YouTube vai começar a informar os utilizadores quando o conteúdo for criado por IA
O YouTube começará a informar os utilizadores quando o conteúdo apresentado tiver sido criado por Inteligência Artificial (IA). Cada vez mais, espera-se que as redes sociais e plataformas assegurem contexto, no sentido de proteger os utilizadores daquilo que a tecnologia consegue, hoje, adulterar.
Nos próximos meses, o YouTube passará a exigir que os criadores rotulem o conteúdo gerado por IA na sua plataforma, de modo a ser possível informar os utilizadores das adulterações.
A par disso, permitirá que as pessoas solicitem a remoção de vídeos manipulados "que simulem um indivíduo identificável, incluindo o seu rosto ou voz". Desta forma, deverá ser possível evitar que vídeos deepfakes, com governantes ou executivos, se disseminem pela Internet.
De facto, os deepfakes cresceram, exponencial e assustadoramente, nos últimos tempos, pela melhoria das ferramentas de IA e pelo facto de estas estarem acessíveis a todos os utilizadores interessados.
Nem todo o conteúdo será removido do YouTube e consideraremos vários fatores ao avaliar essas solicitações. Isso pode incluir se o conteúdo é paródia ou sátira, se a pessoa que faz a solicitação pode ser identificada de forma única ou se apresenta um funcionário público ou indivíduo conhecido...
Escreveu o YouTube, numa publicação no seu blog.
acho bem