Samsung desenvolveu um novo ecrã OLED ‘inquebrável’
A Samsung é o maior fornecedor no mercado dos ecrãs OLED. Esta tecnologia está cada vez mais popular e a entrada destes ecrãs no iPhone X levou a um crescente interesse em termos transversais no segmento dos dispositivos móveis. Contudo, não existe só a Samsung neste mercado, a concorrência aumentou com outros fabricantes a apostar na qualidade e capacidade de servir empresas com um grande número de vendas.
Para combater o que hoje oferece a concorrência, a gigante de tecnologia sul-coreana está já a reagir e anunciou o desenvolvimento de um novo painel de smartphone OLED “inquebrável”.
Samsung poderá revolucionar o mercado dos ecrãs
Os smartphones Samsung há anos que trazem dos melhores ecrãs no segmento mas não são os únicos, outras empresas, como a LG Displays estão cada vez mais fortes quer na capacidade de fabrico quer mesmo na qualidade do produto oferecido ao mercado.
A Samsung apresentou um novo produto, um painel que pode ser usado para tudo, de smartphones a “dispositivos militares”, pode suportar quedas repetidas e temperaturas extremas.
Conforme podemos ler no comunicado apresentado há poucas horas, a Samsung Display anunciou o desenvolvimento de um ecrã inquebrável para smartphones. Este produto já foi certificado pelas várias entidades que gerem os vários termos e condições dos produtos.
A Samsung referiu que, além deste ecrã ser usado em smartphones, espera-se que a aplicação da tecnologia em vários outros produtos eletrónico, entre eles as consolas, ecrãs nos automóveis, dispositivos militares móveis, consolas portáteis e tablet PCs para e-learning.
Este novo ecrã foi desenvolvido para ser um painel OLED flexível com um substrato inquebrável. Os produtos de exibição flexível da geração atual anexam uma primeira camada de vidro que cobre o ecrã, é esta camada que geralmente se parte e danifica severamente o ecrã.
A camada de plástico fortificada é especialmente adequada para dispositivos eletrónicos portáteis não apenas por causa das suas características inquebráveis, mas também pela sua leveza, transmissividade e dureza, que são muito semelhantes ao vidro.
Disse Hojung Kim, responsável de comunicação da Samsung Display.
De acordo com a UL, o ecrã inquebrável desenvolvido pela Samsung Display passou no rigoroso teste de durabilidade em tempo real baseado nos padrões militares estabelecidos pelo Departamento de Defesa dos EUA. Após um teste de queda administrado a 1,2 metros acima do solo 26 vezes seguidas e acompanhamento de testes de temperatura altos (71 graus) e baixos (-32 graus), o painel inquebrável da Samsung continuou a funcionar normalmente sem danos na frente, lados ou bordas.
Mesmo num teste de queda subsequente de 1.8M - significativamente maior que o padrão militar dos EUA - o painel inquebrável da Samsung operou normalmente sem sinais de danos.
Este pode ser um passo necessário para acabar com o problema dos ecrãs partidos que são dos maiores danos infringidos aos smartphones e não só.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
A Samsung não da hipótese ainda e isto é um trunfo até na venda dos seus telefones. Mas se a Apple for para os ecrãs LG vai perder esta evolução.
Segundo alguns rumores a Apple apresentará no iPhone X de 2018 um ecrã de 5.8 OLED, apresentará um iPhone com ecrã de 6.1 polegadas LCD e um iPhone X Plus com ecrã de 6.5 OLED…. não me aprece que a LG tenha capacidade para todas estas unidades, aqui irá haver mão da Samsung.
Mais que a qualidade dos ecrãs, não podemos esquecer o poder de fabricar.
Indestrutivel até se partir….
Só porque o mesmo se “dobra” não quer dizer que é indestrutivel…
Não digo que o vosso artigo esteja errado, apenas escreveram o que anunciaram.
Como foi a Samsung, empresa que criou e fabricou o produto, que anunciou, até prova em contrário, tal como está no título, é um ecrã “inquebrável”. Eles foram os únicos a ter esta experiência até nos testes, por isso, não temos qualquer dado que mostre que não estão certos.
Correto mas eu refiro me no geral…
Tudo se consegue destruir…
Há tantos exemplos a volta da tecnologia que dizem que x ou y produto ou software é indestrutivel e no final é o que se vê
Não tenho nada contra os ecrãs do mesmo, aquilo a nivel de qualidade é algo impressionante e dá gosto em mexer no smartphone
Como é óbvio e como diz no texto, o produto é inquebrável, mas poderá ou não, e aqui é que está o busílis da questão, ser introduzido no circuito comercial, o mais certo é ser inserido apenas no meio militarou industrial!
Ó sim tudo é destrutível. é verdade que sim mas aqui o indestrutível deve ser face ao que existe.
O Inquebrável não é indestrutível, e não li no texto que lá estivesse a falar em indestrutível! Enfim!
Depois do ecrã “infinito” , um “inquebrável” já era de se esperar. Agora só falta um ecrã “eterno”.
É uma boa evolução , no entanto no que mais se pede hoje em dia não vejo nenhuma , ou seja baterias.
Tipo…substituiram o vidro por plastico…e anunciam inovacao do outro mundo…wowow..toda a gente sabe ke o pastico nao parte como o vidro. Onde esta a novidade so mesmo na forma de publicitar…agora so falta saber se a qualidade vai ser a mesma visto que o vidro é superior ao plastico na distorcao cor e passagem de luz…dai ate agora terem optado pelo vidro. A parte boa disto é que os custos deviam reduzir mas pela conversa ainda vao aumentar os precos….
+ 1
Tecnologia nova paga-se, ainda por cima se revolucionar como afirmam iam fazer mais barato?
“ubstituiram o vidro por plastico…e anunciam inovacao do outro mundo…wowow.” sim ate agora mais ninguém o fez mas para ti não é nada de mais.
Não sei o que esta gente tem com o desenvolvimento de tecnologias, ainda nem saiu e já estão a mandar abaixo..
la porque tu andas distraido isso é la contigo…a motorola ja usa tecnologia parecida a mais de 5 anos….LG idem….mas fica la na tua ignorancia e paga mais por esta fabulosa nova tecnologia que nao me preocupa nadinha….
Isto é tecnologia militar ultrapassada!!! disponibilizada agora ao publico em geral…a tecnologia militar está sempre um passo á frente da civil…basta pensar num tanque de guerra em que o modo de condução é todo feito com écrans lcd…acham que estes écrans lcd que usamos aguentavam um disparo sequer??
Tudo isto quer dizer que a Samsung já descobriu uma forma de obter grafeno(graphene) a um custo acessível, novo material do futuro se o conseguirem fazer a custo baixo e em larga escala. Se sim, então o próximo passo será as baterias com capacidades muito acima de qualquer uma que exista no mercado, visto que este componente ser maior condutor que o ouro inclusive. Mais duro que o aço, etc…
1. O material mais condutivo do mundo
Uma das características que promete mudar a indústria tecnológica é a alta condutividade do grafeno.Os elétrons se movem através do grafeno com praticamente nenhuma resistência e aparentemente sem massa. Isso faz com ele transporte eletricidade de forma mais rápida, eficiente e precisa do que qualquer outro material.Já imaginou como isso pode ser aplicado em smartphones, por exemplo? A Universidade da Califórnia já provou que é possível criar celulares que carregam em apenas 5 segundos, e baterias que podem durar uma semana inteira.
2. O grafeno nos permite ver uma camada de átomos a olho nu!
De acordo com a Universidade Rive, no Texas, mesmo sendo o material mais fino que existe, com apenas um átomo de espessura, ele continua sendo visível. O grafeno é incrivelmente transparente, absorvendo apenas 2,3% da luz, porém, se você o colocar em cima de uma folha de papel, você será capaz de vê-lo.
3. Ele é 200 vezes mais forte do que o aço
Apesar de ser fino e leve, o grafeno é um material extremamente forte, sendo o elemento mais rígido que já se conheceu, superando até mesmo o diamante. Para se ter uma ideia, uma folha de grafeno de 1 metro quadrado pesa apenas 0,0077 gramas, porém, é capaz de suportar o peso de até 4 kg.
4. Flexibilidade, transparência e impermeabilidade em um só material
Mesmo sendo muito rígido, o grafeno é um material com grande elasticidade, se esticando até 25% a mais do seu comprimento.Segundo o Dr. Ponomarenko, um dos pesquisadores desse material, o grafeno também é o material mais impermeável já descoberto, e mesmo os átomos de hélio não podem passar por ele.
5. É um material bidimensional
As características do grafeno são muito diferentes do grafite, que é a versão tridimensional do carbono. E estudar o grafeno nos ajuda a prever como outros materiais podem se comportar de forma bidimensional.Porém, o mais curioso foi a forma como chegaram nesse material bidimensional. Esse elemento foi isolado utilizando um rolo de fita adesiva, um pedaço de grafite puro e um transistor feito de grafeno.