Samsung confirma Smartphones com Tizen em 2013
Em Setembro de 2011 a Linux Foundation anunciava que iria substituir o MeeGo pelo Tizen, um novo sistema operativo open-source baseado em Linux. Para liderar o projecto a Samsung nessa altura avançava para uma candidatura, juntamente com a Intel.
Um ano e alguns meses depois, chega a confirmação que a Samsung irá comercializar equipamentos com o sistema operativo Tizen, ainda este ano, libertando-se dessa forma da dependência do Android.
A Samsung havia já referido, pela voz dos seus executivos, que pretendia diminuir a dependência do sistema operativo da Google. Esta atitude é o resultado da concorrência que a própria Google pretende fazer com a sua marca, recentemente adquirida, a Motorola.
A Samsung irá aproveitar as sinergias conseguidas com a Intel, NTT DoComo e com o grupo Vodafone para expandir o Tizen.
O Bada não foi uma experiência bem sucedida, no entanto a Samsung não baixou os braços e tem agora nova oportunidade, com um sistema open-source, de combater, ou pelo menos, de fazer frente, ao Android, conquistando algum mercado num segmento onde o Android conquista cada vez mais adeptos e onde a Google pretende marcar presença também com hardware.
Não foi ao acaso que recentemente um executivo da Samsung elogiou o ecossistema da Apple, pois as palavras de Young Sohn já deixavam antever que algo estaria para aparecer que pudesse ajudar a Samsung a construir o seu próprio ecossistema.
Nada foi ainda avançado, nem o preço, nem o segmento onde se irá posicionar nem datas de lançamento, mas é uma novidade importate face ao que a empresa poderá daqui em diante apresentar nos grandes certames que se aproximam.
Será que a Samsung irá dar mais protagonismo ao Tizen que ao Android?
Este artigo tem mais de um ano
Bem vi um video…e parece-me muito verdinho em relação á concorrência toda!
https://www.youtube.com/watch?v=rJ1y7CpIaVA
Abc
como ele diz no video, é uma 1ª release para os developers iniciarem os projectos para as aplicações e jogos.
É um sistema base e não completo.
Há que garantir o futuro. 🙂
Em resposta a pergunta, se der vai perder clientela, mas como os coreanos são espertos para já não, talvez no futuro, para já o android é o presente.
Falando em futuro também já estou a ver a samsung a apostar no ubuntu OS, acho que com este mais depressa conseguem o ecossistema que o homem tanto quer.
O Bada só foi uma experiência falhada porque a Samsung não apostou nele, com incentivos ao desenvolvimento de apps.
A base do Bada está 2 anos à frente de Android e iOS. Muito mais leve, fluido… Com o 2.0 acho que perdeu um bocado qualidade :S
O tizen também me parece ter uma boa base (é uma mistura de bada e Meego), já vai suportar as apps de android… Vamos ver se a Samsung aposta o suficiente para fazer o sistema vingar. Tou com mais esperanças no ubuntu, sinceramente.
Concordo plenamente.
O BADA está muito á frente.
Se não o aplicam é por total culpa da Samsung
A Samsung para ganhar clientela – e está a perdê-la em Portugal, basta ir à página deles no Facebook e ver as dezenas de reclamações pelos maus serviços prestados aos clientes -, terá de dedicar mais atenção a quem adquire os seus equipamentosd, sejam eles quais forem. Na área específica dos smartphones, o regabofe com as actualizações é um autêntico desastre. As respostas sobre as actualizações para o ICS, quando já existe o Jelly Bean 4.2.1, então é de bradar aos céus! É por isso que eles querem deixar o Android? Para quê? Para esse Tizen ter o mesmo “destino”? Andam atrasados quase um ano em ordem às saídas das últimas versões Android em todo o Mundo! Se eu quis ter o ICS 4 no meu S2 tive de rotear a máquina porque senão ainda estava à espera da actualização da Samsung e se tenho o Jelly Bean 4.2.1, devo-o à CyanogenMod que ainda ontem lançou a última versão 10.1 Nightly que funciona na perfeição! Samsung, nunca mais!
Sinceramente gostei mais do ubuntu, este pode ter uma boa base, mas nao inova no design e funcionalidades muito feio a meu ver.
Bem… se for como o LiMo que a samsung lançou em alguns modelos é uma verdadeira bosta!!
Eu tenho um Samsung H1 que originalmente vinha com o LiMo mas graças a Deus que conseguiram portar o android para este modelo!!
boas…
o LiMO não é assim tão mau, é até bastante bom…tenho a ideia que os telemoveis com LIMO teem uma grande autonomia…
cmps
Sim, é verdade que tinha uma boa autonomia…
Mas não tinha aplicações nenhumas… e as pouquíssimas que tinha na loja da vodafone desapareceram quando a vodafone terminou o serviço 360! Quem tinha um samsung H1 ficou com um excelente hardware com um software que tirava partido de 50% das suas capacidades!!
A samsung não é a Nokia…eles não brincam querem mesmo mercado!!
Para os asiaticos, branco ou tinto é igual desde que traga dinheiro!!!
Para a nokia não é bem assim…
cmps
O bada falhou porque:
a) sistemas fechados
b) C++
c) falsas promessas (ainda estou à espera do Value Pack para o Wave525)
O pessoal das redes portuguesas é que anda sempre atrasado. Querem meter aquelas tretas todas da publicidade à sua rede.
Eu tenho value pack, mas é um bocado desilusão. O mais importante seria trazer compatibilidade com as aplicações mais recentes, o que não aconteceu… Nota-se uma ligeira melhoria a nivel de performance…
Se procurares pela internet encontras maneiras de instalar.
Quanto ao tizen, sinceramente, acho que vai elo mesmo caminho, simplesmente por falta de investimento da samsung
Desde que a CyanogenMod continue a lançar versões para os Samsung por mim tudo bem. Onde é que eu já vi este filme? Empresas enormes de um momento para o outro pufff…. as empresas são mesmo as pessoas e ideias que estão por trás… :/
https://www.youtube.com/watch?v=cxY9q_4mmIY
Para mim é apenas mais uma copia mal feita de android.. se fosse com a apple ja tava em tribunal por cópia.. não me parece que tenha futuro promissor :S