Quantcast
PplWare Mobile

Ucrânia alvo de ciberataque em grande escala (DDoS)

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. alt.menino says:

    A Ucrânia foi, alvo de um ataque cibernético em grande escala.
    Os serviços de várias instituições do país, incluindo os ministérios da Saúde, da Segurança e dos Negócios Estrangeiros, foram desativados, na sequência de um ataque de negação de serviço distribuído “DDoS”. Vários bancos do país também foram afetados. Infelizmente vivemos em um mundo onde poucos têm muito e a grande maioria não tem quase nada. Ainda por cima, somos regidos por uma sociedade que nunca está satisfeita com aquilo que tem, procurando sempre mais, independentemente da necessidade dos que vivem ao lado. Presto aqui a minha solidariedade para com o Povo Ucraniano.

  2. DB says:

    Erro tático básico na exposição publica destes ataques. A Ucrânia nem nem nenhum pais deveria noticiar isto, desta forma o atacante fica a saber em tempo real, pelas noticias, o impacto do seu ataque…básico. Em Portugal cometeu se o mesmo erro em diversos ciberataques, não devem ser noticiados.

  3. Joao Ptt says:

    Activarem a autenticação de origem dos dados a nível dos ISP’s (RPKI BGP), e só permitirem ligações através de ISP’s autenticados, deveria amenizar o problema, e no limite só deixarem aceder aos sites de ISP’s do país até a situação ser regularizada. E se forem clientes genuínos dos operadores do próprio país? É os operadores desligarem-nos até os clientes e/ ou o operador conseguir resolver o assunto.
    É fácil saberem se o operador deles está a utilizar o RPKI BGP: https://isbgpsafeyet.com

    • Manuel Joaquim says:

      Fogo João… devias ir trabalhar para a NASA.
      Percebes mesmo do assunto, envia já o teu CV

      • Oscar says:

        Mas ele tem razão, claro que já devem estar a fazer isso

        • RPG says:

          Ou não.. RPKI não evita ataques DDoS, de todo. Aliás, a maior parte dos ataques DDoS, tem origem precisamente em redes já com essa validação RPKI integrada.. desde Amazon, Microsoft, etc.. tudo redes com milhares de servidores infetados, a contribuir para estes ataques de larga escala. A validação RPKI evita apenas que prefixos IP sejam roubados e utilizados por terceiros.

          • Joao Ptt says:

            Exacto, mas isso significa que se pode bloquear as redes confiante que é mesmo de lá que vem o ataque, e informar os proprietários do problema… que se não forem hostis irão agradecer e solucionar, caso contrário ficam bloqueados.

      • abaptista says:

        Olá Manuel,
        Certamente tu não sabes, mas o João Ptt tem razão.
        Para tua informação e depois do que aconteceu à Vodafone, tenho conhecimento que há empresas em Portugal que fizeram exactamente o que o João disse.
        O problema é que o departamento de informática é uma coisa que existe em poucas empresas e sobretudo com “pouca” Qualidade.
        Depois os técnicos…, eles não têm culpa é o que pagam e também fazer omeletes sem ovos não é possível.
        Até agora “brincava-se” à informática. Faziam-se uns sites, montava-se um servidor, ligavam-se a umas redes, etc…, mas agora parece que se tem de começar a pensar de uma forma séria e que os Depart. de TI não são meras salas de convívio… têm que ser salas de trabalho e com o reconhecimento justo do trabalho realizado.
        Espero que não seja preciso nenhuma desgraça para começarem a pensar que trabalho dos TI´s têm que ser reconhecido.
        Já agora, para teres uma ideia, eu que não utilizava dinheiro físico já tenho algum guardado para quando (se) o sistema for abaixo estar prevenido. Atenção não estou a ser pessimista, mas também não quero criar alarme…

  4. jorgeg says:

    False Flag – xuterres e xuCosta devem estar envolvido juntamente com a Administracao brandon!

  5. Varredor says:

    Acho que a melhor sanção possível que a Europa e a América poderiam dar à Rússia nesta capítulo, era “desligar” a Internet, e antes disso, espalhar todo o tipo de malware em todos os dispositivos só de castigo.

  6. se456t says:

    Não não esqueço é da ocupação de Olivença por parte da realeza castelhana, e mais ainda reconhecido internacionalmente há mais 200 anos como território nacional .
    Quais sanções vai a EU fazer a Espanha ?

  7. alt.menino says:

    A Europa está numa situação muito complicada, esta situação é favorável a eles todos às supostas superpotências, o objetivo não é Ucrania, mas sim arrebentar com economia europeia. A Ucrânia é um pretexto. https://m.youtube.com/watch?v=ZGHquMrT1lE

  8. Hugo Nabais says:

    A solução é simples. Isolar a Rússia da internet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.