MWC2016: Seat também tem sistema de chaves digitais
Durante o MWC em Barcelona, têm surgido algumas novidades interessantes no que diz respeito aos carros conectados por parte de alguns fabricantes, inclusive os da "casa" como o caso da Seat.
A marca espanhola juntou-se a vários players para lançar muitas inovações, entre elas um modo para pagar no carro, com a impressão digital, a reserva de estacionamento.
O mundo está em constante inovação e os automóveis não são exceção. Nos últimos tempos, temos visto propostas de algumas marcas que pretendem transformar os automóveis em carros conectados.
Não querendo ficar para trás, a Seat apresentou, na MWC, dois projetos que pretendem aproximar o mercado automóvel ao conceito de “carro conectado”, em parceria com a SAP e a Samsung.
Reserva de estacionamento
A Seat desenvolveu uma app que, através da impressão digital, permite ao condutor reservar um lugar num parque de estacionamento a partir de qualquer ponto. Após essa reserva, assim que o condutor se aproximar da cancela do parque de estacionamento onde efetuou a reserva, esta reconhece o carro e abre.
À saída do parque, a app oferece ao condutor a possibilidade de pagar o estacionamento com o smartphone.
Chave digital
À semelhança das novidades da Volvo, a Seat em conjunto com a Samsung, também apresentou a sua proposta para as chaves digitais, permitindo, a outra pessoa, utilizar o nosso carro sem necessitar de uma chave física. Neste sistema da marca espanhola é enviada uma cópia da chave digital para o smartphone ou tablet da pessoa com quem pretendemos partilhar a chave, com a possibilidade de adicionar uma validade a cada cópia.
Esta chave permite ainda a abertura e fecho das portas e janelas, bem como do controlo remoto da climatização. No futuro, está projectado que esta nova app ofereça ao dono do veículo a opção de limitar a velocidade máxima quando o carro está a ser usado por um terceiro, remotamente.
Este artigo tem mais de um ano
Os gajos já não sabem o que fazer,ainda bem que os meus carros não têm destas mordenices.
“entre elas um modo para pagar no carro com a impressão digital”??
Sim. Sem truncar a frase, esse pagamento via leitor biomedicina que se encontra no veículo, permite pagar, por exemplo, a reserva do estacionamento.
Basta ver no texto e no vídeo.
E os hackers todos contentes.
Claro.
Cada vez mais facil, roubar.
Bem os piratas devem andar a rebolar de felicidade… utilizar meios de comunicação inseguros (redes móveis), para transmitir coisas importantes… o que é que não pode correr mal?
Os fabricantes não conseguem-se conter, tem de adicionar sempre mais uma funcionalidade para tornar os automóveis ainda mais inseguros… agora é só esperar para ver como é que os piratas vão usar esta funcionalidade a seu favor… porque os incompetentes dos fabricantes automóveis não conseguem fazer estes sistemas seguros de maneira nenhuma, e também não contratam quem sabe para fazer e testar o que outros fizeram para ter a certeza que não há forma de contornar os mecanismos de forma ilícita.