Portugal: Supercomputador vai ficar instalado em Riba de Ave
Portugal vai ter em breve um supercomputador e desta forma ficará também na lista dos países que dispõem de máquinas para supercomputação. O supercomputador já não vai ficar instalado no campus de Gualtar da Universidade do Minho, mas sim no datacenter da REN - subestação de Riba de Ave, que se localiza em Oliveira Santa Maria, V. N. Famalicão.
A inauguração está agendada para esta sexta-feira e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e também do Pplware.
Como já referimos aqui, Portugal foi um dos países escolhidos para instalar um dos oito novos supercomputadores europeus, que vão dar a investigadores e à indústria acesso a capacidade de processamento para projetos em áreas como a medicina e a inteligência artificial.
Esta "nova" máquina, que irá fazer parte do projeto Minho Advanced Computing Centre (MACC), é capaz de realizar mil biliões de operações por segundo, foi cedida pela Universidade do Texas, em Austin (EUA) à Fundação para a Ciência Tecnologia (FCT). Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a supermáquina irá ser instalada no Datacenter da REN, que se localiza em Riba de Ave. De referir que este Datacenter é gerido pela REN e pela operadora NOS.
Este supercomputador tem uma (super) capacidade de memória de 266 Terabytes, uma capacidade de armazenamento que ronda 1 Petabytes e 1 PFlop no que diz respeito à capacidade de cálculo computacional. Ao todo são 800 nós de super computação. Esta nova infraestrutura de computação vai incluir vinte bastidores da plataforma de computação avançada STAMPEDE 1.
Além de Portugal, os restantes sete computadores serão instalados na Bulgária, República Checa, Finlândia, Itália, Luxemburgo, Eslovénia e Espanha.
Em breve poderá ser instalado outro supercomputador com o nome Deucalion, que garante um poder computacional de 10 PetaFlops.
Este artigo tem mais de um ano
Na Antiga Lixeira?
Não, na antiga (melhorada) Central Elétrica. Que tem agora uma das mais modernas instalações do país.
top!!!!
Subestacao sff e sim fica ao lado fe uma sucata 🙂
Tal como diz no texto, a dita estrutura sita no datacenter da REN – subestação de Riba de Ave, que se localiza em Oliveira Santa Maria, V. N. Famalicão. Portanto, se de um lado tem uma sucata, do outro o rio e em volta o sítio onde treina a Sara Moreira e onde a malta dá umas corridas, isso é acessório 😉 o que importa é que a modernidade mora lá.
Paga com dinheiros públicos mas sob a alçada de privados. Acho que Riba d’Ave é uma excelente escolha, mas gostaria de saber quanto é que o estado vai pagar aos privados por este ‘favor’.
Este investimento, face ao que acontece em Lisboa e Porto, realmente é substancial, porque na capital são uns pobres, no que toca ao investimento público para benefício privado. 😉
Pedro Ferreira – parece a conversa dos hospitais publicos com com PPP. Acho que o que interessa ao utente é onde é melhor serviço pelo mesmo preço investido dos seus impostos. Aqui é o mesmo caso – se os custos do estado forem os mesmos que ter no seu datacenter e ficarem mais bem servidos, então porque não. Lembro que este tipo de máquinas consome imensa energia. Provavelmente só por ser num datacenter da REN ficará mais barato do que num qualquer datacenter próprio. Além disso, desconheço se no estado existe algum datacenter desta dimensão e que seja fora de Lisboa e Porto (acho muito bem investirem fora dos grandes centros).
O rio tem muita importância.
e na terra aonde está sediada a pplware
Coimbra?
Boa nota a geografia!!!
Este súper computador e então o disposal de uma universidade americana?
Bastidatores = racks?
Sim, bastidores é a palavra portuguesa. E disposal o que é?
Resumidamente, lixo. Aquilo que alguém deita fora…
Sim, muito fixe mas……….
Corre o Windows XP!?
Sim mas com muita dificuldade 🙂 🙂 🙂
Sim em Riba de Ave. A minha terra. Se isso vós faz muita comichão no cotovelo, ide tomar Rennie. Tanto podia ser em Riba de Ave como noutra freguesia qualquer. Mas não. Escolheram a mais desenvolvida estação da REN em Portugal.
Mas alguém se queixou? o.O Este deve ter a mania a perseguição… A partir do momento que Portugal seja escolhido, até poderia ter sido instalado no cumo da serra da Estrela!!!
Riba de Ave… Onde eu ***** muita miúda na minha juventude! hihihih
Can it run Crysis thought?
Bom 1 Petaflop consegue-se hoje em dia com apenas 1 Rack.
But can it run Crysis?
Mas já lá está? Ou à conta de andarem a preparar o terreno é que houve o apagão em Braga?
Rig de criptomoeda naquela central sff. Obrigado
Acho muito bem que fique em Riba d’Ave, mas sob total controlo público. Estas empresas privadas se quisessem o supercomputador que o paguem (REN’s, EDP’s). E não consigo perceber como é que os governantes deste país permitem estas coisas, quando é o erário público que paga. Super preocupante estes contractos cheios de divida estatal perpetua.
Onte leu isso o Pedro? O computador é para ser usado pela comunidade científica portuguesa. A REN/NOS apenas cedem/vendem o espaço e condições físicas para o mesmo. Desde que eu, como utilizador e pagador de impostos o possa usar, não me interessa que esteja em Lisboa, Braga ou no Alentejo. Venham é lá esses PFlops para produzir ciência em .PT
No big deal, qualquer empresa com 100k marmanjos tem mais poder computacional que isso.
O José é tuga mesmo! Sempre a menosprezar o que é nosso. Não admira depois que estajamos como estamos com pessoas como o sr.
Já agora deveria ler a notícia original, onde são indicados 11 milhões de euros:
https://pplware.sapo.pt/informacao/supercomputador-11-milhoes-portugal/
O José é tuga mesmo! Sempre a menosprezar o que é nosso. Não admira depois que estajamos como estamos com pessoas como o sr.
Já agora deveria ler a notícia original, onde são indicados 11 milhões de euros:
https://pplware.sapo.pt/informacao/supercomputador-11-milhoes-portugal/
Qual o sistema operacional a ser usado neste supercomputer….?
isto é, favor informar caracteristicas no geral, como o fazem outros paises quando tem estas novidades….
Dá para jogar Minecraft?
Dá para ninar Bitcoin para aproveitar os desperdícios de computação? Pelo menos era uma pequena ajuda para pagar a ENORME conta de electricidade que estes “bichos” comem. É que ter computadores destes calibre para serem usados a 30 ou 50% do seu poder de cálculo é um verdadeiro desperdício de recursos e má gestão que é o que mais abunda neste nosso país , de pobres , tesos e remediados.
Tenho que fazer um reparo ao PPLWARE: essa subvenção não é em Riba D’Ave, mas sim em Oliveira Santa Maria, que nada têm haver com Riba D’Ave.
Portanto, seria de bom tom, invés de publicitar Riba D’Ave, devia publicitar em título o nome da terra que está a subvenção.
Eu sei que vocês frisaram isso no texto, mas pelo menos (e a ser justo) diriam que é em Vila Nova de Famalicão.