Quantcast
PplWare Mobile

Windows 10 vai conseguir correr em processadores ARM e Intel

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. rmcrys says:

    A questão aqui não é se corre em ambas arquitecturas mas como irá decorrer a adesão ao ambiente tátil. O problema até agora é que houve desinteresse pelo anbiete tátil da Microsoft, e mesmo as grandes produtoras não adaptaram os jogos ao ecrã Metro/tátil. Se formos ao Windows 8.1 x86 ou RT ver quantos jogos existem na store ou adaptados …é de chorar.

    Falta ver se isso muda.

    • MM says:

      Os jogos a sério não se usa tactil, ou lá o que for.
      Serão sempre mouses, game controlers (comandos, volantes, etc).
      O futuro dos jogos não passa por tablets, sistemas operativos com touch! Os futuro dos jogos passa pela realidade virtual, em ambientes virtuais e sensores, em plataformas de controlo de comandos, etc.

    • Sergio says:

      entao, mas, um tablet é feito para jogos? um smartphone também? julgava que era primeiramente destinado para aplicativos e aumentar a produtividade!
      Quem quer algo portátil para jogos compra uma PSP ou uma Nitendo!
      Quem quer algo para jogar em casa, tem consolas à venda em todo o lado!
      Acho piada definirem a necessidade de terem um telefone de 400EUR, um tablet de 600EUR ou um portátil de 2000EUR, para ter como primeiro destino, jogar jogos e ainda dizerem que um sistema não vale de nada se não tiver 40.000.000 de jogos na store, mesmo que todos não passem de clones uns dos outros!
      Por essa ordem de ideia ninguem compraria um MAC porque jogos são rarissimos, ninguem compraria um blackberry, porque jogos são tb eles raros!

      Um telefone serve para fazer chamadas, enviar mails/sms, pesquisar online, ver documentos e partilhar dados quando necessário. No fundo, manter-se em contacto e partilhar “cenas”.
      Um portatil ou um tablet serve para isso tudo e muito mais(office, programar, trabalhar!).
      Uma consola (portatil ou não) serve apenas para jogar! Dái existirem!
      Como dizia o meu avô “cada macaco no seu galho”, e esta frase aplica-se que nem ginja aos diferentes conceitos de tecnologias e sistemas operativos.

    • filipe says:

      gostava de o ver jogar pro evolution ou um call of duty com ambiente tatil…lolollol… jogos nunca

      outra coisa, num pc uso software a serio e nao aplicaçoes. Aplicaçoes é para tablet e tlm… o Autocad do pc nunca mais pode ser o do telemovel por exemplo…

      por isso nunca poderá ser bem igual…

    • rmcrys says:

      MM / Sergio / Filipe:

      os tablet/tlm, etc säo, näo para aquilo que voces acham que devem ser, mas para o que os donos os quiserem usar.

      Muita gente (eu incluido, outros como eu, também pessoas “mais maduras” e inúmeros do sexo feminino por exemplo) näo säo “hard core” e gostam de jogar jogos “light” ou de aventura/tabuleiro/pensar/etc cujos SoC (ARM/x86) chegam perfeitamente, e com um Input “touch”. Se assim näo o fosse a Apple/Google näo ganhavam biliöes com esse tipo de apps/jogos.

      Agora se voces näo gostam, näo acham útil, estäo no vosso direito. Só que säo a minoria.

  2. jafOStes! says:

    Ja metiam a pub sem som… Qe visitar o site as 5h da manha e tlm começar a tocar do nada p acordar toda a gente… É desnecessario, já é a segunda vez.

  3. kekes says:

    Grande noticia. Ultimamente a microsoft tem-nos brindado com optimas noticias.

  4. marcotabuas says:

    Será que isto pode fazer nascer uma alma nova no meu querido Surface RT 1? 😀

    • Roger says:

      A pergunta é, será que quem tem o RT vai poder instalar o windows 10 e passar a ter um tablet com windows normal, sem limitações? Se alguém tiver alguma informação, partilhe

      • MM says:

        Eu penso que isto implicará uma maior facilidade na criação de apps transversais, mas acho que a limitação do ARM continuará no que toca aos programas de terceiros – ou seja, não me parece que vás conseguir instalar programas normais num RT.
        No entanto, espero estar enganado, o meu RT ficava bem mais potente! 😀

        • Diego C. says:

          Acredito que os aparelhos Windows RT irão rodar o mesmo sistema do Windows 10 para smartphones, compartilhando a mesma loja. Os que utilizam o windows pro 8.1, continuarão a utilizar o sistema para PCs.

    • rmcrys says:

      Seria um excelente passo da MS, a ver vamos.

      Quanto a correr apps “normais”: apps compiladas para x86 não podem correr em ARM sem recompilar o código, e isso está dependente do developer. Se ele quiser ter o trabalho óptimo.

      Outro problema MUITO superior, comum a todas as máquinas, é que no mundo do Windows há toneladas de CPU e GPU diferentes, e daí que fazer uma app que corra na generalidade das máquinas e com Matias de x86 e ARM, é uma tarefa “impossível”.

  5. Jorge Cunha says:

    A ser verdade, o que não acredito, será uma grande “notícia” para a Microsoft e um grande rombo para o Android.

    • Diogo Pintas says:

      o android e um SO que so se safa por ignorancia ou precos baixos, deixem as pessoas comprar lumias 530 a 79euros e verem que sao mais fluidos que androids de 500euros

      • rmcrys says:

        Diogo Pintas, tu deves trabalhar para o pplware para destabilizar e recaudar “post”: ora dizes que a MS näo leva dinheiro teu, ora dizes que os Lumia säo melhor que os Android 🙂

        • Rui says:

          Ora nem mais. Comenta a favor de A porque sim e outras vezes contra A também porque sim……….

          Nem é preciso condenar os políticos por serem troca-tintas, há mais por aí!!!!

    • Fernando Rodrigues says:

      Sendo a fonte da notícia é da Mary Jo Foley, uma das jornalistas mais experts do assunto que acompanha a Microsoft desde a sua fundação, não acredito que seja apenas rumores.

      Acompanho regularmente o programa semanal que ela partilha com o Paul Thurrott e de facto os dois são os mais bem informados no que diz respeito a Microsoft.

  6. David Ferreira says:

    e será que a xbox one vai ter direito a um windows 10 lool

  7. Dumitru says:

    Vom tantas noticias boas da ms e a pplware continua vom una app mesquinha na wp store e desactulizada desde 2012 ( ja toquei no assunto e volto novamente eh altura de darem una revisada na UI e na parte de poder videos! Disseram que ja estao a trabalhar mas demora meses para cer algo! Quando decidirem lancar a app ai ja esta lancado o Windows 10 e mais una vez voca app desactualizada, pena!

  8. rguerra says:

    Olá,

    Desculpem a minha ignorância, mas se calhar aqui é um bom sítio para perguntar. A pergunta é: ainda não saiu o Windows 9 e já se fala do 10? Ou vão saltar do 8 para o 10? Alguém pode explicar?

    Obrigado!

  9. Mário Jorge says:

    Se eles querem ganhar terreno ao android no campo dos telemoveis e tablets, basta disponibilizarem estas versões gratuitas.
    visto que não existem updates para android, muitos tablets e telemoveis estão desactualizados.

    • Bruno Coimbra says:

      Para écrans inferiores a 8” (se n estou em erro) a versão do Windows é grátis (WP e W8.1) e isso já acontece, esses tablets que tem saído com o windows8.1 n pagaram pelo SO (pelo menos n diretamente n sei se tem de pagar royalties ou assim)

    • Marco says:

      os fabricantes não pagam licenças no mobile.
      Qt ao eles disponibilizarem rom para tablets e smart, não estou a ver, drivers para mil e uma configurações.

  10. Karina silva says:

    “pergunta é, será que quem tem o RT vai poder instalar o windows 10 e passar a ter um tablet com windows normal, sem limitações? Se alguém tiver alguma informação, partilhe…” boa pergunta também queria saber. isso ta parecendo ate piada
    Oração: O processador é meu pastor, e HD não me faltará! kkk
    http://piadasengracadas.net/as-melhores-piadas/
    vi esta piada ai neste site só assim para poder sorir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.