Tribunal de Lisboa: Atividade da Uber em Portugal é ilegal
O Tribunal da Relação de Lisboa considerou que a atividade da Uber em Portugal é ilegal. A associação de taxistas ANTRAL, que avançou para tribunal com a ação contra a plataforma, pede uma indemnização de, pelo menos, 25 milhões de euros.
O Tribunal da Relação de Lisboa declarou que a atividade da Uber em Portugal é ilegal, confirmando assim outras decisões, avançou o Jornal de Notícias.
Os juízes rejeitaram o recurso da Uber e confirmaram a decisão da primeira instância que já tinha considerado ilegal a atividade da empresa. A sentença do tribunal da Relação de Lisboa foi divulgada esta tarde de terça-feira (5 de dezembro) que a atividade da plataforma Uber viola as leis nacionais.
Por outro lado, a Uber recorda que a decisão não é aplicável em Portugal, visto que a empresa visada não é aquela que presta os serviços da Uber em Portugal mas sim a UBER Tecnologies Inc, a casa mãe da empresa norte-americana sediada em São Francisco.
Fonte oficial da Uber referiuque...
Iremos analisar esta decisão em detalhe para avaliar próximos passos. Este é mais um capítulo de um caso do início de 2015 quando novas formas de mobilidade como a Uber começaram a surgir em Portugal. Esta situação reforça mais uma vez a urgência da aprovação pela Assembleia da República, de um quadro regulatório moderno e transparente para a mobilidade em Portugal, que vá ao encontro das expectativas dos milhares de utilizadores que usam diariamente a Uber para viajar nas nossas cidades, e dos mais de 3.000 motoristas que encontram na Uber uma oportunidade económica
Em comunicado, a ANTRAL “congratula-se por ver finalmente a questão judicial sobre a ilegalidade da atividade da ‘UBER’ em Portugal decidida sem ‘Apelo nem Agravo'”. No comunicado pode ler-se ainda que:
Recorde-se que a UBER foi notificada, para parar com a actividade ilegal, no final do mês de Abril de 2015, por sentença de 24 de Abril desse ano e pese embora a ameaça de um sanção pecuniária, por cada dia de incumprimento de € 10.000,00 (dez mil euros) e do crime de desobediência em que incorreu – artigo 375º do CPC e 348º do CPP, não se absteve de prevaricar, indício forte de que o crime compensa!
A ANTRAL tem ainda um processo contra o Estado português a decorrer nos tribunais onde pede uma compensação de oito milhões de euros exigindo que as decisões dos tribunais sejam cumpridas.
Este artigo tem mais de um ano
Então entramos numa situação de monopólio, proteccionismo e não livre concorrência. Agora a Uber coloca o estado português em tribunal por estas razões e lá vamos nós (contribuintes) ter que pagar mais uma vez.
Posso perguntar onde é que vês o proteccionismo? A Uber se quiser operar em Portugal deve de respeitar a lei que vigora no nosso país.
Proteccionismo e não livre concorência? Desde quando? Se todos os táxis, a nível nacional, pertencessem, ou ao Estado, ou a uma única empresa, poderia fazer essas alegações. Agora, apesar de existrem empresas que possuem diversas viaturas, também existem, e serão seguramente a maioria, profissionais independentes que possuem a sua viatura. Apesar de todos “vestirem” as mesmas cores. Claro, têm o serviço tabelado, mas e daí? A UBER é igual. Tem um preço/km e o custo do percurso é determinado entre a distância pelo custo/km. Isto, tanto quanto tem sido divulgado, pois nunca utilizei, nem tão pouco conto utilizar. Nem esta, nem as plataformas concorrentes. Aliás, para que faça já a minha declaração de interesses, também muito raramente ou quase nunca utilizo táxis.
Já fui taxista e vendi por causa da concorrência desleal ou ilegal. Havia indivíduos que tinham 1 táxi e mais 2 ou 3 ilegais carrinhas e outros veiculas clandestinos mesmo sendo empresas. Se agora acabar a concorrência ilegal já é bom. Por outro lado, não é só em Portugal, se é uma norma da U.E. é porque vai ser em toda a U.E.
A uber só tem que respeitar as Leis nacionais. Daí o resultado do tribunal ser considerado atividade ilegal.
Se a Uber quiser operar em Portugal só tem de respeitar a lei em vigor. Os operadores de táxi têm de respeitar leis exigentes para o transporte de pessoas. Concorrência sim, mas desleal não.
Hum…e cabify?
cumpre a Lei. 🙂
Qual é a diferença entre Uber, Cabify e MyTaxi? Onde está falhando a Uber?
MyTaxy são taxis. O resto anda a fazer serviço de transporte como lhe apetece 😀
todos são taxis, com gente formada, legalizada, carro legalizado para transporte de pessoas ao público, etc etc, e que respeitam os preços tabelados e tem taxímetro. por isso respeitam a lei. a uber não respeita nada disto poupando muito dinheiro e fazendo preços bem menores porque não respeitam a lei. daí ser além de uma atividade ilegal é uma concorrência desleal.
Bem, então temos alternativa. Obrigado pelo esclarecimento int3 🙂
Indemnização? Mas quem diz que se não existisse a Uber os clientes apanhavam um taxi? Hoje apanhei um e se não houvesse Uber preferia ter ido a pé. Até hoje ainda não ouvi ninguém a comentar a frota de 6 carros da Uber que o presidente da Antral possui em seu nome. O mesmo presidente que reclama contra a Uber.
A ser verdade essa informação, os taxistas não lhe “limpavam o sarampo”?
@GM,
Nao limpam porque é tudo um negócio…
Da mesma forma como o presidente da Antral tem carros da Uber outros taxistas também o tem…O problema deles é que tem mais lucro quando alguém entra no taxi do que no Uber, isto apesar de eles dizerem o contrario.
Lol.. O presidente da Antral manda nos taxistas todos, além de que há muitos taxistas que com o seu próprio taxi fazem de uber.
Ainda não percebi o que os táxis ganham com isto? A última vez que andei de táxi foi em 2002. A última vez que andei de Uber foi ontem. Não é por acabar a Uber que vou andar de táxi. Antes pelo contrário, cada vez, os entalo mais no trânsito…
a questão é que numa sociedade há leis que devem ser cumpridas.
viajas de uber porque até é bem mais barato porque a uber não cumpre todas as normas que deviam. e já os táxis tem que obedecer se não, não podem exercer a atividade, algo que a uber faz… já percebeste?
E que normas são essas mesmo?!
Esta acção foi ganha contra a Uber US e não EU!
Logo a Uber continua autorizada a circular!
Não sou taxista nem uber nem nada desse genero. Bruno M pode pesquisar por normas e não pedir por elas. Por mim era Uber tem de ter as mesma obrigatoriadades que um taxy tem com a Camara a que pertence. (ponto final)
https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/75665794/201701231123/exportPdf/maximized/1/cacheLevelPage?rp=indice
Normas? Wue normas? Aldrabar o trajecto para facturar mais? Se negar a te levar porque é muito perto e vai custar pouco? Mau cheiro no carro? Grosserias? E ainda não podemos escolher qual queremos usar, somos obrigados a aceitar o que estiver na fila? Regras obsoletas, ultrapassadas e antissociais.
É a justiça prestando um desserviço a sociedade
@int3,
Sabes que as coisas nao sao bem assim e que os custos de um taxista nao sao superiores aos de um motoristas da Uber nao sabes?
Na maioria deles, só o desconto que eles tem quando compram o carro da para pagar os custos todos que eles tem extra.
Isto ja para nao falar dos que usam o taxi para fins pessoais tais como ferias e levarem a familia as compras e afins…(Pratica que é ilegal)
Estes juízes são uma cambada de Velhos do Restelo, Uber é progresso!
basta cumprir as Leis. não é pedir muito.
A cabify cumpre. Tem táxis legalizados e autorizados para tal. A uber não.
Só para ficar aqui esclarecido que os motoristas da Uber são devidamente creditados para o transporte de passageiros pelo averbamento do grupo 2 na carta de condução, obrigatório para o registo na aplicacão, bem como apresentação de um registo criminal limpo de 3 em 3 meses. Em relação aos carros cumprem todos os requisitos e estão segurados protegendo o motorista, passageiros e terceiros, mais um ponto obrigatório para o registo do carro na aplicação.
Isto tudo para dizer que mesmo que procure por todo o lado possível e imaginário não vai encontrar um único carro Uber que não esteja em condições para transporte de passageiros!
Os problemas de base de todos e dos outros problemas neste momento é que lei , normas (sejam elas internacionais ou não, disto ou daquilo , mais aqui como ali… ) , etc , etc … até existem mas não são nem respeitadas nem verificadas ou mesmo confirmadas ou postas em pratica … pois não existe fiscalização e mesmo a que existe é o que é … o que Eles dizem é que é a economia isto , e ela aquilo … e deixam de ter princípios … e convertem-se em verdadeiros FDP’s ( funcionários desprovidos de princípios ) … e assim em EDP’s ( empresa desprovida de princípios ) … os famosos … lol
Se sempre foi ilegal, Eis a questão ! Quem foram os que receberam para ela operar nestes tempos ?!( o peixe sem espinha » ?! não sei . ) E quem é que terá pago … de que conta ?!… e para que contas ?! …
Enfim , valorizam o Chico espertismo que tenta tomar monopólio … lol
Não uso e nunca irei tentar se quer … não concordo com a ” dinâmica ” digamos … e sempre disse que a mesma operava ilegalmente .
Este Arquétipo de empresas não fazem bem a ninguém … E o tempo tem destas coisas … HAHAHAHA !!!
Nem imaginam o que já me chateei a demonstrar os porquês da Ilegalidade … e os seus malefícios …
Boas festas para todos !
agora em português.
Bem visto 🙂
Ainda não percebi porque há portugueses que preferem dar o seu dinheiro aos gringos dos states em vez de dar a um português. a uber se quiser operar em Portugal que contrate um táxi.
Os portugueses preferem investir o seu dinheiro no melhor…
Se se pode pagar um preço justo ou por vezes mais baixo, por um serviço de melhor qualidade, mas simples e eficiente, porquê pagar para um mau serviço?
O problema não é a empresa ser ”dos states”. É sim os nossos taxis continuarem uma vergonha, o comportamento da maioria dos taxistas ser de prejudicar o clientes com voltinhas maiores. Apareceu um serviço mais justo, que me diz quanto vou pagar, qual o trajeto, quanto tempo espero por um taxi, e tudo isto sem call centers, chamadas em espera, nem eu ter que ir à praça de taxis mas sim vir o ”uber” a mim. Modernizem e disciplinem os nossos taxistas e ningúem valorizará a uber.
Chame com a App mytaxi e assim escusa de ir para a praça de táxis ou telefonar para o Cal center, a inovação também existe no setor do táxi. E a partir de dia 7 de dezembro pode viajar com 50% de desconto. O mal é o estigma que se cria a volta de tudo o que é preto e verde. Boas festas.
Eu percebo, e posso dar alguns pontos para explicar:
1º – Nunca apanhei um único taxista que fosse capaz de não dizer asneiras no caminho;
2º – Os táxis em Portugal são dos carros mais velhos e poluentes que se encontram e a cheirar a tabaco ou a chover lá dentro;
3º – Nunca recebi uma factura de um taxista sem ter de perguntar primeiro pela mesma, e o que me passam para as mãos é simplesmente um papel com o mesmo valor de um desenho feito por um puto da primária (dica para as finanças, se querem negocios que fogem ao fisco, vão atrás dos taxistas);
4º – Tenho sempre a sensação que fui roubado, com tarifas que suplementos que nunca me fizeram sentido;
5º – Todos conhecemos ou ouvimos a historia sobre turistas que apanham um taxi no aeroporto e para ir para Cascais passaram por 2 pontes;
6º – Ainda à 2 semanas fui a uma praça de taxis para ir para o aeroporto, e tive de esperar que o taxista acabasse uma aposta com um outro pacóvio qualquer durante uns 5 minutos até que se decidisse a levar-me e a conduzir;
7º – Já tive um taxista que recusou levar-me do aeroporto para o Parque das Nações porque era demasiado perto e não lhe rendia.
Se forem precisas mais razões de certeza que se arranjam.
Estorietas da carochinha…. o diz que disse.
Provas anedóticas, enviesamento de confirmação, será que podes construir um argumento livre de falácias lógicas.
Ser. Carlos, qualquer cliente pode fazer uma queixa contra um taxista que esteja livre e se negue a fazer um frete. Hoje é só pegar no telemóvel, fazer uma imagem de frente, que fique bem visível a matricula e onde diz LIVRE e apresentar na ANTRAL ou Federação portuguesa do Táxi.
É simples, os taxistas são trapaceiros (principalmente com turistas) , muitos têm registo criminal(já vi um a fumar uma “ganha” dentro do próprio táxi), não são bons profissionais (devido às contra-ordenações que vejo regularmente) e a maioria bastante mal educados.. Talvez porque não sofrem avaliações para manter o seu ganha pão.. Enfim, sim, prefiro de longe a Uber..!
Quando vir um taxista trapaceiro chame a policia. É assim que se procede numa sociedade democrática. É a cumprir as leis.
Já se liberalizava o mercado dos táxis, ponham cursos ou carta especial, mas quem quiser usar o carro para transportar pessoas deve poder, tal como se pode abrir um café ou restaurante ao lado de outro já existente.
A UE proíbe os monopólios, o das farmácias já acabou o dos táxis continua.
Para sua informação, actualmente para ter licença de motorista de táxi, é necessário formação específica o que inclui não só condução mas também legislação, relações públicas, línguas,.. É óbvio que os erros acumulados ao longo dos anos criaram uma má imagem (e com toda a razão),situação que só será invertida com tempo pelas novas gerações de motoristas que tal como eu escolheram esta profissão e a exercem na perfeita legalidade. Fico abismado a ouvir histórias de pessoas que são maltratados/enganados e não se queixam às autoridades??? E depois veem para a praça pública e classificam toda a classe pela mesma bitola(isso eu classifico de desonestidade intelectual)
@Rui Santos…
Parei na parte onde diz que os taxistas tem de saber linguas…é mentira…
Conheco quem se tornou taxista faz uns meses e tirando o “Hello” e “Where are we going?” pouco ou nada sabem falar de Ingles.
Desonestidade intelectual é pensar que os CAPs e afins servem de algo aos poucos taxistas que os fizeram e que efectivamente compareceram nas aulas, tipicamente isso é oferecido e nem lá colocam os pés, basta pagar o curso, quem já tirou o CAP sabe bem do que falo, a única diferença é só a nota final, mas todos passam.
Em alturas de maior concentração em Lisboa, web summits, festivais, feiras, etc, ando sempre de taxi, mas isto porque tenho 2 ou 3 taxistas de confiança e com quem me divirto na viagem e os chamo, apanhar um da central ou numa qualquer praça, nunca na vida, então os do aeroporto, mesmo quando indico especificamente qual o caminho que quero seguir eles tentam sempre inventar, além de serem mal educados e a condução deles é sempre um acidente à espera de acontecer.
Por isso é que sempre que preciso de taxi fora das alturas de maior movimento chamo sempre uber.
Não se entende é como é que os Portugueses continuam a aceitar os taxis e taxistas que circulam nas estradas. Condutores “profissionais” sem qualquer respeito pelas normas de higiene e qualidade, que fumam dentro das viaturas em que transportam os passageiros, incluindo crianças, viaturas imundas, que impõem aos passageiros com a básica desculpa que aquele está primeiro no ponto de taxi. Que haja respeito entre os profissionais, perfeito, mas acima de tudo, respeito pelo cliente. Prefiro um milhão de vezes dar o dinheiro a um gringo do que passar meia hora a cheirar o fumo do tabaco de um Português que me é imposto e que não tem qualquer respeito por mim.
Se na Uber ganha-se mais, paga-se menos impostos, e lucra-se mais, não deverias lá estar?
A meu ver, quem nem cumpre as regras e as leis são a maior parte dos táxis, pois como disseste, há treinamentos, cursos e regras ensinadas que são esquecidas assim que recebem a licença. Fazemos sim queixas às autoridades, mas estas insistem em fazer vistas cegas ao problema dos táxis! Talvez porque muitos “grandes” têm interesses escusos monopólio dos táxis.
Os taxistas honestos e sérios deveriam se mobilizar com força lara expulsar da categoria os mais elementos, as empresas monopolistas. Só assim irão resgatar a credibilidade. Do contrário, vamos de Uber sim!
Aproveitem o dinheiro que estão a pedir para o seguinte:
1-Comprar carros novos para o cliente não andar na maior parte das vezes em peças de museu que nem AC tem..
2-Cursos de receção\ gestão cliente e de civismo visto que muita gente tem a “carteira” e está se a lixar para o cliente.
3-Taxímetros como deve ser, visto que existe muitos com “avarias” que prejudica o cliente na hora do pagamento..
Da Uber tenho: pontualidade, cortesia, factura, debito em conta, informação dos kms percorridos, tempo despendido, mapa do percurso. O orçamento na altura da reserva e sempre foi cumprido o preço.
Dos táxis é sempre uma surpresa …. maioritariamente desagradável
Perfeito! A justiça devia era investigar os táxis, as condutas e posturas, as aldrabices!
Talvez porque os taxistas se desleixaram de tal forma que entrar em alguns é toda uma aventura no meio de lixo no chão, cheiro a tabaco, conversas que não lembram nem ao diabo e carros a cair aos bocados. Não podemos generalizar, mas é essa a idéia que passam no global.
Andar de Uber é uma experiência completamente diferente, limpa e muito satisfatória.
Parabéns Portugal.
Mais uma vez o estado a proteger “meia dúzia” de empresas privadas que querem tudo menos evoluir.
É fazer boicote aos taxis para eles evoluirem o seu servico.
O que acaba de afirmar não faz sentido algum e é muito simples ver o porquê. A UBER presta um serviço de melhor qualidade para o cliente, é um facto. No entanto, é uma empresa que não paga impostos, ou seja, é uma empresa que faz lucro com os portugueses sem pagar os impostos consequentes tal e qual como eu, e todos os portugueses que trabalham são obrigados a pagar. Ora, para além de ser ilegal, é concorrência desleal para com as restantes empresas que operam no mesmo mercado e são obrigadas a ver uma fatia do seu lucro ser entregue ao estado, ou não concorda?
Uma coisa é dizermos que o serviço prestado pelos taxistas em Portugal não presta. Que são mal educados, sujos, de confiança duvidosa etc. Outra bastante diferente é dizer que estão errados em reclamar por falta de igualdade de deveres para com a concorrência. Acho que qualquer um de nós o faria se estivesse na mesma posição.
Atenção que não sou taxista, não tenho familiares taxistas e raramente na vida andei de taxi, mas há que olhar para as coisas como elas são, e pensar bem antes de formar uma opinião para depois não se dizerem asneiras. Até porque, em última análise todos perdemos ao ter empresas estrangeiras a operar em Portugal sem pagarem impostos. São impostos “muitas vezes quantias avultadas de dinheiro” que não entram nos cofres do nosso pais mas que saem do bolso dos portugueses…
Pedro, “uma empresa que não paga impostos” ?
Na Uber tenho SEMPRE factura, já nos taxi levo uma má cara e a muito custo lá recebo um ‘papelito’ que, às vezes, é uma factura verdadeira 🙂
Depende onde onde a empresa está registada. Lembra-se da polémica do Grupo Jerónimo Martins (Pingo Doce)? Pode ser uma situação idêntica. Ainda que emita sempre factura, pode não pagar impostos em Portugal, pelo menos a fatia grossa. Se a empresa estiver registada na Holanda, ou outro local, já foram. Quase todos os argumentos em favor da UBER e os em desfavor dos táxistas expostos acima e abaixo nos comentários, me parecem válidos. Menos a questão de não terem licença para o transporte de pessoas (a troco de remuneração). Estando em pé de igualdade no que aos licenciamentos requeridos diz respeito, se estiverem cumpridos, aí sim, podem concorrer e os potenciais clientes / utilizadores que decidam a melhor opção que lhes serve os intentos. Nos moldes em que actualmente estão, é quase como se emitissem uma factura, mas sendo esta falsa.
@GM
Nao é necessário perceber muito de como as coisas funcionam em Portugal para perceber que qualquer empresa que emita uma factura com NIF Portugues terá obrigatoriemente de pagar impostos relativamente a sua facturacao.
Isso foi nada mais nada menos que uma das mentiras dos Taxistas para tentar que os Portugueses nao optassem por um servico melhor e mais barato que o deles.
@Pedro,
Uber nao paga impostos, essa foi uma das mentiras anunciadas pelos taxistas em publico numa tentativa de comover os Portugueses e os demover de usarem a Uber. Pensei que ja toda a gente tinha percebido que era mentira, afinal ainda existe quem acredite nisso.
Os motoristas da Uber pagam impostos como qualquer outra empresa e na verdade quem paga menos até sao os taxistas.
Ora vejamos…
Um motorista Uber tem de ter um carro com no maximo 5 anos de idade, que nao so obedece a determinados criterios de qualidade mas também aos criterios ambientais.
Os carros da Uber tem matricula de que país? Portugal, logo pagaram impostos para os comprar.
O taxista pode circular com o seu carro com 20 anos, furamento e sujo…para além disso tem desconto no IA (40%) aquando da compra nao o podendo vender nos 5 anos seguintes (se o fizer tem de pagar o resto do IA) e nao o pode utilizar para fins pessoais(claro que os usam).
Logo pagou menos impostos que o motorista Uber.
Mas isto nao acaba aqui…
Os taxistas raramente passam factura, na Uber pagas online e recebes a fatura de imediato.
Outro dos argumentos dos taxistas é a licenca que eles necessitam de comprar, licenca essa que eles (se comprarem pelo método normal) compram na Camera Municipal (quando disponivel) por valores a volta de 500Euros(dependendo da zona) e vendem a outros por 70000Euros quando se reformam.
Tenho varios conhecidos que sao taxistas, e na altura perguntei a um qual era o problema da Uber.
Quando lhe cortei nos argumentos de nao pagarem impostos ele falou da licenca que tinham de pagar.
Digo eu “Entao porque nao pedem para acabar com a licenca?”
Reposta, “Nao pode porque se nao para alem de acabarem com o desconto quando compramos carro e das pracas de taxi, deixamos de ter desconto ao comprar carros”.
Tenham muita pena dos taxistas, que eles certamente vao ter muita pena de voces quando decidirem vos espetar a unha se tiverem de usar os servicos deles.
História de um taxista no Porto.
Eu vivo fora de Portugal ja la vao uns bons anos e as minhas filhas quase nao falam Portugues.
Em 2014 fui a Portugal de férias e usei um taxi desde a estacao de Campanha até minha casa.
Como o taxista nos ouviu falar Ingles perguntou em Ingles para onde iamos, ao qual a minha mulher (Britanica) lhe respondeu em Ingles…devias de ver a cara dele quando eu lhe digo em Portugues que nao ia pagar as voltinhas extra que ele decidiu ir dar.
Pedro, para sua informação, todas as Empresas, sejam de táxis ou Uber, têm que ter um Guarda livros ou solicitador que lhe faça a escrita, os individuais podem fugir ao fisco mas as empresas não e muitas vezes não se regem pelas faturas mas sim pelos quilómetros das faturas das revisões e das faturas das mudanças de óleo, por outro lado os taxitas individuais não são obrigados a ter escrita organizada, esses podem fugir ao fisco, empresas não podem mesmo que não passem fatura.
A inovação é bem vinda, mas tem de se cumprir as regras do jogo. Simples.
Um retrocesso! Querem nos manter reféns dos péssimos serviços dos taxistas. Das grosserias, das negativas a fazer corridas curtas, dos trajetos mais longos para faturar mais, e por aí vai. Já foi mais do que comprovado que a entrada da Uber não afetou a facturação dos taxis. Quem usa Uber é quem tem carro e opta por deixá-lo em casa ou quem tinha carro e optou por usar o compartilhamento ao invés de imobilizar o seu dinheiro em uma viatura, como eu.
Sem Uber os táxis não verão a cor do meu dinheiro. Quem vai gostar da saída da Uber são os stands de automóveis que verão as pessoas voltarem a comprar carro (infelizmente, se não tiver a Uber, terei que comprar um carro novamente). Como consequência, aumento de congestionamento, poluição, redução da mobilidade.
RETROCESSO na mobilidade, isto é que foi.
Não aos TÁXIS e sim à livre opção do cidadão de como quer se deslocar!
Meu amigo. Sabe que um táxi é um transporte público tabelado pelo estado ? Não é um negócio.
A sério? Nã é um negócio? Agora diz isso de novo, mas sem re rires…
A decisão, não só é passível de recurso para o Supremo, como também pode ir para os Tribunais da UE, logo é muito cedo para a Antral cantar vitória. E vendo bem, só há estes problemas porque uns não querem concorrência, e outros, a cambada política, têm a legislação que regula este caso já pronta, mas encalhada, à espera não sei do quê. Para mim, as pessoas devem ter o máximo de escolha possível e se querem a Uber ou outra, não pode ser com tácticas dilatórias ou expedientes legais proteccionistas que isso é impedido.
Os taxistas que arranjem uma app que cubra o pais TODO, que apresente o orçamento no inicio da viagem, avaliação no final e pagamento electrónico, e que permita aos users no acto da reserva ver a avaliação do motorista.
E já agora, sofrerem consequências pela baixa avaliação
Aí está uma boa ideia sim senhor. Fazer uma avaliação no final da viagem. Mas desta feita, aplicável aos políticos, no final dos mandatos, de modo a que não se possam de novo candidatar casa tenham tido mau desempenho. Mas de modo efectivo, de maneira a que os partidos não possam propor quem pretendem como candidatos, ou por outro lado, proporem candidatos que tenham dado boas provas.
Eu normalmente utilizo a Cabify e estou satisfeito. Táxi, só na última posição, da última fila, no último lugar.
Acho que muita gente confunde o serviço com a legalidade do mesmo… Basicamente a Uber é um excelente serviço mas tem de actuar dentro da lei como faz a Cabify por exemplo. Não se trata se é melhor ou pior que os táxis convencionais.
Eu não conheço o serviço UBER em Portugal, mas na UK e outros países da Europa onde a imigração Asiática é de maior dimensão sou apologista que fechem a UBER de vez. E quem aqui defende a UBER por um lado e por outro em outros post exige maior ordenado , segurança no trabalho, não à precariedade ou desconhece ou é um grande hipócrita. Para quem não sabe a UBER na maioria dos países da Europa é o maior empregador de mão de obra clandestina e explorada e é muito simples para chegar a esse fim. Como exemplo na UK , um residente Pakistani , compra um carro e tira a licença e depois arranja um paquistanês no Paquistão para vir por 3 meses como ferias e arranja-lhe onde dormir e paga-lhe a metade do preço . O clandestino fica contente se levar 3000 libras quando regressar ao Paquistão que é uma fortuna. Resumindo a UBER não tem capacidade de controlar estas situações e o único meio é fechar e só por isso eu aprovo.
@Sharp o verdadeiro,
Sabes que isso no UK nao é assim, isto porque nao te é possivel trabalhar sem o NIN 😉
Entao os private hire que andam por cá fazem o mesmo certo?
Já inventavas um bocadinho menos…
Esclarecimento e sem tomar partidos (dado que não uso nem uns, nem outros):
1 – a decisão é do Tribunal da Relação, logo, admite recurso para o Supremo Tribunal;
2 – pode ainda ser passível de recurso para o Tribunal Constitucional;
3 – dada a questão e os recursos ao dispor de ambas as partes em contencioso, é de prever que a questão acabe por ser dirimida nos tribunais europeus isto se, entretanto, não for a própria UE a legislar sobre o assunto.
Em suma, a UBER está longe de acabar em Portugal. De qualquer modo, convém que haja igualdade de partes. Os impostos e obrigações, certificações ou higiene e fiscalização a uns e outros devem ser iguais.
O resto é ruído. Se quiser usar um UBER, desde que cumpra as regras, ninguém poderá impor-me um TAXI. E, vice versa….
Desde que haja alternativa ao serviço prestado pelos animalescos taxistas do Aeroporto de Lisboa, já não me chateio. Prefiro pagar 40 euros por um Cabify, Uber, ou seja lá o que for que dar 1 euro a um taxista como os que fizeram aquelas cenas tristes em frente ao aeroporto há uns tempos atrás. Na próxima semana vou ter de me deslocar do Aeroporto para a Gare do Oriente, e sinceramente prefiro ir a pé com a mala atrás que dar um tostão que seja a um taxista. E isso irá acontecer se não conseguir uma outra alternativa ao comum taxi.