Serviço Universal fixo da NOS tem 2 clientes e custa 9,6 milhões
O serviço universal fixo prestado pela NOS termina em junho, com os dois únicos clientes da operadora, em Lisboa e Faro, a deixarem de ter a garantia de que o mesmo seja prestado nas condições fixadas por aquele contrato.
Os dois únicos clientes do serviço universal fixo (telefone fixo) estão localizados em Lisboa e Faro, de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
As comunicações na rede fixa registam uma baixa taxa de utilização. Por esse motivo, a Anacom recomendou ao Governo que terminasse com este serviço. Como resultado, um despacho do secretário de Estado das Comunicações decretou o fim do serviço universal de telefone fixo (SU). Questionada pela Lusa, a ANACOM referiu que "deixam de ter a garantia de que o serviço lhes seja prestado nas condições fixadas no contrato do SU [serviço universal]".
No entanto, adianta o regulador das comunicações, a NOS "poderá continuar a assegurar-lhes o serviço nas mesmas condições, se o entender, ou noutras". Além disso, "existem ofertas disponíveis no mercado mais competitivas do que a oferta de serviço universal, isto mesmo é demonstrado pelo facto de apenas existirem dois clientes do SU", argumentou o regulador.
"O facto de só existirem dois clientes atesta que o SU do serviço fixo não tem procura e que o mercado tem soluções que os utilizadores consideram mais adequados para dar resposta às suas necessidades". A Anacom recorda que "o serviço universal na componente do serviço fixo apresenta um custo de 9,6 milhões de euros em cinco anos para servir apenas dois clientes".
O serviço universal consiste na disponibilização de um conjunto mínimo de serviços, que estão definidos na lei, a todos os utilizadores, independentemente da sua localização geográfica e a um preço acessível, de acordo com a Anacom.
Em 04 de abril último, o Governo anunciou que tinha decidido "não renovar o contrato existente com a NOS SGPS para prestação do STF", o qual cessa em 01 de junho, bem como "não abrir concurso para selecionar um prestador de serviço universal para o STF".
O que é o serviço universal de comunicações eletrónicas
O serviço universal é um conjunto mínimo de serviços com níveis de qualidade determinados que deve ser disponibilizado a um preço acessível a todos os utilizadores, independentemente do local onde residam. O serviço universal abrange os seguintes serviços:
- a ligação a uma rede fixa e a prestação de um serviço de telefone fixo, assegurados pela NOS;
- listas telefónicas e um serviço de informações de listas, prestados pela MEO; e
- um serviço de postos públicos, prestado pela MEO - saber mais.
Este artigo tem mais de um ano
Quem são os 2 clientes? Seria interessante saber.
O Socrates e o Berardo.
Posso estar a confundir, mas na casa da minha avó tem rede fixa da NOS, mas vive no concelho de Olhão, só se falam em Faro por ser a Capital do Algarve
O valor baixo que ela paga não compensa em nada para a NOS hahaha
deve ser telemovel a fazer de “fixo”
Um em Faro eu conheço. Eu a pouco tempo tinha também, mas com a péssima qualidade que a empresa tem em seus serviços, mandei desligar.
Agora era fazer as contas a quem tem linhas dedicadas em serviços (smas e afins) , são milhares de euros por mês em linhas de 12kbps que podem ser substituídas por 3g na maior parte dos casos.
e não é fixo são telemóveis transvestidos.
Antes de se gerar o habitual burburinho destes caso digo:
não são o Sócrates e o Berardo
não são telemóveis travestidos
não têm cobertura 3G74G ou GSM
não são linhas 12Kbps
A solução é diferente, e poderia bem ser uma hipótese para garantir as comunicações do SIRESP… não dá é milhões!
Havia um outro cliente no Gerês que desistiu do serviço. Falar é fácil e grátis, dizer alguma coisa é que mais difícil. Informem-se antes de comentar.
P.S.: não tenho qualquer favoritismo com o operador visado, mas entendo que deveria ser esclarecido o funcionamento deste serviço para que não se crie uma tempestade sobre um não assunto.
Euy tb tenho telefone fixo NOS… o que me diferencia desses 2 clientes?
Eu também! Afinal… já somos pelo menos 4.
E é dos serviço universal?!
Não? Pois…
Mas este serviço tinha tudo para ser um sucesso, se fosse algo realmente pensado para o presente, e tivesse um endereço e web site dedicado e anunciado todas as semanas em todos os jornais nacionais, regionais e locais de maior circulação ou com boa presença na Internet (ou seja aberto ao público e com notícias verdadeiras actualizadas pelo menos uma vez por semana) e ainda televisões pela Anacom… já que a NOS claramente não estava interessada em publicitar o serviço.
Mas que fosse algo tipo 4G/ 5G com chamadas e mensagens ilimitadas para todas as redes nacionais; tráfego verdadeiramente ilimitado de acesso à Internet e sem descriminação de tráfego de qualquer tipo (neutral do ponto de vista de rede sem: preferências/ prioridades nos protocolos/ redes/ locais a ligar-se), pelo menos 16 Mbps/ 16 Mpbs garantidos a 100% em 100% do tempo, em absolutamente 100% do território nacional continental e arquipélagos (em caso de inexistência de cobertura que permita cumprir os critérios e perante a queixa de quem quer que seja à Anacom a empresa responsável pelo serviço universal ser obrigado, no prazo de 30 dias a disponibilizar tal a 100% sob pena de perder entre 25% e 40% dos seus lucros anuais brutos referente ao ano anterior, como multa, para a empresa não se sentir incentivada a não cumprir ou a dar tanga). E pena de prisão de 10 a 15 anos, ficar sem acesso à reforma e ficar com todos os seus bens apreendidos para quem na Anacom tentasse proteger o prestador do serviço universal de terem mesmo de cumprir o contracto… que com multas tão elevadas a possibilidade de corrupção é mais que muita.
Aposto que nenhuma empresa iria querer ser o prestador do serviço universal neste formato… pois estão sempre a gabar-se do seu 4G e tal, mas quem conhece o país sabe que a experiência varia muito de local para local e por vezes ao longo do ano e até ao longo do dia.
Meus ricos 5 minutos
Sua avó não nunca precisou de urgência telefónica…isto parece me mais complicado pelo seguinte eu usei o meu fixo para localizar o meu telemóvel.
Mas podia ter precisado para chamar uma ambulância por exemplo.
Acho ainda que a realidade não permite que atacam logo com perdas de milhões e não quererem fornecer um sistema simples de telefone.
Os telemoveis acabam a bateria extraviam se mesmo dentro de casa e avariam.Acho muita falta de responsabilidade quererem acabar com o telefone.
Há muita gente que ainda faz do telemóvel o bicho de sete cabecas neste país.Para concluir acho que esta notícia e uma brincadeira de 1 de Abril.
Outro com falta de argumentos…
“eu usei o meu fixo para localizar o meu telemóvel.”
ora usa outro telefone, não tem de ser um fixo
“Os telemoveis acabam a bateria”
Deixa ligado ao carregador
“extraviam se mesmo dentro de casa ”
amarra o telefone
“Há muita gente que ainda faz do telemóvel o bicho de sete cabecas neste país”
Tens telemóveis que quase nem agenda telefónica têm, comportasse exactamente como um fixo
Total falta de noção de alguma pessoas…
Quanta ignorância!!
Só asneiras e disparates porque nem sequer sabes do que estás a falar!…
O telefone não vai acabar – o que vai acabar é o serviço universal, que custou 9,6 milhões de euros aos contribuintes para NADA!!
Percebes agora?
Querem acabar com o serviço universal para cobrar valores “pornográficos”, por um serviço com canais de tv repetidos, internet de má qualidade com velocidades que são uma anedota autêntica, cobertura de rede móvel ridícula, é isto, querem fugir ao que é a lei do serviço universal, conseguiram acabar com ela e arrastar as pessoas que só precisam de ter um telefone fixo para pacotes sem que em nada de útil acrescenta á vida destas pessoas
Disseste tudo
sim tudo, tudo exagero, primeiro porque o serviço aqui é o telefone, logo tudo o que ele adicionou a conversa é só porque não tem argumentos…
Para que falar de tv,net, rede movel, e afins??? claro que diz que não tem qualidade, que continua a ser mais falso que verdadeiro, mas totalmente fora do assunto.
Os varios operadores têm pacotes de telefone fixo apenas, preço tabela de ~13 com chamadas ilimitadas a varios niveis, e isto se quiser mesmo ter o telefone fixo, que devido a tecnologia requer electricidade em casa, pois soluções moveis mais baratas também existem.
Total falta de argumentos, só demonstra o quanto ele percebo do assunto.
“pornográfico” é o Estado pagar 9,6 milhões por 5 anos à NOS, para esta não fazer nada e ter apenas dois clientes!
Quando não se sabe, não se deve comentar…
Eu sou um dos que utiliza o serviço na empresa e tudo por causa de um elevador, que é obrigatório ter uma linha telefónica que não dependa da Internet (VoIP).
Mas penso que existam muitos outros casos, no entanto aqui no edifício é tudo linha NOS, até esse cabo de telefone.
Mas obrigado pela info, lá terei que me informar sobre o assunto com outra operadora.
Calma!…
O serviço não vai desaparecer – informe-se com a sua operadora!
O telefone fixo e as linhas telefónicas vão continuar a existir – o que vai acabar é o “serviço universal”, onde o Estado paga a um operador para este garantir esse serviço.
Assim, continuará a haver linhas e telefone fixo onde e enquanto as operadoras acharem que é rentável – sem qualquer subsídio do Estado!
Tenho 2 linhas analógicas ainda ativas. 1 para voz e outra onde me ligo à Internet através de um modem 1200bauds.
Tal como referi no comentário anterior, o serviço não vai desaparecer automaticamente!!
O telefone fixo e as linhas telefónicas vão continuar a existir – o que vai acabar é o “serviço universal”, onde o Estado paga a um operador para este garantir esse serviço.
Assim, continuará a haver linhas e telefone fixo onde e enquanto as operadoras acharem que é rentável – sem qualquer subsídio do Estado!