Zorin OS 18: a distro Linux mais adotada para fugir ao Windows 10
O fim do suporte ao Windows 10 trouxe uma mudança importante. Muitos decidiram adotar o Linux e o que oferece, abandonando de vez a proposta da Microsoft. O Zorin OS aproveitou esse momento e agora anunciou que ultrapassou os 2 milhões de downloads em menos de três meses após o fim do suporte para o Windows 10.
O Linux mais usado para fugir ao Windows 10
Com o fim do suporte para o Windows 10, e apesar de ter tido um ano de atualizações alargadas, muitos utilizadores preferem abandonar o ecossistema Windows e migrar para o Linux. Esta migração é reforçada pelas recentes medidas de segurança anunciadas pela Microsoft para a versão 25H2 do Windows 11, que tornam os sistemas mais recentes cada vez mais exigentes em termos de hardware.
Perante este cenário, muitos utilizadores com computadores que já não cumprem os requisitos são forçados a abandonar o Windows, especialmente após os alertas da Microsoft sobre os riscos de segurança de utilizar um sistema sem suporte. Neste contexto, o Linux está a recuperar destaque, e uma distribuição em particular está a aproveitar a oportunidade: o Zorin OS 18.
O Zorin OS 18 foi apresentado em setembro de 2025, pouco antes do fim do suporte oficial para o Windows 10. Veio acompanhado por uma lista abrangente de novas funcionalidades concebidas para facilitar a transição do Windows. Com mais de 240 milhões de PCs com Windows 10 impossibilitados de atualizar para o Windows 11, a resposta foi enorme: em poucos dias, a distribuição ultrapassou os 100.000 downloads .
Zorin OS 18 just crossed 2 million downloads in under 3 months 🚀
More than ¾ of these downloads came from Windows users, helping to grow the Linux user base even further.
Thank you to everyone who supported and shared our biggest release ever! pic.twitter.com/cmituSN13u
— Zorin OS (@ZorinOS) January 11, 2026
75% dos utilizadores a virem do Windows 10 e 11
O crescimento continuou nas semanas seguintes. Em novembro, o Zorin OS 18 ultrapassou um milhão de downloads em pouco mais de um mês. E no mês passado, este número voltou a duplicar, atingindo os dois milhões de downloads em menos de três meses desde o seu lançamento.
Um facto relevante é que, segundo os seus desenvolvedores, 75% dos downloads provêm de utilizadores do Windows. Isto sugere que cerca de 1,5 milhões de pessoas que utilizavam o Windows 10 ou o Windows 11 decidiram instalar o Zorin OS, embora não seja claro quantas o utilizam como sistema operativo principal e quantas o avaliam como um complemento.
Apesar de ser um movimento importante e que merece destaque, a verdade é que era esperado. Ao não ter suporte para o Windows 10 e nem a possibilidade de fazer a atualização para o Windows 11, os utilizadores tomaram a decisão lógica de mudar para o Linux e a escolha parece ter sido uma das distribuições que melhor se encaixa neste contexto, o Zorin OS 18.





















A Microsoft tem o negócio bem montado, tem acordos com grandes produtores de hardware, nomeadamente portáteis da linha HOME para virem com o Windows instalado, em que o utilizador quando compra praticamente tem de clicar em meia dúzia de seguintes e tem o PC Operacional.
Na minha opinião todo o equipamento deveria ser vendido obrigatoriamente sem SO.
Poderão dizer não é viável, sim é! bastava que os produtores pré-instalem um boot simples com múltipla opção de escolha entre SO com os preços de cada um…
devendo a instalação do que o utilizador seleciona-se ser uma tarefa simples, ao alcance de um simples utilizador …
Enquanto isto acontecer a Microsoft estará sempre garantida…
Não é a Microsoft que decide fazer essa manobra, são os fabricantes que licenciam o Windows OEM para que venha pre instalado.
O que referes já existe há muitos anos, todos os fabricantes são obrigados a vender o mesmo pc sem SO com a devida redução do preço se o cliente assim o desejar, para isso só precisam de pedir na loja. Tanto que se fores comprar directamente no fabricante o SO é sempre opcional, no caso das empresas compram sempre sem SO porque já possuem as suas licenças win enterprise.
Como ves a escolha é do fabricante e do consumidor por ser aquilo que vende.
Tanta ingenuidade, os fabricantes estão a beneficiar a Microsoft apenas porque devem gostar da empresa MS….
Do, serem obrigados a cumprirem vai uma grande distancia. Basta ir por exemplo a Wor*** ou outra kk grande distribuição, portáteis de 400/500€ que são linha HOME que referi, peça sem SO e vai ver qual é a resposta que obtém.
Devia ter lido com atenção o que eu escrevi, referi-me concretamente a linha HOME não a linha PRO ou PREMIUM.
devias ter lido com atenção o que escrevi, os fabricantes são obrigados, os retalhistas vendem o que o cliente compra.. se queres comprar no retalhista pede-lhe para encomendar sem SO, são obrigados a vender.
os fabricantes não beneficiam ninguém, têm acordos com quem vende, o que vende é windows, quem quer comprar com linux tem opção, encomenda quer no fabricante quer no retalhista. tipicamente só vejo isso acontecer com a malta que faz o seu proprio pc e não com malta que compra portateis.
não confundas ingenuidade com a tua desconexão da realidade
afinal não é ingenuidade, é mesmo ignorância
Desça cá abaixo aí do seu alto pedestal e encare a realidade. Sugiro-lhe que volte a ler o meu primeiro comentário e vai perceber que o seu comentário ao meu não tem sentido.
Falei em linha Home e falei em simples utilizador.
Recomendo-lhe vivamente que arranje algo que fazer, ou então comente o artigo e não comentários dos outros, isto não são redes sociais.
O simples utilizador não vai a uma worten e não sabe pedir pc sem SO?
Disseste asneira por desconhecimento e agora tentas virar o bico ao prego? Vai à volta que por aí não passas
O utilizador final não conta para nada. A venda de PCs assenta maioritariamente no mercado empresarial. Os mercado “doméstico” navega o que houver, se houver. Agora o Linux tem muito de bom mas falta uma coisa muito importante. Mais gente. Porque as empresas de software não vão fazer aplicações para 1 ou 2% da massa crítica de utilizadores. Eu gostava que fizessem, mas temos de ser realistas. Não dá dinheiro. E por muito que eu perceba e por muito que eu queira, ainda não há uma solução 100% linux para mim. Fica sempre a faltar qualquer coisa. É o eterno “o linux está quase lá” que eu ouço há 30 anos.
Comprei um portatil linha home (custou cerca de 350e) na Wort** e pedi para vir sem SO…e assim fizeram…demorou um pouco mais porque tiveram que pedir ao distribuidor…mas que ao fim de 1 semana tinha o portatil nas mãos sem SO e instalei o Mint…
Ótimo para si, eu já fiz o mesmo e resposta que me deram foi este modelo não temos versão sem SO.
Contudo tenho para mim, que um simples utilizador, não terá conhecimentos necessários para instalar e configurar o portátil sem que este venha pré-instalado com SO.
Se solicitar ajuda técnica para o fazer irá pagar tanto ou mais do que lhe foi descontado relativamente a vir sem SO. O grande mercado da Tenho para mim, poderei estar enganado, que Linha HOME quem compra, são utilizadores sem conhecimentos para instalarem um SO de raiz num equipamento limpo.
Tirando os SO proprietários, quantos equipamentos vê a venda em PT com SO que não seja Microsoft?
Se não tem sem SO é porque era um modelo descontinuado, querias que os fabricantes fizessem todos os modelos para sempre?
Mas se o que queres é que o SO venha pré-instalado os fabricantes teriam de o fazer e as distros tinham de preparar os SOs para serem preparados em série de forma automática e recovery e afins, aí já não seria gratuito, entravas num modelo comercial.
O tug@tek é só tug@ sem tek, fala sem pensar
#Zé Fonseca A. não é o TEK que fala sem pensar, ora vejamos.
“Se não tem sem SO é porque era um modelo descontinuado,” o que é um equipamento vir sem SO tem a ver com artigo descontinuado?
“Mas se o que queres é que o SO venha pré-instalado os fabricantes” onde é que escrevi isto?
ui.. afinal além do tek temos de remover o tug@, a tua lingua é outra
Nunca compro PCs com OS, mesmo que seja para ter o windows. Mas também nunca compro portáteis cá em PT. Os últimos (meus e família/amigos) vêm da alemanha, gama profissional que são bem mais rijos e baratos. O último que “comprei” numa loja tuga (pediram-me ajuda) também foi sem OS e instalei eu. Qualquer loja de informática tem PCs sem OS. As Wortens e Rádios Populares e afins não são lojas de informática….
é normal!
não espero que um narcisista compreenda alguém que não o é.
Sem dúvidas este e Mint são dos melhores.
Não vi por aqui mas deixou a notícia que esta semana foi lançado o Linux Mint 22.3 “Zena”.
Distro estavel e beginer friendly e um pouco mais bonita que o default do Linux Mint (o verde é too much).
Pouco a pouco isto vai lá.
É a distro que mais gosto e vou usando, quem sabe, um dia largue de vez o windows, tem de ser aos pouco……por enquanto vou usando numa VM, dedpois vou mudando aos poucos.
O problema de passar para linux, não é só o problema de software unico para windows, mas também a porcaria do hardware e UEFI que vem mais consebitdo para windows do que para outros SO, só para perceberem a coisa que é nem todas as distros linux suportam tpm 2.0 e secure boot, o zorin por acaso suporta, mas há algumas que buga logo….
Desactiva a porcaria do secure boot na bios, não serve para nada.
Morte ao Ruimdow$.
Morte ao sisteminha inchado, bugado e espião da Micro$lop.
Estou a usar esta distro já há algum tempo cerca de 4 meses. E estou a usar como principal.
Consigo fazer tudo o que fazia no Windows. A minha máquina não é recente é um 8300 EliteDesk com 8gb ram. Para o que preciso está mais do que bom. E já instalei nos portáteis cá em casa. Top mesmo
CachyOS
Já não uso Windows há 5 anos, e no último ano é esta distro que tenho usado mais, está francamente boa!
Uma cópia pior do w10. Nada de original.
Qual cópia? É um Linux… e no proprio Zorin, voce pode escolher a cara que quer usar! quando um Windows fizer o que o Linux faz, ai sim é de se tirar o chapéu! até lá é sofrer!
O Linux é rápido e leve porque não tem metade das possibilidades do Windows. Não deixa instalar tudo e é complicado para instalar algumas aplicações. Tenta utilizar o teams para reuniões online…
Acho que estamos a falar de coisas diferentes, o Linux é tecnicamente superior ao Windows em tudo. O que “não faz” é porque a Microsoft mantém certas tecnologias fechadas, bem como os fabricantes de software que nao fazem para Linux, muitos acordos comerciais para nao ser feito, nunca é por incapacidade técnica do Linux. Já o Windows tem limitações técnicas reais que o Linux não tem. Consegue entender? Deu o exemplo do TEAMS, para reunioes online apenas existe TEAMS??? somos “obrigados” a usar Microsoft. Posso-lhe dar imensos exemplos como o Windows é um sistema fraco tecnicamente, apenas “forte” comercialmente e todos sabemos como. Linux é um sistema mais seguro, mais robusto, mais rapido, à “prova de bala”. Se de um dia para o outro o Linux acabasse, o mundo iria parar… se o Windows acabasse… o mundo não iria parar. tenho quase 30 anos de Windows, atenção… tenho bem menos anos de Linux, hoje em dia é simplesmente maravilhoso, um autentico descanso. Claro que a Microsoft tudo irá fazer para atrasar a popularidade do Linux, mas acho que será inevitável pelas proprias limitaçoes do SO. Mas sim existe a ilusão que a app X nao corre no Linux por incapacidade técnica e nada mais ERRADO.
Já a testei e não desgostei mas continuo com o Linux Mint 22.3. Estável, personalizável e onde faço tudo o que fazia no Windows.
Tudo? Nenhuma distro faz tudo, umas foram criadas para isto outras para aquilo, há distros especializadas…. agora serem boas em tudo duvido muito….