Toshiba Memory muda de nome e a partir de agora chama-se Kioxia
A Toshiba, outrora uma das empresas de computadores mais bem sucedidas do mundo, nos últimos anos tem passado por dificuldades. A empresa foi dividida e agora a Toshiba Memory vai mudar o nome para Kioxia.
O objetivo é continuar o investimento em memórias de qualidade e fiabilidade, ao passo que o novo nome dará uma imagem mais jovial e descontraída à empresa.
Há uns anos, uma boa parte dos computadores usados eram da Toshiba. Fiáveis e com bom preço, foram a escolha de diversos utilizadores portugueses. Atualmente, tal não se verifica com tanta frequência apesar de a marca continuar no mercado.
Para além disso, o segmento de memórias da Toshiba separou-se da empresa mãe. Em 2017, a Bain Capital adquiriu a Toshiba Memory Corporation e continuou o desenvolvimento que estava a ser feito. Atualmente, a Toshiba Memory tem alcançado algum sucesso no mercado das memórias SSD, ao ter 8,8% de quota de vendas. No que toca às memórias NAND, a empresa está ainda melhor, com 19% das vendas no final de 2018.
Flash NAND
A memória flash NAND trabalha em alta velocidade, faz acesso sequencial às células de memória e trata-as em conjunto, isto é, em blocos de células, em vez de conseguir acesso individualmente. Essa arquitetura foi introduzida pela Toshiba em 1989. Cada bloco consiste num determinado número de páginas. As páginas são tipicamente 512, 1024, 2048 ou 4096 bytes em tamanho. A página é associada a alguns bytes (tipicamente 12-16 bytes). Atualmente, são os tipos de memória mais usados em dispositivos portáteis e móveis.
Toshiba Memory passa a Kioxia
A partir de hoje, a Toshiba Memory passará a denominar-se Kioxia. Esta mudança na identidade coincide com o 1.º aniversário após a separação da empresa mãe, a Toshiba Corporation.
Para além da mudança de nome, também foi adotado um novo logótipo, minimalista e com tom cinzento. Segundo a empresa, esta cor representa a qualidade superior das suas memórias. A somar ao cinzento, a Kioxia vai recorrer a uma panóplia de cores para ilustrar as suas ações relativas a comunicação.
A utilização que faremos de uma paleta de cores brilhantes e vibrantes representa o lado divertido da Kioxia, a nossa cultura focada no futuro e a nossa paixão por usar memórias que criarão novas experiências e um mundo mais colorido no futuro. O novo logótipo da empresa representa a visão e missão da Kioxia para melhorar o mundo com as suas memórias, através da inovação tecnológica.
| Naohisa Sano, CMO da Kioxia Corporation
A nova identidade da empresa já pode ser vista no seu website e em outros meios de comunicação. Não obstante, o nome Toshiba Memory será usado até ao final do ano. A partir daí, a Kioxia estará presente também em todas as memórias que a empresa produz.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Kioxia Holdings
Neste artigo: Bain Capital, Kioxia, memórias, Toshiba, Toshiba Corporation
Sempre tive e tenho laptop da Toshiba e não tenho uma única coisa a não ser que nunca falharam e são excelentes máquinas.
Grandes máquinas! Muito robustas. Também tenho um Toshiba. E estou muito satisfeito com a performance e robustez.
Os portáteis Toshiba agora são Dynabook. Ainda há alguns com o nome Toshiba no mercado, mas são restos de stock, os que forem lançados futuramente terão a marca Dynabook.
Tive 1 durou anos, o que me levou a comprar outro, na altura em que a Toshiba passou cortar na qualidade. Ainda o tenho, contudo plásticos de péssima qualidade e pouco duráveis, foram utilizados o disco já teve que ser trocado, o leitor de blu-ray há muito que morreu, a carcaça está literalmente a desfazer-se em pedaços – Foi esta mudança de comportamento da Toshiba que afastou os clientes.
Na mesma altura em que comprei recomendei a marca a outras pessoas e os problemas foram variados, contudo não houve quem não os tivesse.
Eu não voltarei a comprar outro.
Não entendo o porquê de se abandonar uma marca conhecida, com alta reputação e consolidada junto ao público em prol de uma marca nova e desconhecida.
Já vi isso acontecer antes, sempre com maus resultados.
Particularmente lembro-me da troca da marca Borland, conheida, conolidada e admirada por iúmeros softwares de sucesso, sendo substituída pela marca Inprise, desconhecida e sem apelo junto ao público, com resultado desastroso para a empresa. Coincidência ou não, a troca de nomes seguiu-se de uma forte aceleração da decadência que a empresa vinha experimentando.
Toshiba é uma marca que significa muito, Kioshia não significa nada e iguala, em termos de imagem de mercado, os produtos dessa empresa aos de qualquer outra empresa desconhecida.