Ubuntu 14.04 LTS – Navegue escondido na Internet
Muito se tem falado sobre segurança informática, em concreto sobre a privacidade dos utilizadores na rede. Edward Snowden deu a conhecer ao mundo o mega sistema de ciberespionagem americano, o PRISM, e desde são muitos os utilizadores que ocultam a sua identidade na Internet.
Para quem pretender navegar na Internet sem deixar rasto, o Tor Browser Bundle é sem duvida a solução mais credível.
Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossas privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade.
Para quem precisa ocultar todo, ou quase todo, este tipo de informação, o Tor Browser Bundle é uma sugestão que deve ser considerada como uma grande mais valia para adicionar à lista de software favorito – com a grande vantagem de ser totalmente gratuito. Em resumidas palavras, a aplicação conta com uma rede de servidores virtuais que nos permitem fazer as nossas sessões de navegação anónimas. O Tor disponibiliza um conjunto de regras e algoritmos que encaminha a comunicação através de vários servidores no mundo inteiro, tornando todo o tráfego aleatório e que torna o rastreio da fonte uma tarefa quase impossível. Saiba mais aqui
Como instalar o Tor Browser Bundle?
Para quem pretender instalar o Tor Browser Bundle via PPA, basta que escolha a arquitectura do seu sistema e use os seguintes comandos:
[32 bits]
sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor sudo apt-get update sudo apt-get install tor-browser sudo chown $USER -Rv /usr/bin/tor-browser/ |
[64 bits]
sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor64 sudo apt-get update sudo apt-get install tor-browser sudo chown $USER -Rv /usr/bin/tor-browser/ |
Depois de instalado, basta procurar na dash por Tor Browser.
Em seguida o utilizador deverá escolher que tipo de acesso tem a Internet. Para este artigo escolhermos a primeira opção, uma vez que não temos uma ligação com mecanismos de filtragem (ex. proxies)…a ligação é directa.
Depois é só aguardar alguns segundos até que a ligação seja estabelecida com a rede TOR.
E está feito. A partir deste momento podemos navegar na rede, sem que a nossa informação fique registada.
Através do Tor Browser Bundle podemos criar uma nova identidade “virtual” sempre que pretendermos, protegermos-nos contra os sistema de cookies, visualizar e alterar configurações do proxy, etc.
Como podem ver pela imagem seguinte, acedendo a um site que nos dê, por exemplo, informação sobre a nossa ligação, o resultado corresponde a um outro endereço público (que não o real), assim como o nome da máquina, Sistema Operativo, etc.
O Tor Browser Bundle está disponível para Windows, Linux e MacOS. Para quem pretender saber mais sobre esta fantástica ferramenta anti-ciberespionagem, basta que leia o nosso artigo “Tor Browser Bundle, navegar na Net de forma anónima”. Experimentem.
Homepage: Tor Project
Este artigo tem mais de um ano
” Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. ” Onde,no nosso fornecedor de internet ? Alguem pode explicar melhor
Nunca ouviste falar de pegada digital? Ao estares numa rede e a realizar comunicações fica registado nos equipamentos ativos por onde passas até chegares ao “destino” que queres, por exemplo um Website.
Além dos programas que existem que conseguem, em tempo real, ver todas as comunicações que estão a ser realizadas numa rede incluindo os protocolos, IP de fonte e IP do destino. Muitas vezes com o nome do computador correspondente a esse IP e etc…
Se utilizares o chrome tudo o que fazes fica registado. Sites como o facebook, google, youtube, etc, etc… também registam tudo o que tu fazes.
Qualquer pesquisa que faças fica registado no teu histórico de pesquisas do Google. Tens que desligar o histórico em https://history.google.com.
Se não estiver desligado vais ver que está lá tudo.
Para além disso tens o histórico nos browsers que no caso do chrome a Google consulta e também o registo nos ISP’s e dos sites que visitas.
A NSA cruza esta informação toda e vê quem é que visitou o que e quando.
E quem deixou que comentário.
Mas isso até o pplware faz porque registam os IP’s de cada comentário. Assim mesmo que mudes de nome sabem quem és pelo teu IP.
A não ser que utilizes por exemplo um browser como o Tor que por enquanto parece……. seguro.
A rede Tor sempre me suscitou grande curiosidade … aliás como a DeepWeb mas um enorme receito também, uma vez que o seu uso não é aconselhado a quem, por exemplo, pretende fazer compras ou transações online .. é que essa informação é susceptivel de ser capturada pelos servidores pelo caminho … ou será que estou errado?!?
Se alguém puder responder agradeço é que nunca experimentei o Tor também por isso.
Boas, eu já utilizo há algum tempo e recomendo! Ver filmes bloqueados por protecções “nacionais” nunca se tornou tão fácil (entre muitas outras vantagens claro!!!)
Apenas quero chamar à atenção e reforçar que é necessário ter alguns cuidados na sua utilização para não corrermos riscos desnecessários…(já referidas em outros artigos do pplware)
Tks, e cumps!
Já necessitei pois já estive protegido por “paredes” (que não laborais) no acesso à internet, e o estúpido era que eram applicados filtros automaticos (falha-me agora o nome) onde eram bloquados sites normalissímos porque continham palavra x ou y, e sites porno estavam todos abertos …
Com o Tor felizmente essas paredes desapareciam se bem que a estabilidade era algo fraca, no entanto quando funcionava a 100% 5 estrelas, mesmo a nivel de velocidade conseguida.
Especial cuidado ao usar a rede para tráfego não encriptado tipo http, apesar da comunicação com os vários nós ser encriptada, a saída do último nó para o destino não é o que dá a este a possibilidade de logar todo o tráfego de passagem se estiver configurado para isso, se dão paranoicos ao ponto de usar a lentidão desta rede devem também ter isso em consideração. Qualquer um, se o quiser, pode ser um nó da rede tor, tudo dependa das suas intenções.
É verdade mas eu prefiro este q me parece de algum modo bem melhor
http://4al.l6.sl.pt
Boas
Na instalação ao fim de digitar: “sudo apt-get install tor-browser”, dá este erro:
“E: Não foi possível encontrar o pacote tor-browser”
Isto, mesmo se depois fizer: sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
Alguém sabe do que se trata?
Obrigado
então deve ter falhado a inserção do repo. Volta a tentar inserir:
32bits
sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor
ou 64bits
sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor64
podes sempre tentar pesquisar:
apt-cache search tor-browser
abre os teus sources e ve se ficou adicionado o repo
sudo nano /etc/apt/sources.list
ou pelo GUI no teu menu “Software Sources”
Com o seu segundo passo não percebi o que era suposto procurar.
O primeiro passo ja o fiz várias vezes e nada… Sempre o mesmo erro!
Obrigado
Quando usas o commando sudo add-apt-repository estas a adicionar uma entrada no ficheiro sources.list. Deves confirmar se realmente foi adicionado uma entrada. Se quiseres tambem podes ir pela aplicaçao “Software & Updates” e no separador “Other Software” ve se esta inserido o repositorio.
O commando apt-cache search permite procurar no repositorio se algo existe, ou seja, procura o tor-browser. Caso nada aparece, é porque o repositorio não esta adicionado ou esta adicionado o repo errado
Já agora, o os commandos sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
tenta estes. Somente apt agora faz mais algumas correcções, foi adicionado à pouco tempo. Penso ter aparecido primeiro no Linux Mint: sudo apt update && sudo apt upgrade
Apenas um adendo: o jascript é habilitado por default. Hay que desabilita-lo no noscritp.
… e que tal usar uma VPN, IPsec, pfSense etc… 🙂
Ninguém está seguro na Internet, a rede Tor é utilizada pela NSA, quem utiliza essas FreeVPNs desconhece que são front-ends da NSA e por aí fora. Inclusivé a NSA já anda pela Deepweb nomeadamente pela HiddenWiki
BTW, não percebo porque é que referem o Ubuntu, visto que em Windows também se pode utilizar o Vidalia.
Para quem usa Arch Linux https://aur.archlinux.org/packages/tor-browser-en/ 🙂