Vacinação COVID-19: Reclamações disparam 250% em maio
Atualmente o processo de vacinação funciona melhor do que no passado. Segundo informações da Task Force, desde que haja vacinas tudo o procedimento está "afinado". No entanto, as reclamações relacionadas com vacinação disparam em maio.
Falta de agendamento e desorganização são principais queixas apontadas pelos portugueses.
Processo de vacinação: 244 reclamações no Portal da Queixa
Uma análise do Portal da Queixa revela que a população quer vacinar-se, mas as falhas de agendamento no processo de vacinação estão a gerar descontentamento. Só no mês de maio, o Portal da Queixa recebeu 126 reclamações relacionadas com o Plano de Vacinação Contra a COVID-19, um crescimento de 250% do número de queixas comparativamente com o mês anterior.
Desde o dia 27 de dezembro de 2020 - dia em que se iniciou o Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal -, até ao dia 31 de maio, já foram registadas 244 reclamações no Portal da Queixa relacionadas com o tema.
De acordo com os dados recebidos e analisados pelo Portal da Queixa, entre os principais motivos de reclamação no processo de vacinação, 64% está relacionado com a falta de agendamento, 16% refere-se à falta de organização no momento da vacinação e 8% das queixas denúncia a falta de apoio e acompanhamento.
A análise da variação ao longo dos meses, permite constatar que o aumento das queixas é crescente, porém, no mês de maio, assistiu-se a uma explosão de 250% das reclamações dos utentes relacionadas com a vacinação. Só em maio, foram registadas 126 reclamações, comparativamente com o mês de abril, onde se verificaram apenas 36 reclamações.
O Portal da Queixa é visitado por mais de 3 milhões de consumidores por mês e recebe uma média mensal de 15.000 reclamações. Tem mais de 700.000 utilizadores registados e 9.000 marcas estão presentes na plataforma.
Este artigo tem mais de um ano
Gostava de genuinamente perceber o que se passa para muitas pessoas relatarem que aparecem como “não elegíveis” para vacinação.
Aconteceu com a Ministra da Justiça.
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/so-van-dunem-nao-recebeu-a-vacina-da-astrazeneca
Eu sei que em grande parte também tem a ver com o pessoal que organiza estarem a passar à frente os amigos dos amigos dos amigos. Tenho menos de 45 anos mas se quisesse ir tomar era só dizer. Ainda no outro dia me perguntaram outra vez se queria ir. Mas obviamente ia queimar a vez a alguém que é de maior risco que eu e essa pessoa deve ser imunizada o mais rápido possível, então não quis.
E isto atrasa o processo todo – enquanto os prioritários não estiverem despachados não passam para o resto. Vou quando chegar a minha vez.
obrigado.
Obrigado pelo sentido de sociedade que possuis. Se existissem mais como tu o país era quase um paraíso. Mais uma vez obrigado!
Eu tambem ja ouvi isso e ainda acrescento outra pergunta: O porque das pessoas levarem duas doses da vacina em tao curto espaco de tempo. Misterio a la covid. Muito segredo, falta de transparencia, mas nao se passa nada para os sofistas do costume.
Qual é espaço de tempo?
dois tres meses.
O meu pai foi 1 mês!
Isso depende da vacina… Pfizer é 1 mês, Astrazeneca são 3 meses
Está tudo no site da EMA. Se pesquisar encontra a informaçao que justifica as suas dúvidas.
—- Assinatura de Valor —
GoParity: Ganhe 5€, invista em Projectos Sustentáveis e obtenha um retorno médio de 5%
https://goparity.com/pt-pt/signup/referral/VMGMA7824
Ai cardumes, sempre a complicar no que toca ao covid (e para alguém que não gosta nada do assunto, faz questão de não perder uma notícia mas isso são outros 500…)
De resto tal como alguém disse, transparência não é o mesmo que alguém espetar com as informações no seu nariz. 5 minutinhos online e tem a resposta mas assim não dava para implicar não é? Eu percebo completamente
Não resultou em queixa porque entretanto centro de saúde resolveu.
Um familiar da fase 1 anularam um agendamento quando cancelaram AstraZeneca.
Posteriormente fez um pedido agendamento no auto agendamento e anularam devido a existir um agendamento anterior. O que não faz sentido se quer vacinar-se e não foi vacinado.
Foi contactado SNS24 sem resposta e centro vacinação disse esperar, no espaço cidadão não conseguiram fazer agendamento e centro saúde não fazia agendamentos. No centro saúde encaminharam para centro vacinação acabou por vacinar. Irónicos foi dizerem no centro de vacinação no dia vacina que estavam com falta de pessoas para vacinar.
Se o processo têm falhas, não existe local ou meio de contacto para resolver as falhas.
Grande parte dos problemas deve se a estupidez das pessoas. Recebem data e hora para receber a vaccina, se todos respeitassem o horario era so chegar e pouco esperar. O problema é irem fora da hora marcada e assim atrassam logo tudo. As vaccinas deviam ser dadas por hora marcada e nao de chegada….
Nem sempre culpa é das pessoas
Aconteceu nalguns locais que marcaram todos para mesma hora
https: //www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/idosos-esperam-em-fila-para-tomar-vacina-da-covid-em-oeiras
Os que foram convocados por engano
https: //www.jn.pt/local/noticias/porto/valongo/pessoas-convocadas-por-engano-para-vacinacao-contra-a-covid-19-13532682.html
etc
Enfim existe um povo nos confins da ibérica que nem se governa nem se deixa governar .
Eu sei que o título é suposto ser relativamente sensasionalista para chamar atenção para a notícia. Normalmente não ligo, mas acho que podemos concordar que o tema é sério. Como tal, era preferível se usassem algo que não levasse as pessoas a poder deduzir que o problema é com a vacina em si. Há muito burro que só lê o título e, está certo que é burrice de quem lê não querer ler mais, mas pelo menos nestes assuntos mais sérios, por favor evitem esta ambiguidade. A última coisa que isto precisa é de mais desinformação.
O título devia ser: “Reclamações com a organização nos centros de vacinação disparam 250 % em maio”. Este também foi o mês onde mais pessoas foram vacinadas.
Só é desinformação se não lerem o que deixamos, como disseste e bem, é burrice só ler intitulo, porque no título só cabem “meia dúzia de palavras” que introduzem o tema, não o explicam. É importante ler tudo, pois claro.
Concordo com o que o K disse. Provavelmente 60% de quem vê o titulo nao lê a noticia, mas vai estar a circular que leu que bla bla subiu 250% e depois é o que é…
Tentar ajudar com titulos nao tao “violentos” seria melhor num assunto serio como este. ainda por mais que o zé povinho em portugal é casmurro e ouviu aquilo e so fica com aquilo na cabeça.
Processo de vacinação COVID-19: Reclamações disparam 250% em maio
concordo a 100%
Quando vivemos num País quando jogadores da selecção são vacinados a frente de profissionais de saude e até de muitos idosos que ainda não foram chamados podemos dizer que vivemos num país de merd@ 🙁
Então os atletas profissionais novos não fazem parte daqueles que o virus tem menos consequências ou nenhumas até?
https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-06-06-Covid-19.-Maior-parte-dos-tecnicos-de-saude-comunitaria-diz-que-ainda-nao-foi-vacinada-631f0db2