WhatsApp Pay já é permitido no Brasil depois de uma luta com a banca
O WhatsApp Pay é um serviço que permite aos utilizadores a transferência de dinheiro através das mensagens no WhatsApp. Assim, além de poder enviar dinheiro aos contactos, os utilizadores poderão fazer pagamentos de produtos e serviços de empresas no WhatsApp Business. Recorrendo à plataforma Facebook Pay, esta modalidade não tem taxas associadas. Depois de ter sido apresentado em 2020, o serviço só agora ficou disponível após resolvidas as preocupações anticompetitivas.
O Banco Central do Brasil estava a adiar esta decisão pelo receio que a plataforma prejudicasse os bancos e outros serviços financeiros eletrónicos locais.
WhatsApp Pay chegou ao Brasil, mas não ficará por ali
Depois de vários meses a tentar debelar um problema criado pela incerteza do Banco Central do Brasil, a plataforma de pagamentos WhatsApp Pay está finalmente disponível no Brasil. O regulador deste mercado estava preocupado que a dimensão dos 120 milhões de utilizadores do WhatsApp no país fosse prejudicar outros players que gravitam em torno deste modelo de negócio.
Embora o Banco Central do Brasil não tivesse a intenção de banir permanentemente o sistema de pagamento do WhatsApp, queria, contudo, garantir que o Facebook não usasse a sua influência para reduzir a competitividade, além de outras preocupações com a privacidade de dados. Aliás, as preocupações poderiam ter alguma razão de ser, até porque, à data de lançamento, o Facebook instalou o serviço no Brasil sem ter autorização para operar como instituição financeira.
Conforme relatado pela Reuters, o Facebook obteve na terça-feira a autorização necessária para oferecer transações ponto a ponto no Brasil através do WhatsApp. Um porta-voz do WhatsApp disse que a empresa quer reativar a plataforma no Brasil “o mais rápido possível”.
É importante ressaltar que, pelo menos por enquanto, o Facebook não opera como um banco independente. Em vez disso, requer um cartão MasterCard ou Visa para adicionar fundos.
Assim, para o utilizador ter acesso a este novo serviço terá de configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma.
A decisão do Banco Central do Brasil sobre o WhatsApp Pay pode ter mudado após o lançamento do PIX, um novo sistema de pagamento local que está integrado com todos os bancos brasileiros e oferece transferências grátis e instantâneas.
Um mercado financeiro que está a mudar para outras plataformas
O Facebook Pay e o WhatsApp Pay funcionam de maneira semelhante ao Apple Cash, que é integrado ao iMessage (Mensagens) e permite que os utilizadores de dispositivos Apple enviem e recebam dinheiro facilmente para outras pessoas. O Apple Cash, entretanto, continua disponível exclusivamente nos Estados Unidos.
Esta forma fácil de enviar, solicitar e pagar através de uma simples mensagem num chat, trará uma dimensão completamente renovada ao mundo das transações financeiras. Eventualmente, este serviço acabará por chegar igualmente a outros países, como Portugal, por exemplo.
Este artigo tem mais de um ano
Vamos contabilizar os serviços existentes que vão ficar para trás.
Sim, o mercado é gigante e não há dúvida que alguns vão mesmo ficar para trás.
Cada vez mais meia dúzia de tubarões arrebanham tudo, enquanto isso as economias locais desaparecem.
vamos ficando cada vez mais pobres, como o polvo gigante que vai apertando os tentáculos a sugar cada vez mais.
É sempre tudo gratuito, segundo eles…
Exatamente. O mundo está estranho realmente, mas isto já era algo esperado.
Poderiam ter explicado mais sobre o Pix, serviço criado pelo banco central, que funciona como uma carteira digital, que serve para realizar pagamentos instantâneos ou transferências, basta informar a chave Pix para isso. A chave Pix pode ser um número de telefone, e-mail, número gerado aleatório ou código QR. É um serviço multibancos onde todos os bancos brasileiros fazem parte. E todos os brasileiro com uma conta bancária possuem uma chave Pix.