei sigilo e se não o fizerem no prazo de 2 semanas duplica ou cadeia imediata não só por roubo, opressão, perseguição e danos morais altamente lesivos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.