As autoridades ucranianas já tinham registo durante a semana, que estavam em curso planos de hackers para lançar grandes ataques a várias instituições.
Ucrânia alvo de ciberataque em grande escala (DDoS)
A tensão entre a Ucrânia a Rússia é mais que evidente! Apesar das operações em Terra, os ataques, como era esperado, estão já a acontecer pela via digital. A Ucrânia está a ser alvo de ciberataque em grande escala e há bancos e ministérios afetados.
Segundo o que é revelado, os ataques são do tipo de negação de serviço distribuídos (DDos - Distributed Denial-of-Service).
Ucrânia está a ser vítima de um ataque distribuído de Negação de Serviço
De acordo com a agência de notícias ucraniana Interfax, os serviços de várias instituições da Ucrânia, incluindo os ministérios da Saúde, da Segurança e dos Negócios Estrangeiros, foram desativados, na sequência de um ataque distribuídos de negação de serviço distribuído (também conhecido pela sigla DDoS, em inglês). De acordo com fonte do Governo, vários bancos do país também estão a ser afetados, revela o JN.
Um ataque de negação de serviço distribuído (também conhecido Distributed Denial of Service (DDoS)), é uma tentativa de tornar os recursos ou serviços de um sistema indisponíveis para os seus utilizadores. Este tipo de ataque, tal como o nome sugere, é realizado por várias máquinas. O ataque bombardeia o alvo com tráfego ilegítimo gerado por “máquinas escravas”, permitindo, em muitas situações, que os atacantes assumam o controlo do sistema.
Neste momento ainda se desconhece a origem dos ataques, apesar de tudo fazer prever que possam estar associados à Rússia tal como aconteceu no passado.
Este artigo tem mais de um ano
A Ucrânia foi, alvo de um ataque cibernético em grande escala.
Os serviços de várias instituições do país, incluindo os ministérios da Saúde, da Segurança e dos Negócios Estrangeiros, foram desativados, na sequência de um ataque de negação de serviço distribuído “DDoS”. Vários bancos do país também foram afetados. Infelizmente vivemos em um mundo onde poucos têm muito e a grande maioria não tem quase nada. Ainda por cima, somos regidos por uma sociedade que nunca está satisfeita com aquilo que tem, procurando sempre mais, independentemente da necessidade dos que vivem ao lado. Presto aqui a minha solidariedade para com o Povo Ucraniano.
Também têm a minha solidariedade!! Acho que a Ucrânia devia juntar-se a Nato de modo a ter mais segurança devia a ameaça constante da Rússia.
Erro tático básico na exposição publica destes ataques. A Ucrânia nem nem nenhum pais deveria noticiar isto, desta forma o atacante fica a saber em tempo real, pelas noticias, o impacto do seu ataque…básico. Em Portugal cometeu se o mesmo erro em diversos ciberataques, não devem ser noticiados.
Básico é achares que eles precisam de ler nos jornais para saberem do “inimigo”.
Activarem a autenticação de origem dos dados a nível dos ISP’s (RPKI BGP), e só permitirem ligações através de ISP’s autenticados, deveria amenizar o problema, e no limite só deixarem aceder aos sites de ISP’s do país até a situação ser regularizada. E se forem clientes genuínos dos operadores do próprio país? É os operadores desligarem-nos até os clientes e/ ou o operador conseguir resolver o assunto.
É fácil saberem se o operador deles está a utilizar o RPKI BGP: https://isbgpsafeyet.com
Fogo João… devias ir trabalhar para a NASA.
Percebes mesmo do assunto, envia já o teu CV
Mas ele tem razão, claro que já devem estar a fazer isso
Ou não.. RPKI não evita ataques DDoS, de todo. Aliás, a maior parte dos ataques DDoS, tem origem precisamente em redes já com essa validação RPKI integrada.. desde Amazon, Microsoft, etc.. tudo redes com milhares de servidores infetados, a contribuir para estes ataques de larga escala. A validação RPKI evita apenas que prefixos IP sejam roubados e utilizados por terceiros.
Exacto, mas isso significa que se pode bloquear as redes confiante que é mesmo de lá que vem o ataque, e informar os proprietários do problema… que se não forem hostis irão agradecer e solucionar, caso contrário ficam bloqueados.
Olá Manuel,
Certamente tu não sabes, mas o João Ptt tem razão.
Para tua informação e depois do que aconteceu à Vodafone, tenho conhecimento que há empresas em Portugal que fizeram exactamente o que o João disse.
O problema é que o departamento de informática é uma coisa que existe em poucas empresas e sobretudo com “pouca” Qualidade.
Depois os técnicos…, eles não têm culpa é o que pagam e também fazer omeletes sem ovos não é possível.
Até agora “brincava-se” à informática. Faziam-se uns sites, montava-se um servidor, ligavam-se a umas redes, etc…, mas agora parece que se tem de começar a pensar de uma forma séria e que os Depart. de TI não são meras salas de convívio… têm que ser salas de trabalho e com o reconhecimento justo do trabalho realizado.
Espero que não seja preciso nenhuma desgraça para começarem a pensar que trabalho dos TI´s têm que ser reconhecido.
Já agora, para teres uma ideia, eu que não utilizava dinheiro físico já tenho algum guardado para quando (se) o sistema for abaixo estar prevenido. Atenção não estou a ser pessimista, mas também não quero criar alarme…
False Flag – xuterres e xuCosta devem estar envolvido juntamente com a Administracao brandon!
Acho que a melhor sanção possível que a Europa e a América poderiam dar à Rússia nesta capítulo, era “desligar” a Internet, e antes disso, espalhar todo o tipo de malware em todos os dispositivos só de castigo.
A Russia por outro lado pode “só” fechar as torneiras do gás e petróleo… Depois, daqui a uma semana começas a chorar com o aumento de preços em tudo.
Mas o aumento de preços não existe desde o tempo dos dinossauros?
Mas não à velocidade e intensidade que ocorrerá se de repente fecharem as torneiras da energia.
@Manso nada que nao se ultrapasse….ja tou habituado a perder poder de compra desde que comecei a trabalhar heheh
Não não esqueço é da ocupação de Olivença por parte da realeza castelhana, e mais ainda reconhecido internacionalmente há mais 200 anos como território nacional .
Quais sanções vai a EU fazer a Espanha ?
Não precisas ir tao longe… Franco planeou invadir e anexar Portugal há 82 anos atrás…
A Europa está numa situação muito complicada, esta situação é favorável a eles todos às supostas superpotências, o objetivo não é Ucrania, mas sim arrebentar com economia europeia. A Ucrânia é um pretexto. https://m.youtube.com/watch?v=ZGHquMrT1lE
Outro ponto é o Presidente Russo ver a internet como uma ameaça ao poder e agravado-se com a nova geração 5G tem tentado fazer com que a rede do país, até aqui aberta e de livre acesso, se torne numa ameaça.
O bacaninha não é para brincadeiras…..
A solução é simples. Isolar a Rússia da internet!
Vai explicar isso aos states e à EU. Pode ser que leves uma medalha.