Tem uma viagem marcada? Este mapa prevê a turbulência do seu próximo voo
Este mapa interativo prepara-o para o seu próximo voo: mostra se haverá turbulência e quão intensa será antes de descolar. Se voar lhe causa algum receio, talvez seja melhor não espreitar este mapa antes de apanhar um avião.
Quando a turbulência quebra o silêncio a bordo
Quer voe apenas de vez em quando ou faça dos aeroportos quase uma segunda casa (como eu), quando a luz se acende e o avião começa a estremecer, um silêncio denso instala-se inevitavelmente na cabine.
As turbulências fazem parte da experiência de voo, em maior ou menor grau, mas quanto menos houver, melhor para a tranquilidade. Aliás, há voos que nem damos conta que vamos a 35 mil pés... ou 10 km de altitude!
Aeroportos, condições e o peso do mau tempo
Há aeroportos e aeroportos: desde o mais pequeno do mundo até aquele outro com pista curta, montanha e ausência de ILS (Sistema de Aterragem por Instrumentos), passando pelo drama de aterrar num dia com ventos que assustam até os pássaros.
Contudo, deixando de lado a orografia, as características do terreno e as instalações, naturalmente o tempo tem muito a dizer. Ou melhor, o mau tempo. Das alterações climáticas nem falamos. Sim, é verdade, os peritos dizem que a turbulência está a aumentar!
Antecipar o que o espera no ar
Assim, é fácil antecipar que, se a próxima semana se revelar climatologicamente instável entre a Península e França, um voo do Porto para Paris dificilmente será tão tranquilo como num sereno dia de junho.
Há quem prefira viver na ignorância e lidar com estas situações quando surgem, mas também pode antecipar-se e vislumbrar as turbulências com este mapa.
Um mapa interativo para prever turbulências
A Turbli oferece um mapa interativo intuitivo, recorrendo às previsões do guia gráfico de turbulências, um sistema de previsão para a aviação que mostra a turbulência atmosférica em tempo real e no futuro.
Os dados provêm da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional e do Serviço Meteorológico Nacional, ambos organismos oficiais dos Estados Unidos, bem como do Met Office do Reino Unido. Ainda assim, o mapa é global e atualizado a cada seis horas.
Definir tempo, altitude e rota do voo
As diferentes opções permitem introduzir em que momento quer saber como estará o tempo no ar, desde agora até às próximas 24 horas, a que altitude, em metros ou em pés, e a origem e o destino do seu voo.
Por exemplo, se quiser apanhar um voo de Paris (Charles de Gaulle) para Seul, será muito provavelmente operado por um Airbus A350-900, que atinge uma altitude máxima de cruzeiro na ordem dos 12.500 metros.
Embora esse seja o teto de voo, ao longo do percurso a aeronave vai naturalmente subindo e descendo. Por fim, basta tocar em “Get Forecast” para esclarecer quaisquer dúvidas.

A plataforma Turbli disponibiliza um mapa interativo global que prevê turbulência atmosférica em tempo real e até 24 horas, permitindo definir altitude, rota e intensidade do fenómeno com base em dados meteorológicos oficiais continuamente atualizados.
Como interpretar o mapa de turbulência
O mapa interativo permite visualizar as zonas de turbulência que o seu voo poderá atravessar. O gráfico mostra a rota e uma legenda cromática que indica quão intensas serão as turbulências em função da altitude e que tipo de fenómeno, de acordo com o SIGMET, a mensagem de alerta meteorológica aeronáutica que avisa sobre fenómenos perigosos em rota, como tempestades severas ou turbulência forte.
Embora a resolução original dos dados seja de 0,25°, são apresentados a 0,5° para que o carregamento da página seja mais rápido. Ainda assim, é possível melhorar o detalhe ao tocar em “Increase resolution”.

Programas de monitorização de turbulência registaram 24,8 milhões de relatórios de turbulência nos primeiros seis meses de 2025, um aumento de cerca de 23% em relação a 2024, graças à expansão da participação das companhias aéreas no sistema Turbulence Aware.
A rota fornecida é a indicada no plano de voo do piloto ou, caso não esteja disponível, a seguida pelo voo anterior. No entanto, como os pilotos podem modificar a rota em tempo real, é possível adicionar pontos intermédios para rotas alternativas.
Apesar de ser uma forma visual e intuitiva de antecipar possíveis turbulências, o sistema é simplificado ao nível das métricas e dos tempos, além de que as turbulências afetam de forma diferente consoante o tipo de aeronave.





















Era giro se funcionasse, já testei esta e algumas alternativas mas nenhum funciona, o que funciona é perguntar ao piloto e mesmo assim às vezes há surpresas.
Antigamente voava todos meses, agora voo 5-6 vezes por ano e noto que todos os anos a turbulência piora principalmente eventos extremos, por isso escolho sempre os aviões maiores e prefiro viajar no inverno.
E não funciona? Eu ainda há coisa de 3 semanas usei e bateu certo.
Tens alguma dica de alternativa?
Comprar um Falcón 6x e voar acima da turbulência a 15km… Normalmente funciona muito bem…
😀 era bem preciso era 😀 mas voar a 15 km de altitude não será, digo eu, uma solução prática. A grande maioria das aeronaves comerciais já opera entre os 10 e os 12 km, precisamente para minimizar turbulência, mas isso não a elimina. Existem fenómenos como a turbulência de ar limpo, correntes de jato e instabilidades atmosféricas que ocorrem exatamente nessas altitudes. A solução é mesmo ter cada vez mais tecnologia a identificar onde está essa perturbação e evitar passar por ela.
nem pedia tanto, já ficava satisfeito em que todos os voos comerciais fossem em algo do tamanho de um A380, nunca passei por nenhum episodio de turbulencia a bordo de um A380
stás no inverno, vai bater certo, o problema é quando se aproxima o tempo quente.
nos US usava o turbulenceforecast e era o melhor, mesmo assim há sempre surpresas.
para consulta civil acho que não existe nada 100% fiável, por isso digo, quem sabe é sempre o piloto e mesmo esse muitas vezes tem leituras no inicio do voo que mudam a meio, já tive travessias do atlantico onde sem nada o fazer prever foi-me pedido para passar para a posição sentado por turbulência hardcore durante 20 min.
Exato. Mas eu sei que existem aplicações, dedicadas mesmo à aviação, mais precisas. Tenho de explorar mais isso. Vou dar um look ao turbulenceforecast.
tens várias, MeteoStar é uma das melhores, sei que é a que a Delta usa, para quem já andou de Delta sabe a importância que eles dão ao conforto.
O problema é que isso custa umas largas dezenas de milhar anualmente, não sei como está a tua carteira mas eu prefiro apanhar turbulência 😀
😀 vendo bem o preço… até que tremer um pouco dá outro gozo 😀
Turbulencia cada vez mais violenta ao passar os alpes. A ultima viagem sobre a alemanha o aviao foi aos saltos durante 40 minutos e ninguem podia tirar o cinto.
a passar cordilheiras montanhosas é natural, não há nada a fazer, nem acho que esteja pior com o passar dos anos, acho que é mais do mesmo.
Comprar um Falcón 6x e voar acima da turbulência a 15km… Normalmente funciona muito bem…