PplWare Mobile

Supercomputador de 11 milhões de euros vai ser instalado em Portugal


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. nfu says:

    Mas corre Crysis?

  2. Tears says:

    Espero que corra Minecraft e notepad …

  3. Nothing says:

    Será que tem memória suficiente para o Google Chrome?

  4. Sergio J says:

    Estava a ler a notícia e estava a pensar como o INL não tem um. Espero que este possa servir também para isso

  5. Movimento Português de Prevenção do Electrosmog says:

    Talvez se passassem mais tempo a observar a realidade, em vez de brincarem no virtual, provavelmente seríamos poupados a muita asneira, e pouparíamos muita massa! É que dar uma lupa a um cego, não lhe dá necessariamente mais vista!

  6. smfc says:

    se é ‘super’ deve ser da apple de certeza, já que na boca deles não há melhor… [cof cof]

  7. GroundZero says:

    isto é que vai ser uma festa a minar BITCOIN e outras cripto-moedas!

  8. eu says:

    Mais uma filial da Skynet

  9. pedro says:

    bom para correr o word, excel e paint!!!!

  10. Pedro says:

    Que desperdício de recursos para Portugal que para variar não irão tirar partido dele. Daqui a uns 6 meses vão apanhar os responsáveis a jogar tetris e pacman nele.

    • Miguel says:

      Acho piada aos comentários que vejo aqui escritos, de pessoas que claramente não têm conhecimento suficiente para os fazer. Este computador é para, entre outros propósitos, ser utilizado por alunos da universidade do Minho para desenvolvimento de competências que poderão aplicar no mercado de trabalho. O pessoal que fala em “jogar” claramente não tem conhecimento nenhum em termos técnicos na área da informática porque, caso o tivessem, saberiam que este tipo de hardware não tem caraterísticas para ser usado em jogos.

      • Pedro says:

        O computador não é para os alunos da UMinho. É um computador para a comunidade científica Portuguesa e vai ser instalado no Minho (apenas isso). Para o Pedro – em Portugal há imensos cientistas a lutar por tempo de processamento. Isto acontecem porque não temos capacidade suficiente instalada cá e precisamos de produzir ciência como de pão para a boca.
        Vamos é por o “bicho” a funcionar e avançar com o país. Velhos do Restelo como o Pedro em nada ajudam o país.

        • Miguel says:

          Pedro ainda bem que há pessoal como tu para me dizer a mim, aluno da UMinho e que já teve garantias que estes computadores vão ser parcialmente disponibilizados aos alunos do perfil onde me insiro, que não vou poder usar o supercomputador.

          • Pedro says:

            Talvez tenha escrito mal. Não é para uso *exclusivo* da UMinho. É para a comunidade científica da qual fazem partes das universidades, institutos de investigação, etc. Não é só da UM. Alunos, investigadores e docentes do IST, IPG, UÉvora, etc. todos eles o vão poder usar. Só isso. Vai ser excelente!

  11. Toninho says:

    Lamentavelmente é uma pena ver o desconhecimento que algumas pessoas têm, para fazer certo tipo de afirmações.
    No Univ. Minho e noutras instituições faz-se investigação do melhor que há no mundo e que têm necessidade destas máquinas.
    Quem faz-se este tipo de de afirmações da inutilidade de um sistema destes anda mesmo muito distraído, lamentável.
    Somos mesmo um país com algumas bestas como alguém muito estúpido, disse mas é verdade.

  12. nop90 says:

    Nestes comentários: ignorantes que nem entendem o propósito de um super-computador de um lado e chorões do IST porque foi para o Minho e não para Lisboa do outro lado. Haja pachorra 🙂 🙂

  13. Yur-pt says:

    E mais preocupante ainda, é que, quem faz este e outro tipo de comentários que se podem ler aqui no site, também vota.

  14. Paulo Magalhães says:

    Ainda bem que vem 1 para Portugal e, ainda melhor que seja instalado no Minho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.