Terminaram os processos da Apple e Microsoft contra o Android
Guerra de patentes da Rockstar contra o Android chegou ao fim
A posse das patentes da Nortel, detidas pelo consórcio RockStar, estava a ser a arma usada para atacar as empresas que utilizam o Android como sistema operativo nos seus dispositivos.
Eram vários os processos a decorrer, sempre com a alegação de que várias das patentes detidas estavam a ser infringidas e utilizadas sem qualquer autorização.
Mas estes processos chegaram ao fim, graças à venda de grande parte dessas patentes pela RockStar à RPX. Para além da venda das patentes, a rockStar concordou também em desistir de todos os processos actualmente em curso, associados a essas patentes.
A RockStar é um consórcio de empresas, que incluem a Apple, BlackBerry, Microsoft, Ericsson, Sony e outros gigantes da industria, e que conseguiram comprar um portfólio de mais de 6 mil patentes que estavam na posse da Nortel. A compra destas patentes pela RockStar aconteceu depois da Nortel ter declarado falência, em 2011.
A venda destas patentes à RPX, uma empresa associada à gestão de patentes de risco, deverá ter rondado valores muito mais baixos que os originais 4,5 mil milhões de dólares que inicialmente foram pagos pelas empresas que fazem parte do consórcio RockStar.
Os valores adiantados indicam que os valores desta aquisição devem rondar os 900 milhões de dólares, bem como a manutenção da utilização das patentes por parte das empresas da RockStar.
A compra original das patentes da Nortel tinha um propósito bem claro. A ideia era manter longe das mãos da Google, e dos seus parceiros que usam o Android, todas as patentes disponíveis e entrar com acções contra estes em tribunal.
Lentamente e após alguma guerra nos tribunais a RockStar foi conseguindo os seus intentos e foram surgindo acordos de utilização de patentes, nomeadamente o que conseguiram estabelecer com a Google.
Não é claro para já quais as patentes que foram vendidas e nem quais as que eventualmente ficam do lado da RockStar. Existe porém a certeza de que faz parte do acordo de venda o fim de todos os processos contra as empresas que supostamente utilizavam estas patentes sem a devida autorização.
É também importante frisar que a compra das patentes da Nortel pela RPX não vai abrir uma nova frente na eterna batalha das patentes e da sua utilização.
É sabido que grande parte das empresas que estavam a ser alvo de processos têm já acordos com a RPX para a sua utilização, não se prevendo por isso qualquer novo processo em tribunal.
Fica assim terminada mais uma guerra de patentes e que tem levado as principais empresas a lutarem em tribunal para mostrar que as concorrentes usaram indevidamente as patentes que possuem e que pretendem impedir que usem.
Este artigo tem mais de um ano
“A compra original das patentes da Nortel tinha um propósito bem claro. A ideia era manter longe das mãos da Google, e dos seus parceiros que usam o Android, todas as patentes disponíveis e entrar com acções contra estes em tribunal.”
A história está mal contada.
– A Google não quis entrar no consórcio para a compra das patentes da Nortel
– Quis comprá-las separadamente, com a Intel.
– Fez subir os preços de licitação até valores impensáveis. A sua última oferta foi de 4,4 mil milhões de dólares
– O consórcio Rockstar (Apple, Microsoft, Sony e outros) comprou as patentes por 4,5 mil milhões de dólares.
– A seguir a Google foi comprar a Motorola (só lhe interessava as patentes) por 12,5 mil milhões de dólares.
– O consórcio Rockstar pôs diversos em tribunal contra a Google e vários fabricantes Android por se recusarem a pagar pelas licenças das patentes.
– A Google já tinha chegado a acordo quanto ao pagamento das licenças da Rockstar.
http://www.fosspatents.com/2013/11/failed-44-billion-bid-for-nortel.html
Resumiste bem. Qual foi o intuito da formação do consórcio? Foi não permitir que essas patentes caíssem nas mãos da Google.
Porque comprou a Google a Motorola? Para ripostar com patentes, algumas “cedidas” à Samsung em processos contra a Apple, por exemplo.
Claro que não foi SÓ por isto, mas os maiores processos onde estiveram empresas desta novela, os maiores processos com pedido de indemnizações, foi sem dúvida pelos motivos que descrevemos.
Há pessoas que se esquecem que embora neste consórcio estejam alguns dos principais distribuidores Android, como a Sony, estes são muito antes parceiros Microsoft, Ericsson, Apple (sim, porque vários componentes da Sony formam os iPhones, por exemplo), etc… isso vai para além do “usar” android da Google.
O que é que tem o módulo de câmera do iPhone a ver com estas patentes da Nortel?
Nada…
Quem? Estou a falar em termos de empresas envolvidas. Escrevi português 😉
Acho muito bem!!!
Não concordo com este tipo de “guerras” de patentes.
apple a marca dos maricas!!!
“Terminaram os processos da Apple e Microsoft contra o Android”
Que título mais “estranho”
Não só a Rockstar tinha a Sony como um dos seus donos – um dos fabricantes Android mais importante – como a actividade da Rockstar ía muito além de fabricantes de aparelhos Android. Para além disso quase todos os processos judiciais da Rockstar relativamente a patentes já tinham sido praticamente resolvidos, antes disto!
Quanto ao preço das patentes, é irrelevante! As 2mil patentes mais importantes já tinham sido divididas entre as empresas donas da Rockstar ou tinham sido vendidas.
Desviaste bem ali a conversa a meio para justificar o teu comentário. 😉
Embora já os tivesse resolvido “quase todos”, uma grande parte eram sobre dispositivos Android. O título resume bem o que termina agora. Depois terminas com um dos pontos mais sensíveis. As empresas que fazem parte desse consórcio compraram e usaram essas patentes… agora vê quantas delas depois de terem as patentes em sua posse não levantaram processo em tribunal.
lol
Eu digo quase todos porque não faço ideia se há casos judiciais pendentes que não foram noticiados, pois aqueles que foram estão resolvidos! Em segundo lugar, e repetindo-me, os processos da RockStar íam além do Android – o Android não era o foco da sua existência! O caso da Cisco foi tão mediático quanto o da Google. E sendo a Sony um dos intervenientes, então ainda mais sem sentido fica essa “vitimização” do Android!
“agora vê quantas delas depois de terem as patentes em sua posse não levantaram processo em tribunal.”?????????
Não dá para perceber nada do que queres dizer com isso!!!
É isso. Basicamente é isso. As maiores contendas em tribunal tiveram empresas que comercializam dispositivo Android.
A Cisco não tinha nada a ver com Android, lol
Fazendo as contas ē assim:
– o consórcio Rockstar comprou 6000 patentes da Nortel por 4,5 mil milhões de dólares
– 2000 patentes, as mais valiosas, foram distribuídas pelas empresas que formavam o consórcio
– 4000 ficaram na Rockstar, que agora as vendeu por 900 milhões de dólares à RPX, que irá cobrar licenças pela utilização dessas patentes. Com isto a Rockstar termina e terminam os processos que tinha em tribunal contra fabricantes Android que não queriam pagar pelas icenças.
Na verdade a história é um bocado mais embrulhada, porque além de processos em tribunal da Rockstar, havia também processos em tribunal instaurados por empresas que pertenciam ao consórcio Rockstar, mas por causa de patentes que receberam na distribuição das 2000. Destes processos não se sabe nada, embora tenha havido um compromisso entre a Apple e a Google para se resolver as disputas sobre patentes fora do tribunal.
P.S. A questão nunca foi impedir a utilização das patentes pelos fabricantes Android. Foi sempre entre o dinheiro que quem as comprou pedia por elas e o que esses fabricantes queriam pagar. Com as patentes que a Google recebeu quando comprou a Motorola foi o mesmo. O post cai no maniqueísmo dos bons dum lado (Android) e maus do outro (Rockstar) – por acaso a Sony está nos dois 🙂
“Just business”.
http://www.reuters.com/article/2014/12/23/rpx-rockstar-ip-idUSL1N0U70YQ20141223
Certo, contudo e pegando no que estás a dizer, os princípios não são oposto, os que vês no post. A realidade, tal como falaste, inicia-se com a especulação face ao valor inicial do pacote de patentes detidas pela Nortel e como disseste e bem, a Google quis esse pacote de patentes mas não em modo consórcio com os que ganharam. Alias, nem interessava. Lembra-te do que estava a acontecer entre a Oracle e a Google. Se reparares bem e os dois resumos que fazes são disso exemplo, há sempre um denominador comum, o Android e um empresa “contra” outras, a Google, pelo meio acrescenta de um lado a Motorola e a Samsung e do outro a Apple e a Microsoft.
Claro que isto vai muito mais além do “este contra aquele”, é certo, avaliando por alto o que não se sabe, o que se sabe em parte e o que sabemos pelas notícias dos acórdãos dos tribunais (sim, os processos jurídicos foram a face de tudo o que estás a relatar) facilmente vemos quem é que estava de um lado e que estava do outro.
Va google agr crescam e lancem apps para windowsphone como existem para ios, o mercado seria mais justo e equilibrado. Comprei um lg g3 por 400euros e so posso dizer que foi das melhores compras que fiz, no entanto ficaria satisfeito de ver o WP subir na quota de mercado ja que em low/mid end sao os melhores tlms principalmente low end