Sony – Depois da NGP… Chega a Xperia Play!
A Sony, para anunciar a sua nova aposta no segmento mobile, desenvolveu o que eu entendo ser o mais estranho anúncio de sempre. Na verdade pode mesmo ser o pior anúncio desenvolvido, até hoje, para anunciar seja o que for.
O ponto importante desta notícia é a apresentação oficial do gadget que, em tempos, muitos achavam impossível, que seria uma montagem pela audácia e arrojo da marca nipónica. Esta, depois de anunciar a mais recente inovação para a sua consola portátil, a NGP e sobre tudo, a PS Suite, deu mais um grande salto. A marca japonesa anunciou o tal projecto secreto, que todos já conhecíamos, o Xperia Play.
A Sony decidiu colocar um ponto final nos imensos rumores e fugas de informação que gravitavam em torno do suposto PS Phone. Este seria um equipamento revolucionário, pois acrescentava a mais valia do Android ao mundo dos jogos, através de uma estrutura Playstation Mobile.
Este anúncio foi ténue e envergonhado. Pelo que foi colocado no Facebook, a apresentação ao mundo será no próximo dia 13 de Fevereiro às 18 horas GMT.
Anúncio Oficial:
Para lá dos pormenores do smartphone, que actualmente é informação de segundo plano, o que mais interessa é a Sony ser a primeira empresa de hardware a levar muito a sério a evolução do mercado dos smartphones, acrescentando uma nova vertente, não se ficando apenas pela criação ou actualização do "modelo" já batido de smartphone.
Mesmo que em, termos de aparência, o Xperia Play seja um pouco "arrojado demais", desconcertante face à linha mestra deste segmento, este equipamento irá ter muito destaque, não sabemos se será pela componente telefone e será pela componente consola de jogos!
Fica, no entanto, alguma dúvida no ar, pelas experiências do passado. Lembram-se da nGage da Nokia?? Será que o mercado irá acolher este equipamento como um smartphone e este será mais um Android? Será que, como consola, conseguirá atrair utilizadores vindos da sua irmã, a NGP ou será o mercado da Nintendo que interessa à Sony?
Este é um passo importante, pois poderá motivar outros fabricantes, como a Microsoft ou Nintendo, a avançar com projectos timidamente apresentados.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Em 1º lugar é uma boa estratégia.
em 2º, é para um público-alvo mais entusiasta de jogos!
epa… depois na NGP.. não vejo mercado para esse telemovel… na minha opiniao é um desperdicio.
se não me engano o Xperia play foi anunciado antes da NGP…
desculpem o double post..
acho o android com polegares uma boa ideia.
agora a forma como apresentam isso no anúncio é bizarro e meio porco.. lol
akeles pedaços de mão cozidos? a mexerem-se sozinhos? wtf? akele boneco verde é um pedaço de metal pá..!!!
enfim..lol
Desperdicio desde quando?
Eu chamo-lhe um double KO á nintendo e alem disso vem reforçar a plataforma android.
reforçar a plataforma android é uma coisa boa?!…
eu pessoalmente n sou amante de android…
e não acho que a divagação do mesmo por tudo quanto plataforma o vá tornar melhor do que ele já é!…. apenas o vai tornar mais adaptável, mas… será mesmo?
temos o exemplo dos tablets que houve na necessidade de criar uma versão totalmente para a plataforma…
n sei!…fica no ar!
Viva!
Há um velho ditado que conta que “a prática leva à perfeição”.
Afinal, também o Windows foi considerado multi-plataforma pois funcionava em vários PCs, talvez como tempo o android se mostre uma mais-valia
também um ditado que dizia: se tentas fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não fazes nenhuma bem!!!!
isso dos ditados tem mt que se lhe diga!…
olha aqui este:
quem tem boca vai a roma..
pela boca morre o peixe!….,
preso por ter cão preso por não ter!….
Resumido antes era caro e dificil desenvolver para a plataforma playstation(sony) por eles terem politicas rigorosas, agora com esta suite vais ser mais facil e pratico para os developers de videojogos, a modernidade não faz mal a ninguem.
Antes andavamos a km agora é a megas.
Sim poderá ser esse o alvo desta consola/smartphone… atrair um público alvo mais jovem, entusiasta das consolas mas que poderiam apostar no segmento Android e com isso passar a “consumir” mais dentro da Store da Sony.
Apos tentarem adoptar o OpenStep para tentar fazer o seu “iPhone” e não conseguirem, fazerem o Xperia meio “prototipo” e lançarem-no agora, juntamente com o NGP (que acho excelente) .. só concluo uma coisa…
A Sony não sabe onde está o norte! 🙂
Andam todos a bater no ceguinho a empatar tempo (e fazer render o peixe) até arranjarem sistemas proprietarios.. é o que eu acho.
“Andam todos a bater no ceguinho a empatar tempo (e fazer render o peixe) até arranjarem sistemas proprietarios.. é o que eu acho.”
Nem mais… já esta na hora da Sony parar, perder dinheiro, mas olhar com atenção para o que se esta a passar e arranjar uma estrategia para ganhar o jogo na recta final (ultimo trimeste do ano, que todos conhecemos como a epoca dos videojogos, devido aos lançamentos que se dão nesse momento)
Quem sabe onde está o nore é a Apple. Os outros andam por aí a fazer não sei quê. Como se jogar jogos a sério fosse coisa para iPhone ou iPod. Se disserem mal do santo estes aparecem a defende-lo mas não são capazes de usar um pouco de moderação para quem gosta de outras coisas. Daí que não me admire de comentários anti-qualquer coisa. Tenho iPod Touch mas considero que aquilo serve para algumas coisas interessantes mas convenhamos que jogar não é o melhor. O mesmo digo da PSP tem música mas aquilo não é um aparelho de mp3 portátil. Para quem joga pontualmente sim é interessante mas não para ouvir música. A Sony vai tentar a sorte com a PSPGo+Xperia e Android. Pode ser que pegue… veremos. Eu por mim olha que venham as duas mas como não tenho dinheiro nem para uma vu esperar e ver como as coisas vão andar. Depois vou tomar uma decisão
Pelos vistos sabe bem onde está o norte.
O mundo dos jogos portáteis ficou abalado por uma plataforma que nem foi inicialmente desenhada para tal… (iPhone/iPod Touch).
Que em vendas ultrapassou a Nintendo DS e Sony PSP juntas. O segredo? Consistencia e preços competetivos.
É o que a Sony precisa fazer. Senão acaba como a velha SEGA que era o topo e hoje coitada, trabalha a fazer jogos para todas as marcas.
Ps. A Azia que tens com a Apple não mudam os factos. E não sou eu que o digo, é o mercado. Pessoalmente para jogos prefiro mil vezes uma PSP… não gosto de jogos “touch” à excepção daqueles que foram criados mesmo para isso.
Android não é resposta.. nem de longe mesmo. Os ports, mais cedo ou mais tarde, farão a Sony abandonar o projecto. Mas tal como disse, eles apostam no Android por falta de SO’s proprietarios… esta apenas a servir para “encher chourissos” e não ficarem parados. E quem fala Sony, fala todas as marcas. A Samsung anda a vender Androids mas ve-la se abandona o Wave… é o seu seguro e quando estiver maduro dão um chute no Android para fazer tal e qual a Apple faz… “So e Hardware combinados”.
“chouriços”
se eu tivesse um blog punha isso em primeira pagina
Cegueira supremacista parte MDXCVIII…
O iPhone/iPodt touch estãoa vender mais que a DS? E? Que percentagem dos consumidores os compram como consola? Quais os seus grandes exclusivos? A verdade é que tanto o iPhone como o iPod são comprados por aquilo que realmente são.
Depois a de encher chouriços até terem um sistema proprietário é de rir. A NGP vai ser dedicada e ter um SO proprietário, como as anteriores consolas, se quisessem teriam feito o mesmo com o XPeria, mas não o fizeram! Porquê? A parte mais complicada até estava feita, e a S.E. tem pessoal a desenvolver funcionalidades para telemóveis com toda certeza, e digo já que extremamente competentes. Se o SO próprio fosse o principal objectivo deles já o teriam.
Em relação à Samsung, o Bada (Wave é um telemóvel) não vai encostar o Android nunca, pelo que li os planos serão para que o Bada domine no segmento mais baixo e o Android no mais alto dessa marca.
O Android causa-vos tantos pesadelos que até já sonham com a sua queda, e conseguem até fazer prognósticos disso. Parabéns até nisso são iNovadores… Nunca antes um analista de vendas consegui fazer previsão tão sérias de fracasso de algo com crescimento em aceleração, com alto grau de satisfação e em melhoria constante. São todos uns iLuminados. 😀
Não concordo contigo qdo dizes que tão a empatar tempo para fazer seus sistemas proprietarios. Eu acho que é ao contrario que estão a aliar-se a Android porque vende, simples. Qual é hoje o unico sistema que faz moça (arranha vá) ao Iphone => Android, qual wave qual symbian qual outro sistema proprietario.
Se Android continuar assim vai-se tornar tão kick-ass nos concorrentes, sem hipotese. Obvio que iOS terá sempre seu mercado de elite.
Só aguardo proxima sexta a nokia vai fazer uma conferencia sobre o cap que vai tomar.
Oh Racpxt, o Android a mim não me faz comichão alguma… faz-me comixão é o que as marcas e operadoras fazem nele…
Ainda dizes tu que és defensor de open source…
Gostas, compra é simples…
Vocês de mercado estão muito verdes mesmo. Estas a discutir isto iria dar o mesmo loop de sempre.
Felizmente ainda aparecem uns quantos que sabem o que falam e aparentemente, tal como eu, estão mais por dentro do assunto.
https://pplware.sapo.pt/google/google-apresenta-site-oficial-do-android-market/comment-page-1/#comment-383471
Amigo… desculpa la mas se chamas os “ais” da Apple consola de jogos vou ali e ja venho. Eu de longe nao sou o que se diz por ai de “gamer” mas de certeza que sei que nenhum dos “ais” entra nessa categoria. Ser cool e a tal coisa de ter a moda do momento. Depois aparecem por ai uns iluminados e ja chamam consola de jogos a coisas que nem sao. Tal como o outro triste chamava netbooks aos outros “ais”… opa deixa de olhar so para o que a Apple faz… cresce e aparece que ja tens idade para ter juizo.
Oh Ryan tu é que tens idade pra ter juizo.. em todas as tuas intervenções dizes o mesmo e não lês tudo tal é a cegueira!
Eu disse que a Apple é que é?! Lê lá melhor as coisas que escrevo e deixa essa paranoia de inferioridade de lado.
Qual é a parte que não percebeste que eu prefiro “UMA PSP” a qualquer plataforma touch?
Haja paciencia mesmo… enfim.. perca de tempo com os mesmos do costume.
Ok… ok.. tens razao.. e como tudo que for Apple ser bom e o resto nem sequer viste trabalhar e ja estas a criticar… porque a Apple vende e tem norte… os outros sei la porque nao tem.
Desculpem mas antes de se falar na NGP já se falava há muito do playstation phone, daí que o titulo não me parece o mais correcto… adiante…
Corre todos os jogos da ps1, embora os videos que tenho visto sobre ele me deixem algumas duvidas sobre o desempenho… a bateria está longe de ser a de uma psp, (muito longe mesmo) de tal forma que o desempenho não é minimamente perfeito…
É util, estetico, muito seguidor da linha Xperia, mas muito sinceramente preferia ver a PSP NGP a fazer chamadas e mandar sms’s do que adquirir este telefone…
Na minha opinião este lançamento terá sido apenas uma forma de a Sony “combater” o lançamento da nova Nintendo DS, lançando um equipamento revolucionário no Andoid, juntando o melhor de 2 mundos, Smartphone multimedia e jogos…
Se foi uma aposta bem sucedida, só se saberá depois de ser lançado, e mediante a quantidade e qualidade de jogos disponiblizados…
Ninguem me tira da cabeça a ideia que isto foi apenas um protótipo que não quis esperar muito com medo que aparecessem outros… O conceito Playstation Mobile parece-me bastante arrojado, tal como o da PSP Go, aparelho que ainda hoje muita gente não sabe muito bem para o que é que aquilo serve…
Mas dou os meus parabens à ideia, tem que se inovar, para jogadores casuais, se oferecer um preço baixo (o que duvido bastante, pois deverá ter o preço dos restantes Xperia ou mais), será um bom equipamento para umas horinhas a matar…
Resta-me dar tambem os parabens aos criadores do anuncio, está muito, muito bom, mesmo…
Confirmasse o que era lógico: não é um PSPhone. Há muito tempo já que a Sony disse que não empregaria a marca PlayStation num gadget que não for próprio da Sony, como é o caso deste telemóvel, que é de Sony Ericsson. Para além disso, não acho que este Xperia Play vaia ser um game changer. Lembra-me demasiado ao n-gage: nem um console potente nem um telemóvel jeitoso. Haverá que ver como acaba a coisa.
Penso q a maior falha é o facto de ja vir capad* à nascença.
Com os Tegra 2 a rebentar deviam aproveitar a boleia da NVidia.
epa, com o fracasso da PS3 estes meninos ficaram mesmo desnorteados!
fracasso?!:.., n percebi?!…., ps3 foi 1 fracasso?…, 11 de novembro de 2006 diz-te alguma coisa?
hey…hey… fanboy.. escreve devagar.. lol
essa data a mim não me diz nada? é a data de lançamento da PS3? é o dia apartir do qual a sony começou a perder milhões?… se for esse o dia eu lembro me…. lol..
nem a Sony nem a M$ começaram a nova geração a ganhar…
até a Nintendo teve problemas com o seu lançamento… isto de fracasso todos têm…
então explica-me lá o teu conceito de fracasso?!
Não tenho PS3… mas o que consideras fracasso na PS3. O negócio começou mal mas depois embalou bem. Acho que deverias rever o que se passa no mundo das consolas para além da plataforma que usas.
O facto de outras consolas serem “mais bem sucedidas” não faz da PS3 uma consola mal sucedida… muito pelo contrario, a PS3 é bem vendida e Portugal/Europa que o diga.
A Sony fez uma excelente consola (a melhor mesmo.. ) o problema é que levantaram demasiado a fasquia para aquilo que os jogadores querem…
Tive ambas, e se hoje voltasse a comprar uma.. seria de novo a PS3…
PS. Preço elevado da consola / Falta de jogos piratas… esse deverá ser para ti o factor “fracasso…” .. mas users que não compram não fazem falta à Sony.
Vamos ver se este vai receber mais atenção do que tem recebido os Xperia anteriores, SE está a descer muito de reputação…
eu tenho um Xperia e nao tenho queixas ate agora
eu adorei o anúncio!! muito bem conseguido! não percebo é a ideia deste “gaming phone”, forçam uma pessoa, com um orçamento mais reduzido, a optar entre a consola e o telemóvel?
O ngage é uma história à parte, diria eu. Tempos totalmente diferentes que iram fazer toda a diferença. Tudo vai depender do catalogo de jogos, pois até eu estaria na disposição de abdicar de um high-end para este desde que a diferença não seja abismal! Que venha com o tegra2 da nvidia e a nintendo só fica com a pitalhada (já agora o é). E é mais que suficiente para a nintendo, pois é o mercado onde há (em teoria) menos pirataria e um mercado menos exigente. Logo, material mais fraco, logo melhor preço final = mais vendas! A Sony, pela sua elegancia, mas não só não pode entrar nesse segmento. Ou fazia como a MS, entrava discimulada, a ver no que dava (aka WinPhone 7) ou entra com hardware. E digo, finalmente que alguem lança algo que promete melhorias e futuro mais “organizado” na indrustria movel. Nintendo não conta, sim?!
Na verdade o conceito PSPortatil com o Android vai dar que pensar. A Sony vai tentar render. Pode ser que pegue… veremos. Eu pessoalmente gostaria de comprar as PSP2 mais este telefone mas acho que acabaria por repetir alguma coisa. Por um lado a consola é aquilo que todos sabemos. Pouco importa se a Nintendo vende mais ou se o iPhone é cool e toda a gente o quer. A grande vantagem na liberdade de escolha está aí. o iPhone ou iPod não é uma consola. Para mim é impossível jogar com os dedos no ecrã. Já de si o ecrã é reduzidos depois andar a cagar o ecrã nunca foi coisa que me agradou uma vez que eu nem gosto nada de nada de ecrã tacteis (excepção ao iPod touch para a música).
Quanto ao Xperia Play veremos no que vai dar. O conceito é interessante mas apostar em duas consolas embora esta tenha as capacidades de telefone é preciso realmente ver. Sobretudo é preciso ver se os developers vão apostar. Com a n-gage as coisas não correram tão bem. Gostei da experência da n-gage mas pecou por pelo facto de a qualidade e o ecra serem reduzidos e obviamente pela quantidade de jogos disponíveis. Mas que me diverti em momentos de espera ou preenchi alguns momentos de autocarro lá isso foi verdade.
Mas sabes que essas horas de diversão no autocarro só foram possíveis porque tinhas bateria no telemovel(consola java)
muito provavelmente para conseguires ter o facebook, msn, email, browser ligados em background + o 3g a suportar o standby da coisa e ainda estares a correr jogos para te divertires meia dúzia de minutos, a bateria vai-te deixar a pé…, se não for a jogar, é a fazer chamadas(razão base de um telemovel)….
se podes ter 1 consola portátil a bombar e a fazer totalmente a função de consola (psp2) e se podes ter 1 telefone(smartphone) a fazer a função de 1 smartphone…, porque raio queres HOJE (actualidade) ir misturar as duas coisas…
a diferença entre o hoje ou daqui a 5 anos, é que hoje, eles estão a aprender a misturar um telefone com uma consola…, daqui a 5 anos, provavelmente já teram tido as suas quedas e já terão feito alguma coisa que velha a pena comprar…
o conceito Telefone + PSP não esta mau. O que será interessante observar e se vai vingar ou não. E isto baseia-se no facto de que ou a consola apenas e a PSP que vai sair convém mais. Ou então o Telefone com PSP. Vai ser mais uma decisão do consumidor comprar uma ou outra. Haverão alguns que irão chular pais e sei la mais quem para ter os dois….. mas a maioria não poderá ter as duas coisas. Eu vou optar pela nova PSP mas gostaria de ter os dois. O que quero dizer e que isto vai ter de dividir um pouco o mercado da PSP entre um e o outro. Veremos.