PplWare Mobile

Windows 8 bate Windows 7 e estabelece novos recordes

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. david santiago says:

    Ola , parabens pelo artigo

    So nao percebi uma coisa ainda ,porque e que na versao do windows 8 para pcs , existe a interface metro? so por estetica?

    • Pedro Pinto says:

      A interface metro até encaixa na versão Desktop…mas é certamente mais direcionada para dispositivos móveis.

      • Nuno Pinto says:

        Porque a tendência são os ecrans tacteis. Para quem não sabe, existem ecrans tacteis para Desktop, e cada vez existem mais equipamentos com eles incluidos.

        • Jose says:

          Estranho.. tanta gente a fugir do touch, e aqui fala-se em tendências que querem todos touch..

          Deve dar um jeito e prazer maluco usar touch num monitor, quando se fala em desktop.. Em portateis ainda se pensa no assunto.. Agora desktops..

          • joaocnsousa says:

            tanta gente a fugir do touch???, eu não acho, cada vez vejo mais pessoas que compram/usam Smartphones com ecras tateis e tablets
            penso que as pessoas cada vez estão a aderir mais ao touch

          • Jose says:

            Não vivemos no mesmo mundo então, todas as pessoas que conheço com um smartphone, acham o touch uma treta, e querem todos voltar aos antigos com teclas, incluindo eu.

          • Robert says:

            provavelmente porque todas as pessoas do mundo em que vives compra smartphones de m3rda emq que o touch não vale uma ponta de uma p1ssa! exprimenta comprar um smartphone de jeito tipo o galaxy s3 e depois diz-me para que efeito queres o teclado!! -.-

        • GM says:

          Robert, claramente vamos andar todos a gastar dinheiro em telemoveis desse tipo.
          Eu cá basta-me um telemovel com boa camera e está feito. Incluindo o standard, sms, mms, chamadas.

          Agora vais dizer: Mas eu sou um user que precisa de mais. Claro, acredito. Acredito que tenhas gasto um tempo do caraças encher isso de apps, quando no dia a dia, não usas nem metade, ou se usas é para dar uso e convencer-te de que fizeste uma boa compra.

          Eu cá ainda aposto nos telemoveis com teclados qwerty, já que não escrevo tão rápido no touch, nem a brincar.

      • OneX says:

        Impossível é grande FAKE a Microsoft não esta a falar de vendas mas dos montes de Portáteis que estão em loja por vender lol Grande peta o win 7 continua a ser muito melhor …. Como as vendas do win 8 estão a ser uma desgraça já e a Microsoft para disfarce pois quase de certeza que estão a falar dos pc e caixas em loja que nem sequer contam lol

        • Nuno Simões says:

          Se eu te vender um pão ele só conta como venda depois de o comeres?

          Além disso, o número de vendas do Windows 7 também contempla esses portáteis que na altura ainda não estavam vendidos, por isso não estou a ver qual é o problema.

          De resto, o último parágrafo do artigo deve ser dirigido a pessoas como tu.

        • Asdrubal says:

          Realmente também acho estranho estas notícias acerca de o 8 estar com mais sucesso que o 7, deve estar em stock nas lojas de certeza, porque em 2 sites de estatística de utilização de software, o http://gs.statcounter.com e o http://www.netmarketshare.com, o 7 teve quase o triplo de crescimento em relação ao 8 aquando o seu lançamento. Mas como ainda estamos a caminho do Natal, e ainda estamos no inicio do lançamento, vamos a ver.

          • lmx says:

            é fake…o 7 teve um grande sucesso porque o anterior foi um flop!!
            Neste caso qyem vai queres ir de cavalo pa burro ?!

            cmps

        • João Rodrigo says:

          O windows 8 a mim tb me desiludio e muito! para trabalhar não dá para praticamente nada! só mesmo para perder tempo de trabalho…

    • Pedro says:

      Olá. Não vejo o porque dessa questão, uso tanto o ambiente de trabalho como o metro.

  2. Gesgustino Almeida says:

    WINDOWS 8 é um sistema operativo rápido e funcional. Para todos os ‘pilinhas’ que dizem que não gostam simplesmente por não gostarem do design do metro: Podem fazer ‘tudo’ como d’antes no Ambiente de Trabalho tradicional.

  3. zp says:

    E para quando o surface pro em portugal?…

  4. André Viana says:

    nao concordo com a comparaçao de vendas, com a qualidade do produto
    as pessoas podem comprar por ver publicidade na tv, ou na net, e depois achar que é pior e nao vale a pena…

    • JP (djlinux) says:

      Sou da mesma opinião.

      Segundo a Net Applications o Windows 8 representa apenas 1,2% de todo o tráfego web dos sistemas desktop, enquanto o Windows 7 conseguiu 4% durante as primeiras três semanas de disponibilidade.

      Ou seja, exitem milhões de pessoas que compraram, viram e nunca mais usaram… Ou então a M$ não vendeu os tais mais de 40 milhões de licenças… Publicidade enganosa? Não quero acreditar muito nisso, mas, o desespero leva a muita coisa…

      • Pedro says:

        Quando o Windows 7 saiu, a Microsoft tinha 2 alternativas comerciais à venda: Windows Vista, aclamado publicamente como sendo uma mancha para a empresa, e o Windows XP, já a acusar o peso da idade. Neste momento, quando o Windows 8 saiu, como alternativas temos o Windows 7, um sistema igualmente bom. As pessoas simplesmente não têm razão para modernizar o seu sistema. Na altura que o Windows 7 saiu, tinham.

        • José Leite says:

          Estou totalmente de acordo consigo,Pedro.Penso que disse o essencial.De qualquer maneira há-de haver o dia em que o pessoal terá de fazer a transição para este novo sistema operativo,o Windows 8,mas também lhe afianço que tão cedo não será,até porque o mesmo é muito recente.Há que dar tempo e consolidação para o mesmo se poder afirmar.Ainda vai levar um tempo.Eu,pessoalmente,adoro o Windows 7,e por um tempo vasto ainda será o meu sistema operativo.Dizem que o Windows 8 tem um arranque fenomenal,mas quem tiver um bom PC com o Windows 7 instalado,e sem complicações,ele também arranca num instante.

        • JP (djlinux) says:

          Sim tem razão Pedro.

          Mas é isso mesmo que me leva a acreditar mais no que eu disse em cima, algo bate mal nestas contas. Se formos ler muitas noticias que andam na net, “todos” dizem que o W8 ainda não esta a ser o sucesso que a M$ esperava… A unica a dizer o contrario é a própria M$ … Que eu tenha lido, claro.

  5. Fábio Marques says:

    Ontem um amigo meu comprou um novo portátil, com Windows 8. Ele olhou para aquilo e pensou: “Como é que trabalho com isto.” – Isto é o que eu tenho a dizer de mal ao Windows 8, tudo bem que tem uma breve introdução sobre os hot corners, mas nada mais. Esta parte de ensinar os utilizadores está muito fraca por parte da Microsoft.

    No entanto, esse meu amigo pediu-me para lhe configurar o pc (teria pedido mesmo que tivesse o Win7) e fui-lhe explicando como utilizar a nova interface. Após algumas horas a mexer no portátil ele acabou por dizer “Até está fixe, estou a gostar disto.”

    Portanto lá está, primeiro estranha-se, depois entranha-se, mas se não houver ninguém para ensinar um utilizador comum, há uma grande probabilidade de não gostar simplesmente por não saber como fazer as coisas.

    • Hugo says:

      Concordo contigo. A Microsoft podia melhorar a parte de informar os novos utilizadores. Mas já vi na Loja do Windows aplicações a explicar isso, muitas são pagas mas tambem as à gratuitas. Mas nada é melhor que um breve tutorial por parte da MS quando se iniciar pela 1ª vez o Windows 8

    • Nuno Pinto says:

      Queres mais fácil e intuitivo que o Windows 8? Só se for uma máquina de calcular.
      Não digam parvoices sem primeiro lerem ou procurarem a informação.
      Computadores e outros equipamentos complexos não servem para quem só sabe carregar em “next” e “Enter”.
      Aprendam a ler, a informação está toda lá. É como criar uma conta Microsoft, toda a gente fala mal quando não funciona bem, e quando se vai a ver, foi o burro do utilizador que usa umas palas e só vê numa direcção, e mesmo depois disso alguns ainda continuam a bater com os c…s na parede a quererem ter razão, quando já têem a placa de “Asno” nas costas e na testa.

      • Daniel says:

        Tu tens bem a noção que este é o primeiro lançamento de um SO da MS em que os utilizadores reclamam de não saber utilizar?! Os windows até ao dia de hoje eram relativamente fáceis de usar e de rapidíssima adaptação. A minha mãe não sabe usar um computador no entanto teve o seu primeiro pc há um ano e a única coisa que lhe tivemos de dizer foi “carrega no menu iniciar” e depois perguntou logo “e se quiser ir à net?” “olha, carregas neste icon”.

        E há algo de irónico no teu comentário… imensamente irónico mesmo. Quem dizia que computadores não servia para quem só sabia carregar no “next, next” e “enter” eram os zealotas de Linux quando tinham de defender o linux versus a facilidade de utilização do windows. É extremamente irónico agora usares esses mesmos argumentos para defender outro produto MS. Só mostra que a UX (User eXperience) do windows só se degradou e muito com o lançamento do win8 e não o inverso como advocas.

      • Fábio Marques says:

        É fácil e intuitive talvez para nós. Estou com o Win8 desde a Consumer Preview e não estou nem perto em vias de mudar.
        No entanto um utilizador como a minha mãe vai ter problemas a adaptar-se, e passa muito pelo facto de ter as coisas escondidas, que não são explicadas no video inicial do Win8. Falo do botão iniciar, das barras horizontais com os menus das aplicações Metro, etc, etc.
        O Win8 está muito bom na minha opinião, mas falharam ao ensinar o utilizador mais banal a usar.

    • Pedro says:

      Concordo que para quem não saiba mexer não goste é como muita coisa até a matemática é um pouco assim, mas há muita informação na net sobre os “truques” do 8. Mas já pensaram quando surgiu o Windows 95, também foi uma grande diferença ao Windows 3.11.

      • Raclima23 says:

        saudades do windows 3.11 o meu primeiro sistema operativo quando cheguei a portugal em 94 e ainda tenho o computador na cave tenho de ressuscitá-lo 🙂

    • Robert says:

      Os típicos portugueses que dizem que as coisas não funcionam antes de ler! Olha, se a tecnologia é assim tão complicada porque não se limitam a andar de bicicleta em vez de andar de carro??? lol Poem a caixa mágica do linux que vem com Magalhães assim o teu amigo já não deve achar tão complicado x)

  6. Carlos says:

    Mas será que ainda não perceberam que EXISTE o ambiente de trabalho normal para os softwares? com ícones, com barra tudo exatamente igual e funcionamento igual de abertura ou de navegação entre janelas abertas.

    A diferença é que em vez de termos o menu iniciar temos o ecrã iniciar e ainda ganhamos com isso aplicações que antes não tínhamos e que funciona igualmente bem com rato e scroll.

    Só vejo vantagens nisto porque quem no futuro tiver tablet Windows 8 pode ter exatamente a mesma aplicação no ptt ou desktop no modo ecrã iniciar e interagir da mesma forma independentemente se usar dedos ou rato.

    Ter isto e em simultâneo ter o ambiente de trabalho é algo que completa a experiência e não a fragmenta ou cria descriminação por plataforma.
    Vai haver e já há aplicações para Windows 8 Iniciar que não há em software como a app da CGD só como exemplo.

    Por exemplo há outras aplicações Iniciar mais simples e básicas que não substituem os softwares como por exemplo o Skype app vs soft.

    A grande vantagem é passar a ter apps que não existiam de outra forma como softwares e poder ter uma organização de aplicações/softwares por grupo e com ícones grandes que podem dar informações resumidas mesmo sem entrar nas apps.

    O menu iniciar estava datado e já não usava sequer a área disponível nos atuais monitores de alta resolução.

    • Daniel says:

      Carlos, desculpa mas chegaste a ver as apresentações iniciais do, na altura, futuro windows (quando ainda nem se falava ainda no lançamento do win8)? Uma das coisas que falavam era da funcionalidade de snap-in, e foi demonstrado com aplicações normais de “desktop”. Dizeres que não funciona em monitores actuais é tanga, não funciona porque entretanto largaram isso.
      O que eu acho uma enorme piada foi a MS ter promovido há uns tempos palestras e apresentações, uma delas foi dedicada a UX, mas do que apresentaram e advocavam ao resultado final aparentemente aproveitaram 0.

  7. fornost says:

    isso tudo sendo péssimo, imagina se fosse bom kkkk

    (sério, ele não é mto “friend-to-users”… tive muita dificuldade em me adaptar e ainda apanho um pouco dele…. minha mãe desistiu de mexer no PC por causa dele

    • Nuno Pinto says:

      A minha Mulher tem 53 anos, só há pouco tempo começou a mexer em computadores, e adaptou-se ao Windows 8, com sistema Dual monitor montado em casa, e mais umas “complicações” tecnológicas (próprias de um computador de um técnico de informática e programador), ela domina completamente o sistema, e até já faz troubleshootings com diagnóstico correcto quando alguma coisa na rede corre mal, e consegue corrigir sem a minha ajuda. De salientar que não teve qualquer formação ou ajuda em nada, pois ela safa-se bem, prefere aprender sozinha e salienta que este SO é feito para meninos por ser demasiado fácil.
      Alguma coisa aqui está mal, ou ela é extraterrestre com uma capacidade muito acima da humana, ou quem se queixa deveria coleccionar caricas e latas em vez de andar a mexer em computadores, pois eles são só para quem sabe ler e uasar o cérebro.

      • fornost says:

        acho que é mais questão de interesse mesmo. Tem gente que possui dificuldades tremendas, como no caso que falei, por não ter vontade de sentar e aprender.
        mas nada é impossível. eu estou me abituando bem, mas, ainda assim, serei sincero: prefiro a antiga interface.

  8. xxxxxxx says:

    pequeno detalhe… estas “vendas” são retailers que tem as copias de windows 8 nas lojas… não são vendas reais…

  9. fernando martini says:

    para mim que inciei desde o windows 3.11 ate o windows 8 a mudanca foi radical, porem para quem realmente usa, ta na area, foi so questao de se adaptar a nova usabilidade do windows 8, é mais rapido de boot, mais seguro, ate mesus pis que tem 59 e 60 anos passaram a usar mais o pc pq acharam mais facil achar as coisas la dentro so procurando na charm bar

  10. Carlos says:

    Desde quando se avalia o funcionamento de um SO pela incapacidade de aprender ou falta de experiência de alguns utilizadores?

    Qualquer software precisa de experiência e para se trabalhar com fluidez é sempre preciso experiência previa.

    Desde que me lembro existem cursos que ensinam a mexer em SO, se neste caso há interfaces novos é normal que os menos habilidosos e com menos experiência no mundo dos softwares sintam mais dificuldades mas isso é a coisa mais natural e não é exclusiva.

    Uma pessoa que só use Windows 7 e passe para o Windows XP ou vice-versa vai encontrar muitos interfaces diferentes e nem tudo está nos mesmo sítios com os mesmos nomes.

    Experimentem por uma pessoa com pouca experiência e que a única que tem é com Windows a mexer em Linux ou Mac…quantas voltas não ia dar até ver onde estavam as janelas abertas na barra.

    Só acho que podiam nas primeiras utilizações criar tutoriais integrados sem intromissão que iam desaparecendo com o tempo de uso, para quem conhece os Miui em Android nas primeiras utilizações ele vai explicando para que serve cada função ou funções “escondidas” conforme vamos navegando pelo SO.

    Uma das funções básicas que pode criar embaraço por estar “escondida” é a de fechar apps arrastando a app para o fundo, foi aquilo que tive de ir ver porque quando usamos rato podemos fechar na barra lateral esquerda mas quando estamos em touch não temos a opção de fechar na barra e temos de arrastar para baixo.

    • Daniel says:

      Experiência é uma coisa, ser intuitivo é outra completamente diferente. Para dar um exemplo de algo que não lembra ao diabo e é um 101 de UX: standardizar operações recorrentes e transversais à plataforma que se usa. No entanto uma coisa tão simples como o “back” pode ser colocado em qualquer lado (ou nem ser colocado, ser por gesture, o que é excelente para quem não tem touch), quebrando a uniformização de UX que deveria ser transversal, fosse OS specific fosse uma app de terceiros. Giro, certo? Logo aí se vê um grande amadorismo na melhor das hipóteses (a outra hipótese é pura incompetência).

  11. Gilberto Pereira says:

    Antes de mais quero dar os parabéns ao Vítor pelo artigo, está muito bom.

    Depois, em relação ao assunto, quero exprimir o meu agrado quanto á experiência de utilização do W8, a Microsoft fez um bom trabalho, consegui um sistema com aspecto limpo e que suporta algumas ferramentas importantes para o meu trabalho.

    Acredito que as aplicações que estão para vir serão uma maior valia.

  12. BTN says:

    Interessante ver que o Windows 8 tem tido esse sucesso porque vem incluido nos PC´s novos, porque se fossem as pessoas a comprar o Windows, tenho a certeza que nao teria sucesso…

  13. Mario Junior says:

    49 Milhões de licenças? Hummm…..

    Uma parte são as licenças que ativaram as cópias piratas.

    Outra parte deve ser as do Media Center, que ativam o Windows também.

    MS vendeu 49 Milhões de licenças do Windows 8? Não acredito.

  14. Daniel says:

    Primeiro, 40 milhões de licenças dizem respeito também às licenças vendidas aos fabricantes OEM.
    Segundo, em termos de uso o windows 7 no lançamento obteve 2,21% de usage share, o windows 8 ficou-se pelos 0,38%; o windows 7 após um mês do lançamento tinha 4,93% de usage share, o windows 8 tem neste momento 1,31%. Algo de errado nestas contas. Depois, algumas apps já atingiram 25000 doláres de vendas?! Só??? É esse o milestone que têm para mostrar? Fazendo as contas, uma app a 5 dolares só teria de ser vendida 5000 vezes, isso não é nada. Para os números que a MS fala não deveria de ser nada para o primeiro mês, esse número deveria ser bem mais expressivo…
    Desculpem, não cola, e o único sítio onde a MS não vai poder esconder os números é o quarterly report e vai ter de explicar muito bem pois até agora a bota não bate com a perdigota.

  15. Ru1Sous4 says:

    Eu devo ser mm mt tapado, estou na store e nem sei onde posso pesquisar por palavras-chave….

  16. sampaio says:

    off topic: alguem me pode tirar esta duvida? comprei um portatil recentemente e veio com o windows 7, posso pedir o windows 8?!?terei que pagar para o ter?!? se nao me enganado, quando saiu o windows 7 e quem tivesse comprado um pc nessa altura e viesse com o vista podia pedir o windows 7 sem pagar nada…
    cumps

  17. EdsonJr says:

    Bacana esse app. Recomendo!!!

  18. Agatho says:

    Eu para o portátil que tinha “Vista” comprei o W8 pró no site da Microsoft (25€), conhecia o W7 e aprecio bastante o 7, se não é o melhor SO da Microsoft é igualmente um dos dois melhores juntamente com o W8. Agora precisei de outro portátil e comprei já com o W8. Posso dizer que ainda fica confuso algumas funcionalidades, pois vir do trabalho com um método e chegar a casa e passar para o outro,cria um cerro mini-conflito. No entanto agora que me começo a habituar ao W8, já não coloco a hipótese de mudar para o W7, mas se tiver de trabalhar com W7, noutra máquina será um prazer.
    Passado algum tempo com o habito vão se sobressaindo as vantagens do W8. As três principais para mim, são: A rapidez, a segurança (dispensa antivírus e firewall)e simplicidade em conjugar aplicações com SO.

  19. Hugo Pinto says:

    Passei por quase todos os sistemas operativos da Microsoft. Desde o 3.1 ate ao 8 e comparo a evoluçao do 8 ao win95.
    Esta ca e é para ficar. O sistema e muito estavel, muito rapido e a actualização é barata, sim é barata, nunca vi a microsoft a vender uma actualizaçao por menos e 50 euros.
    O unico ponto fraco é o que já referiram, o facto de nao ter menu iniciar, se bem que já há aplicaçoes que o fazem, pelo menos foi o que eu ouvi.
    Quanto a comparacoes o win7 no meu portatil arranca em 45 segundos, depois de formatado. O win8 cerca de 15 segundos; isto com um disco ssd.
    Para finalizar o apio e fantastico, tive um problema de incompatibilidade liguei para la e a linha de apoio e fantastica. Simplesmente ligam a marcar hora para dar assistencia, ligam a perguntar se ficou bem… Para mim foi bom para a microsoft passar pelo aperto da apple, agora ta mais forte!

  20. Letz says:

    “As suas peugadas estão a ser preenchidas por responsáveis”

    peugadas?

  21. Sergio says:

    As pessoas continuam a nao perceber que a Microsoft quer mudar a forma como interagimos com o computador. A ideia é que as pessoas utilizem o ambiente de trabalho apenas quando se justifique. Porque à medida que as apps mudem para a interface metro cada vez a necessidade de ir ao ambiente de trabalho será menor. O mesmo aconteceu com a linha de comandos. Eu ainda vou muito a ela, mas nao vou criticar ela quase ter desapreciado. É um recurso que ainda lá esta. O ambiente de trabalho continuara a lá estar. Mas so deve ser usado para o que realmente seja preciso. E a maior parte das pessoas continua a querer o ambiente de trabalho porque sentem-se dentro da sua janela de conforto, nao percebem que ba realidade nao estão a tirar valor acrescentado disso. Volto a deixar que obviamente a situações em que o ambiente de trabalho da jeito. Mas como o nome original indica é uma secretaria. E a secretaria da jeito para certas coisas mas nos nao passamos sentados à secretaria.

    • Asdrubal says:

      E ainda apareceu uma nova aplicação no 7 a imitar a linha de comandos, a powershell. Será que farão o mesmo com o desktop?

    • Daniel says:

      Eu não discuto que o conceito do interface metro/modern não seja util, pois é… para determinados tipos de utilização e não para tudo. A MS tinha a oportunidade perfeita para unir os dois tipos de utilização e decidiu simplesmente fazer um braço de ferra, alienando quem precisa das funcionalidades que só um conceito pragmático como o “ambiente de trabalho” (o proprio nome diz tudo!). O modern UI é um conceito giro para aceder a aplicações dedicadas em que não há constrangimento em criar um micro “walled garden” somente para isso, é um sandbox perfeito, mas não serve para nada quando se quer ou necessita ter imensas coisas abertas e rapidamente passar entre elas, o contexto muda entre aplicação e não existe o mínimo de linha de continuidade. Isso é agressivo e é agressivo forçar os utilizadores a verem-se obrigados a usar isso. Sim, podes dizer que continuo a poder usar o desktop, mas carrego num sitio que não quero e vou parar ao modern ui; quero saber de uma determinada aplicação e ou sei o nome e procuro ou então esquece lá isso. E isto é só duas das coisas que me fazem confusão no Win8 e nem são as coisas que mais incómodo me trazem. Eu tentei dar oportunidade ao Win8, desde que saiu o developers preview até ao lançamento, mas não consigo. E não é por ser fora da minha àrea de conforto, eu já usei MacOS (tive um macbook), durante anos usei linux lado a lado com windows, e nesse tempo mudei imensas vezes de gestor de janelas no linux, com conceitos paradigmaticos completamente diferentes, mas o que sempre procurei e acabava por usar era o que me dava mais funcionalidades face às minhas necessidades. O Windows 8 não me dá nada tirando o modern ui para os tempos mortes em que não preciso de fazer nada a não ser preguiçar, ler umas notícias em apps dedicadas e pouco mais. De resto, jogar já tinha o sentimento sandboxed, o contexto e envolvencia era exclusivamente o do jogo, por isso nada de novo, mas trabalhar ou mesmo somente querer ir saltando seemlessly entre focus de janelas (e não aplicações) não tem. Dá-me uma sensação de “àspero”, forçado. E em termos de trabalho, do que tentei até desistir por completo (mesmo com costumizações por 3rd parties) é simplesmente intragável.

      E isto entristece-me pois já o disse antes, a MS estava na posição de fazer um SO realmente envolvente, cativante para os dois tipos de utilização e infelizmente foi este o resultado depois de tudo.

      Podem arranjar as desculpas que quiserem, que o SO é feito para touch, que continua a existir “um” desktop, que facilita bastante para aplicações dedicadas.
      Esses argumentos são precisamente os argumentos que rebatem o windows8.
      Não é prático trabalhar com ecras touch (pelo menos em 99% das actividades que se tem de trabalho num full blown pc), eu preciso de usar o teclado e nisso o rato é perfeito porque fica AO LADO, não preciso de perder tempo e perder posição na cadeira a esticar-me para tocar no ecrã e a por-me numa posição complicada para continuar a escrever, algo que tenho perfeitamente com um combo rato/teclado. Mesmo que o ecrã se possa reposicionar e ficar mais na horizontal e mais proximo do teclado, aí tenho a questão de postura do pescoço.
      O desktop, a quantidade de acções que têm consequencias intruzivas e desruptivas é absurdamente alta. Saltar para o mordern UI ao carregar-se no iniciar; abrir aplicações que por acaso são modern e pronto tomam o controlo de todo o ecrã; ter de procurar as aplicações inves de simplesmente estarem lá listadas…
      E há a questão de que eu posso muito bem colocar determinada app em focus e continuo a trabalhar ao lado com outra (um notepad por exemplo, e tomo notas no notepad e na janela da app ao lado continuo a fazer o que quero, e é só um exemplo), coisa que simplesmente NÃO EXISTE POSSIBILIDADE de o fazer no modern ui (a não ser snap-in? o problema é que estou limitado pelas apps que meto snaped-in inves de ter acesso a todas).

      Dizes que o win8 foi uma evolução tal como o win95, eu digo que foi um retrocesso imenso relativamente a usabilidade para uma grande percentagem de utilização (e não só, o proprio modern ui não soube aproveitar as lições, básicas, aprendidas de UX) que é dado a um pc, de resto é um EXCELENTE CONCEITO paradigmático mas péssimamente implementado.

      • Sergio says:

        há uns meses li um artigo de alguem da microsoft que dizia que eles tinham feito um estudo de utilizaão e a maior parte das pessoas não usavam o menu iniciar. Ou usavam a nova dock do W7, docks alternativas, ou mesmo icons no ambiente de trabalho. Portanto é tb possivel utilizar o W8 quase sem recorrer a metro UI.
        Acredito que muitas apps migrarão para o metro UI e cobrirá se calhar 80% dos casos. As outras apps profissionais que necessitam de multi tarefa provavlente continuarão a utilizar o ambiente de janelas.
        Mas tirando o caso de multiplas janelas do explorador colocadas lado a lado, a maior das apps são utilizadas em fulscreen e aí a comutação é quase igual ao metodo tradicional. Obviamente que é mais produtivo a comutação via dock do W7. Eu ainda tenho o Taskbar tweeker por causa da comutação entr e multiplas instancias da mesma app

        • Daniel says:

          Tenho sérias dúvidas quanto a qualquer estudo que possam dizer ter feito sobre utilização tendo em conta que há uns meses fui a palestras e apresentações dedicadas a UX na MS e do que advocavam e o que realmente apareceu implementado no W8 foi básicamente 0. Aparentemente aquilo que apresentaram devem achar que só se deve aplicar aos parceiros e developers que vão desenvolver para o W8 e não a eles próprios. Por isso reitero: duvido muito que tenham feito qualquer tipo de estudo, principalmente tendo em conta a quantidade de queixas e sugestões que os foruns da MS tiveram durante a developers preview e posteriormente na consumers preview (e grande parte das queixas e sugestões incidiam precisamente nesse ponto).
          E mais, o start menu que foi introduzido desde o win95 é tido como um study case em usabilidade. Ironicamente até a microsoft decidir matar publicamente o start menu usava isso como exemplo do seu sucesso, mas meses depois, em Junho deste ano, veio dizer que segundo um estudo ninguem usava…. mas depois retificaram, bem não é bem por ninguem usar, é porque é mais prático fazer pin à app na barra, mas ainda se usa, mas muito menos… deviam ter visto melhor então que uso se passou a dar ao start menu e não ter morto por completo esse uso que se lhe dava.

  22. Alessandro says:

    Parabéns pela matéria e parabéns aos vários comentários inteligentes nesse post. Isto sim é um diálogo inteligente. Sem demagogias ou fanatismo.
    Acho que é assim que podemos ajudar mutualmente uns aos outros. Bom final se semana para todos.

  23. LDiogo says:

    o win 8 bateu novos recordes?? vendeu mais, é isso??e que mais, é que da notícia não se percebe quais são os outros recordes….

  24. mc says:

    Ahahah! Portugal sempre foi um país de paus-mandados e de Maria-vai-com-as-outras, e aqui nota-se – só digo que tenho quantas licenças (legais) quiser, tanto do 8, como do server 2012 (e por algo será…), e não faço tenção de usar uma… 😛

    • FB says:

      lol
      Por acaso na época nunca tinha ouvido falar no ms bob. só há uns tempos é que ao ver históricos da MS é que vejo um MS bob… De facto o conceito é o mesmo. Só que agora o 8 tem publicidade por todo o lado.
      Eu próprio nunca tinha utilizado nenhuma versão beta de Windows, e desta vez utilizei as 3 versões beta do 8, e acredito que muita gente fez o mesmo, e mesmo assim o crescimento antes da release oficial do 7 foi bem melhor que o 8.

  25. Olly says:

    Apesar de ser o primeiro a salientar as vantagens do Windows 8 (em relação ao 7) também ainda não me consegui habituar a ele. Mas não sou o único, ainda esta semana me pediram para formatar 2 notebooks novos e colocar o 7 (“não me entendo com isto” é a razão), sinal que as vendas são mais pelo hardware que pelo windows em si.

  26. João Faria says:

    W8, uma agradável surpresa. Bem fluído e com todos os serviços que precisamos à distância de um clique, sim o metro faz a diferença, mesmo para versão desktop. Para quem toma os primeiros contatos com um computador, torna-se muito mais fácil.

  27. geraldo silva says:

    sempre que vejo uma tecnologia nova do bem ou que seja hardware ou solftware fico feliz sinto novo novamente parece que a vida recomeça parabens todos eles que fazem que nós humanos sentimos realmente querer continuar trabalhando e criando um mundo melhor…

  28. Armando Soalheira says:

    Acho o windows 8 pro, o mais sensacional de todos os sistemas operativos, se bem que não é perfeito, mas ser perfeito acho que só Deus.

  29. Crazysystems says:

    Downgrade é a palavra de ordem na loja de Informática onde trabalho, o pessoal esta a comprar pc´s novos com o Win 8 instalado e pedem para fazer o downgrade para win 7.
    Eu pessoalmente gosto mas o publico em geral não parece aderir ao novo SO,

  30. Nuno Nico says:

    Acho que a versao RT (windows 8 para tablets) devia ter saido ao mesmo tempo, ate agora o windows 8 ta a funcionar na prefeição, algumas falhas nos primeiros dias, ms desde ai, ta perfeito, puxa um bocado pelo pc, e preciso uma boa placa grafica, cpu e ram.

  31. Carlos Dinis says:

    Boas. Eu era um dos que odiava o Windows 8 só mesmo pelo aspeto dele até o ter experimentado recentemente (Comprei um portátil assim de forma contrariada por ter o Windows 8, mas planeava formatar e meter para lá o 7… à partida que comecei a utilizar, pesquisar um pouco sobre o seu funcionamento, não o farei.)

    Está bastante inovador e “user friendly”. Até a minha avó gostou (dado que o portátil foi para ela. Sou um entusiasta dos desktop) e achou mais fácil de utilizar do que o Windows 7. Ela sempre achou confuso ver coisas a abrir só por passar o rato lá naquela barra de menu em baixo (standard de qualquer SO em termos de GUI) e acha bastante “giro” a “forma como isto abre assim de lado só por meter aqui o rato, e da forma como o iniciar está apresentado, muito melhor, sem dúvida”

    Para os que não gostam da interface Metro, experimentem o SO, vejam como funciona. Existem formas de testar isso sem pagar um tostão (presumo que tenha versão de avaliação. seria estúpido não terem).
    Só acho um pouco mau é o facto de mostrar aplicações que estão preparadas exclusivamente touch na store, mas presumo que um dia ainda irão contornar a situação (ou não).

    De qualquer forma, deveria ser implementado alguma função para desativar essa interface, nem que seja para essas mesmas aplicações não aparecerem.

    🙂

  32. Rui says:

    O windows 8 foi concebido para tablets e portateis que com 1 clique se tranformam em tablets certo?
    eu quero comprar um pc fixo e o windows 8 nao me parece o mais adequado uma vez que não utilizarei todas as suas potencialidades.logo, parece melhor ficar-me pelo windows 7 Ultimate. cumps

  33. Rockbell says:

    NÃO SE ENGANEM, ESSE WIN 8 É PESSIMO! LEIAM OS COMENTS ANTES DE SE ILUDIREM. A MICROSOFT JÁ FOI – HÁ MUITO TEMPO – UMA EMPRESA REVOUCIONÁRIA, MAS, COMO FICOU PROVADO COM O WINDOWS PHONE – UM FRACASSO EM TERMOS DE USUALIDADE (LEIAM COMMENTS A RESPEITO) -, A WINDOWS ATIRA MAIS UMA VEZ NO PROPRIO PÉ, MESCLANDO ITERFACE MÓVEL EM NOTEBOOK, DUAS COISAS DIFERENTES E QUE NÃO SE COMBINAM. MUITA GENTE VAI PASSAR RAIVA QUANDO PERCEBER QUE PARA SE USAR O OFFICE TERÁ QUE COMPRAR UMA LICENÇA E PAGAR A MAIS, FORA O FATO DE QUE TODAS AS FUNCIONALIDADES DO WIM 8 SÃO PAGOS, A COMEÇAR QUANDO A INTERFACE TE EXIGE CONEXÃO COM INTERNET PRA ATIVAR-SE.

    • Serginho M says:

      Só dizes asneiras!! Não leiam comentários nenhuns, porque isso é errado. Utilizem os serviços e, tirem as vossas próprias conclusões porque, a maioria das pessoas que faz este tipo de comentário, na maioria dos casos, não usam esses serviços e, não percebem nada de tecnologia. O windows Phone é o sistema operativo móvel mais rápido e mais seguro na atualidade, batendo mesmo o iOS em fluidez, perdendo para este, apenas no browser! Quanto ao windows 8, é o melhor SO já alguma vez lançado pela Microsoft. E podes aceder offline, ao contrário do que dizes. Vê-se mesmo que não sabes o que estas a dizer. Vai estudar 1º, e não te acredites em tudo o que lês na net. Depois sim, podes vir comentar foruns de tecnologia, mas com lógica. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.