Tendências – 8 excitantes tecnologias para smartphones em 2016
Estão à porta vários eventos que irão mostrar as tendências que ditarão a moda tecnológica para este ano. Com tanta tecnologia já ao dispor, será que há espaço para mais?
Muito mais! Fique atento a 8 excitantes novidades durante este ano, entre elas a Realidade Virtual, o super rápido LTE e outras fantásticas inovações.
Que tendências poderão chegar em breve ao seu bolso?
Este ano os smartphones irão aparecer mais inteligentes e mais audazes no que podem fazer. Irão querer interagir cada vez mais com a sua casa, com o seu carro e, sobretudo, com o seu modo de viver. E como?
Simplesmente este será o ano que para vender mais as empresas terão de inovar mais, terão de criar no utilizador necessidades que nem eles imaginam que irão sentir.
1 - Realidade Aumentada e Realidade Virtual
Cada vez mais vemos aparecer suportes para podermos usar os smartphones nos mundos virtuais. A Google já prepara uma divisão de Realidade Virtual, a Samsung aposta cada vez mais nos seus Gear VR, a Microsoft e o Facebook são empresas que apostarão forte nesta tecnologia.
Estes players querem que a visualização estereoscópica de conteúdos chegue cada vez mais ao utilizador via smartphone e, por isso, enriquecem esta experiência com projectos complementares, como o Projecto Tango que localiza o utilizador num meio e identifica os objectos circundantes fornecendo informações sobre os mesmos.
Mas há mais sobre este assunto. Vão ser colocados novos sensores que permitem com mais exactidão medir a distância, como faz hoje o Kinect da Microsoft, que identifica gestos e os transforma em comandos.
Estas tecnologias em conjunto irão permitir mais informação detalhada, identificação autónoma de pessoas e objectos, envio de conteúdos personalizados com identificação da pessoa que está numa sala de reuniões, por exemplo, sem que o utilizador tenha de dizer quem é quem.
Mas o primeiro passo será já dado pelo Projecto Tango que deverá ser lançado em meados deste ano e, segundo os mais recentes relatórios, este terá um preço de 650 dólares. A própria Intel está a entrar neste mercado e vai lançar também um smartphone compatível com o projecto Tango com um kit de desenvolvimento de software e uma câmara 3D por 300 dólares. Isso são passos certos e firmes na adjudicação da realidade virtual na vida de cada um de nós.
2 - Alta Velocidade Wireless
Os conteúdos, como as grandes imagens obtidas pelas potentes câmaras fotográficas, os vídeos 4K, os mapas cada vez mais detalhados e os dados das aplicações mais dependentes da cloud exigem ligações LTE e Wi-Fi mais rápidas e com mais qualidade.
Alguns dos mais influentes fabricantes de smartphones têm anunciado que vão apresentar em Barcelona, onde o Pplware vai estar a cobrir o evento Mobile World Congress, tecnologias de comunicação que preenchem esses requisitos e que são conseguidas com o novo chip Qualcomm Snapdragon 820. Este chip traz um modem LTE que pode atingir velocidade de download de 600Mbps (Megabits por segundo) e velocidade de upload de 150Mbps.
Também veremos este ano, pela primeira vez de forma massiva, o suporte LTE-U nos smartphones. O Snapdragon 820 vem também equipado com tecnologia WiGig, que permite ligar os dispositivos aos ecrãs e a outros periféricos via wireless. A Qualcomm refere que o WiGig é até 3 vezes mais rápido que o Wi-Fi 802.11ac. Contudo, nem todos os smartphones irão ser equipados com estas tecnologias wireless, especialmente com WiGig.
3 - Computação Cognitiva
Pese o facto de haver várias frentes no desenvolvimento de conceitos nesta matérias, há já tecnologias prontas a avançar. Também aqui a Qualcomm tem uma palavra a dar pois quer colocar nos smartphones tecnologia para esta aprender com o utilizador e decidir por ele.
Um dos pontos fortes que a empresa está a apostar é no reconhecimento de imagem a aplicações com base na localização. Os smartphones com o Snapdragon 820 podem ser treinados para compreender os padrões de utilização por meio da análise e classificação de um som, da localização, da imagem e de outros dados.
As capacidades de computação cognitiva está a ser desenvolvida pela plataforma Zeroth da Qualcomm que estuda o comportamento neuronal.
A Qualcomm já apresentou um smartphone que imediatamente identificou as pessoas e marcou os seus nomes após uma foto ser tirada, bem como a marcação de fotos no Facebook. Neste caso, o processamento acontece localmente e não depende de servidores de aprendizagem profunda remota. A Qualcomm alega que tem cerca de 30 aplicações em mente para esta tecnologia.
4 - Gráficos mais Rápidos
Os smartphones são cada vez menos telefones e mais centrais modernas de entretenimento doméstico. Este novo tipo de cenário exige gráficos poderosos que por sua vez terão, como já vimos, de alimentar as tecnologias de Realidade Virtual assim como os conteúdos multimédia em 4K.
Neste ano iremos ver que os dispositivos low-end já irão suportar vídeo de alta definição total, enquanto os dispositivos high-end serão equipados com GPUs ainda mais rápidos Qualcomm e ARM.
Este ainda não será o ano para os processadores gráficos da Nvidia. Pese o facto de serem os melhores GPUs para dispositivos móveis, ainda falta algum suporte para estes processadores. Os smartphones ainda não possuem ecrãs 4K (de forma transversal e em quantidade) e para tirar proveito iriam ter necessidade de os ligar a TVs para transmitir os vídeo ou jogos.
Leia também: 7 novas tecnologias que irão revolucionar o mundo
5 - Ecrãs melhorados
Por falar em ecrãs, é clara a evolução dos mesmos onde as cores e a nitidez está muito mais apurada. As resoluções acima dos 1440 x 2560 pixels já começam a estar disponíveis numa grande variedade de dispositivos da linha da frente.
Também há quem aposte que este será o ano dos ecrãs dobráveis. Pelo menos é assim que pensam os analistas da empresa Morgan Stanley. Segundo eles este ano iremos ver já produtos finais com ecrã OLED dobrável e que se expandirão nestes próximos dois anos. Na CES, a LG mostrou um ecrã OLED flexível que poderia ser enrolado, poderá tornar-se numa tendência?
6 - USB Tipo-C
Esta novidade irá equipar quer os smartphones topo de gama como os entrada de gama.
Irá ser a solução tanto para carregar os dispositivos como para transferir dados e até mesmo para estes pequenos equipamentos poderem ter uma ligação aos ecrãs e a discos de backups, como é o caso da oferta da Samsung que tem um SSD T3 de 3TB que poderá ser ligado com este cabo. Mas há mais novidades que irão ver as portas abertas com a utilização desta nova norma.
7 - Chips mais rápidos e melhorias de hardware
Este ano, tal como ordena a evolução da tecnologia, os chips serão mais rápidos, mais pequenos, serão colocados mais sensores no mais curto espaço e aparecerão provavelmente equipamentos com memória RAM DDR4. O mote será maior performance e menor consumo de bateria.
As baterias serão também a tendência para este ano, a aposta é haver mais disponibilidade energética para permitir que o utilizador tenha um aproveitamento maior do seu smartphone.
8 - Carregamento sem fios
O carregamento sem fios é outra das tendências que se tornará um trunfo para mais equipamentos. Será uma opção que chegará ao dispositivos de gama média e que, dessa forma, fará aparecer novos produtos que tendem a não aparecer e quando aparecem, são caros.
A Apple poderá apostar neste tipo de tecnologia, até porque o seu smartwatch já a incorpora e dessa forma irá influenciar também o mercado.
Em resumo...
Realidade virtual, computação cognitiva, ecrãs 4K, WiGig e mais algumas novidades irão marcar o salto que este segmento está a necessitar.
Este artigo tem mais de um ano
“A Apple poderá apostar neste tipo de tecnologia, até porque o seu smartwatch já a incorpora e dessa forma influenciar também o mercado, criar uma tendência.”
Longe vai o tempo em que a apple influencia o que quer que seja… (RIP Jobs)
Acho que não é bem assim. Hoje aquilo que a Apple faz ainda continua a definir as tendências.
Quais? Tamanho de ecrã? VR? USB tipo C (correu mt bem com o mac de 12 polegadas…)?
Smartwatches talvez, E MAL visto que tão pouca gente pega nisso no mundo real!
Nomeia algo que a apple tenha definido a tendência nos últimos vá 3-4 anos.
Ok têm o force touch ou 3D touch ou lá cm eles chamaram, que estava cheio de potencialidade e quando os developers começaram a brincar com a tecnologia a apple entrou num rampage de banir apps… para quê disponiblisar a api então?
???a apple entrou num rampage de banir apps???
a única coisa que se ouviu foi a Apple não aceitar apps que diziam pesar objectos. Há coisas + interessantes para a tecnologia.
Melhor falarmos daqui a uns meses para vermos quem tem razão. Eu sei quem terá 😀
Ficarei à espera, mas tenho a impressão que vais ficar desiludido 😛
Porquê? Já sabem tudo o que a Apple vai apresentar, ou é apenas confiança cega na marca?
Vou ficar do lado Não Interessa, até porq oq se deve esperar de uma empressa que só tem tela full hd na versao plus, onde ate intermediários ja tem, e que tem celular com baterias que duram o mesmo que o moto g 2, que é o caso do iphone 6, não se deve mesmo esperar que a apple hoje và influciar em alguma tendência, só se for a caixinha do fone kk
A isso chama se confiança cega. Há muito tempo que as marcas não seguem a Apple. Cada uma tenta inovar ao seu próprio estilo. Nem costuma ser a Apple a apresentar as inovações, até nisso a Apple atrasa se agora, coisa que em tempos era impossível. Bem, o senhor Pedro gostava que não fosse assim, mas é a realidade. Aquele visual cansado do iPhone e o ios9 sem quase quaisquer diferenças a nível visual desde há 7 anos atrás já não impressiona ninguém. O melhor produto de sempre da Apple foi o ipod para mim.
Gostes da marca ou não tens de admitir que aquilo que ela faz vira tendência. Se ela tirar o jack para auscultadores não demorará muito para que outras grandes fabricantes o façam, por exemplo. A grande maioria dos consumidores ‘acredita’ naquilo que a Apple faz sem questionar (comparo mesmo a uma religião) e as restantes fabricantes vêm-se obrigadas a ‘copiar’ (mesmo que não concordem) para se manter no mercado, ou arriscam-se a ir pelo mesmo caminho que a Nokia.
Mas, infelizmente, isso deve-se ao passado e não ao presente.
Quando apresentaram o iPhone, e até mesmo o iPad, foi uma pedrada no charco… apresentaram produtos que até existiam anteriormente de alguma forma, mas de uma maneira muito mais refinada e user-friendly.
Mas neste momento, ano após ano e cada vez mais, apenas apresentam pequenas melhorias iterativas. No entanto, “o povo” muitas vezes julga estas melhorias revolucionárias porque simplesmente não sabem que elas já existem noutras marcas há anos…
Já houve marcas que o fizeram. Uma delas foi a Oppo com o R5.
Nhee Pedro concordo um pouco com o Não Interessa, a Apple já não é a geração Steve Jobs, e por mais que adore os equipamentos da mação acho que relamente o Jobs não deixou a papinha toda feita e Apple está a perder-se um pouco a nivel de inovação, já vimos aqui em vários casos. Vamos lá ver, espero estar enganado, mas é a minha opinião
Então mas afinal qual a empresa que está a definir as tendências actualmente?
Empresas que criam telas de alta resolução, que criam ideias incriveis de atalhos para abrir aplicativos mesmo com a tela desligada, empresas que pensam em colocar presos que valem e que conseguirá trazer a grande publico, ou vc espera algo dessa lista como tela 4k em um iphone que mal ganhou uma tela full hd?
tambem te dou razão, é verdade, a meu ver a Samsung com os VR está a procurar um pouco a inovação, mas definir tendências hoje em dia…concordo contigo tambem. Para dar cartas agora vai renascer a Philips ahah, grandes tijolos com antena 😛
Não há uma empresa bem definida, há varias que têm ideias e ainda bem que assim é. Diversidade é bom!
A Microsoft, com o Surface e com o Holo Lens.
Já a Google lançou o flop do Pixel C e a Apple o tão pouco vendido iPad Pro. Nenhum deles conseguiu ser metade do que é o Microsoft Surface.
Sinceramente a Apple como empresa faz bem em esperar pelo lançamento da tecnologia ja usada em outras empresas. Se nas outras correr bem e ela ver mercado para isso ela incorpora nos seu objectos. Não vejo qual o mal disso alias é uma estratégia bem usada em vês de darem tiros no escuro. Como podem constatar o mundo da tecnologia e muito imprevisível, hoje em dia pode ser uma tecnologia revolucionária mas ninguém ligar para isso.
Por isso a Apple pode usar (indirectamente) as outras empresas como cobaias para ver se vai valer a pena ou não. O mundo da tecnologia o melhor é ir a meio, não muito a frente nem muito atrás.
Cumprimentos
Ohh god tanto ódio a Apple… Rapaz tem calma…
não tenho ódio absolutamente nenhum à apple (se não fosse ela se calhar ainda não tinha-mos smartphones) mais ódio tenho aos seus seguidores estupidamente cegos que lá pk sai um modelo novo estão logo acampados à porta para o comprar (e sim o mesmo acontece com a samsung e outras). E sei admitir que a apple já foi A gigante inovadora e simplesmente se deixou ultrapassar (se a morte do Jobs foi coincidência ou não…)
Ainda bem que nao tens ódio a Apple o modo como escreveste dá a intender isso, por isso eu te disse para teres calma. Tas a ver è que entraste a matar xD
Epa Sinceramente se as pessoas sao cegas por algo deixa a andar amim nao me incomoda alias ate acho graça aos fanáticos lol a mente humana tem esse problema de seguir pessoas, objectos, deuses, tecnologia, e depois venerar isso como absoluto ignorando o resto. Muitas pessoas acho que só fazem isso para chamar atenção indo para filas acampar e entrando em discussão ofensiva.
Cumprimentos
baterias….. baterias é o que a malta quer…mais processamento…melhores resoluções….requerem: MAIS BATERIA!
Tudo dito! Vou aumentar a ecra de 4k, em vez de as baterias durarem 1 dia no máximo, vão durar metade.
idem idem “”
em suma, o mesmo que o ano passado mas um pouco melhor…
Basicamente…
das 8 “tendencias” so tres é que são mesmo novidade, mesmo assim, usb type C + Carregamento wireless + VR ja não é novidade.
Mas o resto, processadores / wireless/graficos + rapidos não são propriamente “tendencias exitantes”
Não são “exitantes” porque é óbvio que todos os anos tem de melhorar isso para dar algo de novo ao utilizador, para que este compre algo novo. Isso é mais uma rotina para vender (aumentar o processamento/gráfico) do que algo “exitante”, pois algo “exitante” seria uma espécie de novidade para no mundo tecnológico…
Notícias à pressa é o que dá. Então e a HTC Vive – realidade virtual – que já está a ser usada em projetos na NASA não interessa?
https://www.htcvive.com/us/
Noticias à pressa? Essa poderá ser apenas mais uma tendências. As que apresentamos são as mais relevantes…e lá está a realidade virtual.
Caro, realidade virtual e realidade aumentada foi um tema genérico. Os exemplos são muitos, eu coloquei aqueles, mas poderia ter colocado muitos mais. Que é que isso tem a ver com notícias á pressa? Nada, apenas foi uma expressão tua aparvalhava para dizeres que tens um link 😀
Agradeço a partilha.
Tão mais tendência ou melhor ainda que o da Samsung, mas o PPLWare não aprofundou o aspecto em redor da HTCVive, talvez com publicação dedicada no futuro…. 🙂
Várias melhorias , mais aumenta a vida da bateria q é bom nada ne ? C for assim os smartphone vão viver na tomada!
O ‘telemóvel’ que está na primeira foto faz-me lembrar os telemóveis da série “the expanse” esses sim parecem ser brutais.
Mas realmente num mundo onde se quer mais mobilidade onde é que andam as baterias ou será que vão inventar tomadas portáteis?
Pelos posts daqui e muitos do “”estudos”” feitos o pessoal quer é que melhorem as baterias em primeiro lugar.
A realidade virtual vem aí é verdade.
Até estava a pensar em comprar um Samsung Galaxy Edge, pois estão a oferecer os Oculus Samsung Gear VR. Mas estes óculos vêm com micro usb para conectar os smatphones e só compatíveis com os mais recentes. Os novos smartphones já devem vir com USB Tipo-C.
Estarei a comprar algo que já não vai ter continuidade?
“”O carregamento sem fios é outra das tendências que se tornará um trunfo para mais equipamentos. Será uma opção que chegará ao dispositivos de gama média””
O meu Nokia lumia 735 tem carregamento por wireless. Pertence a gama média!
Na minha opinião, uma das poucas a inovar é a LG. essa sim, irá influenciar o mercado.
No que diz respeito a Microsoft, ja ficava contente se lançassem o windows 10 Mobile em 2016, mas parece que não tenho sorte.
Eu adoro tecnologia, mas ao invés de perder meu tempo discutindo e/ou defendendo o que as marcas vão fazer, eu prefiro é apenas observar e curtir….Pra mim tanto faz quem vai fazer o quê, ou como vão fazer… 🙂
Já não dou conta de usar tudo que tem no meu Samsung Galaxy Y, pra que gastar uma fortuna com esses novos smartphones. No meu a bateria dura 2 dias, se cair e quebrar não vou dar um ataque, se for roubado garanto que o ladrão devolve. Pra mim isso é que é tecnologia. Kkkkkkk