TDT: Calendário mudou! Conheçam as novas datas de migração
A pandemia provocada pela COVID-19 também tem impacto no processo de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) no nosso país. No passado dia 10 de julho, a MEO informou a ANACOM da necessidade de alterar o calendário do processo de migração da TDT.
O novo calendário da TDT mereceu a concordância do Governo e da ANACOM.
Devido à indisponibilidade de um dos seus fornecedores para prestar no terreno os serviços de ressintonia dos emissores, em virtude da situação da pandemia de COVID-19 em Portugal, o calendário da TDT sofreu alterações. Assim, o processo de migração da rede de TDT, que tem estado suspenso devido à crise pandémica, só será retomado no dia 12 de agosto e não no dia 3 de agosto como a MEO tinha proposto anteriormente.
O processo de migração será retomado com a ressintonia do emissor de Alter do Chão, no dia 12 de agosto, e não no dia 3 com o de Palmela, a que se seguiriam os emissores da região da Grande Lisboa. A conclusão dos trabalhos está agora prevista para o dia 18 de dezembro de 2020, uma semana depois da data constante da calendarização aprovada anteriormente.
Sobre a TDT em Portugal...
A rede de televisão digital terrestre é composta por 243 emissores, dos quais faltam migrar 180 (ver mapa). Quando o processo foi suspenso, a 13 março, já tinham sido alterados 63 emissores.
Como sintonizar a(s) nova(s) frequência(s) da TDT?
Para sincronizar novamente a TDT, usando as novas frequências, deve fazer o seguinte:
- 1 – Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
- 2 – Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções: Configurar | Antena | Setup | Instalar | Ajuste do Canal | Procura de Canais | ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou Box) 1 Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
- 3 – Siga as instruções que aparecem no ecrã
As pessoas que não consigam ressintonizar os equipamentos podem ligar para a linha telefónica gratuita (800 102 002) disponibilizada pela ANACOM. Caso não consiga fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa de técnicos devidamente identificados para proceder à sintonia, de forma gratuita.
Este artigo tem mais de um ano
Mais um quebra cabeça para os idosos
E por que razão o sistema TDT não tem um canal de rádio? Além de ser justo, é uma necessidade.
Porque existe radios.
Desde que mudei para fibra, a TDT é coisa do passado.
Ao ler o artigo, leva a pensar na razão pela qual não é possível mudar as frequências e permitir a monitorização remota em tempo real.
Eu não sei como funcionam as torres mas parece que é preciso deslocar uma equipa para fazer alterações.
E além disso, a covid não é razão para a paragem de trabalhos. É possível fazer qualquer trabalho estando protegido.
Estes atrasos irão implicar outros atrasos como a implementação do 5G.
Li rádio nos comentários… não vejo necessidade de haver rádio… a não ser que… de alguma se transforme a emissão de rádio num canal onde apareçam informações no ecrã tipo notícias escritas à semelhança do que acontece no teletexto mas como se tratasse de uma página dinâmica e ir mudando as cores para não cansar.
O problema da TDT não é ser coisa do passado, afinal de contas a tecnologia funciona muito bem, assim como a TV por satélite (algo que se diz do passado). Se falas de fibra, deves ver tv via streaming e ai sim tens uma “tecnologia do passado” composta por paragens na imagem ou som e mesmo atrasos nos mesmos. Também acontece ficar sem o serviço e ai sim é mais grave. Ao menos por TDT ou satélite dificilmente vai falhar.
Mas os problemas da TDT são essencialmente a continuidade da frequência utilizada, uma vez que as alterações tem sido algo “constantes”, fruto de outras tecnologias que se quer implementar, como o 5G. Depois o sinal TDT não alcança a todos, mas isso acontece exactamente com o streaming e a fibra e dai vem a alternativa satélite. Mas quando vem por satélite, ficamos limitados a um receptor que apenas recebe os canais nacionais. Porque nao receber os restantes gratuitos e desbloquear os nacionais?
Quanto a radio, até nem seria má ideia uma vez que se a tv por cabo e satelite transmitem o radio, porque nao a TDT?
Eu de facto nunca vi a TDT falhar. Quando a tv ainda era analógica, eu tinha algo partido na antena normal de aluminio e os 4 canais estavam afectados. Depois da antena arranjada, os 4 canais estavam a ser recepcionados muito bem. Uma tv comprada em 2009 já tinha acesso ao TDT muito antes do desligamento. Depois veio o desligamento do analógico e teve de se usar um descodificador numa tv que não suportava descodificação. Quando a antena foi arranjada, ela tambem foi redireccionada para o emissor mais próximo (penso eu) ou para o lado que deu mais sinal visto que a tv comprada em 2009 podia medir o nivel de força de sinal mais a qualidade.
Depois contractei tv por satelite e eu ainda usei a TDT ao mesmo tempo que pagava caro tv(satelite)+net 2/4mbps+voz à meo. Julgo 50/60/70 euros e é o que ainda hoje pago pela fibra gigabit.
A tv por satelite tem o inconviniente de teres normalmente só no máximo 2 cabos ligados à parabólica e por cada cabo … 1 aparelho+tv com hdmi ou scart.
Na passagem para a fibra, claro que agora posso ligar as boxes de gravação que me apetecer e ter no coaxial…. tv digital com imensos canais em 4k ou full hd ou hd e radio e tv analogica com canais em cada canal vhf ou uhf sem necessidade de aparelho TDT.
Se bem me lembro, a TDT tinha 7 canais sd 576p e havia tem tivesse a imagem com barras pretas numa tv normal e parte da imagem cortada dos lados.
Mas lá está! quanto mais boxes ligadas, menor será a tua velocidade de internet. E na tv por satelite podes ter mais aparelhos pois desses 2 cabos, estes podem dividir-se para 4 aparelhos, portanto aqui haja é dinheiro. LOL. Se bem que os aparelhos até são baratos e ha até tvs (LG) que nem precisam de receptor e ambos apanham canais em full hd ou 4k a serio. por streaming se pensas que apanhas com essa qualidade toda, é que ainda nao viste os canais a transmitir via satelite. Eu ja vi e a diferença é brutal.
Onde vivo não tem TDT e a alternativa passa por pagar canais ou tv via satelite. e mesmo a pagar canais, via streaming, a situação não é assim tão deslumbrante. Há dias falhou o serviço de internet e com ele todo o resto. nem um único canal para recebermos as informações, mesmo básicas .
Óbvio que falha, se for CATV(vulgo:cabo coaxial) tanto tem dados como sinal de TV no mesmo cabo e obviamente não podes ter um sem o outro. Em relação à TDT, a mudança foi motivada pela fraca qualidade de serviço do analógico que tem a desvantagem de nunca teres um sinal a “100%. Enquanto que no digital (TDT) desde que tenhas um mínimo de qualidade de sinal a tua velocidade de Internet e qualidade de imagem vão ser as mesmas do que alguém que tenha o sinal no máximo.
E, afinal, qual o calendário???
A TDT não pertence ao passado, a televisão analógica é do passado. Mas em ver televisão impera mais os pacotes das operadoras com fibra que também tem os seus problemas técnicos.