Sofia: A nova e inteligente BOX 4k da MEO
Depois do lançamento do Router Fiber Gateway, a MEO volta a inovar tendo anunciado recentemente a Sofia, a nova Box 4K WiFi. Esta nova Box 4K WiFi tem um design semelhante à anterior mas está muito mais inteligente e com uma interface muito mais intuitiva.
Vamos conhecer as características desta novo box e também a nova interface.
Chama-se Sofia e é a Box 4K WiFi da operadora MEO. Esta box é fabricada pela Arris mas parte da tecnologia é made in Portugal, mais concretamente da Altice Labs. Segundo as informações, todo a interface Wi-Fi, à exceção do chipset, foi feito pela Altice Labs em parceria com o fornecedor do chipset.
De acordo com as informações, esta box incorpora 4 antenas Wi-Fi, com chipsets quantenna, e traz suporte para o protocolo 802.11ac. Os menus específicos do Wi-Fi tiveram de ser criados de raiz no media Room da Altice, já que esta é uma das primeiras boxes a ter 4K em WiFi.
O software está otimizado para funcionar com o Router Fiber Gateway, permitindo que esta box funcione sem fios, ou seja, não necessita de estar ligada à rede por cabo. Sendo uma box Portátil, esta pode ser utilizada em qualquer parte da casa.
Na parte frontal da box é possível ver uma indicação relativa à qualidade de sinal Wi-Fi.
Novo User Interface
Ao contrário do que acontecia na box anterior, o novo User Interface é orientado para os conteúdos e preferências dos clientes, através de uma navegação mais simples e um design moderno. Destaque ainda para o facto da navegação ser agora muito mais fluída. A novidade é que todas as áreas principais estão agora visíveis ao premir o botão Menu do comando MEO.
Está agora também disponível um novo Menu onde podemos aceder aos “Favoritos”, “Pesquisa”, “Gravações”, “VideoClube”, “Apps”, “Cliente” e “Definições”.
Nova Barra de Zapping de canais
Em termos da barra de zapping de canais, esta está agora mais intuitiva e também menos intrusiva sobre a emissão. O cliente pode facilmente mudar de canal usando as teclas P+ e P-.
Nova Barra de Zapping por Programas
Em termos de barra de Zapping por programas, há também várias novidades das quais se destacam:
- Navegação mais visual entre programas
- Possibilidade de ir até 7 programas para trás e 7 programas para a frente (setas direita e esquerda).
- No final da navegação do lado esquerdo tem acesso direto às Gravações Automáticas e no final da navegação do lado direito tem acesso direto ao Guia TV
- Hora início e fim do programa e informação de quanto tempo falta para terminar
Gravações Automáticas
Em termos de gravações automáticas destaque para o facto de:
- Estar mais visual, por conteúdo e com imagens
- Orientadas para os conteúdos
- Nova organização:
- Para Si (NOVO): personalização dos canais e conteúdos que gosta de ver (canais a que acedeu nas Gravações Automáticas e\ou programas que deixou a meio)
- Automáticas: organizadas por Temáticas (NOVO) ou por Canais
Com a Box 4K WiFi terá acesso a uma nova Experiência Ultra HD 4K, uma vez que terá acesso a vários tipos de conteúdos 4K que não são apenas VideoClube e Canais. De referir que pode também, via Box, aceder à área de cliente, que agora se chama my MEO, e aceder às mais diversas informações.
Esta Box 4K WiFi está disponível para clientes Fibra e o WiFi e só é compatível com o Router Fiber Gateway. Quem quiser fazer upgrade para a nova box tem de pagar uma mensalidades de 7,5 euros.
Este artigo tem mais de um ano
Um exagero pagar 7.5€ mês por uma box! É uma pena… mas a full HD vai ter de ficar mais uns tempos…
Não percebo o hype da box da meo, cá em casa a vodafone já me deu uma à uns meses atrás, 4k wifi e até a interface é similar, apenas a cor é diferente, quem tem a box 4k da vodafone sabe o que digo. Ok percebo que seja a meo seja o vosso serviço e assim podem mostrar tudo da box, router, etc, mas pelo menos poderiam ver que outros serviço também têm produtos similares se não melhores.
E vai chegar por muito tempo… muitos poucos canais em 4k, os que existem são do tipo “encher chouriços”.
Estive a ler tudo por alto e só encontrei o que procurava na última frase do artigo: “Quem quiser fazer upgrade para a nova box tem de pagar uma mensalidades de 7,5 euros”
🙂
querias box nova xpto a custo zero, vai sonhando…
Por acasa a minha é oferta.
Passado 6 meses, o comentário sobre custo é de Abril e em 23 de Dezembro responde “por acaso a minha é oferta”
é AGORA também a minha é oferta por acaso…
…e + 25 euros para o técnico recolher a antiga e instalar a nova…espétaculo…o meu contrato tinha o MEO jogos incluido, mas a box não era compativel com o serviço MEO Jogos…falei com eles, de forma a fazerem a substituição, visto que estava a pagar um serviço do qual não estava a usufruir devido ao equiopamento estar obsoleto; expliquei que quando subscrevi o referido pacote eles deviam ter logo efetuado a substituição gratuitamente, de forma a garantir o serviço e não lesar o cliente; eles não entenderam assim…cobraram-me 25 euros pela box que tenho atualmente, e agora acabaram com o MEO Jogos… e para ter esta nova box tenho de pagar + 25 euros…enfim…
Também me aconteceu o mesmo… Tinha o serviço meo jogos, mas a box que me colocaram foi uma de 2008, que não dava. Reclamei, voltei a reclamar até que disseram que o serviço ia ser descontinuado e que não faria sentido me trocarem a box.
Reviram a situação contratual, baixaram uns 7€ na mensalidade e mais trafego para dados móveis…
Foi preciso muitas reclamações por escrito.
ahhh e depois ainda me trocaram a box… mas por uma igual…..
Com tudo isso, tene direito a prescindir o contrato. Já vai sendo tempo. de acabar com o que as operadoras querem posso e faço.
Reportei a situação á ANACOM… aleguei prática de cobranças indevidas e abusivas, servindo-se da fidelização do cliente, que para mim é inadmissivel, e a resposta que tive da ANACOM é que a questão dos valores cobrados pelas empresas aos clientes os ultrapassa, não lhes diz respeito e que é uma situação que tem de ser resolvida entre o cliente e a empresa…ridiculo…
Não pagues e deixa ir para tribunal.
Me aconteceu o mesmo porém pedi a restituição dos valores gastos com os comandos de jogos. Fiz uma remessa livre e o valor foi depositado em minha conta.
E quando acabar a fidelização o sr. volta a fazer nova fidelização…!? Meo o melhor operador do mundo….todos apoiar o Meo… A pior trampa em Serviço Público
NA NOS dao BOX XPTO, 4 K, sem pagar… ainda pra mais a MEO, oq ue fez foi atualizar os software das boxs mais antigas para ese novo layout e agora arrastam-se todas, ficando lentíssimas.. vou ligar para lá, se não me trocarem por estas a custo zero, rescindo o contrato.
A MEO é assim…para conseguirem clientes oferecem tudo e mais alguma coisa, assim que iniciam a fidelização fazem o que querem…e quando a fidelização está prestes a terminar voltam as “ofertas”…nem imagino a fortuna que deve ter custado a nova campanha com o CR7 e a “Sophia”…
O meo e as outras! E tudo a mesma treta.
sse rrenovares contrato ou atualizares eles trocam de borla
eu não queria a box, queria era uma Sofia aqui para casa, muito mais interessante que uma box…
Tu precisas é de uma destas : http://www.realdoll.com
O que é da Altice Labs? O software? Só se for.. a Vodafone tem uma igualzinha e duvido mesmo que seja da Altice Labs também
Altice Labs é uma área / departmento / sub-empresa (?) da antiga PT (agora Altice) que está focada no desenvolvimento de software/firmware e hardware de vários equipamentos usados dentro e fora do grupo PT/Altice.
Era a antiga PT Inovação.
O meu menu de zapping… não esta igual a imagem postada.
Tenho de verificar se existe mais alguma atualização…
A box não é nova já anda no mercado desde 2016 salvo erro o que teve foi um update que ligou o wireless e tem novo menu
Tenho a funcionar com o router Technicolor TG789vac v2, mas via WIFI tem 2 a 3 paragens por dia.
A box é a mesma de 2016…
11.05.2016 às 20h46
Além disso, o dispositivo integra um disco rígido amovível de 1 TB de capacidade e 4 antenas Wi-Fi com norma AC. Ou seja, pode antever-se que o operador poderá facilitar a ligação entre a box e router utilizando uma ligação sem fios – ao contrário do cabo de rede utilizado hoje.
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2016-05-11-Meo-e-o-primeiro-operador-a-ter-box-para-servico-4K
Ai sofia sofia levavas umas palmadas de amor 😀
A sério ??
Esta Box 4K WiFi está disponível para clientes Fibra entao o fracasso esta a porta fibra com o meo nao combinam
a box não tem fios? então de onde vem a alimentação?
obrigado e boa tarde.
loll sem fios a parte da internet que a box normal precisa, o cabo ethernet.. claro que tem fonte de alimentação de fio.
Wifi
Se os artistas que vão aos programas da televisão de domingo à tarde não precisam disso, vai uma box precisar? 😀
O KODI funciona muito bem nas boxes e tem skins muito boas 😀
como se faz? por o kodi a trabalhar nas boxes da meo?
Com a app MEO Go.
Não dá, ele refere-se às box Android.
É suposto a BOX ainda vir com o logo da MEO… ou já nao deveria vir como Altice ? ou o logo MEO vai continuar mesmo sendo já da marca Altice ? lol… e mesmo assim no software ainda diz como “My MEO”… isso não devia de vir já como “My alticce”…. só por curiosidade…
a marca MEO é para continuar em Portugal.. foi decidido há umas semanas, que MEO, SPO, PT EMPRESAS e mais não sei o quê, pela tradiçao e forte imagem, que se iriam manter…
Altice é o nome da empresa, Meo é o nome do serviço, tal como continua a existir o Moche.
Vejo um problema, é ser MEO / ALTICE
Sem fios como? Do router até à box?
Mas da box até à tv terá de ter, cert?
sim do route ate a box… clao que da box pra tv tem que ter.
Ao tem de ser. Podia ter widi.
Sim. Da box para a tv tera que usar fio, hdmi, scart.
Sim… e também tem que estar ligado à tomada por um fio! Vê lá tu bem!
Eles desistiram do rebranding da marca no mês passado. Vai continuar a chamar-se MEO, marca poe sua vez detida por uma empresa, que é a Altice Portugal.
Desistiram porque o nome “Altice” tem pior reputação no mercado português do que “MEO”.
Desistiram de mudar o nome para altice porque rima com aldrabice e acharam que ficaria muito óbvio.
Não havia necessidade de ser tão assertivo no comentário 😉 !
A verdade é que este software novo já tá em muitas boxes das antigas, que as actualizaram, o que as torna muitissimo lentas, arrastam-se mesmo.
enfim, uma parvoíce.
Nunca se esqueçam de uma coisa…box 4k… conteúdos em alta definição (sim porque 4k só dois ou 3 canais), por wifi, vais roubar-vos largura de banda por wifi…depois daqui a uns meses começam as reclamações que o wifi agora está pior, que já não aguenta 7 telemóveis o mesmo tempo, etc etc etc.
Não há milagres 🙂
Quem é que vai ligar uma box da Meo que já por si funcionam mal via wifi?
Ter box Wifi, não é novidade para a MEO.
Quando a MEO foi criada, e o serviço começou a ser vendido, as box eram por wifi, com acesso uma antena externa. Alias, isso até foi a grande inovação que de o primeiro impulso ao MEO, instalar um serviço sem cabos.
O meu pai, que foi dos primeiros clientes da MEO, teve isso a funcionar assim, até bem a pouco tempo, até ter preferido ligar a box a uma Powerline. Sim, a box também funciona nas Powerlines… por isso, não é preciso uma box toda xpto para levar a mesma para qualquer lado da casa.
O problema foi os clientes começarem a ter problemas nas box que estavam a funcionar por wifi, visto que devido a construção das casas, começavam a ter paragens de imagem na TV.
Dai, eles terem retirado essa opção do mercado.
A malta da Altice, pensa que esta a fazer uma grande inovação, mas isto já foi feito a uns 15 anos atrás. A questão é saber, se eles sabem qual foi o resultado… julgo que ninguém lhes disse…
Simplesmente ridículo não possuir (a ser assim) porta RJ45… enfim. Aqui em casa tudo está ligado por cabo de rede no que diz respeito a este tipo de equipamentos.
Tenho que experimentar lá para 2035
Ah,ah,ah,é você e eu. 🙂
Pagar 7,5 Euros para quê?! À cerca de um mês/mês e meio a box que tenho em casa (HDMI) “sofreu” uma atualização e ficou com essa mesma interface…que eu preferia que não tivesse acontecido! Se já era “lenta” com o software “original”…agora parece uma “carroça”!!
esse é o grande problema.. atualizam as boxes ficando lentissimas as antigas… e depois não trocam pelas novas, ou cobram valores exorbitantes pelas boxes novas.. ridículo esta políica.. é ate um cliente se cansar e mudar de operadora.
Agora ja percebem porque é que a NOS so disponibiliza um software mais recente na box mais recente.
A barra de zapping continua intrusiva. Demora a desaparecer e não dá para ler bem as legendas. Não fazem melhor que isto?
Não acho, está bem mais simples.
simples e podre de lento toda a utilização de navegaçao.. só o zapping se mantem rápido.. agora tudo o resto, é penoso andar pela box.
Eu tenho o mesmo problema. As legendas ficam escondidas e demora uns 5 segundos para desaparecer. Quando se carrega no ok naqueles canais onde podemos activar algum menu, não responde enquanto a barra de zapping não desaparece. Parece bug.
alem disso o preview (pip) demora a aparecer, primeiro aparece a porcaria do logo do prog que ta a dar
Aquela barra de zapping, apresentada na imagem do artigo, deve apenas funcionar nas novas boxs.
Eu sou cliente meo, mas façam uma review as novas funcionalidades da nowo… Muito bom, com integração do tablet… Vi e gostei…
Bom…
A Nowo tem sido a melhor operadora pelo que tenho visto…
Pelas reclamações e tal, quando a vodafone não tem cobertura é claro.
Mas a box da Nowo é muito intuitiva! Os menus são simples, e a barra de zapping não demora a desaparecer, e o comando é muito simples de ser usado! E a box tem a funcionalidade de partilhar o ecra com 2 canais, isso é muito bom!
Bem para ver mais funcionalidades acho que deveria de ir ao canal no YouTube da Nowo!
Não volto para a MEO. Não fui bem tratado enquanto cliente. Prefiro pagar mais em qualquer outra operadora e ser bem tratado.
Pagar mais ?? Você é doido !! Venha mas é para a Vodafone.Paga menos e é muito melhor servido !! Olhe o que eu lhe digo.Há quase 22 meses que sou cliente da Vodafone e só tenho a dizer maravilhas do que usufruo.Nunca me falhou nada,meu caro amigo.Deixe lá a MEO de vez e faça como eu fiz. 🙂
Televisão ? Em pleno 2020 ? …
Não não. Estamos em 2018, não sei se já te deste conta.
Lanço o repto ao Pplware, de fazer um comparativo com a da Vodafone, que possui as mesmas características.
Seria interessante.
Obrigado.
Não sei até que ponto pode o Pplware denegrir assim tanto uma marca… porque a MEO ia levar uma coça da Vodafone! 🙂
Não diga disparate. 😉 cada uma das ofertas atualmente tem vantagens e desvantagens, pontos fortes e outros menos fortes. Nós na nossa equipa temos todos os serviços, uns têm Vodafone, outros MEO, 2 têm NOS e um tem NOWO. Temos conversado sobre os serviços e planos de preços e basicamente todos têm pontos fortes.
Claro que há, por trás destes equipamentos, outras questões, como a fibra, como a maior penetração no mercado, o tipo de serviço que é mais que o cabo de cobre mas menos que a fibra óptica, o ser afastado de determinadas áreas metropolitanas, se é uma zona de investimento industrial ou se é uma infraestrutura partilhada doméstica, etc… há imensos cenários. Há quem diga mal de uns, mal de quase todos, bem do que tem e muito mal do que escolheu. A nossa sorte é ter escolha.
Sem dúvida, mas nós temos feito isso individualmente porque as ofertas não se podem comprar de forma direta. Fizemos com o NOWO, Vodafone e MEO.
o nome escolhido é do mais azeiteiro que ha 😀 pior so mesmo os posters do Reinaldo com a dita Sofia
Ah,ah,ah. 😀 😀 😀
O que eu queria mesmo era net em condições… aqui só adsl e com essas actualizações cada vez está pior.
Na minha casa não funciona. Se já era tudo muito lento, agora ficou muito pior!!! Nem consigo aceder às gravações automáticas, ou então fica a “moer” minutos!!!
Tenho adsl até 24mb, mas eles permitem-se disponibilizar 0,8; 1, no máximo 4 mb.
Pudendo, saio!! MEO nunca mais! Nem que tenha que voltar ao satélite
O nome Sofia é lindo,mas não é para ser dado a uma tv box.
Deve ser do nome da barriga de aluguer, a próxima
Quem tem uma box “normal”, não terá direito à atualização da interface?
Se com cabos , fibra essa treta toda os serviços já são o que é , ou seja uma mera imagina a funcionar via wi-fi, e mais gente 4k pra ver programas em 4k não é preciso ter uma TV 4k ou to enganado, agora as pessoas vão trocar seus tvs Led ou plasmas por tvs 4k não custa muito e uma pechincha , lol mas como o ser humano quer tudo que seja novo , só quero é ver a barracada que isso vai dar porque quando pedir a box nova eles não quer saber se você tem uma TV 4k ou Led ou plasma querem é vender o problema é do cliente, e como mudar de uma Android para um apal.
Além de o serviço meo estar todo ultrapassado ainda estão a cobrar 7,5€ para pagarem o anúncio que fizeram com Ronaldo e com a robot (robou, rouboute), a vodafone não cobra nada, tenho um famíliar que trocou de casa (mudança de morada) e ainda recebeu tudo do mais recente, visualizando os 300mb (speedtest) testando downs a 30mb e ups a 20mb sendo que a meo com 100mb apenas faz o serviço a 6mb downs e 5mb de up s
Não sei que género de “pacote” tens contratado com a MEO. Já dei acima a minha opinião acerca da atualização que eles fizeram nas boxes “antigas”…se eram lentas,agora ficaram muito piores! Mas na velocidade de conexão nada tenho a apontar…contratei 100/100 MBs e faço “medições” periódicas através do speedtest! NUNCA me deu uma velocidade INFERIOR à contratada…sempre um pouco acima. Quando tenho de reclamar é o que faço…mas não posso dizer mal do que está bem!
E a app MEO Go continua sem comunicar com a box 4K! E nem a função/app “remote”. E isto há quase dois anos.
Quem puder que reclame – pode ser que resulte. Obrigado
hmmmmmm sou so eu que reparei ou é tudo burro? esta box é igual a da vodafone, a interface é parecida e tudo.. qual inovação? é igualzinha com wireless tambem.. e canais 4k so mesmo o funbox e o mais nao sei quê que nem o pai natal ve
A MEO para angariar clientes é boa no que faz, no lançamento do FiberGatway? é preciso aderir a serviço 1Gb para incluir o novo equipamento sem custos, se tiveres o Technicolor Gateway TG789vac v2 já não é preciso trocar porque é compatível com o serviço contratado, se mesmo assim mantiveres o pedido de alteração terás que pagar 40€ mesmo depois do upgrade para 1Gb. Queres a nova box WiFi 4K? Também terás que pagar mais 7.50€ por mês além da mensalidade de 74€ para veres TV com o novo equipamento.
Resumindo, todos estes anúncios e “inovações” são para um numero muito reduzido de clientes…a grande maioria dos clientes mantem-se com equipamentos, velocidades e serviços desde o tempo que o MEO fibra foi lançado…é uma empresa que se fores cliente durante anos tens a sensação que nada muda…fui cliente NOS durante muitos anos, e recordo-me de upgrades de velocidades de alteração de BOX´s de ofertas de TVCines etc…desde que estou na MEO se quero algo novo tenho sacar a saca rolhas e pagar por cima.
A NOS oferece serviços por cerca de 45€com box UMA 4K já incluída, com o novo router norma AC, e com o upgrade que irá acontecer muito em breve para o EuroDocsis 3.1, que vai permitir (finalmente!) competir com velocidades simétricas de 1Gb e a continua expansão do FTTH, está cá para durar.
É claro que muita gente não concordará pois é obvio como acontece com todos os operadores terá muitos problemas e muitos clientes insatisfeitos, mas esta é a minha experiencia como cliente das duas operadoras.
A box liga à TV sem utilizar cabos ou o wifi é só para receber o sinal?
Esta box SOFIA é tão boa tão boa, que nem funciona bem para a única coisa que é suposto… 4K!
Se a box estiver na resolução 1080i, corre tudo na perfeição. Mas não tens 4K! Se queres ver um canal 4K, e vais lá escolher a resolução 4K na box, o que é que acontece? Vês para aí 5min de TV…. Depois a box começa a reiniciar sozinha vezes sem fim, e não funciona mais! Nem com Soft Reset, nem com Hard Reset….
Os consumos desta box Sofia são elevados em standby (9-10w).
Alguém sabe como se forçar o Passive Standby que anunciam <0,5W?