Tesla revoluciona o fabrico de automóveis! Poderá montar 400 peças numa só
A ideia de uma Gigapress evoluída está a ser desenvolvida dentro da Tesla. A empresa de Elon Musk está a trabalhar numa nova máquina capaz de "reinventar o fabrico de automóveis".
Tesla é referência na produção em massa de veículos elétricos
A Tesla já conseguiu produzir mais de cinco milhões de automóveis. Foi o que anunciou há poucos dias, quando atingiu um marco que até há bem pouco tempo muitos consideravam impossível. Agora, a mesma empresa está a colocar-se como um exemplo do tipo de produção de veículos que irá moldar o futuro.
A velocidade de montagem e o número de veículos que conseguem fazer sair das suas fábricas são invejados pelo mercado - um Tesla Model Y demora apenas 10 horas a ser produzido. Para produzir um Volkswagen ID.3, por exemplo, são necessárias 30 horas.
Mesmo a investir um terço menos do que a Volkswagen, a Tesla conseguiu ganhar até seis vezes mais dinheiro por carro vendido do que a Toyota, famosa pelos seus métodos de produção. Os japoneses, que fizeram da eficiência a sua virtude à custa de grandes riscos, estão agora a olhar para a empresa de Elon Musk para produzir os seus veículos.
O segredo destes resultados reside, em parte, numa máquina gigantesca chamada Gigapress. Esta enorme máquina consegue juntar até 70 partes da subestrutura traseira do Tesla Model Y numa única peça enorme, reduzindo drasticamente o tempo de montagem com o resto do carro.
De acordo com os dados da Tesla, uma destas enormes máquinas de fusão elimina o trabalho de 300 robôs e, por conseguinte, o tempo que estes precisam de despender para lançar o produto. Em contrapartida, a Tesla precisa de lançar designs muito semelhantes nos seus veículos e com muito poucas alterações, prolongando a vida do produto para além do que é habitual no setor.
Dito isto, a estratégia parece estar a funcionar - mas a Tesla quer passar ao nível seguinte.
70 peças são demasiado poucas... vão tentar 400
A ideia de uma Gigapress evoluída está a ser desenvolvida dentro da Tesla. A empresa de Elon Musk está a trabalhar numa nova máquina capaz de "reinventar o fabrico de automóveis".
A nova forma de trabalhar já foi revelada, em parte, quando a Tesla anunciou que tinha um plano para tornar a produção de automóveis até 50% mais barata. O plano era de "produção paralela" que permitiria à empresa construir um carro como um puzzle. A ideia é levar o conceito Gigapress para o próximo nível. E uma parte essencial é a fundição de toda a parte de baixo do veículo numa só peça. Um desafio que serviria para tornar viável o novo (e muito anunciado) veículo de 25.000 dólares.
O processo envolveria a redução de até 400 peças diferentes para uma única. Os resultados? Colocar um produto no mercado após apenas 18 a 24 meses de desenvolvimento. Atualmente, as empresas demoram entre três e quatro anos a colocar um carro na estrada quando começam do zero.
O problema é que os custos são muito elevados. Até agora, os fabricantes têm fugido a este tipo de processo porque obter a peça exata é uma despesa enorme. Dependendo do número de retificações ao longo do processo, uma única peça pode custar até quatro milhões de dólares. No entanto, uma vez obtida a peça, a rapidez do processo pode compensar o investimento.
Neste caso, fazer com que toda a parte inferior do automóvel se apoie numa única peça aumentaria os custos, uma vez que a complexidade e o número de correções a efetuar seriam muito superiores. Por esta razão, a Tesla está a confiar o desenvolvimento a empresas que produzem peças impressas em areia 3D. A empresa afirma que o processo envolve um investimento de apenas 3% em comparação com o que seria o mesmo custo utilizando peças de metal para fazer o protótipo inicial.
Tudo isto é fundamental para entrar no jogo dos carros elétricos mais baratos.
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E a qualidade dos carros da Tesla? É bastante mais reduzida que os da Volkswagen.
Os proprietários dos E-tron GT não andam assim tão satisfeitos.
E a qualidade vai no Batalha! No futuro, até os elétricos chineses serão melhores que os Tesla.
“Tudo isto é fundamental para entrar no jogo dos carros elétricos mais baratos.” e também dos gadgets descartáveis em caso de avaria… Tudo isto em nome do “ambiente”, claro!
Pelo que vejo a Tesla está preocupada com as vendas baixas. Nada como bombardear o mercado com publicidade massiva. Até agora ainda ninguém falou dos campos magnéticos criados pelas baterias dos VE. E quanto mais potentes são, maior é o campo. Deve ser muito agradável fazer uma viagem Lisboa-Porto ou Faro, sentado em cima de um micro-ondas. Depois admiram-se que o cancro aumentou 80% em todo o mundo, nas pessoas abaixo do 50 anos, entre 1990 e 2019.
Não deve ser por causa de décadas de acumulação de químicos e partículas nocivas no ar, comida artificial, fast e junk food, sedentarismo… nop, a culpa são os elétricos ou as radiações não ionizantes…pois está claro lolol deves ter praí umas 20 antenas de telemóvel e 30 router no teu prédio ou bairro, vários linhas de alta tensão… mas a culpa é das baterias dos eléctricos
Quem diria que respirar tubos de escape fazia mal afinal o que faz mesmo ma são os campos magnéticos vou já mandar todas as coisas elétricas que tenho em casa para o lixo vou voltar ao meu forno a carvão. Mas quanto ao cancro tens toda a razão principalmente os dos pulmões por respirarem tubos de escape porque em 1990 ainda nem se pensavam em elétricos
Campos magnéticos criados pelas baterias ? onde ouviu esse disparate ?
Micro-ondas ? tem a certeza que sabe o que são micro-ondas ?
Admiram-se ? então consultou a Maya para saber isso ?
Deixem, e’ dos que gostam de snifar gasóleo mesmo lá na saida de escape.
Se gostassem metiam o escape dentro do carro, assim é que era gostar, também não gostam que ninguém gosta, por isso é que têm o escape na traseira para mandar para cima dos outros.
Tb podes ir ali para os lados da central do Outeiro snifar os gases, se é que te agrada mais.
Quais gases ? Pelo menos é uma que tem o dobro da eficiência que um simples motor die del
Um toque e vais ter que substituir a peça toda, boa!
O mais certo é ser considerado logo perda total. Quando as seguradoras se aperceberem, o preço do seguro dispara.
Estava a pensar nisso.
Bateu? Manda vir novo, loolool
Qual é a diferença para outro quando atinge as partes estruturais ? É novo também, só que muito mais caro.
Isso não acontece sempre que há um acidente. A maioria dos carros actuais envolvidos em acidentes são recuperáveis .
É a vantagem do monobloco ser constituído por diversas peças soldadas entre si contra esta ideia do monobloco constituindo por 1 ou 2 peças . Ao mais pequeno acidente, metade do carro é lixo. No mínimo arrepiante.
Curioso porque na sua afirmação entra em contradição só porque sim.
Portanto em vez substituir o guarda lamas subtitui logo os 4+2 para-choques+tejadilho +2 retrovisores, etc
Assim é qué fixe :p
Onde é que dizem isso ?
Em 99% dos acidentes nunca compensa cortar uma parte do chassis para soldar uma nova peça isso não se faz há anos pah quando um acidente afeta a estrutura do carro normalmente via logo para perda total nunca compensa descascar o carro todo para cortar a parte afetada e soldar uma nova.
Aqui trata-se da base do carro o chassis, não a carroçaria de embelezamento. Ou seja, tal como os carros atuais, quando um embate afeta o chassis é sucata com o mesmo.
O único problema é o que já acontece com outras tecnologias se das 400 peças avaria uma que custa só 10 euros troca se as 400 de uma vez e paga se no mínimo 400x mais.
Isto é o que acontece numa marca bem conhecida um componente avaria que é normal com o uso o seu custo é 100 euros mas tem de trocar o módulo completo custa 980 euros, novo o produto custa 1030 euros. Ninguém repara porque 980 euros mais 50 euros de mão de obra não compensa logo vai directo para o lixo.
Preocupação com reciclar e proteger o ambiente é sinónimo de HIPOCROZIA
estamos a falar do chassis do carro não estamos a falar do compressor do ar condicionado tens de me dizer qual é o mecânico que descasca o carro todo para cortar um bocado do chassis para voltar a soldar um novo bocado ahaha Isso não se faz há anos
HIPOCROZIA não é com Z…
Portanto a qualidade de construção dos Teslas ainda vai ser pior.
O argumento anti-Tesla da qualidade da construção está envelhecendo. Se isso é tão importante, a VW e toda a concorrência deveriam agora estar esmagando a Tesla. Bem, a VW fechou agora a sua maior fábrica de veículos eléctricos em Dresden, construindo o ID.3, e está a despedir centenas de trabalhadores. Então está esmagando quem? O novo luxo é o que a Tesla oferece: melhor valor, software, mais currículo, tecnologia da era espacial, infraestrutura de carregamento fácil e especialistas dizem que a qualidade do material é tão boa, se não melhor.
O Primeiro-Ministro e Presidente de Portugal deviam convidar Elon Musk e tratá-lo como um chefe de Estado e rezar por uma fábrica. Tesla vai deixar destruição económica por toda a Europa. A VW está transferindo a produção de EV para a China e não ficaria surpresa se a Mercedes e a Audi fizessem o mesmo, porque não podem competir com a Tesla em preço. A tecnologia superior da Tesla em tudo vai acabar com eles, porque os compradores vão perguntar: por que pagar 80 mil – 200 mil por um carro quando você pode obtê-lo por 50 mil ou menos na Tesla.
Can’t wait for the Tesla haters gone wild comments!
https://electrek.co/2023/09/18/volkswagen-stop-id-3-ev-production/
https://www.wsws.org/en/articles/2023/08/02/3751-a02.html
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/vw-eyes-job-cuts-zwickau-plant-low-e-car-demand-dpa-2023-09-13/
O que me admira é a imprensa em geral ficar deslumbrada por isso em vez de ficar desconfiada. Isto é como tudo, barato a produzir quer dizer que em caso de problemas e logo lixo porque não da pra reparar. neste momento a grande maioria dos carros elétricos são, para mim, telemóveis com rodas. basta ver que num telemóvel, se parte-se alguma coisa e quase sempre lixo!
isto sem falar que tem aparecido Teslas feitos com estas Gigapress com rachas na carroceria…
Não sei que telefone usa. O meu já partiu a caixa e o display e foi trocado.
Isso já é assim com qualquer chassis ninguem descasca o carro todo para cortar e soldar de novo
Estamos a falar da Apple? porque parece…..
Não é por a tesla dizer que consegue fazer numa peça só que é melhor, se fosse a Toyota ou a VAG já o tinham feito!!
Até porque a nivel de Engenharia os Alemães metem qualquer um a um canto, mas como estamos a falar da Apple… da Tesla digo….
Entao nao de entende porque a toyota elogiou a tesla por esse feito.
É por isso que acredito que a Toyota acabará sendo a número 2 ou 3. Eles expressam admiração e reconhecem o novo disruptor automobilístico. Os antigos legados da Alemanha não trazem nada de novo e continuam os mesmos métodos de construção desenvolvidos há 100 anos; apenas para atrasá-los com ineficiências e perder bilhões. Parece que a Toyota está fazendo Gigacasting e pode desenvolver ótimos softwares como o Tesla. A VW está tão desesperada que está disposta a pagar à China um bilhão de dólares para desenvolver software para eles. A Tesla faz tudo internamente e de forma barata.
https://asia.nikkei.com/Business/Automobiles/Toyota-gigacasting-prototype-cuts-production-from-hours-to-minutes#:~:text=Gigacasting%20will%20be%20used%20to,model%20due%20out%20in%202026.&text=Toyota%20built%20its%20first%20gigacasting%20prototype%20in%20September%202022.
Vocês estão todos preocupados com a Tesla, daqui a 1 ano estarão preocupados com 3 marcas chinesas (pelo menos) que vão fazer muito mais concorrência aos carros europeus do que a Tesla.
Já 5 anos , pelo que se podia ver nas ruas na China, 70% do mercado eram de marcas estrangeiras, Toyota, Vw, BMW e Mercedes, envia a maioria fabricada na China, agora 80% são marcas chinesas, metade eléctricas , e o resto são as outras marcas. É uma diferença abissal, e quando o mercado começar a ficar saturado, aí vêm eles só ataque. É ir á NET e escrever imagens carros chineses e veem do que estou falando, carros com uma qualidade aparente enorme, um desenho arrebatador, por de 20,000 a 50,000 a maioria
A toyota também já demostrou admiração pelo que a tesla está a fazer e provavelmente vai seguir o mesmo caminho