Serão os carros os próximos alvos dos Hackers?
A tecnologia está hoje presente em quase todas as áreas! As “movimentações” dos últimos anos têm vindo a desvendar o rumo da tecnologia no segmento automóvel… carros inteligentes, transformados em autênticos hotspots, com ligação aos mais diversos serviços online, etc, etc.
O futuro dos automóveis será assim mas, outras questões se levantam, nomeadamente no que diz à segurança informática dos veículos. Serão os carros os próximos alvos dos Hackers?
Tal como o segmento tecnológico, o segmento do automóvel inova a um bom ritmo. Ao que tudo indica, os automóveis do futuro serão essencialmente eléctricos, com muita tecnologia a auxiliar e a fazer a “ponte” entre os sistemas. Mas, considerando que a tecnologia é sempre um alvo dos hackers, não poderão estes começar a atacar carros?
Charlie Miller e Chris Valasek, investigadores na área da segurança, colocaram à prova, em termos de segurança informática, o Toyota Prius e Ford Escape, tendo resultado desta investigação um documento com cerca de 100 páginas que indicam algumas boas práticas para motores híbridos e eléctricos já que estes têm uma maior interacção com sistemas electrónicos e mecânicos.
Ataque ao Toyota Prius
Relativamente ao Toyota Prius os investigadores conseguiram parar abruptamente o veículo quando este circulava a uma velocidade de 130 Km/h. Além disso, conseguiram também ter o controlo do sistema de direcção e acelerar também o carro.
Ataque ao Ford Escape
Relativamente ao Ford Escape, os investigadores conseguiram manipular os travões, quando o veículo circulava a baixa velocidade.
Estas vulnerabilidades graves além de colocarem em perigo os ocupantes dos veículos, podem também colocar em risco quem circula na estrada, grupos de pessoas, entre muitas outras situações que poderão ser catastróficas.
Mas como foram feitos os ataques?
Bem, a informações divulgadas indicam que foi ligado directamente um computador ao sistema do carro e só assim os hackers conseguir efectuar tais ataques. Mas, conseguindo aceder fisicamente a um carro será também possível instalar um sistema para o atacar remotamente.
Tudo isto é um alerta para as empresas que já desenvolvem sistemas com ligações sem fios e que os integram nos veículos.
Tanto a Toyota como a Ford já comentaram os resultados e ambas dizem que vão rever toda a tecnologia integrada nos respectivos veículos.
Via Huffington Post | ClipSet
Este artigo tem mais de um ano
Não devia rever a tecnologia, têm necessariamente que mudá-la, tecnologia demais também é exagero, e já agora um hacker esse portátil?
Too much photoshop XD
Era suposto ter um autocolante e estar a cair aos bocados?! Ve menos filmes.
ahahaaahah hacker que é hacker usa tudo que tem a mão!!
Pois é… basta um raspberry ou uma beagleboard ligados á centralina la bem escondidos para fazer um estrago enorme…
Pois…centralina…essa coisa caríssima mas muito inteligente..
Só o Prius tem 35 ECU o que implica que se conheçam todos e o respetivo modo de funcionamento, depois não se se é preciso ligar fisicamente a todos ou se existe um único ponto que permita ligações a todos os ECU.
Claro que se for para controlar apenas um conjunto limitado de funções basta utilizar o ECU correspondente.
Não se escreve Kms mas sim km
Continuo a achar estranho como ainda há quem deturpe de forma tão gritante o termo “hacker”.
Não percebi muito bem… tiveram que entrar dentro dos carros para conseguir fazer alguma coisa certo? E não de fora para dentro como normalmente os “hackers” fazem…
Opsss!!!! Não era para ter postado aqui peço desculpa Dogzilla.
Vamos separar: investigadores quem fez o estudo. Hackers os que poderão atacar no futuro
Eu percebi, a questão é; os “hackers” vão assaltar o carro para fazerem o serviço dentro do carro ou é de fora para dentro?
Muitos dos modelos mais recentes estão ligados à insternet. O ataque é feito remotamente. Acho engraçado que colocam uma foto dum Chevrolet e a notícia refer Ford e Toyota. Eu tenho um Chevrolet, por cá ainda não existem serviços como a Onstar, em que se pode por o carro a trabalhar remotamente através por exemplo dum smartphone.
Foi de dentro, com um computador ligado ao sistema informático do carro. Mas já há os carros com redes Wi-Fi (o que permitiria alguns ataques) e a Mercedes ( não sei se há mais) já tem servidores “cloud”, o que permitiria outro tipo de ataques.
Está na altura de as empresas de atomóveis pagarem aos “white hackers” para prevenir ataques dos “black hackers”.
P.S. Não vale a pena andar com grandes distinções entre hackers (que seriam todos bonzinhos) e crackers, que seriam os maus. A distinção não pegou e usa-se mais white hackers (ou green hackers, que é a cor dos dólares para lhes pagar os serviços)
É isso,,, o termo global é hacker e assim toda a gente percebe
Eu acho que seja bastante difícil ligarem-se de fora a um carro via wifi visto que se vão ligar ao sistema de multimédia do carro. Ora o sistema de multimédia não está ligado a centralina do carro, possivelmente estará ligado a BSI do carro e mesmo assim tenho as minhas duvidas porque são sistemas autónomos
Já existem carros que recebem updates de software via OTA , pelo que não vai ser preciso entrar dentro do carro.
Abc
hoje em dia ja os ladroes para levarem o carro, sem causar muitos danos, mudam a centralina dos mesmo por uma deles..
pois agora com as codificações de chave e etc. torna se + fácil mudar a centralina.
agora imagino por rede sem fios, estou eu a dormir e o meu carro sozinho ir ter com o bandido lool parece cena a filme… mas já não digo nada com tanto otario junto.
tecnologia é bom mas tudo com termo e medida
Sem tradução mas o link leva a marcas mais famosas propriedade da VW que obteve uma ordem judicial a proibir os investigadores de apresentar as conclusões a que chegaram:
A group of European computer scientists had been scheduled to present research on hacking the locks of luxury vehicles, including Porsches, Audis, Bentleys and Lamborghinis, at a conference in Washington in mid-August.
But Volkswagen AG obtained a restraining order from a British high court prohibiting discussion of the research by Flavio D. Garcia of the University of Birmingham, and Roel Verdult and Baris Ege of Radboud University Nijmegen in the Netherlands.
Carros inteligentes?? Inteligente sou eu..
…a avaliar pelos últimos comentários ….:)
OUCH !!!! LOL 😀
Sabes bem.. 🙂
Eu gostaria de hackear o som dos carros dos idiotas (jacu) que andam pelas ruas com som altíssimo.
Eu alterava a rádio do jacu e punha Ópera ao máximo.
O importante é que já há carros que ultrapassam sozinhos e alguns em teste para serem conduzidos sem intervenção humana ou mínima intervenção.
No futuro já vai ser possível sequestrar um condutor ou todos dentro de um carro.
É tudo electrónica. Há uma janela de possibilidades…
Poderás sempre fazer um EMP e acabar com a brincadeira. Caso não saibas fazer um EMP, tenta algo mais barato e simples, como um bomba convencional.
voces nem leram nada. La fala que é possivel acedendo primeiramente fisicamente ao carro e so depois instalando electronica. Ou seja eles precisam da porta aberta para fazer a instalaçao e so depois funciona.
Pois… mais vale um simples ladrão levar o carro lol
Penso que para além da vulnerabilidade inerente a um sistema informático, ainda por cima a um veículo ( que a meu ver deveria ser 2 sistemas totalmente separados, mas pronto… ), deve-se considerar o facto que existe, ou vai existir, tecnologia que fará com que o trânsito seja automatizado, ou seja, os veículos passarão a “falar” uns com os outros, para que se possa evitar acidentes… Ora a preocupação deverá focar-se mais neste sentido, porque esta tecnologia, nas m\ao de terroristas fazem vítimas pessoas que estão a conduzir e também os pedestres… É algo a ser considerado muito seriamente antes de podermos pensar sequer automatizar algo que pode pôr em perigo considerável muitas pessoas.