PplWare Mobile

Coreia do Norte está a construir o seu maior navio de guerra

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. says:

    Nada como andar a brincar às guerrinhas, numa nação sem experiência naval ou doutrina de alto mar.

  2. Max says:

    A Europa e os EUA compram petróleo à Rússia. A Rússia compra munições e carne para canhão à Coreia do Sul. A Coreia do Sul, com o dinheiro, constrói navios de guerra. Trump faz de conta que está interessado em acabar com a guerra na Ucrânia. – e está, desde a Ucrânia se renda e possa partilhar os despojos com Putin. E como a Europa sabe bem que se a Ucrânia não conseguir conter a Rússia a invasão russa se estende a outros países, estamos nisto.

    • says:

      a invasão russa estende-se a outros países? lol

      • Max says:

        “A Polónia, a Estónia, a Letónia e a Lituânia vão abandonar a Convenção sobre a Proibição de Minas Antipessoal (Convenção de Otava) que proíbe as minas militares terrestres, alegando a necessidade de reforçar as defesas no quadro da invasão russa da Ucrânia.
        A posição foi tornada pública hoje, após uma reunião entre os ministros da Defesa da Polónia e de três estados bálticos.
        “Com esta decisão, estamos a enviar uma mensagem clara: os nossos países estão prontos e podem utilizar todas as medidas necessárias para defender os nossos territórios e a nossa liberdade”, afirmaram os ministros da defesa numa declaração conjunta” (RTP Notícias, 18/03/2025).
        E não são os únicos países ameaçados.

        • says:

          Eu gostava de ver, nessa cultura do medo toda, onde é que a Rússia tem capacidade militar para invadir os países da Europa que fazem parte da NATO, mesmo sem os americanos.

          É preciso não perceber um caraças de sistemas de armas, doutrina militar, táctica e estratégia para acreditar nisso. É que a Rússia tem uma capacidade económica sensivelmente equivalente à da de Portugal e Espanha juntos; tem um orçamento militar inferior ao de França e Alemanha juntos; tem menos população que a França e a Alemanha juntas e 3 vezes menos do que a UE, e, a acreditar nas notícias, perdeu tantos e tantos meios militares, que neste momento a sua capacidade de montar uma ofensiva mecanizada rápida, que era o que seria necessário, foi de vela. O exército polaco, sozinho, defender-se-ia de uma ofensiva sem grandes dificuldades, tendo em conta o que se tem visto.

          As notícias que andam a circular servem para uma única coisa, que é assustar o público para justificar uma despesa militar de 800 a 1000 milhões de euros durante os próximos 3 anos, que obrigatoriamente terá de levar a um aumento de impostos, a uma redução dos serviços de interesse geral (saúde, educação, etc.) ou ambas e ter a sua anuência para o fazer.

          • Max says:

            Facto é que a Polónia está, há meses, a montar o que chama “escudo oriental” para proteger as fronteiras com a Rússia e a Bielorússia. Em minas andará por 1 milhão.
            A Rússia, para 2025, aumentou os gastos militares em 30%, atingindo 40% do orçamento e 119 mil milhões de euros.
            Necessariamente, a Europa tem que responder com mais ajuda à Ucrânia e investimento nas indústria de defesa

  3. Max says:

    Acima, Coreia do Norte.

  4. Técnico Meo says:

    Bismark 2- ao fundo em menos de um ano 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.