SPIN: já há mais de 220 mil utilizadores ativos! Já usa?
Disponível desde 24 de junho, o SPIN permite que os utilizadores de serviços de pagamento façam transferências a crédito e imediatas por via do número de telemóvel (se for um particular) ou do NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN. Já usa?
SPIN: mais de quatro milhões de operações de pagamento..
O SPIN é um serviço que foi lançado pelo Banco de Portugal, que permite aos utilizadores de serviços de pagamento iniciarem transferências a crédito e transferências imediatas introduzindo o número de telemóvel do destinatário, se o este for um particular, ou o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC), se o destinatário for uma empresa.
Para iniciar transferências através do SPIN, o utilizador (ordenante) tem apenas de aceder a um dos canais do seu prestador de serviços de pagamento — homebanking,app ou balcão — e indicar o número de telemóvel ou o NIPC do beneficiário. Não é necessário efetuar nenhuma adesão nem instalar uma app adicional, já que esta funcionalidade está automaticamente acessível nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamento.
Para receber fundos através do SPIN, o utilizador (destinatário) terá de associar previamente o seu número de telemóvel ou NIPC ao número (IBAN) da conta de pagamento na qual pretende receber os fundos. Esta associação pode ser realizada nos canais (homebanking ouapp) do prestador de serviços de pagamento em que se encontra domiciliada a respetiva conta de pagamento. O utilizador poderá, sempre que entender pertinente, alterar a conta associada ao identificador SPIN.
As transferências realizadas com recurso ao SPIN não têm custos adicionais, apenas o custo da operação subjacente.
Segundo o Banco de Portugal, o SPIN conta já com mais de 220 mil utilizadores ativos e foi usado para iniciar mais de quatro milhões de operações de pagamento desde 24 de junho de 2024 (data do seu lançamento).
As transferências realizadas com recurso ao SPIN não têm custos adicionais, apenas o custo da operação subjacente.
Isto comprova o que a DECO já disse. Vão cobrar como se fosse transferência imediata
Exatamente. Em lugar de evoluirem para a supressão dos custos pelas transferências bancárias, atiram o barro à parede para taxarem as transações MBWAY. Já não basta depositarem o nosso dinheiro no BCE e receberem, sem qualquer risco, o juro ao nível da euribor sem obrigação de remunerar os proprietários desse dinheiro que são os depositantes. Enfim…
Como é que acham que os Bancos passaram de dificuldades a lucros astronómicos? comissões, comissões, comissões!
Até o NovoBanco, que estava moribundo.
Penso que foi pela subida das taxas de juro, que estavam em valores negativos e depois subiram para mais de 4% em pouco mais de 1 ano.
Que vão acabar em 2025, pelo que vai ficar grátis.
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Vão acabar por normativa europeia já em 2025.
Alguém que me explique a difereça disto para o Mbway sff
Gonçalo, pode ler aqui: https://pplware.sapo.pt/internet/mb-way-ou-spin-qual-a-diferenca-entre-os-dois-servicos/
Há bancos que permitem o envio via número de telemóvel ou NIF, não mencionam NIPC.
Ainda que em alguns testes o envio via NIF não funciona.
Confirma-se que o envio através do número fiscal é somente via NIPC para empresas e seja um erro da parte dos bancos ao mencionar NIF?
O NIPC é o NIF de empresas.
NIPC Número de Identificação de Pessoa Colectiva
NIF Número de Identicação Fiscal (de pessoa individual)
Espero ter ajudado
Não uso nem tenciono usar. O MBWay chega e sobra para tudo que preciso.
Não uso, nem nunca irei aderi.
O serviço permite que qualquer pessoa tenha acesso ao nome completo de uma pessoa através do número de telefone.
É mais uma ajuda para os muitos burlões que por ai andam.
Se tiveres o NIB o efetivo é o mesmo.
Não uso. Aí dá não vejo nada de novo aí. Só serve para os bancos levarem mais comissões
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