Vacina contra o cancro poderá ser produzida em Portugal
Ao longo dos últimos anos Portugal tem vindo a ganhar enormes competências na área da Saúde. No que diz respeito ao cancro, o nosso país poderá a vir a produzir a nova vacina.
Cancro é a segunda causa de morte em Portugal...
Uma nova vacina contra o cancro poderá ser produzida em Portugal. O projeto aguarda autorização do Infarmed, segundo revela a SIC Noticias. Esta é uma vacina inovadora, porque não é administrada no braço como as vacinas tradicionais.
A terapia é à base de anticorpos, feita para cada doente e a solução é injetada diretamente no sangue. Esta solução tem como principal objetivo estimular o sistema imunitário através da ação de células dendríticas. Este tipo de células é interveniente chave no regulamento do sistema imunológico, porque têm um papel importante na deteção, captura e apresentação de antigénios às células T, levando finalmente a uma resposta adaptativa. Devido a este papel proeminente, as CDs são usadas como imunoterapias para diferentes problemas clínicos, como cancro, doenças autoimunes ou infeções patogénicas.
O projeto foi desenvolvido por um consórcio que juntou a empresa Stematters, o IPO do Porto, a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o CINTESIS. Contou com um investimento de 2,1 milhões de euros do programa Portugal 2020.
O cancro é, atualmente, a segunda causa de morte, em Portugal. A principal causa de morte continuam a ser as doenças cardiovasculares. Só em 2021, morreram mais de 27 mil pessoas com esta doença. O cancro da mama, próstata e colorretal são alguns dos mais frequentes, mas são o do pulmão e o do estômago, os mais mortais.
Este artigo tem mais de um ano
“Poderá ser” mas…. NAO VAI! assim como tudo que requer mao de obra barata!
Desculpa da mão de obra barata… Alemanha, Reino Unido, França tem bons ou excelentes ordenados e tem empresas instaladas a produzir para todo o mundo.
Já vai chegar o pessoal anti-vacinas Logo a dizer que esta vacina serve para controlar ao número da população ou então que causa autismo.”
Durante quanto tempo testaram a vacina?
Foram pelo menos 10 anos de testes para terem alguma indicação mais realista de como o produto realmente influencia as pessoas no médio prazo no mundo real fora dos laboratórios.
Quais as circunstâncias dos testes?
É obrigatório tomar contra a vontade do próprio? Ou é só para quem pedir para ser injectado com o produto?
Os detalhes importam.
Cá está.
jorgeg, pescaste-te um.
Ensaios clínicos não demoram necessariamente 10 anos, mas são rigorosos. Quanto à vacinação, é geralmente uma escolha pessoal. Nota: Importante basear as decisões em fontes confiáveis e entender os processos envolvidos.
Não percebo porque foi escolhido Portugal.
Com o infarmed pelo meio, dúvido que isto algum dia veja a luz do dia.
O infarmed é Ogre na ponte que não deixa passar.
?? são empresas e instituições portuguesas! querias que fossem para onde?
Quantas notícias já foram escritas sobre possíveis tratamentos para o cancro? Estejam atentos os candidatos voluntários para a fase de testes.
Já todos percebemos o teu pensamento. Os outros que sejam voluntários para eu depois tirar proveito caso venha a funcionar.
Tu não tens mesmo noção como funciona a investigação médica, principalmente, nesta área oncológica. Que nunca apanhes nenhuma doença letal e aí finalmente deixes de pensar que é só tudo uma questão de dinheiro.
Bem, se apanhar essa doença LETAL, está tudo dito. A investigação médica ainda não saiu das soluções bélicas, quimioterapia – por envenenamento, radioterapia – queimando ou cirurgia- espada.
Outras vias, se tiverem resultado
não letal são consideradas erros de diagnóstico ou remissão expontanea. Raramente perguntam ao doente recuperado, como conseguiu esse resultado ou que alteração fez na sua vida?
Então ainda menos percebo a tua indignação. Esta vacina não se baseia em quimioterapia ou radioterapia.
Tens completa noção de que para as vacinas para serem aprovadas têm de ser aplicadas em voluntários, certo?
Esse argumento de que a indústria farmacêutica, muitas vezes até com fundos públicos, quer ganhar dinheiro, isso é óbvio! Esse é o lema das empresas mas para ter lucro têm de produzir vacinas ou medicamentos que realmente funcionem.
É perfeita e à prova de fraude? Não, mas não se deve olhar para a excepção…
Só me resta comentar o seguinte. Há uma vacina para a cura desta doença maligna. Que venha mais!