Tesla está em guerra! Acionistas recusam-se a pagar bónus salarial a Elon Musk
A poucos dias da reunião de acionistas da Tesla, os seus investidores assistem a uma feroz batalha de interesses. O conselho de administração da Tesla precisa de reunir apoio para que a empresa possa pagar a Elon Musk a parte proporcional dos 55 mil milhões de dólares que um tribunal lhe negou. Muitos acionistas recusam-se a fazê-lo.
A decisão judicial que deu início a tudo
Em janeiro de 2024, um juiz do estado americano de Delaware decidiu a favor de um grupo de acionistas da Tesla, bloqueando o bónus salarial de 55 mil milhões de dólares de Elon Musk, aprovado pelo conselho de administração da empresa. O bloqueio dessas ações teve um enorme impacto nos cofres de Elon Musk. Esse bónus era o único rendimento salarial que receberia da Tesla, uma vez que recebe um salário simbólico de um dólar.
Perante um tal ataque aos seus interesses, Elon Musk não ficou de braços cruzados durante todos estes meses. O CEO da Tesla aproveitou os maus resultados de vendas para mostrar pulso firme na sua liderança, reafirmando o seu compromisso com a gestão da empresa, justamente quando muitos o acusavam de estar mais preocupado com a SpaceX do que com a empresa que liderava.
A decisão judicial de janeiro pôs em causa a imparcialidade de um conselho de administração composto por pessoas próximas de Elon Musk, incluindo o seu irmão Kimbal Musk e o seu amigo James Murdoch. Longe de manter as aparências, o mesmo conselho de administração apela agora sem rodeios a um voto favorável a um novo bónus salarial no valor de 46 mil milhões para o multimilionário CEO da Tesla e a uma mudança fiscal para o Texas.
A presidente do conselho de administração da Tesla, Robyn Denholm, pediu aos acionistas que votassem a favor das propostas do conselho.
Uma autêntica guerra na Tesla
A Tesla lançou uma campanha publicitária para apoiar a remuneração milionária do seu CEO e criou mesmo um website onde os acionistas podem votar a favor. De um lado, os apoiantes de Elon Musk divulgam vídeos e guias nas redes sociais (sobretudo no X, claro) para mostrar aos pequenos acionistas da Tesla como devem votar a favor dos interesses de Musk.
Do lado oposto, alguns dos maiores investidores corporativos e individuais já manifestaram a sua rejeição às propostas do conselho de administração. Na sua batalha, um grupo destes investidores enviou uma carta aos restantes acionistas convidando-os a votar contra a administração.
A Electrek noticiou que Leo Koguan, um admirador declarado de Elon Musk e o maior acionista minoritário da Tesla, já manifestou a sua rejeição ao pagamento de um bónus milionário ao CEO da empresa. Do lado dos fundos corporativos, o fundo California Public Employees' Pension System (CalPERS) e a consultora Glass Lewis declararam publicamente que vão votar não.
Isso fez com que se tornassem alvos da ira dos tweets de Musk, que os atacou, lançando uma campanha de difamação no X contra alguns e críticas duras contra outros.
Leia também:
Musk sendo Musk… um “pequeno” tirano usando táticas de pequenos tiranos… :
encher a administração com “yes-man” – Check
açambarcar recursos institucionais para proveito próprio – Check
atacar toda a oposição com intimidações, aproveitando idolatras cegos – Check
Sempre foi, daí ter sido expulso do PayPal, aliás quem tem acções da Tesla não recebe dividendos por ordem dele.
Mas entretanto já vendeu imensas acções da marca o que por sua vez fez baixar o valor da Tesla.
É mais uma charlatão como tantos outros. Estavam bem em Marte.
+1000
CALA-TE e não digas asneiras!!!
Vcs sabem por acaso que o elon recebe 1$ de saláriosimbólico porque esta quantia que falam estava no acordo caso ele conseguisse fazer a Tesla aumentar de valor 10x. Ele conseguiu (em menos tempo do que o previsto) e agora devem honrar o compromisso!
Cambada de hienas que são aqueles accionistas!
Então, em 2018, os acionistas aprovaram um pacote salarial para Musk, se a Tesla cumprisse certos objetivos e ele certas condições.
Diversos acionistas contestaram esse pacote salarial e, em janeiro, um tribunal do Delaware, onde está a sede da empresa deu-lhes razão. O pacote salarial do período 2018-2023 é de cerca de 21 mil milhões de dólares (valor a 30 de maio, como é em ações da Tesla varia conforme a cotação das ações).
O que pretende Musk que os acionistas aprovem proximamente:
– a mudança da sede da Tesla para o Texas,
– e aprovem o bónus salarial de 2018, afirmando que a Tesla cumpriu os objetivos e ele as condições previstas. Aqui há acionistas que consideram que não, que ele dedica pouco tempo à Tesla.
Tudo à Musk – a sentença do tribunal do Delaware não agrada … muda-se a sede para o Texas.
É isso memo. Ele não recebe salário, mas ficou acordado se a empresa atingir determinados patamares, ele recebe bónus. Se ficou acordado, é justo que seja pago. A Tesla é o que é por causa de Musk.
Isso é o que Musk alega – que os acionistas têm o direito de aprovar o que bem entenderem, sendo certo que a proposta salarial de Musk foi do conselho de administração, onde está ele, o irmão & “friends”. Os acionistas que contestaram esse acordo alegaram que o conselho não tem independência e que Musk não cumpriu certas obrigações. O tribunal deu-lhes razão.
+1
mas não foram os accionistas que aprovaram a compensação. Foi a própria administração que decidiu, administração essa dominada por homens do Musk. Como é óbvio os accionistas não gostaram, pelo valor excessivo da compensação e por os restantes accionistas terem 85% das acções e não receberem nada.
Isso é mentira, a administração preparou o plano e apresentou a votos aos acionistas, eles aceitaram e tiverem um retorno de 10 vezes nas ações que tinham, se a tua carteira valia 1.000€ passou a valer 10.000€ quando o Musk teria direito a compensação.
Se isso é não receber nada não sei o que seja receber alguma coisa…
Enganei-me, são 51 mil milhões de dólares e não 21 mil milhões.
Um número interessante que Musk alega a seu favor: de 2018 a 2023 a Tesla criou 735 mil milhões dólares em valor para os acionistas.
Ou seja. ele só está a reclamar uns “míseros” 7% 🙂
As consequências do que ele pede não são uns míseros 7% da valorização para os accionistas…
O que ele obteria na prática são mais quase 10% da acções da empresa em detrimento dos restantes accionistas… dando-lhe ainda mais poder e diluindo o valor das acções dos restantes accionistas.
A questão é que Delaware basicamente disse que o voto de 75% dos acionistas não era relevante, porque um gajo com meia duzia de acções disse que achou errado.
O pacote nunca devia ter sido cancelado em primeiro lugar, não há qualque justificação e a Juiza pela abertura do processo fez basicamente uma ação politica para remover rendimento justo “ao homem mais rico do mundo” tudo isto era evitado se o tribunal fosse isento.
moved de Delaware é necessário para garantir que os acionistas são respeitados no futuro.
chega de imigração Portugal para os portugueses
concordo
Olha que surpresa? A criança birrenta da Tesla vem para as redes sociais insultar quem não lhe faz as vontades. Um gajo que nunca na vida soube o que é realmente trabalhar a sério. Nascido em berço de ouro conseguiu tudo com o dinheiro do papá e acha que deve receber 55 BILIÕES de prémio só porque decidiu ter um salário de 1 dólar para parecer bem publicamente. E isto de uma empresa que está em queda e da qual não é o acionista maioritário.
Andou (e continua) a desbaratar biliões com o novo brinquedo chamado Twitter e agora “ai, ai, que o guito não chega”? Azar, pode sempre ir tentar trabalhar a sério, para variar.
Ninguém, absolutamente ninguém, merece um prémio de biliões.
+1
O Trump também recebeu um “pequeno empréstimo de 1 milhão de euros” do pai. Vidas complicadas…
O Musk quer fazer as malas para Marte. Não quer ir de mãos a abanar.
55 mil milhões de dólares… ???
Tendo em conta que o ladrão do Biden quer roubar 25% do valor que os bilionários possuem, sendo que em cada ano que passa quer ir roubar mais 25% do total que o dito bilionário ainda tenha, mesmo que o que tenham seja em acções da bolsa e similar (forçando a venda)… não admira que tantos estejam ocupados a tentar saltar fora dos mercados e a guardar o dinheiro de todas as maneiras possíveis e imagináveis fora do alcance dos ladrões do governo dos EUA.
Tens medido a febre ultimamente? Não vês que não pode ser um imposto de 25% sobre o património, que absorvia praticamente todo o património em 4 de anos?
É 25%, como taxa mínima – sobre o rendimento anual, independentemente da fonte de rendimento (que pode ser o rendimento ações).
Achas muito? Já olhaste para as taxas de IRS em Portugal?
Enfim, quando a febre ataca, qualquer disparate é possível.
eu gosto é de ver a AT a querer roubar 95% dos lucros de mineração cripto sob o pretexto de ser amiguinho do ambiente!
Mas isso já acontece, tens é de vender as ações, ou querer cobrar sobre ganhos não realizado? é que se é assim tambem quero desconto sobre perdas não realizadas…
Tanto odio ao homem mais inovador e rico do mundo, a malta aqui dos comentário ainda deve viver com os pais mas andam de peito feito a criticar o Musk. Provavelmente a se borravam todos se chegassem perto do Musk mas enfim o maior feito deles deve ter sido ganharem 5 likes num comentário anti-musk.
É caso para se dizer: whatever.
Ele já vendeu 21 mil milhões . Para quem ganha 1 cêntimo não está mal.
Está tudo a arder para aqueles lados.
Bonus porquê? O que é que ele fez de excepcional no role de CEO desde a última reunião?
Ele que se deixe de coisas
Bonus é referente a 2018 quando o pacote foi aprovado e agora cancelado por uma juiza sem qualquer justificação só porque ele já tem dinheiro e ataca a esquerda Americana.
ele quer basicamente ficar com 9% dos ganhos que gerou aos acionistas de 2018 até 2021/22 quando as métricas foram compridas do plano de 2018.
Mais que justo, foi lhe prometido X se Y acontece-se, Y aconteceu só tem de ser atribuido X.