PplWare Mobile

WiGig – Wireless super-rápido vai chegar a vários gadgets

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Nelson says:

    e em relação á distancia, também é superior ?

    • Pedro Pinto says:

      A grande desvantagem desta tecnologia é o facto de apenas ser indicada para curtas distâncias.

    • rmcrys says:

      Por norma, a frequência é inversa ao comprimento de onda, daí menos distância e penetrante em paredes.

      Se tiveres router dual band, vês que a banda de 5 GHz é mais rápida mas abarca menos área.

      Para wireless Screen 4k vale bem a pena

    • Nuno Vieira says:

      A 60gHz? O alcance é consideravelmente inferior a 5GHz que por sua vez já era inferior a 2.4GHz. Eu não percebo qual vai ser a utilidade do WiGig quando o seu alcance máximo anda na ordem dos 10m (sem paredes e outros objectos). Ou será que para ter cobertura na casa inteira eles querem que eu coloque um access point em cada divisão?

      • rmcrys says:

        Em teoria nem a 10m deve funcionar (bem), será mais <5m para "wireless display" ou transferencias ultra rápidas entre dispositivos próximos.

        Por exemplo em apartamentos pequenos ou para pessoas que têm na mesma divisäo o router/NAS e querem transferir a velocidades alucinantes (para wifi) para um portátil, etc.

        Eu por exemplo cá em casa em dual band ("N") näo consigo mais que uns 15-18 MB(Mbyte)/s. Tenho router "AC" mas os dispositivos "AC" (telemóveis) näo väo lá das "canetas"

      • Zero Zero Sete says:

        Ligações de vídeo de alta resolução e a 60fps, sem perda de qualidade ou lag.

  2. Webix says:

    É muito bom… pena é que o alcance máximo em campo aberto (sem paredes) ronda entre os 9 e os 12 metros (between 30 and 40 feets) com uma antena omnidireccional podendo ultrapassar esses valores com antenas direccionais.

    Testes realizados pela pcworld.com indicam que o alcance no mundo real (um escritório com biombos ou paredes falsas) ronda entre os 4 e 6 metros, sendo que nos 6 metros a velocidade já era de 500Mbits.

    Esta é uma boa tecnologia que na teórica pode alcançar os 25 Gbits… mas daqui até isso ainda há muito caminho a fazer.

  3. Ferrugem says:

    Interessante.

  4. RJCA says:

    Uma realidade para os próximos 10/15 anos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.