Sistema de Pagamentos Móveis da Samsung chega no Verão
Este ano vai mostrar uma nova fase no que toca a pagamentos móveis, recorrendo sobretudo aos dispositivos móveis. Depois da Apple ter apostado forte com o seu sistema Apple Pay, depois da Google ter melhorado e actualizado o seu sistema Google Wallet, a Samsung foi ao mercado e adquiriu a LoopPay.
A Samsung acaba de apresentar em Barcelona, no Mobile World Congress, o Samsung Pay.
Já não era propriamente uma novidade, mas hoje foi confirmada. A Samsung anunciou há pouco o lançamento de um inovador serviço de pagamentos móveis, o Samsung Pay, que marca a sua entrada na nova Era do ecommerce (comércio electrónico) e dos pagamentos feitos através de dispositivos móveis.
O Samsung Pay permite aos consumidores uma transição segura para um sistema de pagamentos móveis disponível nas mais diversas lojas. Até ao momento, as carteiras móveis têm registado uma fraca adesão por parte dos comerciantes, que continuam a preferir utilizar os tradicionais sistemas de pagamento por cartão. Com o Samsung Pay, os consumidores podem utilizar os seus dispositivos móveis para efetuarem pagamentos nos terminais disponíveis nos pontos de vendas.
Na base desta oferta está uma aposta forte da Samsung na tecnologia Near Field Communication (NFC - Comunicação de Campo Próximo) e numa nova tecnologia proprietária, designada por Magnetic Secure Transmission (MST - Transmissão Magnética Segura). A marca mostra assim a sua intenção de tornar os pagamentos móveis ainda mais acessíveis para os comerciantes e para os consumidores.
O Samsung Pay pretende reinventar a forma como as pessoas pagam os seus bens e serviços, e vai alterar o modo como usam os seus smartphones
Referiu JK Shin, CEO da Samsung Mobile.
Para poder disponibilizar uma das mais vantajosas soluções de pagamentos móveis existentes, a Samsung estabeleceu uma série de parcerias com algumas das maiores redes de pagamentos, como é o caso da MasterCard e da Visa. Para além destas, a Samsung está empenhada em expandir este ecossistema de parcerias do Samsung Pay a importantes parceiros financeiros em todo o mundo.
O comércio móvel acabou de ficar ainda mais interessante
Disse Jim McCarthy, Executive Vice President da Visa Inc.
O objetivo passa por tentar garantir flexibilidade, um dos melhores acessos e várias opções de escolha para os clientes, disponibilizando simultaneamente uma experiência de pagamentos simples e segura.
Grande cobertura
O Samsung Pay poderá ser aceite em aproximadamente 30 milhões de pontos de venda de todo o mundo, podendo tornar-se numa solução de pagamentos móveis com uma aceitação quase universal. Esta capacidade de oferta da Samsung está sustentada numa tecnologia inovadora designada por Magnetic Secure Transmission (MST). Os consumidores podem usar o Samsung Pay nos pontos de venda locais, independentemente de os terminais suportarem NFC ou a tradicional banda magnética, ou seja, este pode ser utilizado na grande maioria dos terminais existentes.
Estamos ansiosos por trabalhar com a Samsung e com todas as restantes entidades para disponibilizar pagamentos móveis seguros às nossas 60 milhões de contas ativas.
Afirmou Margaret Keane, Presidente da Synchrony Financia
Com o apoio e a cooperação de alguns parceiros muito importantes, como a Synchrony Financial e a First Data Corporation, a tecnologia MST permite ao Samsung Pay suportar os Private Label Credit Cards (PLCC - Cartões de Crédito de Lojas Específicas). Este envolvimento ainda mais próximo dos comerciantes, dos bancos e das redes de pagamentos oferece aos clientes a oportunidade de poderem usar uma grande variedade de cartões de pagamento, o que faz do Samsung Pay uma solução de pagamento verdadeiramente universal.
Simples e Rápido
Com o Samsung Pay, os consumidores poderão beneficiar de uma aplicação muito simples de utilizar, que irá promover uma experiência de consumo positiva. A adição de um cartão envolve um processo muito simples e rápido, que apenas torna necessários alguns passos. Assim que estiver inscrito o utilizador terá apenas que deslizar o dedo no ecrã de baixo para cima para ativar a aplicação Samsung Pay, escolher o cartão de pagamento desejado e fazer a autenticação pedida, através do sensor de impressão digital. Basta passar o equipamento no terminal ou POS (Point-Of-Sale – ponto de venda) para efetuar o pagamento de uma forma rápida, fácil e segura.
Seguro e Privado
A Samsung está igualmente empenhada em garantir a segurança e a privacidade dos dados do utilizador, seguindo os mais altos padrões da indústria. O Samsung Pay não guarda quaisquer números referentes às contas pessoais do consumidor no dispositivo. Além disso, inclui uma série de recursos de segurança, que o visam tornar mais seguro do que um tradicional cartão físico. Sendo combinado com o uso de um token – substitui os dados confidenciais dos cartões por um token único e seguro, para evitar fraudes – o Samsung Pay vai proporcionar um dos sistemas de pagamentos móveis mais seguro em todo o mundo.
O lançamento do Samsung Pay continuará a impulsionar o crescimento dos pagamentos móveis e a fornecer um conjunto ainda mais amplo de experiências digitais
Disse Ed McLaughlin, chief emerging payments officer da MasterCard.
O sistema de segurança de pagamentos da Samsung é reforçado através da sua plataforma de segurança móvel (Samsung KNOXTM) e do ARM TrustZone®. Ambos trabalham para proteger toda a informação transmitida de fraudes e ataques a dados. Para além disto, se o telefone
Este artigo tem mais de um ano
Algo que não faço tensões de utilizar.
Perfeitamente dispensável.
Em vez de perder tempo e dinheiro em aplicações que poucos pensarão utilizar a autonomia o importante vai continuando a marinar.
Devias fazer “tensões” de comprar um dicionário, com Samsung Pay ou não…
x2
Sou o único que acha que isto dos pagamentos por NFC através de smartphones é sem dúvida o caminho a seguir mas que neste momento está uma grande trapalhada?
Os poucos estabelecimentos que vão começar a adoptar este tipo de pagamento, uns vão ser compatíveis com Apple Pay, outros com Google Wallet e outros com Samsung Pay? Custa muito criar um método universal? :S
Os 3 serviços têm o NFC em comum. Basta um terminal NFC e é possível utilizar um dispositivo com um destes 3 serviços. Para quem tem um iPhone 6 e um cartão de crédito dos Estados Unidos pode utilizá-lo em qualquer parte do mundo num terminal NFC neste momento, não apenas nos Estados Unidos.
Se percebi bem o sistema MST anunciado aqui é compativel com qualquer leitor de cartões magneticos, ou seja está pronto a funcionar em todo o lado onde se possa usar um cartão antigo, e sendo uma coisa tao simples de implementar, não percebo porque é que ainda não apareceram outros smartphones a usar este sistema… que deve ter uma bobine dentro do telemovel que cria os campos magneticos identicos ao que um cartão faria ao passar no leitor.. um sistema identido ao que se usava numa cassetes especiais que tinham um cabo a sair e permitiam “passar” a musica de um mp3 player para um autoradio..
Tecnologia patenteada, e a samsung comprou a empresa.
Porque o MST usa um processo com segurança antiquada para ser compatível com esses terminais e não torna o processo mais simples do que o uso do cartão. Se não houver vantagens e simplificação visíveis, as pessoas não mudam de hábitos.
Por exemplo, comparado com o ApplePay com NFC, o MST obriga a mais passos, sendo primeiro preciso activar o telemóvel e navegar para escolher o processo de pagamento e fazer autenticação e só depois faz o pagamento. Com o ApplePay é só encostar o telemóvel, sem passos prévios.
O MST até vai ter outros usos para além do pagamento, por exemplo, poderemos usar os cartões de sócios das lojas, dessa maneira carteira vai deixar de ter peso.
O próximo passo é conseguir de maneira segura e autorizada ter os cartões de identificação no Smartphone (BI, carta de condução…).
Aí o futuro será só ter um telemóvel.
E perdê-lo.
Não vais perdê-lo porque tens o smartwatch a avisar que o telemóvel ficou para trás! 😉
o nfc ja esta a ser usado nos cartoes de multibanco com a funcao paypass. instalar essa ferramenta num telemovel pode ser interessante caso se perca ou se esquecam da carteira.
alternativas sao sempre bem-vindas !
Os cartões não usam NFC, usam contactless. As duas tecnologias são “primas”‘(e do RFID) mas são distintas.
Lol, também podes perder a carteira.
E há cartões que usam NFC.
Dá lá um exemplo de um cartão (de crédito, débito, usado em pagamentos, em transportes, controlo de acessos e afins) que use NFC.
Confirma primeiro e não confundas “cartão com NFC” com o terminal que “lê” quer cartões contactless/RFID quer equipamentos com NFC.
As três tecnologias são distintas, pode haver alguma confusão, mas não há cartões com NFC.
Quanto ao “perdê-lo” é só uma chamada de atenção para se ter backups e sistemas redundantes se for necessário. Tirando o dinheiro na carteira, nesta altura, para quem não se precaver, é pior perder (ou ser surripiado) o smartphone que a carteira
E quem falou em cartões de débito? Eu disse HÁ CARTÕES. A Siemens tem terminais que lêem RFID e NFC e tem esses dois tipos de cartões.
A Siemens tem leitores de cartões RFID/contactless e que “lêem” também equipamentos com NFC.
Tem apps para fazer pagamentos com smartphones com NFC. Não tem cartões com NFC para fazer pagamentos. Se encontraste põe o link.
Embora pareça o mesmo, o RFID/contacless, dos cartões, e o NFC, dos equipamentos têm uma diferença abismal.
Outra vez tu a falares de cartões de pagamento, eu falei em cartões… Não quer dizer que seja para pagamento.
Mas para pagamentos investiga o que é o PayPal Here.
Como é grande, cada vez maior, o desemprego jovem, ao menos a maralha, vai-se entretendo com estas novidades. São sempre bons empregos. Haja dinheiro das pensões dos pobres avós e pais reformados, haja Cais do Sodré, 24 de Julho e outras que tais. Sempre fomos um País que gosta das ultimas tecnologias, olhem os “Magalhaes” !!! Toda a gente on line.!! E agora??? Agora quem quyiser que pague. Pois, pois, quanto custa toda esta nova tecnologia?? Custe o que custar vai haver filas intermináveis para os primeiros, Eu tenciono ir lá dormir à FNAC.
Já se ouve falar em pagamentos over NFC á tanto tempo. Mas até agora continuo a achar um grande floap.
Por mim tudo bem, dá geito e tudo em vez de andar cheio de cartões…..mas…..as questões de segurança…..