PplWare Mobile

iOS 11: Atalhos do Wi-Fi e Bluetooth não desligam interfaces


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Álvaro Campos says:

    Característica? Pois, não é defeito é feitio!
    LOL

  2. henrique Almeida says:

    Acho muito parvo a opção. Só se mudassem o nome dos atalhos e não induzir em erro …..

  3. Rui says:

    Não é defeito, é feitio… Lol

  4. Hugo Santos says:

    Tenho o iphone 7 e gosto muito da Apple mas às vezes têm cada mania só porque sim… Neste caso não tem sentido nenhum, é uma estupidez.

  5. hjmargarido says:

    é um defeito…o comportamento é diferente de dispositivo para dispositivo, eu tenho um 5s e um 6s , no 6s sempre funcionou bem até nas versoes beta do ios11 enquanto no 5s só passou a funcionar bem a partir da versao 11GM…

    • TugAzeiteiro says:

      Pois claro… o hardware é diferente! Agora já percebes o porquê de tanto se falar mal de Windows e Android…. têm que fazer o OS para milhentos hardwares!

  6. Helder says:

    Só quem não tem e quer ter é que diz mal.

    Quem nunca se ligou ao Wi-Fi do café que “não está a funcionar hoje”, e depois desligou rápido o Wi-Fi para ir por 4G, e depois chega a casa e fica a gastar 4G porque se esqueceu de ligar o Wi-Fi outra vez?

    Por mim, é mais que vem vindo.

  7. WMC says:

    Eu tenho um 7, no meu tá bugado o do wi-fi. eu clico no atalho da central de controle para “desativar”( deixa o ícone cinza) em seguida bloqueio a tela e quando desbloqueio lá está o atalho ativado novamente (como a cor azul).

  8. Jona says:

    Sinceramente, ao contrario da maioria das ovelhas aqui, que se alguem diz que é estupido entao vai tudo atras a dizer o mesmo, acho que a ideia da apple é bem fixe ke o caminho é andar tudo sem fios e a apple ja comeca a ter bastantes…logo nao faz sentido o botao desligar tudo. Por meio de uma widget provalmente sera possivel desligar tudo ou seja com a mesma velocidade…nao vejo aki o stress…nao tenho nenhum iphone pq acho o OS limitado para a produtividade ke lhe dou mas desta vez a opcao da apple nao esta errada. Ja para lazer, acho o ipad uma escolha excelente….dai ter um 😉

    • rodrigojds says:

      ‘acho o OS limitado para a produtividade ke lhe dou ‘
      LOL

      • htcu11 says:

        ja tive um nokia n9 quando era meego (que agora o IOS copiou algumas coisas com swipes e o gestor de apps em background que é igualzinho), depois passei para o bb10 que em produtividade nao existia competitor (é claro que nunca vais perceber o que é produtivade que para ti é ir ao facebook e redes sociais)….depois do abandono do bb10 virei-me para o android…e no dia a dia e de ano para ano tenho visto o android a evoluir duma forma brutal….so quem usa no dia a dia é que percebe o que esotu a dizer…nao faclo de smartphones de caca com SO todo alterado e para pior..mas sim em android puro ou quase puro como o caso da htc. tenho um android nexus, um htc u11, um ipad mini 4, e no trabalho (que faço apps) testo dezenas de aparelhos por dia…até para colocar um raio duma build no iphone preciso de ligar o cabo ao mac…criar um perfil de proposito para aquela app…fazer build etc..no android…fazer build…meter no google drive..ir ao smartphone done…fica la no teu mundo de ilusao que eu fico no meu…gosto muito do IOS mas é em tablets..no brainer OS…mail, net, jogos e videos nao ha melhor…

  9. Alexandre Pires says:

    Eu acho que é a solução mais ridícula de sempre.
    Caso ajude
    https://support.apple.com/en-us/HT208086

  10. NoHater says:

    depois do face id, agora essa? mais de 1000 euros por um ios não devia acontecer isso. LoL

  11. pedro figueiredo says:

    No Android é basicamente a mesma coisa. Desligas o wifi. Mas o interface continua ligado para outros fins.

  12. Tiago says:

    Faz algum sentido porque o AirDrop precisa disso para funcionar. E na Apple sempre disseram que não é preciso desligar as interfaces pois o iOS sabe gerir muito bem esses consumos. No Android e que tens mesmo de desligar tudo porque se não continua a gastar bateria, eu nunca desligo o wifi nem o Bluetooth. E acho muito bem que tenham alterado isto no control center. Porque muitas vezes eu so quero desligar-me da rede que estou e nao quero ser chateado por janelas de aviso a dizer que devo ligar o Wi-Fi porque melhora a precisão e bla bla bla.

  13. Kabindas says:

    É muito simples : ou está ligado ou está desligado. Se o user manda desligar e continua ligado está errado, não sei onde está a duvida nisso.

    • int64 says:

      Queres desligar faz o que a Apple diz:

      If you want to completely disable Wi-Fi and Bluetooth for all networks and devices, follow these steps:
      To turn off Wi-Fi, go to Settings > Wi-Fi and turn off Wi-Fi.
      To turn off Bluetooth, go to Settings > Bluetooth and turn off Bluetooth.
      For the best experience on your iOS device, try to keep Wi-Fi and Bluetooth turned on.

      Ou até mesmo pelo Siri: “Siri, turn off bluetooth” ou “Siri, turn off wifi”

      About Wi-Fi and Bluetooth

      In iOS 11 and later, when you toggle the Wi-Fi or Bluetooth buttons in Control Center, your device will immediately disconnect from Wi-Fi and Bluetooth accessories. Both Wi-Fi and Bluetooth will continue to be available, so you can use these important features:
      AirDrop
      AirPlay
      Apple Pencil
      Apple Watch
      Continuity features, like Handoff and Instant Hotspot
      Instant Hotspot
      Location Services

  14. filipe says:

    tenho exactamente o mesmo problema. parabens ha apple 10 anos depois temos um botao de atalho para dados moveis! ok com o 3d touch a malta a tinha, no entanto eu tenho o modelo 5s. vou buscar agr o 7 mal baixe de preço! abraços sou ultilizador assiduo da pagina

  15. ervilhoid says:

    podiam ter adicionado opção para escolher o comportamento

  16. André says:

    Simplesmente…
    Usem com as características que tem!!!
    Não queiram mais do que está feito, se alguém desenvolveu assim, acredito que tenha as suas razões.
    iPhone 6 Plus + Apple Watch 2
    Tudo a funcionar como deve ser.

    Não faz sentido nenhum desligar o Bluetooth do carro e perder a coneccao ao Apple Watch, pois não ?!
    Opção muito bem desenhado.

    Adaptem-se.

    Atentamente,

    • Vítor M. says:

      Mas como a Apple fez é que tem lógica. Foi muito bem pensado. Quantas vezes estamos em locais com WiFi terrível e queremos usar o nosso 4G? Desta forma, mantemos a tecnologia WiFi ativa para opções como o AirDrop e navegar com 4G. Mas há muitos exemplos.

      Para que quero ter o Bluetooth ativo para o exterior se só necessito dele para acessórios ou outros dispositivos Apple?

      Muito bem pensado, mas quem não tem, vai dizer que é BUG 😀 😀 😀

      • Tiago says:

        Exatamente! Eu acho que foi muito bem pensado e o facto de dizer logo a qual rede estamos conectados também é bastante útil.

      • Nuno says:

        Tem uma lógica para ti. Lógica: Desligar WiFi (excepto A, B ou C). Lógica para todos os que não são Fans como tu tens vindo a mostrar: Desligar WiFi (Desliga tudo, agora se é desligando mesmo a interface ou não, o resultado final é ter que desligar tudo o que está conectado ponto final).

        • Vítor M. says:

          Tem lógica sim, se utilizasses verias que tem e que faz muita falta.

          • Nuno says:

            Mas lá estás tu… Agora dizes que eu não uso porquê? Quem te disse que eu não uso?

          • Vítor M. says:

            Tu é que disseste, porque se usasses verias que faz sentido desativar para certas coisas mas para outras não e como está pensado, funciona dessa forma. Posso querer desativar o WiFi para navegar com 4G mas usar o WiFi para o AirDrop, por exemplo. Se usasses, verias que o que dizes é descabido.

          • galo says:

            Isto nem é mal pensado de todo, mas como alguém disse, tem mais lógica ainda o “Wifi inteligente”…
            E poderiam ter alterado o nome ou icone, para nao induzir em erros..

          • Vítor M. says:

            Provavelmente… mas é uma questão de hábito, assim como há muitas funcionalidades que existem e as pessoas, muitas delas, ainda não sabem a totalidade da sua ação. Há que trabalhar para informar, já que a Apple, como dizes, não facilitou.

      • Vitor says:

        Eu tenho uma opção de ter dados e Wi-Fi em simultâneo.. não é novidade isso..

      • Gerson says:

        Boas,
        Já agora pq é que os dados moveis a desligar nas definições demora “3 anos” a desligar, as vezes clico 3 vezes ele fica travando so a ligar e a ligar.
        Já instalei no 10 de inicio no 11 continua uma lentidao nas definiçoes a desligar e a ligar os dados moveis.
        Obrigado pela atenção

      • Carlos says:

        Hombre, quem está a dizer que é bug é o pessoal que está a bisbilhotar com atenção o novo iOS 11. Esse argumento da inveja já começa é a fazer vómitos.
        Quanto ao primeiro ponto que fazes, não é precisamente para isso que serve o Wi-Fi Assist? Este aqui, ó: https://support.apple.com/en-us/HT205296 Ou estás a dizer que o Wi-Fi Assist, que está ligado por omissão, não funciona?
        Quando ao segundo, o que estás a dizer é que o botão do Bluetooth o que faz é esconder o dispositivo, ou seja, torná-lo não detetável. Se calhar então não devia, sei lá, simbolizar isso?

        • Vítor M. says:

          Vomito provoca essa falta de informação… porra!!! É que vocês confundem as coisas isso sim é estranho. Porque o Wi-Fi Assist se a ligação for lenta, comparativamente à que tenho no 4G (não é no limiar da qualidade ou mesmo da quantidade de sinal) ele não muda nada, carrega mais lento, até porque eu com 4G no meio de uma esplanada ligada ao WiFi do estabelecimento, consigo ter melhor qualidade e i Wi-Fi Assist não é necessário, há WiFi necessário para navegares, mas eu prefiro usar o 4G porque está mais rápido.

          “Se calhar então não devia, sei lá, simbolizar isso?” Mas há, porque são diferentes quando está inativo ou quando está desligado, por isso é que as pessoas têm primeiro que conhecer estas novidades. Já referi isso mil vezes, podem dizer as vezes que entenderem que é BUG, que não é não senhor, é uma funcionalidade que faz muita falta e que traz vantagens em muitos casos, alguns exemplos já foram referidos.

          Não é uma questão de inveja meu caro… é mesmo ignorância 😉 sim, dá vómitos a ignorância induzida…

    • Nelson R. says:

      Faz sentido o que dizes. Mas não se podem esquecer que nem todos têm Apple Watchs nem outros equipamentos com AirDrop ou AirPlay. O melhor seria, se tens outros iDevices, o comportamento introduzido faz sentido, desligas bluetooth ou wi-fi e os serviços mantêm-se activos para manter a ligação aos iDevices, caso não tivesses mais iDevices, a função deveria ser desligar completamente os serviços. Mas lá está, são tudo opiniões e topdas elas são válidas quando não são insultos.
      Também poderá estar aqui a começarem a surgir motivos para que o Jailbreak ainda faça sentido, caso a Apple não melhor estas interfaces. Até porque têm sido impulsionadores de novas funcionalidades.

  17. André R. says:

    Mais valia trocarem a designação de turn off para disconnect

    • Vítor M. says:

      Não, acho que não é off, isso era desligar. Poderia ter sim, no meu entender, um botão, dentro do grupo no Centro de Controlo, que fosse 3D Touch e aí sim ter a possibilidade de desligar mesmo. Mas isso trazia outro problema 😀 e a Apple contornou isso.

      • Nuno says:

        No comentário anterior disseste “Mas como a Apple fez é que tem lógica. “. Mau, agora no teu entender já podia ser diferente?

        • Vítor M. says:

          Estás a baralhar as coisas. Não podes truncar os temas. Tem lógica como pensou e colocou a opção de inativar as conexões para determinados cenários, isso está muito bem conseguido, não tem lógica é poder qualquer pessoa no Centro de Controlo com o iPhone bloqueado desligar os dados e, com isso, interromper a opção Encontrar. São coisas diferentes ok?

          • Nuno says:

            Quem está a baralhar as coisas és tu. Se o botão diz desligar algo porque é que teria um comportamento diferente?
            Se eu meter sem portagens do Algarve para Lisboa vou por Vila Franca mas a verdade é que daria jeito que calculasse pela ponte. Sem portagens é sem portagens, desligar é desligar. 0 é 0 e 1 é 1.

          • Vítor M. says:

            No botão do Centro de Controlo não diz desligar ¯\_(ツ)_/¯ se usasses….

  18. Jorge Ribeiro says:

    Mas quem não tem applewatch e outros dispositivos ligados via wi-fi e Bluetooth, qual o objetivo de estarem em suspensão? é só desculpas para um bug que existe e mais tarde numa atualização irá ser resolvido.

    • Vítor M. says:

      Esse é um exemplo sem cabimento. Se não tens Apple Watch, se não tens nenhum dispositivo BT, para que raio tens o BT ligada? Para dar mais luz e cor no Centro de Controlo?

      Usem a cabeça 😉

      • Gerson says:

        Boas, Eu tenho bluetooth no rádio do carro, mas sempre que ligo o carro o iphone não emparelha automaticamente, muita vez tenho que ligar o bluetooth antes no iphone para depois ele emparelhar com o carro e muita vez ele não emparelha, essa situação do bluetooth no control panel resolve a situação? obrigado pela sua atenção!

        • Vítor M. says:

          Eu tenho o meu iPhone emparelhado com o carro também e não tenho esse problema. O que pode fazer é apagar todos os dispositivos emparelhados, depois voltar a emparelhar, pode ter havido algum problema e ele agora não segura o emparelhamento.

          • Gerson says:

            O meu segura o problema é que ele nao emparelha automatico tenho que ir sempre as definicoes todas asvezes que ligo o carro

        • htcu11 says:

          é normal que tenhas de ligar o bluetooth antes no iphone….o meu android antigo (htc 10) era igual…tinha ke ligar primeiro o bluetooth no aparelho..ao ligar o carro a primeira coisa que o carro vai fazer é ver se tem aparelhos bluetooth activos, se tiver liga logo…se deixas passar o arranque..é possivel que a deteccao seja feita de forma menos agressiva (para poupar bateria do carro) logo é normal isso…é claro que se ligares depois do carro ligado..ele devia reconhecer nem que fosse meia hora depois..no meu htc 10 tinha que fazer manual como tu…no meu htc u11. tenha ligado ou desligado liga na boa…mas tambem nao preciso de desligar o bluetooth que nao consome praticamente nada…alias nem tu devias desligar o bluetooth 4.2 nao consome nadinha. com wifi/bluetooth/4g ligado dura-me 1 dia e meio a 2 dias… sem o 4g dura-me 2 dias a 3 dias…comprassem telemoveis de jeito que nao andavam a rasca a poupar todos os minutos do telemovel 😉 a desligar todos os servicos..lol..

  19. Marco B. says:

    Se eu fizer long presa no atalho do WiFi vou para as settings de WiFi como no Android?

    • Alvaro Campos says:

      No Windows acontece o mesmo, carregando longamente no ícone vamos para as definições do WiFi se dermos somente um pequeno toque ele desliga (desliga mesmo!)

  20. Aníbal says:

    Quando o atalho para desligar os dados móveis surge na versão 11 de um SO, acho que está tudo dito…

    • Tiago says:

      Isso só me traz mais uma razão para não dar acesso ao centro de controlo a partir do ecrã bloqueado, eu nunca desligo os dados, são uma mais valia caso perca ou me roubem o telemóvel. Se esse atalho estiver disponível no control center é bem mais fácil para ser desligado por alguém com más intenções. Mas pronto, o que interessa é poder desligar tudo, tipo Android.

  21. Vítor M. says:

    Podem dizer o que entenderem, mas tem a sua lógica, embora seja necessário explicar às pessoas (aos utilizadores e aos futuros utilizadores).

    Quando desligas o Bluetooth ou o WiFi no Centro de Controlo, estás a realmente a desabilitar de algumas ligações, as externas por exemplo, porque o sistema mantém esta conectividade ativa para outras funções que podem necessitar destas tecnologias, como por exemplo usar o AirDrop, AirPlay, Apple Pencil, comunicar com o Apple Watch, usar os serviços de localização, entre outras funcionalidades.

    Está bem pensado sim senhor, apenas deveria, no meu entender, ter o botão, dentro do grupo uma ação, 3D touch e com um clique mais forte desligava completamente, para não termos de ir às Definições.

    Mas realmente é muito bem pensado, posso querer desligar o WiFi de uma rede lenta, como muitas vezes acontece em estabelecimentos com redes públicas, manter o sistema ativo para as funcionalidades do meu Watch, por exemplo, mas navegar com 4G. Foi muito bem pensado.

    • Nuno says:

      Lá estás tu faccioso. Quando tem lógica (pelo menos no senso comum) não é preciso explicar a grande parte da população nem dá azo a um grande número de diferentes interpretações.

      • Vítor M. says:

        Olha que não Nuno, há coisas que não tem lógica e já expliquei, Por exemplo, não tem lógica em podermos ter no Centro de Controlo acesso a desligar os dados quando isso vai “parar” a App e o serviço Encontrar. Isso é uma cena que a Apple parece ter dificuldades em perceber… agora, neste caso, estão alinhados com as necessidades dos utilizadores. Como referi, a mim dá-me imenso jeito poder ter desligado o WiFi para as ligações web mas ter o WiFi para o AirDrop. Isto porque em vários locais onde o WiFi é fraco e uso os dados 4G. Além disso, a Apple integrou várias outras tecnologias e outros acessórios que precisam disto desta forma. A visão está correta, não tens como contornar isso 😉

        • Nuno says:

          Vá eu ajudo-te. Começa por investigar o conceito “Usability” quer em negócio quer em programação e verás que o que estás a dizer é uma feature diferente.

          • Vítor M. says:

            Estás a dizer que ajudas e apenas misturas tudo. Volto a repetir, se usasses verias que faz falta uma funcionalidade destas, no dia a dia há imensos cenários de usabilidade (não vou usar Usability para não parecer snob) que implicam uma série de manobras, ora, com esta nova funcionalidade, algumas dessas manobras ficam mais simples.

  22. Artur says:

    Sai mais uma fantástica salva de palmas para a Apple!!!! Muito bom!

  23. José Carlos says:

    É incrível como se defende um BUG (sim, trata-se de um bug) como se de uma característica de trata-se! Se não é um BUG então a Apple não irá corrigir esta situação, correto? Vamos aguardar!

  24. Nunes says:

    Engraçado é eu acordar estas ultimas noites com notificações quando pensava que estava a desligar o wifi no control center…

  25. piri_vm says:

    A meu ver tem toda a lógica.
    Poderia ser melhorada a meu ver. Por exemplo adicionar o carro como fiável e quando carregar no atalho desligar tudo menos o carro ou os dispositivos fiáveis (estou a falar sem saber, porque ainda não testei se é assim). Uma opção para escolher o funcionamento também seria útil.

    • Vítor M. says:

      Sim, tal como faz com os computadores, fazia todo o sentido ter os “fiáveis” sim. E como referi, poderia ter mais uma opção para desligar mesmo. E outra coisa que continua a estar mal pensada (até pensei que tinha sido resolvida, mas testei e continua errado). Por exemplo, se perdermos o smartphone ou se ele for roubado, o larápio com o iPhone bloqueado pode, neste caso, desligar ou inactiva parte da função do WiFi e dos dados 4G…. perdendo assim o utilizador a possibilidade de usar o sistema Encontrar. Está mal, isso obriga a desativar o Centro de Controlo com o ecrã bloqueado, oq ue “capa” a utilização e usabilidade desta ferramenta. A Apple está a ver mesmo mal.

  26. Paulo Rodrigues says:

    Sinceramente, isto não é um bug e a explicação da Apple é simplesmente “brilhante”. Eu não quero um botão “dummy”, quero um botão que faça aquilo para que deveria ter sido concebido. Se tenho o botão na Central quero que ele desligue a função, não preciso que fique a aguardar por outros aparelhos que eventualmente se possam ligar ou que até nem se venham a ligar de todo. É para desligar, não é para ficar à espera.
    Gosto da Apple, mas às vezes inventa porque quer. Adicionou algumas funções que existiam com os tweaks que se podiam adicionar com o jailbreak, parecia que estavam mais dispostos a ouvir os seus clientes/ utilizadores, mas no fim fazem como entendem que deve ser, defraudando os seus clientes.

  27. Ricardo says:

    Ja alguem tentou tirar uma print screen , meter em silencio e voltar tirar print ? o meu ficou bugado ja nao consigo ver a print nem editar com o markup

  28. Tiago Silva says:

    Tenho o iphone 7 estou muito contente com ele e o novo control center está muito fixe, mas de facto para mim esta funcionalidade ao contrário do que se escreveu é bastante parva, ainda ainda poderia concordar com a parte do wifi de desligar para usar o 4G mas e em relação ao bluetooth não faz sentido nenhum, se desligo todos os dispositivos para que quero que ele continue activo? E ainda por cima o desligar o bluetooth está com bugs, tenho um relógio da Garmin que sempre tive ligado ao iphone e agora com o IOS11, dá-me erro algumas vezes a dizer que tenho q activar o bluetooth, quando ele está activo e tb me acontece ter o bluetooth activo e a app da garmin simplesmente n vê o relógio…
    Espero que a apple pelo menos adicione a possibilidade de ligar/desligar o bluetooth ao control center num prox update…

  29. jorge says:

    no meu ipad acontece o mesmo
    eu gosto de controlar a tech e nao ao contrario

  30. pedro says:

    Este iOS ainda tem bastante falhas, tem que lancar uma versao de correcção depressa, ja para não falar que o consumo de bateria, pelo menos no meu 6s aumentou drasticamente

  31. António says:

    funciona bem no meu 6s

  32. Pedro says:

    Tenho o 7 está acontecer o mesmo e posso dizer que desde que instalei o novo IOS a bateria vai num ápice…

  33. Pedro Santos says:

    Alguém notou um consumo exagerado de bateria?
    Antes da actualização estava com cerca de 80%, depois da actualização, em cerca de 4 horas fiquei com 20%.

  34. Donnie says:

    Isso gera um problema para aqueles preocupados com segurança/privacidade, em algum momento o utilizador poderia ter a necessidade de parar a transmissão de beacons do sinal Wireless, neste caso isso não acontece.

  35. Ricardo Machado says:

    Pois já tinha reportado à um mês atrás…na versão beta… e não o corrigiram.

    Outra questão que encontrei foi … alguém descobre como desinstalar os “autocolantes” que instalamos para usar durante as sms?

  36. Junior says:

    Tô com uma duvida, quero saber se tem como tirar os dados moveis do painel de controle. pq caso eu seja assaltado fica mais facil de o ladrao desativar os dados e eu nao conseguir rastrear o meu celular.

  37. Alípio Albuquerque says:

    Boas. Não sei se se passa o mesmo convosco, mas a atualizacao para iOS 11 foi a pior coisa que poderia ter acontecido ao meu iPhone 7. Até aí, um espectáculo, tudo funcionava bem. Desde a atualização, o Wi-Fi está sempre a ligar e desligar e em sítios onde anteriormente tinha largura de banda óptima, agora demora 2 ou 3 minutos a abrir uma simples página. E anda sempre a passar-se para 4g, desligando o Wi-Fi. Por vezes até me pede novamente a palavra passe do Wi-Fi, e desligando-o e ligando novamente, lá se liga a arrastar, mas sem pedir palavra passe. É de doidos. Como comentado anteriormente também, o Bluetooth do carro já não liga automaticamente, é preciso ligar manualmente. Mudei de android para iOS porque isto eram coisas que costumavam aparecer nos androids que tive, coincidentemente sensivelmente aos 2 anos e pouco (fora da garantia). Depois disto já nem sei o que é melhor realmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.