Tesla e AMD desenvolvem processador para veículos autónomos
O mercado dos veículos autónomos está a ganhar forma e cada vez mais começam a existir propostas maduras e prestes a chegar às ruas. Para além de toda a informação que estes veículos necessitam, é ainda importante a presença de um grande poder computacional.
Para garantir que tem o melhor processamento para os seus carros, a Tesla deverá estar a desenvolver, em parceria com a AMD, o seu processador dedicado a esta futura realidade.
Ainda não existe qualquer confirmação desta parceria, mas os rumores que a sustentam estão cada vez mais presentes e com mais informação.
Do que vem sendo falado, a Tesla terá conseguido aliar-se à AMD para criar o processador que os veículos da empresa de Elon Musk vão usar no futuro, quando forem autónomos.
A probabilidade deste rumor foi agora elevada, devido às declarações da CEO da GlobalFoundries, uma spin-off da AMD. Sanjay Jha revelou que a sua empresa está a trabalhar com a Tesla, sem revelar no entanto em que área.
Fontes ligadas ao processo adiantaram também que a Tesla já deverá ter recebido as primeiras unidades destes processadores e que terá também iniciado os testes para avaliar o seu desempenho.
A ideia da Tesla, ao aliar-se à AMD, é conseguir criar os seus processadores, deixando de depender diretamente de outras empresas e controlando todo o processo de desenvolvimento e até de fabrico.
Elon Musk já tinha apontado 2019 como o ano em que a Tesla apresentaria os seus carros autónomos. Tudo parece estar a encaminhar-se para que assim seja, seguindo o mesmo caminho da Waymo, da Intel e também da Nvidia, que está a trabalhar próximo da Toyota, Audi, Volvo e outras marcas.
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O objectivo não é poupar energia? E usam CPU x86? Boa sorte
Mas precisam de capacidade de processamento, os ARM estão muito bons, mas os X86 são outra fruta.
Para quem acha que os motores a combustão morreram e agora só há eléctricos, deixo uma pequena parte de uma entrevista ao gestor português que está à frente do 2º maior produtor da Europa, Carlos Tavares da PSA:
“Quem é que pensou na mobilidade como um todo? Quem calculou a pegada ambiental da produção de baterias para os automóveis eléctricos? Quem vai impedir que a reciclagem das baterias se transforme numa catástrofe? Quem garante que temos materiais para produzir as baterias de que vamos necessitar?”
Os motores a combustão estão mesmo condenados?
A resposta, por muito que custe a acreditar, é não. Depois da primeira onda no rescaldo do Dieselgate, em que um sem-número de cidades se apressaram a prometer banir a breve trecho os motores diesel (e os restantes a combustão logo a seguir), movimento que foi igualmente apadrinhado por uma série de países, começou-se a assistir a uma ligeira marcha-atrás, ainda que tímida – nem a opinião pública permitiria que se procedesse de outra forma. Esta quase meia-volta foi mais evidente no Governo alemão, mas este esteve longe de ser o único.
Fica aqui a entrevista completa de alguém com os pés bem assentes na terra:
http://observador .pt/2017/09/20/todos-os-construtores-apostam-nos-electricos-menos-a-psa-de-carlos-tavares/
Parece que não sou o único a achar um absoluto disparate declarar já morte aos motores de combustão sem termos nenhuma alternativa viável (o Tesla de que tanto falam e idolatram, custa pelo menos 40.000€, portanto não é qualquer um que o pode comprar).
A AMD está a apostar em estar em todo o lado!
Tem piada porque nesse artigo fala de um tema que eu já tinha mencionado a algum tempo que é o da “radiação electromganetica” eu tambem fico espantado com a pressa com que apresentam o carro electrico e a condução autonoma e fico com a pulga atrás da orelha do porquês , a mim cheira-me a esturro.
A AMD está em grande ultimamente. Sucesso atrás de sucesso. Aqueles threadripper então arebentam com tudo ☺️