Waze adiciona beacons para os condutores não perderem sinal GPS nos túneis
Cada vez recorremos mais a aplicações GPS para chegarmos aos locais de forma mais rápida e segura. Estas tecnologias, contudo, têm algumas limitações em túneis e outras áreas rodoviárias "cegas" de sinal. Assim, o Waze parece ter encontrado uma solução para resolver este problema.
O Waze adicionou aos túneis de Nova Iorque beacons. Isto permite que os condutores fiquem sempre ligados aos satélites.
O que são beacons?
Antes de mais, convém explicar (em grosso modo) que os beacons são dispositivos muito simples, com ID único, e que pela sua reduzida dimensão podem ser facilmente colocados no exterior, mas sobretudo no interior dos edifícios/túneis, etc.
Estes dispositivos enviam sinais via Bluetooth Low Energy (BLE) que podem ser captados por smartphones ou outros dispositivos equipados com esta tecnologia. Desta forma, os beacons enviam aos dispositivos nos veículos a localização para que as aplicações não percam o seu trajeto.
Waze Beacon - Solução encontrada para os túneis
A Waze anunciou que está a expandir o seu programa Waze Beacon para os túneis de Nova York. A empresa da Google está a trabalhar em conjunto com as autoridades para melhorar as aplicações de navegação quando estas estiverem no subsolo.
Como podemos ver referido, estas mudanças começam já agora, com Waze Beacons colocados e a funcionar no túnel Holland, no Lincoln Tunnel, no Queens-Midtown Tunnel e no Hugh L. Carey (Brooklyn-Battery) Tunnel.
Estes microcontroladores movidos a bateria que usam sinais Bluetooth de baixa potência "falam" com smartphones. Assim, o Waze consegue oferecer serviços de localização alternativos aos condutores, mesmo quando estão fora do alcance GPS (recorrem à tecnologia Eddystone da Google para se comunicar).
Os Beacons fornecem vários tipos de informações
Os Beacons são instalados nas estradas dos túneis e podem ser usados para transportar informações para os motoristas no subsolo. Este tipo de comunicação é unidirecional, por questões de privacidade, isto é, apenas enviam informação e não recolhem qualquer dado.
Estas informações, além das coordenadas, fornecem dados sobre mudanças repentinas no tráfego ou acidentes mesmo sem GPS.
Preços para colocação da tecnologia
Conforme pode ser visto na página de suporte do Waze, o valor para as autarquias e entidades rodoviárias é reduzido. O custo ronda os 25 euros por beacon e a empresa recomenda que sejam colocados 25 beacons por quilómetro. A disposição deverá ter em conta que deve existir 40 metros de intervalo entre eles.
Assim, por quilómetro o investimento seria fixado em cerca de 625 euros, só nesta tecnologia. Depois de implementados, estes dispositivos poderiam fornecer informação a um vasto leque de serviços e aplicações que carregamos no nosso smartphone.
Este artigo tem mais de um ano
Podiam era melhorar o software.
O Here, simula onde a pessoa está, tendo em conta a velocidade e o caminho.
O que faz, que mesmo dentro de um tunel, tenha uma percepção muito exacta de onde o carro está.
Utilizar Waze em cidades com túneis é um pesadelo (estive em Stockholm à uns meses, e só utilizava o Here).
O Waze ainda têm muito que fazer (offline maps, melhorar software em tuneis, )
Costumo usar o Here, o problema é ao andar por zonas mais rurais e este dar, por vezes, preferência por estradas de terra batida.
Em Definições ( não é nas gerais, é quando se pesquisa um trajeto) há Preferências de Trajeto.
Desativa Não Pavimentadas e vê o que acontece.
Isto de Navegadores não há perfeitos.
Com outros navegadores já tenho ido para a estradas sem pavimento quando opto por “mais rápido” e não excluo “estradas sem pavimento”.
Eh pah, como é possível nunca me ter apercebido desta opção? Que troll.
Muito obrigado António, apesar de agora usar o Navegador do carro, é sempre bom saber.
Já agora, pôr a senhora do Google Maps a falar, alguma sugestão?
https://support.google.com/maps/answer/3273406?co=GENIE.Platform%3DAndroid&hl=pt
Alterar a voz
Poderá escolher outra voz a partir das definições de síntese de voz do seu telemóvel ou tablet.
Aceda à aplicação de definições do telemóvel ou tablet.
Toque em Idioma e entrada de texto.
Toque em Saída de síntese de voz.
Em “Motor preferido”, selecione outra opção de síntese de voz.
A navegação por voz utilizará a voz selecionada. Esta ação também implicará a alteração da voz noutras aplicações.
Polik,
Tenho o som ativado, simplesmente não sai nada, tenho que tentar a alteração de voz, pode ser que resulte. Obrigado.
E se entrar num túnel e houver transito parado? 😉
Nos GPS integrados nos carros é simples: o sistema de bordo calcula tudo pela velocidade actual do veículo.
Paras.
Isto é uma solução pré-histórica. É possível trazer o sinal de GPS para dentro dos túneis com custos apenas um pouco superiores, mas com muito mais vantagens. A crítica não é para notícia, mas sim para os notíciados 🙂
Isto é uma solução pré-histórica. É possível trazer o sinal de GPS para dentro dos túneis com custos apenas um pouco superiores, mas com muito mais vantagens. A crítica não é para notícia, mas sim para os notíciados 🙂
Não vejo a importância disto para Portugal, temos assim tantos tunéis com bifurcações onde seja necessário um GPS para validar o trajecto?
que conheça, na Madeira.
assim rápidamente lembro-me logo o da Av. João XXI em Lisboa…