TAP está a alertar clientes para “risco de uso ilegítimo” de dados
Como é do conhecimento público, a TAP foi alvo de um ciberataque. O grupo de hackers Ragnar Locker publicou, na noite de segunda-feira, dia 12, dados relativos a 115 mil clientes da TAP.
A companhia aérea está a alertar os clientes afetados pelo ataque informático à companhia, de que esta divulgação “pode aumentar o risco do seu uso ilegítimo”, pedindo atenção a comunicações suspeitas.
TAP pede a clientes para mudar password
No email enviado aos clientes, a transportadora recordou que
foi recentemente vítima de um ciberataque, ato prontamente comunicado às diversas autoridades competentes, com as quais a TAP está a colaborar ativamente para a investigação do sucedido
reiterando que
foram desencadeadas as medidas e procedimentos apropriados de cibersegurança para este tipo de eventos com o apoio de uma empresa internacional especializada e líder da indústria e que as medidas adotadas permitiram garantir a integridade dos dados e a operacionalidade, em segurança, de todos os sistemas da companhia.
A companhia revela que “foram tomadas de imediato medidas de contenção e remediação para proteger os dados dos clientes”, informando que “os ‘hackers’ publicaram as seguintes categorias de dados em relação a um número limitado de clientes, entre os quais se inclui: nome, nacionalidade, género, morada, email, contacto telefónico, data de registo de cliente e número de passageiro frequente”.
A divulgação de dados pessoais através de meios públicos pode aumentar o risco do seu uso ilegítimo, nomeadamente para obter outros dados que possam ser usados para comprometer sistemas informáticos com fins fraudulentos (phishing)
Apesar da password de acesso à área reservada do Miles&Go ou de cliente não constar entre os dados pessoais comprometidos, por cautela, recomendamos que verifique as condições de segurança de acesso à sua área reservada, nomeadamente utilizando password forte e alterando-a com alguma frequência
De relembrar que o plano de contingência da TAP foi ativo e a companhia tem estado a trabalhar em articulação com as autoridades com competências nesta matéria.
Este artigo tem mais de um ano
Shame
Shame
De uma coisa podem ter a certeza. O número de ataques bem sucedidos e que acabam em roubo de informação é muito superior ao que vai sendo notíciado. A diferença é que a maior parte das empresas, desde as micro até as grandes, calam se bem caladas para evitarem problemas de maior enquanto rezam para que nunca se saiba que foram eles a causa da fuga de info pessoal. Desta forma evitam multas, coimas e eventuais processos judiciais.
Das pouca vezes que viajei na TAP, foi porque o voo comprado a outra companhia foi operado pela TAP, caso contrário nunca tinha andado na TAP.
Não consigo compreender o porque da recompra da TAP, hoje em dia há uma enorme facilidade em viajar e as pessoas ande chegar a Portugal à mesma, quer seja pela TAP quer seja por outra qualquer.
Embora tenha ouvido o presidente do sindicatos dos pilotos da TAP a explicar que a TAP transportadora aérea dá lucro mas os restante grupo é que não.
O governo está a tratar de vender mais de 50% da TAP. O que há meses era mentira agora é verdade. Política na sua mais pura essência.
Andar nas sanguessugas da Ryanair é que não. Para banco de autocarro ando nas automotoras da CP a melhor preço.
Lol que troll
A solução é não voar na TAP. A não ser que não haja alternativa.
A empresa foi atacada e só divulgação do ataque nas redes sociais passado horas então eles estão mentindo eles perderam a informação dos clientes na companhia e só dizer a partir de que ano foi o servidor para o povo não pensar errado da companhia portuguesa e na realidade uma merda falta o Salazar para ser uma empresa fornecedora de serviços responsável estes políticos em Portugal só querem saber deles como e possível esconder informações sigilosas a respeito do ataque informático a TAP Portugal
Oi?!
Mais um concorrente ao prémio nobel da literatura.
“foi recentemente vítima de um ciberataque, ato prontamente comunicado às diversas autoridades competentes, com as quais a TAP está a colaborar ativamente para a investigação do sucedido”
Estou muito curioso para saber o que as “autoridades competentes” vão resolver… os dados já foram roubados, será que vão usar uma máquina do tempo ultrassecreta?