Ucrânia: Rússia pode perder a guerra por falta de “Chips”
A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia já dura há muitos dias e têm sido várias as vidas humanas perdidas. No luta de quem ganha e quem perde a conclusão por agora é simples... não se sabe (mesmo considerando todo o poderio da Rússia).
No entanto, as sanções do Ocidente podem ajudar a derrubar a Rússia, mais concretamente a falta de "Chips".
As sanções impostas pelo Ocidente são um "pau de dois bicos", mas o objetivo principal que é enfraquecer a Rússia parece estar a funcionar. De acordo com informações do jornal Politico, a falta de chips pode levar a Rússia a perder a guerra contra a Ucrânia.
As sanções estão a limitar bastante a capacidade da Rússia de adquirir novos componentes, como é o caso de semicondutores, transformadores, cabos, transístores e vários outros componentes eletrónicos essenciais. A escassez de chips já está a levar até o exército a extrair chips de frigoríficos para utilizar em armas e mísseis.
Há inclusive uma "lista de compras para a guerra" da Rússia, onde se pode ver a necessidade de chips.
Rússia tem "lista de compras" para a Guerra
De acordo com o Governo Ucraniano, as forças da Rússia já deverão ter gasto cerca de metade do arsenal. O grave défice de chips da Rússia, está até a obrigar os militares russos a recorrer a componentes primitivos (alguns dos tempos da ex-URSS).
As autoridades ucranianas declararam hoje que mais 50.000 soldados russos e também 380 crianças ucranianas já morreram desde a invasão russa na Ucrânia, que teve início em 24 de fevereiro por ordem do Presidente russo, Vladimir Putin.
O Estado-Maior do Exército ucraniano indicou, numa mensagem publicada na rede social Facebook, que "cerca de 50.150" soldados russos morreram no quadro dos combates, incluindo 350 nas últimas 24 horas.
A província de Donetsk é a que apresenta o maior número de vítimas, com 389 vítimas entre mortos e feridos. Depois estão as regiões de Kharkiv, com 204; Kiev, com 116; Mikolaiv, com 71; Chernigov, com 68; Lugansk, com 61; Kherson, com 55; Zaporijia, com 46; e Dnipropetrovsk, com 26.
A fonte indicou que 2.328 instituições de ensino sofreram danos materiais devido aos ataques das forças russas, das quais 289 foram "completamente destruídas".
Este artigo tem mais de um ano
Também não têm munições e etc, etc… Se a origem da nãoticia começa com: ” De acordo com o Governo Ucraniano”, já se sabe que não passa de mais uma tentativa desesperada de propaganda…
Munições têm, e bastantes. Só o stock de projeteis de artilharia que herdaram da URSS, dá para disparar o dia todo sem parar e durar anos.
Quase que jurava que as munições também tem prazo de validade.
e têm…
o resultado de abusar do material:
https://pbs.twimg.com/media/FcjrSR0XoAAsmx3?format=jpg&name=large
pequena correcção.. podem ter um grande stock mas existindo um limite no uso das artilharias, não serve de muito a quantidade…. Sendo que tambêm tem um limite de vida para serem usadas.
E eles querem lá saber disso? Se não rebentar paciência, a carga cinética, sempre faz estragos. Munições de artilharia bem armazenadas, aguentam. Se ainda há bombas da 2ª guerra mundial por aí que funcionam, quanto mais coisas do final da URSS…
rebentam… provavelmente, sim… mas será na cara dos russos. a munição “fora de prazo” e/ou a própria artilharia.
Sabes ler? Os componentes não são de acordo com o governo ucraniano.
+1
” De acordo com o Governo Ucraniano” = CNN 2.0
A panca que tens com a CNN é impressionante! Até parece que é o único canal de imprensa que existe.
És tão tapado que nem entendes que isso faz parte da estratégia da extrema direita que é definir inimigos para entreter as bases.
Ahah tem sido assim muitas vezes, é preciso estar bem atento…
desesperada? ahhahahahaahah
não sei quem é que está desesperado!
tretas, vão perder a guerra pq lhes faltam soldados …
Não faltam nada, a Rússia tem 40 milhões de habitantes, e não tem uma população envelhecida como Portugal. Apesar deles agora terem recrutado pessoal pobre das aldeias, a ser necessário recrutam das cidades, etc. O Pudim ainda tem muitos homens ao seu dispor, além dos chechenos e de pessoal do grupo Wagner. A questão é que estão a enviar pessoal sem motivação e com pouca preparação, já para não falar de material desadequado.
O Pudim tem estado a contratar mas… a malta das cidades está a rejeitar ir. Os chechenos já li bom e mau, portanto, fica a duvida. O grupinho de anjos do Wagner está também com dificuldades em recrutar, que pelo que se sabe, vão buscar muitos prisioneiros com a promessa de que não voltam para a prisão. E até estes, estão a rejeitar os convites pois já perceberam que a promessa não é cumprida, voltam para a prisão (os que sobrevivem)… isso tudo junto ao facto da falta de preparação e de material…
O Pudim só terá reforços em quantidade quando declarar que está em guerra, o qual não o quer fazer dado o impacto negativo internamente.
Há muita gente em idade militar para ser recrutada, mesmo sem declarar guerra. Nem todos os que lá estão foram contratados.
Pois… uma operaçãozita especial militar já com +50.000 soldados mortos e mais de meio ano de duração… acho que começa a não colar no povo russo. E com as sanções económicas, é esperar para ver a nação russa a implodir.
Com o Rublo a subir mais que o Dolar subentende-se que as sanções estão a ter mais efeito sobre nós, do que eles….
Mas quem está a sofrer o efeito das sansões somos nós (com “nós” refiro-me a pessoas que não estão envolvidas de qualquer forma no assunto).
Eu sei que a rússia vive muito da exportação, e com as portas fechadas vão sofrer. Mas a moeda deles subiu por causa das sanções que eles aplicaram ao exterior também.
Ora, se a moeda sobe de valor, automaticamente a economia não irá piorar. Ao contrário da economia dos outros países. E o problema é que o que estamos a notar agora é apenas o começo, porque o mundo inteiro esteve a dormir estes anos todos. Em 2014 já houve um sinal de que era necessário encontrar alternativas ao que se compra na rússia. Agora olha… “Agarra-te ao balde”.
40milhões de habitante? Andas bem informado. Junta-lhe mais 104milhões sff.
Um tipo tem que ter opinião sobre tudo, mesmo que não saiba daquilo que está a falar.
Já agora, a Rússia tem 144 milhões de habitantes.
A China invade Taiwan e fornece chips à Rússia…
Não invadiram até hoje por algum motivo. Vocês não tem bem a noção da fortaleza que é Taiwan, e como os Estados Unidos tem parceria de defesa com eles lol.
A Rússia também não tinha invadido a Ucrânia… Até há uns meses atrás.
A China só invade Taiwan se não tiver outra hipótese.
Estão muito afastados politicamente mas altamente interligados economicamente.
Portanto, invadir Taiwan seria dar um tiro no próprio pé.
A China tem outras prioridades e está com muitos problemas económicos.
A tática da China tem sido mais pela via económica (invasão económica)
Txi… mas que falta de noção
E esse é um dos motivos pelos quais os EUA se iriam meter numa invasão de Taiwan. É que a Ucrânia não lhes causa mossa, mas Taiwan causa, dependem demasiado dos semicondutores produzidos lá para a indústria de defesa.
Todos os países dependem dos semicondutores de Taiwan, basicamente..
Ui. Não. Uma invasão da China a Taiwan, para já, implica, por força dos tratados internacionais Taiwan-EUA e do interesse dos americanos nos chips taiwaneses, uma guerra entre as duas potências – a vitória americana nessa guerra está, agora, longe de ser assegurada, mas o mesmo se pode dizer da vitória chinesa. Mais, os chineses não farão o que quer que seja para fazer o jeito aos russos, porque a China respeita força e a Rússia mostrou que não a tem (para não falar do facto que a China e a Rússia são adversários e não aliados, tendo em conta a Geografia e os interesses geoestratégicos de ambos)
Se os USA visse Taiwan a ser tomada por chineses os USA tratava do visto de residencia e trabalho para milhoes de engenheiros e cientistas e respectivavas familias para irem trabalhar nos USA em silicon Valey , e tambem tratavam de jogar umas MOAB sofre as fabricas de chips e centros de investigacao para nao sobrar palha sobre palha para os chineses.
A Rússia nunca vai perder a guerra, em último recurso usará sempre o nuclear e la se vai tudo.
Olha perderam a guerra do Afeganistão…
Os americanos também… Explica lá agora a tua teoria.
Apenas prova que ter nuclear não serve de nada. Perdes guerras à mesma. Estás a dar-lhe razão.
O nuclear é perigoso para a própria Rússia, primeiro porque estão literalmente ali ao lado, e depois porque os Ucranianos podem começar a rebentar as centrais nucleares na Rússia… ia tornar aquilo inabitável… sem falar que os Russos querem ter acesso aos recursos produzidos na Ucrânia.
Existem armas nucleares estratégicas e a Rússia já as citou anteriormente.
Exacto, mas os Ucranianos também podem destruir centrais nucleares estratégicas dentro do território inimigo… a partir do momento em que armas nucleares são usadas tudo é válido para devolver ao inimigo um gostinho da destruição que levou aos outros… os alemães descobriram isso da pior forma quando decidiram começar a destruir alvos não nitidamente militares.
olha pois e bem visto , nunca tinha pensado que a ucrania pudesse utilizar as centrais de energia russas como arma nuclear, basta uns HIMARS pra cima
Sim, isto aconteceu depois que a EU queria juntar a Ucrania e aproveitar os metais raros e litio.
Para a Russia, sempre com boas relações com a Ucrania isto foi um ultraje
Achas mesmo que se a Russia enviar uma bomba nuclear que um pais pais nuclear nao ira retaliar? E nao estou so a falar dos Estados Unidos.
Acho, nenhum outro país tem obrigações com a Ucrânia, porque se tivesse já la estavam a intervir desde o início, e quem interferir apanha e começa uma guerra mundial.
Apesar de nenhum pais ter obrigações com a Ukrania tenho a certeza que ninguém vai ficar quieto se Russia usar arsenal nuclear. O conflito que esta acontecer la ‘e bem diferente do que um pais utilizar uma bomba nuclear.
Enfim…
Os Estados Unidos no inicio da guerra da Ucrânia, avisaram a Rússia que se utilizarem o nuclear a guerra subia de patamar.
Acho que a Rússia vai ficar sem misseis. Não para de destruir madeira com eles.
Notícia do “DN”/Lusa de 23/08/2022, no 6º mês da invasão:
“No boletim de segunda-feira, as forças ucranianas disseram ter destruído, entre outro equipamento militar, 234 aviões, 198 helicópteros, 815 ‘drones’ (aeronaves não tripuladas), 1.919 tanques e outros blindados e 4.230 sistemas de artilharia.
No mesmo dia, pela voz apressada do tenente-general Igor Konashenkov, a Rússia alegou a destruição de 267 aviões, 148 helicópteros, 1.790 ‘drones’, 4.372 tanques e outros veículos blindados de combate, e 3.329 armas de artilharia, entre outras armas.”
Mesmo que cada parte exagere as perdas de material militar da outra é brutal. Em soldados mortos de uma parte e outra é assustador. Em civis ucranianos mortos, habitações e infraestuturas destruídas é terrível.
E está para durar. Não havia por aí um admiradores de Putin que diziam que o génio tinha tudo pensado, que em 15 dias ocupava a Ucrânia? Enganaram-se, não contaram com a coragem dos ucranianos em combater o invasor e que os países ocidentais, principalmente os EUA, iam fornecer armamento pesado.
Com a guerra num impasse, Putin usa o “general inverno” (que derrotou Napoleão) – corta o fornecimento de gás natural, o que vai ter forte impacto nos preços nos meses frios, de maior consumo de gás para aquecimento. Só que isso vai levar a adaptações nos países ocidentais para se tornarem menos dependentes do gás e do petróleo russo.
“Ah, mas esta situação é tudo por causa do imperialismo americano!”, diz o PCP. Fingem que não percebem a dimensão do imperialismo russo e ainda sonham com o regresso da URSS (só não foram cuspir na urna de Gorbachev porque não deixaram).
+1
Deixei de ler depois de “as forças ucranianas disseram ter destruído”… Tudo o resto é puro jornalismo.
Eu parei aqui “não contaram com a coragem dos ucranianos em combater”, coitados, lei marcial, todos obrigados a ir combater e proibidos de sair do país, assim é fácil.
Fico pasmo com tanta inteligência…
Portanto, as forças Ucranianas não podem emitir informação, e os Russos podem ?
As notícias são tão boas que até admira que o exército ucraniano não esteja às portas de Moscovo.
E a ideia de que o Putin está a tentar fazer reviver o império soviético é tão ridícula que dói ler que haja quem acredite nisso. Nem ele o pretende nem, mais importante que isso, ele acredita nessa possibilidade. O homem pode ser muita coisa. Burro não é uma delas.
Ridiculo ridículo sao aqueles que acham que o Putin nao ter idealogias do antigo USSR. Agora a idea de ele estar a tentar reviver o emperio soviético nao deixa de ser tao ridículo quando vemos o ele fez com Georgia e os tchechenos uns ano atras.
O problema com tiranos (que o Putin ‘e sem duvida) ‘e que vivem num mundo criado na cabeça deles.
O que é que o teu Führer Putin pretende mesmo? Não conseguiu fazer cair Kiev logo de inicio…e teve o azar de o Zelensky ter umas grilhetas de aço no lugar de bolas que o fazem arrastar-se por pela capital enquanto liga ao mundo ocidental a pedir munições!
Com opiniões como esta, o futuro não se augura brilhante.
A mim parece-me mais propaganda..
+1
guerra não. Operação militar especial.
E eu respondo: o que eles receberam não foram sanções. Foram operações económicas especiais. Não sei o porquê dos russos não gostarem delas.