Spartan, o novo browser da Microsoft correrá extensões Chrome
É já amanhã que se espera que a Microsoft apresenta as suas novidades relacionados com o Windows 10, em todas as suas possíveis vertentes e variantes.
Uma das novidades adicionais que se espera que venha a ser apresentada é um novo browser, de nome Spartan, que será uma versão muito ligeira do que é hoje o Internet Explorer.
Mas a poucas horas do evento surge agora a notícia de que o Spartan estará preparado para correr extensões do Chrome de forma directa.
Ainda se sabe muito pouco sobre o Spartan, mas tudo indica que este novo browser será direccionado para os utilizadores que pretendem um browser ligeiro, com um consumo mínimo de recursos e que siga as linhas de desenvolvimento da concorrência.
Será um browser que pretenderá fazer esquecer tudo o que de menos bom tem sido dado a usar pelo Internet Explorer, mudando por completo a forma como os utilizadores do Windows navegam na Internet.
As notícias anteriores davam conta da possibilidade de o Spartan vir a poder correr extensões, que se pensavam ter de ser desenvolvidas de raiz para este browser.
Mas a informação agora surgida dá conta de outra realidade. A Microsoft terá optado por permitir aos utilizadores do Spartan que corram as extensões que já existem para o Chrome.
Para sustentar esta novidade foi agora publicada uma prova que mostra o caminho da Microsoft. Está no Pastebin, por h0x0d, o ficheiro WrapMsBrowserExtensionPageAndBackground.js e que terá sido retirado de uma das builds do Windows 10.
this maybe the extensions APIs for Spartan, window.msBrowser.runtime/storage/tabs/browserAction http://t.co/g4Bi32o0Hd similiar to Chrome
— WalkingCat (@h0x0d) 15 janeiro 2015
Este será um dos ficheiros que tratará do processamento das extensões e quem o avaliou viu nele semelhanças muito grandes com o que a Google usa no seu browser, precisamente para o processamento de extensões.
A ser verdade este rumor, a utilização do Spartan será de imediato facilitada, não apenas para os utilizadores mas também para todos os que desenvolvem as próprias extensões.
Este não é um cenário novo pois a própria Opera já o faz, se bem que de forma ligeiramente diferente, fruto da utilização do Chromium como base para o seu browser próprio.
Esta é uma abordagem muito interessante por parte da Microsoft e que dará ao seu browser uma forma simples de ter quase de imediato um grande leque de extensões disponíveis. Com alterações mínimas vai ser possível a qualquer programador ter as suas extensões adaptadas ao Spartan.
Este artigo tem mais de um ano
Só espero que tivessem mudado aquele visual horrível que foi apresentado ultimamente. Quanto a aceitar as extensões vai ser uma mais valia, mas não é por isso que vou mudar do Firefox para IE-Spartan.
Quem tiver Windows Phone mudará com todo o gosto. Só a integração com a Cortana futuramente valerá a pena.
Vamos esperar e ver a surpresa que a MS oferece desta vez. Existem coisas que eu não troco por outros a não ser que valha mesmo a pena é o Windows Phone, Firefox e SuSE.
o chrome so tem o problema grave de usar demasiada memoria, ram e depois page..
pode ser que finalmente apareça um concorrente à altura
Sendo assim é a morte do IE?
Rezemos para que sim…. ;p
e que descanse em paz..
Muito bem jogado, Microsoft!
Sem dúvida.
Se substituir o ie e vier integrado com o windows 10 muito bem, caso contrario mantenho o chrome. Mas da microsoft as expectativas sao sempre baixas, basta ver o que esta empresa fez com o windows 8, com o lumia 1520 ou 1020 sem sucessor onde n ha um flagship windowsphone, o uodate 1 do windows phone com 4 meses de atraso, os surfaces rt, etc
Que grande confusão vai nessa cabeça! Não vejo nem problema com o actual IE, é moda dizer mal só por que sim. Eu por exemplo, não suporto o Crome, retiro-o logo de qualquer equipamento que o possua, para mim não navegador que nos entregue mais lixo e nem sequer é assim tão bom. É uma opinião pessoal, o que não invalida que sirva para outros. Sabe se realmente não há sucessores do 1520 ou 1020? E se se mantiverem em forma, qual é o problema em manter esses modelos mais um tempo no mercado? Ainda bem que há empresas que não andam histéricas a lançar telefones a cada 3 meses. Sabe lá quais são as intenções da Microsoft! A actualização do W.P., dependeu sobretudo dos operadores. Eu, e quem conheço ter W.P., e são muitos, são utilizadores desde a primeira hora dessa actualização, porque temos telefones livres que não dependem dos operadores!
+1
+1
+10
eu uso no windows 7 o IE. sempre usei desde o xp e continuo a usa-lo. só uso o Mozilla ou Chrome no windows XP (o IE8 ja da erro em muitos sites)ou quando preciso de algumas funções que eventualmente haja em extensões especificas nesses navegadores. e que o Chrome e o Mozilla consomem muitos recursos! uma janela (no Chrome ou Mozilla)com umas 3 tabs já ocupam 450mb de RAM…e um exagero. o IE consome metade disso.
Poderemos assumir, portanto, que é provável que o Spartan esteja assente no motor Webkit/Blink.
Só não escrevi isso na notícia para não me acusarem de estar a inventar, mas essa ideia veio-me à cabeça várias vezes.
Tudo parece apontar para a Microsoft ter agarrado no Blink e criado a sua versão, à imagem do que a Opera fez.
Exacto, penso que a acção mais “correcta” para o desenvolvimento deste “novo browser” deverá passar por adoptar tecnologia que, de facto, funciona.
Vamos ver, hoje às 17h devemos receber os detalhes todos 🙂
Espero que expandam o chrome.webRequest API para diferenciar entre objectos tipo fonts, pings, etecetra, e adicionar a capacidade de lidar com websockets. Seria excelente.
Eu actualmente uso diariamente 3 browser: IE/Firefox/Chrome. Sem dúvida o Chrome é o que apresenta mais funcionalidades compartidas entre Gmail/Android/Google Now, mas de longe o mais “gordo” e nem sempre os sites funcionam perfeito.
No Firefox funciona tudo perfeito. No IE o design não me agrada MAS é de longe o mais rápido e mais leve, e não tenho tido nenhum problema. De longe um gigante avanço dos antigos IE.
Problemas do IE (ou pelo menos não encontrei solução):
– há modo de sincronizar os favoritos com a minha conta Google no Android (como o Chrome faz)?
– usando Android / iOS, posso usar o IE no PC, alterar os favoritos, e ter nos browser de telemóvel tudo sincronizado?
Se o IE colmatar os pormenores por mim mudo.
Sobre a primeira questão, há sim um modo de sincronização no Internet Explorer, porém é apenas com o Windows Phone e o Windows 8.1 e sobre a segunda questão, no iOS e Android não tem como alterar os favoritos no IE (óbvio), mas pelo Windows Phone tem essa possibilidade
Pois…pelo menos com o Chrome dá para tudo, não mudo para o IE se me atrapalhar mais do que ajuda.
Como web developer posso dizer que não ha melhor browser do que o IE… Porque se um site funciona no IE, funciona em todos os browsers e garante qualidade no código das aplicações web 😛
Dizes que és web developer? Só podes estar a gozar 😀
Acho que não percebeste a piada…