PplWare Mobile

Samsung capturou 95% dos lucros Android no 1º trimestre

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. J.P. says:

    Ainda queriam que a Nokia apostasse só no Android. Aí é que já estaria morta, agora ainda está moribunda. A Samsung “papa” tudo em termos de mundo Android e a HTC que se ponha a pau, pois breve estará em maus lençóis também.

    • :) says:

      Neste caso concordo…A Nokia ainda bem que guardou pela sua exclusividade…! E…cresceu nos ultimos tempos….! O Windows Phone passou para o 3º SO mais usado tirando o lugar á BlackBerry! Isto graças à grande maioria das vendas que a Nokia realizou com o seu novo WP…

      A Samsung de Portugal é….como explicar….péssima…! Não lança os updates (demoramos milénios a receber os updates do Android), por causa da rivalidade das operadoras e as marcas! Enquanto os outros restantes paises recebem os updates quase semanas depois!

      Eu, na minha opinião, considero que a Samsung de Portugal e as Operadoras, fazem parte da larga estatística para a fragmentação do Android (não só aqui…mas noutros paises também).

      Já para não falar que a marca Samsung lança 1 equipamento por semana (literalmente)….Depois não existe capas para o mesmo…é no minimo mau…!

      Cumps

      • Hugo Cunha says:

        Meu amigo, os updates demoram porque os telemóveis são personalizados pelas operadoras. Quando se atualiza o telemóvel é preciso que as operadores peguem nas ROM’s e as voltem a personalizar. São várias as vezes que os updates saiem e se num formos nós a dar da perna bem que ficamos com o sistema de origem.

    • eduardo says:

      uma coisa nada tem a ver com a outra! Esta análise apenas mostra a eficiência em gerar lucros, que depende do número de vendas, preço de venda e das despesas associadas! Uma empresa mal gerida pode vender muito e ter poucos lucros, etc, etc!
      O que isto quer dizer é que a Samsung ou Apple não papam lucros às outras companhias, apenas vendem mais e são melhor geridas. Se a Nokia usasse Android não afectaria directamente os seus lucros, apenas alterava as expectativas de vendas e a forma de concorrer.

  2. limonete says:

    Olhei para o “resumo” da notícia e já nem precisava de olhar para o autor, para saber quem tinha sido… 😀
    “A Google está nas mãos “… “tensão forte no seio […] da Google.”… “A Google anda nervosa “…

    • Abílio says:

      Mas a Google anda nervosa! E não é só por causa da Samsung…
      Ora coloca para ti mesmo esta questão: E se a Microsoft e a Samsung se unem para derrotar o Android?
      Claro que não parece possível agora mas e daqui a 6 meses ou 1 ano? Será? Olha que o Windows Phone só tem como calcanhar de Aquiles a Store mas isso vai evoluindo.
      Quando um alto responsável da Samsung fala mal do Windows Phone a mim cheira-me a: “Quero mais dinheiro”.
      Por isso não percebo os “fanboys”. Tudo se resume a dinheiro e mais nada.

    • Vítor M. says:

      limonete pois mas lá está, como vês é uma opinião generalizada 😉 tens de aguentar.

      Na verdade é uma situação que podes ver no espectro internacional, em fontes próximas da própria Google, aliás, por essa razão a Google está a apostar cada vez mais nos produtos com muito boa qualidade para iOS, como vimos os mais recentes a chegar à app store.

      Isso tem uma razão. Além disso, a Google sabe que a Samsung, com os seus equipamentos de topo, captura uma faixa de lucro grande (aqui deve haver um acordo tácito entre estas empresas em distribuição de receitas da Play Store, digo eu), pois a Samsung apostou forte no desenvolvimento de funcionalidades que apenas existem nos produtos Samsung que correm Android.

      Essas são as reacções do mercado, mas acredito que não serão as que gostes de ver. 😀

      • limonete says:

        Eu não me me refiro á validade da opinião, mas à maneira de apresentação da noticia, parecia que estava a olhar para a capa do Correio da Manhã… “Morte… tragédia… caos” 😀
        Não se pode discordar que Android = Samsung; mas sem android, o sucesso também não seria garantidamente o mesmo, basta ver o sucesso do bada, para equipamentos com o mesmo hardware dos android. Não me parece que isso traga desconforto a qualquer um dos parceiros, a samsung é fabricante de hardware e está a lucrar muito com isso, a Google produz software (inclusivamente para iOS) e está a lucrar muito com isso. Por vezes uma tenta produzir algo fora do seu ramo, mas o sucesso é expectavelmente pouco.
        Eu nem gosto nem desgosto disso, não me considero fanático, mas sim simpatizante da Google, pelas mesmas razões que antipatizo com a Apple, politicas, ideias, ideais… nada que me impeça de ver a realidade com ela é 😉

        • Vítor M. says:

          Isso é impressão tua, andas a ler demais esses jornais, depois ficas assim minado.São expressões como qualquer outras, perseguição tua, o que não me surpreenda.

          Quanto ao desconforto, ele existe e está patente, como alias a própria Samsung já demonstrou, ao dizer por diversas vezes que pretende um ecossistema próprio. Só não ouve quem não quer. A Google, também como a Motorola em mãos, tem esse problema, prejuízos avultados e sem um dispositivo que tenha preponderância no mercado, o Nexus é abafado pela Samsung.

          Não deves antipatizar, até porque não compreendes as políticas da Apple, apenas as desconheces e isso é que te leva a ter uma ideia errada. Se percebesses verias que são o que os restantes ambicionam, por isso constroem hardware cada vez mais, software em várias frentes, serviços para vários segmentos e tentam trazer aos mercado tablets, smartphones, desktops, notebooks, acessórios… tal como a Apple. Por isso olhas e vês uma realidade que não é real, é torcida. 😉

          • limonete says:

            Perseguição minha? E da maioria dos leitores daqui… mania da perseguição? 😀
            Um SO excluisvo para os equipamentos vendidos por ele, não dando ao consumidor opções de escolha, políticas de trocas/devoluções (garantias) sobejamente conhecidas pelos piores motivos, o carácter demasiado sério/formal da empresa, que não ousa arriscar algo louco, a enorme importância dada ao design, à forma, ao exterior (se não soubesse diria que é uma empresa portuguesa), a guerrilha de patentes que vai mantendo, o facto de nem aparecer na lista das 100 (!) melhores empresas para trabalhar, liderada aliás pela Google, e isto são factos, contra os quais não há argumentos, podemos é ignorá-los e fazer de conta, mas isso é outra história…

          • Vítor M. says:

            Essa tua loucura pela Google cega-te 🙂

          • limonete says:

            Ou como diz o outro, ficaste sem argumentos… “cego é o que não quer ver as evidências”, e eu mostrei-tas! 😉

          • Vítor M. says:

            limonete contigo não fico sem argumentos, não tens grandes trunfos, por isso é perda de tempo estar a esgrimir qualquer diálogo com quem começou com uns comentários como os teus. 😀

            Portanto… 😀

        • mykod says:

          ahahahah, nao gostas da apple, mas gostas da samsung e da google que se limitam a ROUBAR literalmente tudo o que a apple faz e inventa. acordem pa, sem o iphone ainda andavas com o teu nokia e teclas e ninguem tinha telemoveis samsung nem a google tinha um sistema operativo..alias, se procurares aqui no pplware ves que o android ate foi feito para correr em camaras…ate sair o iPhone.

          • limonete says:

            Nunca fui muito de modas (mais uma razão para não gostar da apple), por isso, na altura dos nokia, tinha siemens e ericsson; não podes, (ou melhor, não deves) vir para aqui mandar bitaites de que não sei quem roubou e tal, sem factos. Se queres falar do passado, também podes dizer que sem a Motorola não havia iPhones, no entanto, olha para ela agora. Na verdade a Apple pouco ou nada inventou, ela simplesmente melhora as coisas (dependendo do ponto de vista). Se simpatizam com uma marca, tudo bem, agora fazer dela um Deus e não ver os seus defeitos e as virtudes das outras, é um exagero (para não dizer estupidez).

          • Vítor M. says:

            limonete instruite e vê o que existia no tempo da Motorola e o que apareceu com o iPhone 😉 aaa e outra coisa. Vê o que era o Newton 😉

  3. golias17 says:

    Eu acho que viu o I/O não viu uma google nervosa nem perdida, viu sim uma google mais forte que nunca, com ideias bem definidas das áreas em que vai apostar, como o fazer e onde tem de melhorar.

    A Google não anda com medo da samsung, até lhe vai dar mais dinheiro a vender aparelhos deles na sua play store. Tomou a decisão certa de começar a fazer updates as suas core apps de modo a o update do android em si ficasse menos importante. A maioria das funcionalidades novas todos vão ter.

    Todos sabemos que a samsung faz aparelhos android muito bons e para mim são os melhores mas no dia em que deixarem de o fazer, a htc, a google e até a motorola podem e vão de certeza ocupar o lugar vago, a samsung não se pode esticar muito, que sem o android vale muito menos.

    Nota: este tipo de notícias faz me lembrar as pessoas que andam ai a anunciar o fim da apple. Parece que agora está na moda criticar a google.

    • Vítor M. says:

      Não se viu, claro que não, nem podia, até porque a Google continua com um grande apoio do lado da Samsung. Mas tem pressões do lado da HTC, LG, Sony, etc…

      A questão passa ainda pela Motorola, como já foi dado a conhecer e mais, a própria Google tem estado a crescer bastante mas o seu Nexus é uma sombra ao lado dos Galaxy. Logo, quem está a liderar a frente Android é, sem sombra de dúvida, a Samsung.

      Isso deixa claramente a Google nervosa, até porque cada vez mais está nas mãos da Samsung.

      Pelo contrario vemos a Samsung a criar produtos que estão “à venda” na sua store. Os dispositivos que interagem com os smartphones. Isso vai levar com que a Samsung abra mais lucro na sua store, onde, acredito eu, passará a ter muitas aplicações para Android com lucro directo para a marca coreana. Quem perde nisso? E quem ganha?

      Esses são os pontos fundamentais e, segundo alguns analistas deste segmento, é por aí que o nervosismo está a começar.

      Não é de todo na capacidade de criar coisas novas, se bem que não vimos nada de espetacular neste evento, há coisas novas, melhoramentos, novas funções do que estava já ultrapassado, mas em abono da verdade, o que mais tem dado nas vistas são as funcionalidades do S4.

      “Parece que agora está na moda criticar a google.”

      Parece-me que não é uma moda, é pelo facto de estar a mostrar tão pouco quando prometia tanto… será por falta de inspiração?

      Será porque normalmente apresenta os produtos após outra marca ter apresentado e este ano estar tudo invertido e estarmos a ver que falta inspiração ao mercado?

      Há sinais bem claros, mas são positivos para forçar as marcas a evoluir. O Android 5? Onde está, virá depois do iOS 7? Precisam de inspiração? 😀

      Sim a Samsung faz bons dispositivos (não só Android, também Windows Phone), mas faz muitos que são péssimos, faz mais péssimos que bons. Isto em termos de experiência para o utilizador comum.

      • faustino says:

        Na minha opinião os equipamentos Nexus só não são mais vendidos porque não interessa à Google, por enquanto, criar mais inimizades com os fabricantes, porque se a google se lembrar de fazer campanhas publicitárias e por à venda em todo o planeta os equipamentos Nexus garanto-te que vai vender muitos mais, agora neste momento julgo que não lhes interessa isso.Talvez quando a Motorola estiver como eles a querem, talvez e é só talvez, mudem um pouco o relacionamento com a Samsung e passem ao ataque também no hardware.
        Quanto à falta de ideias da Google, pelo que tenho lido e ouvido, neste momento estão se a passar muitas coisas, “under the hood”, para aqueles lados e por isso elas vão acabar por aparecer quando esta fase de criar/atacar novos mercados, a educação por exemplo, acalmar e reorganizar a casa para novos voos.

        • Vítor M. says:

          Não acho. Não basta ter dinheiro, tem de haver capacidade de negociação com os fabricantes.

          Imagina que a Google quer avançar com o Nexus e precisa de milhões de ecrãs. De repente a capacidade produtiva dos poucos fabricantes daquele tipo de ecrã, deixaria de fabricar para a Apple, para a Samsung e para a Sony só porque a Google quer. Não é assim 🙂 nem penses.

          A Google não consegue mais com o Nexus porque está tapada pela Samsung, htc, lá, sony, etc. Mercados com décadas. Fabricar um smartphone como o Nexus é entrar num segmento alto onde já existem grandes trunfos e a melhor preço com melhores recursos. Repara na oferta surgida ontem, um Galaxy S4 livre á venda na Play Store Store 😉 reparaste? 😀

      • golias17 says:

        Concordo em quase tudo, mas acho que o mundo das tecnologias tem tendência para não gostar de esperar, a google esta numa fase que já dura a algum tempo de acertos como se viu no I/O houve muitos melhoramentos. Falta de inspiração, dúvido, mas estão a trabalhar em projectos complexos como os glass, os maps melhoraram bastante, organizar as comunicações entre os seus inúmeros serviços também leva tempo, fora todos os pequenos melhoramentos que fazem, mais as limpezas que fazem as seus projectos que não interessam a empresa, não me parece que andem a trabalhar mal.

        Dúvido muito que a samsung tente fazer o mesmo que a Amazon fez, uma coisa é certa não creio que a samsung queria comprar mais guerras e a google vai se saber defender de quaisquer ataques que a samsung faça.

        Podes dizer que sou crente, mas quantas vezes os analistas estão errados. Basta olhar para a bolsa e economia.

        A samsung tem um grande poder e ajudou muito a google com o android, mas vai sempre precisar da ajuda da google.

        Até a malta da cindia lá do IOS esta a perceber o potencial do android, a samsung virar as costas era um erro.

  4. Benchmark do iPhone 5 says:

    A tensão entre a Samsung e a Google está nos 30% de comissão que a Google recebe das vendas do Google Play. Nos “stores” é que está muito dinheiro para ganhar.

    Ou a Google começa a repartir alguma coisa com os fabricantes, ou acontecerão coisas como a Samsung criar um fork no Android + o seu próprio Store. Também não é impossível uma aliança Samsung/ Microsoft com partilha dos lucros do Store para Windows Phone. Inclino-me mais para a Google ter que repartir os lucros do Google Play com a Samsug e outros fabricantes.

    • golias17 says:

      Olha que já que falas nisso era interessante a google partilhar lucros com condição de actualizarem para a ultima versão, ou só dos aparelhos actualizados, era dois em um.

    • eduardo says:

      os lucros das lojas estão muito longe dos lucros que a Apple e a Samsung obtêm com a venda dos equipamentos. Desde o início a loja da Apple terá movimentado cerca de 10 mil milhões de dolares (em 4-5 anos)! Desse valor pouco mais de 3 mil milhões ficaram na Apple, e menos de metade disso ficou como lucro, pelas despesas associadas à manutenção da loja, taxas e para as comissões de pagamento no uso de cartões de crédito.
      Lucros de mil milhões em 4 anos é nada, comparado com o que teve com os equipamentos

  5. Headshot says:

    Maldita Samsung!!! Nunca gostei desses tipos!!!

    *desliga o computador enervado, afasta-se a reclamar e verifica os e-mails no seu Samsung Galaxy Note com sistema Android

  6. Miguel says:

    Por acaso desde que tive Smatphones com Android sempre tive Samsungs… mas ando a namorar o novo Xperia Z… provavelmente irá ser a minha proxima compra.

  7. Carlos says:

    Android = Samsung, o resto é conversa.

    Até a própria Google admite isso quando passa a vender os telemóveis da Samsung diretamente.

    É a técnica de manter os inimigos próximo, não vá a Samsung fazer como a Amazon e pura e simplesmente fazer um fork do Android e seguir o seu próprio caminho, coisa que basicamente tiraria o controlo do Android à Google,

    Aliás, é curioso notar que para todos os SOs móveis basicamente só há uma marca:

    iOS = Apple
    Android = Samsung
    Windows Phone = Nokia
    BlackBerry = BlackBerry.

    Se todos os outros fabricantes desaparecessem amanhã, as quotas de mercado de cada SO basicamente ficava na mesma.

    E bom, escusado será dizer que esta notícia mais do que demonstra que a Nokia fez bem em optar pelo Windows Phone. Se tivesse apostado no Android, com o atraso que tinha estaria agora a disputar os restantes 5% dos lucros com literalmente dezenas de outros fabricantes.

    Outra conclusão desta notícia é que a Microsoft fez uma asneira enorme ao ter-se associado à Samsung quando lançou o Windows Phone. É mais do que óbvio ver qual é a verdadeira aposta da Samsung…

  8. brucetuga says:

    Não consigo perceber estas noticias especulativas.
    Há uns tempos atrás a Microsoft estava “morta”. Agora é o 3º SO mais utilizado em plataformas móveis. A Nokia a mesma coisa … A Apple nos tempos aureos da Microsoft era uma empresa para designers e mais uns quantos …agora é moda tal como a Samsung!
    Mas a moda muda rápidamente e por vezes bastam apenas as novidades saídas de outras empresas para que “vire moda”.
    A meu ver isso é bom porque aumenta a pressão sobre todos para melhorarem e apresentarem novas soluções tecnológicas.
    O resto é conversa …

  9. sergio says:

    Vítor, à uns tempos disseste que a samsung perdia milhões para a google, podes esclarecer melhor?

    • Vítor M. says:

      Sem dúvida e foram responsáveis da Samsung a dar esse toque. A Samsung perde milhões de dólares naquilo que é hoje um das maiores riquezas das grandes marcas: as stores. Ora a Samsung, embora tenha absorvido 95% dos lucros da venda de dispositivos Android deste mercado, perde para quem ganha com a venda das apps, a Google, claro e para a Microsoft, também.

      Assim, como foi dito pela Samsung, se o ecossistema fosse todo Samsung, tal como tem a Apple, não haveria estas fugas de milhões de dólares. Pensa: a Samsung vendeu um smartphone, ganhou num Ace II 128 dólares, a Google, na vida útil deste smartphone vai ganhar este valor muitas vezes, assim em milhões de dispositivos que sempre a crescer.

      Ora, estas perdas estão a condicionar a Samsung, que está a dominar um mercado que não é “seu”, assim com Google está a ver este mercado dalguma forma condicionado por um fabricate que pode ter um dia, alguma preponderância, se decidir rumar a outro sistema e arrastar os seus clientes. É uma força dividida, fragmentada.

      Juntos são muito fortes, mas frágeis ao mesmo tempo, porque têm objectivos bem diferentes, um é super mercantilista, a Google muito mais vanguardista e progressista.

      Não sei se me fiz entender.

      • golias17 says:

        Gostei da definição que deste das duas empresas, o mal da samsung é nunca ter conseguido fazer o que a apple e a google fizeram, e talvez um dia o wp.

        A samsung meter se com a google a meu ver seria um erro grave, pode ter influencias lá dentro, mas guerra aberta, é uma jogada perigosa.

      • eduardo says:

        a vantagem de ter a loja não está no dinheiro que ganha nas vendas de aplicações ou conteúdos, mas na fidelização de clientes à marca, que assim poderá garantir a venda de equipamentos! Como já mostrei acima os lucros gerados pelas lojas são diminutos quando comparados com os lucros das vendas de equipamentos. E é de esperar que continue assim durante muito tempo. Tal relação de valores só se irá alterar com a redução significativa das margens de lucro nas vendas dos equipamentos, e com mais lucros nas lojas.

        É pegar no exemplo da Apple. Durante anos muita gente assumia que a loja iTunes de música seria um excelente negócio para o futuro, ao ponto de tanta gente querer competir nesse ramo! Mas a verdade é que nunca gerou muitos lucros, e a maioria dos concorrentes foi à vida. A verdadeira vantagem da loja para a Apple estava em fidelizar o cliente, ao prestar bom serviço e boa integração com os seus equipamentos. Para muita gente mudar disso seria desconfortável

        • Vítor M. says:

          Não é verdade. A fidelizacão bem também para o objectivo de gerar lucros. Estás a contar de firma invertida. Toda e qualquer estratégia tem como objectivo gerar para as empresas lucro, ora a fidelizacão é um meio.

          A Apple, Google e afins lançam produtos e serviços nesse objectivo.

          • eduardo says:

            não é verdade? o quê? repetiste exactamente o que disse, criar fidelização de clientes, para gerar mais vendas do seu próprio produto no futuro – lucros. É a principal vantagem de ter uma loja. As lojas de aplicações não devem gerar mais do que 200 milhões de lucros por trimestre (cerca de 2000 milhões de rendimento total). Comparado com os mais de 12 mil milhões de lucros líquidos da Apple e Samsung, é quase nada. Aliás é mais pequeno que os lucros da Apple com o seu próprio software.

            O caso da Google é ligeiramente diferente, pois é quem controla a plataforma Android como um todo e tem outro modelo de negócios – venda de anúncios publicitários e de alguns serviços. Para a Google a loja é essencial para manter a sua plataforma “saudável” e tb fidelizar clientes, para que o seu controlo da plataforma lhe dê vantagem sobre os concorrentes no seu modelo de negócios. Basta ver a preocupação que a Google pouco demonstrava em gerar receitas na loja.

          • Vítor M. says:

            Eu deixei o primeiro comentário e depois repetiste-me então? Se depois disse o mesmo que tu para que foste dizer o mesmo que eu? 😀

            Então pronto, estamos de acordo.

          • eduardo says:

            Não é verdade? No quê? Repetes basicamente o que eu disse. As lojas criam fidelização de clientes, o que permitirá aos seus donos vender mais dos seus próprios produtos no futuro. É essa a vantagem, pois os lucros que geram a vender conteúdos ou aplicações são diminutos comparados com os lucros de venda de equipamentos.

            No caso da Google é ligeiramente diferente, pois o seu modelo de negócio é outro – vender publicidade e alguns serviços. Ao controlar a plataforma tem vantagens sobre os concorrentes no seu negócio central. E para manter a plataforma saudável e criar oportunidades para os seus outros negócios, necessita da loja, o que tb lhe vai permitir fidelizar clientes à plataforma!

          • Vítor M. says:

            Lucro. Foi o que eu disse.

          • eduardo says:

            lucro? achas que geram mais lucro a vender aplicações e conteúdos? não te percebo! já por duas vezes fiz ver que os lucros estão nos equipamentos, e que assim deve continuar por bastante tempo dada a diferença em magnitude! A fidelização permite vender mais equipamentos no futuro

          • Vítor M. says:

            Volto-te a dizer que estás enganado. O lucro está no ecossistema. Por isso a importância da fidelização. Equipamentos, aplicações e serviços, tal como referi anteriormente, todos os segmentos a dar…. lucro.

          • eduardo says:

            @ Vitor M.
            O que dizias não era isso, era os lucros das vendas das aplicações, era o que a Samsung precisava!
            “a Samsung, embora tenha absorvido 95% dos lucros da venda de dispositivos Android deste mercado, perde para quem ganha com a venda das apps, a Google,”
            E a Apple nos últimos 10 anos tem mostrado que o lucro vem da venda de equipamentos. Os conteúdos e integração (o ecossistema) servem para manter os clientes fieis à marca – a vantagem de ter a loja, que pouco lucro tem dado.

          • Vítor M. says:

            Entendeste mal, sempre me referi ao ecossistema que a Samsung persegue. Lucros que a Sansung perde para a parte do ecossistema que não tem.

            É isso que está em causa. Qual é a dúvida?

          • eduardo says:

            @ Vitor M.
            como o outro diz: “engana-me que eu gosto”

          • Vítor M. says:

            Se lesses o que escrevo em vez de leres apenas o que tu escreves, verias que tenho razão. Desde o primeiro comentário que estou a falar nisso, mas insistes em levar a conversa para um lado que depois andaa à roda da mesa e rodas, rodas… 😀 e o que se falou desde o início é sempre o mesmo, lucros vs ecossistema.

      • sergio says:

        ou seja a samsung ganha muito mas poderia ganhar mais certo?

        • Vítor M. says:

          A Sansung ganha no imediato mas não tem o mercado na mão, actual fidelizacão ao sistema. Por isso querem um ecossistema que lhes trazem todas as vantagens, tanto no presente na venda dos equipemos, como no ‘eterno’ na constante venda de aplicações.

      • Darth says:

        Eh claro que a samsung tem solucao, que eh lancar o seu proprio OS e store.

      • limonete says:

        “se decidir rumar a outro sistema”…
        Já lá esteve, só saiu de lá o cresceu de maneira exponencial graças ao android, mas quem quiser um samsung sem android, pode sempre optar pelo bada (porque não o fazem?).

  10. navega says:

    A Google tem a Samsung na mão, o Android foi o que fez crescer a Samsung, e esse pertence a google, logo não vejo a google com medo, quem viu I\O sabe do que falo…
    Quando a google fizer hardware de forma independente, abafa facilmente a samsung, e não falo só de smartphones…

    Quanto ao android está cada vez mais longe dos outros dois OS, um sistema cada vez mais estável e com todas as vantagens reconhecidas que o código aberto tem…

    A google está bem e recomenda se, nos próximos anos vamos ver a google nas nossas casas com stream de filmes series, provedor de internet, voip, tv… A google criou um eco sistema tão grande que a nossa vida informática vai passar toda por eles…

    • Vítor M. says:

      A Google não tem capacidade para fazer hardware de forma independente. Lembra-te que o mundo o hardware está nas mãos dos parceiros da Google, está nas mãos da LG, Sony, Intel, Samsung, Texas instruments, Qualcomm, Asus, etc…

      Portantanto, aqui pouco espaço há para a Google e vemos isso pelos Nexus e os Pixels etc.

      Se a Samsung desenvolver o Tizen ou o Ubuntu Phone de forma a que este seja popularizado como foi o Android e corra apps Android e serviços Android mas que possam ser descarregados na Samsung Hub… esquece, eles abafam a Google.

      • eduardo says:

        Se fosse assim tão simples para a Samsung o Blackberry era um sucesso! Não quero dizer que isso não passe pela cabeça da Samsung, mas não são “favas contadas”
        E como a Amazon já demonstrou, há sempre forma de entrar num mercado, e a Google já tem a Motorola para fazer isso, se quiser. Mas ter sucesso não depende só em fazer isto ou aquilo

        • Vítor M. says:

          Por não ser simples é que a Samsung anda às voltas, mas já começou a desenvolver algo. Alias, se reparares nas últimas movimentações na Samsung Hub notas que estão cada vez mais virados para essa vertente.

          A Samsung sabe que, enquanto depender da Google, não tem legitimidade para entrar em concorrência directa com a Apple, está sempre dependente dos ciclos de desenvolvimento de terceiros. Além do caracter financeiro.

          E, como falaste e bem, há sempre outros a tentar caminhos idênticos, falaste na BlackBerry. Repara no que fizeram, ao virtualizar o suporte para aplicações Android 😉

          Mas concordo contigo, isso não são e como já referi, favas contadas nem muito menos planos a curto prazo.

          A Google… tem a Motorola que, para funcionar, terá de “dar um tiro” na Samsung…. e agora? 😀

      • PT says:

        Desculpa mas nada é assim tão simples…
        O nexus é um topo de gama capaz de fazer sucesso tão grande como o galaxy S4.
        Não o faz porque há mercados em que nem é vendido, como em Portugal.
        Ou seja, a google continua a não querer afrontar a Samsung, ou aqui algem acredita que as funções novas do S4 não são facilmente incluidas de origem no android???
        Simplesmente existe acordos e isso não é feito.
        Já começam a aparecer rom para S3 e mesmo S2 com algumas das funções do S4. Em meses vão ter tudo.
        Se a Google tivesse vontade em nivel de Software ninguem a bate.
        E é preciso ter em mente que a Apple não produz grande parte do Hardware do Iphone. É a Samsung que produz a maior parte ainda hoje!!!

        • Vítor M. says:

          Produz? Onde diz isso? Olha que não e cada vez produz menos, bem menos. E outra coisa, a Google não tem potencial próprio para lidar com o mercado do hardware, não tem espaço, e para o conseguir teria de investir muito, capital que talvez não tenha, lembra-te que a Google, o seu forte, não é vender produtos, mas sim serviço e publicidade 😉

          A Google não quer nem pode medir forças com a Samsung, até porque a Samsung é quem está a liderar o mercado Android, se por um lado é bom para a Google, porque traz receitas ao nível da Play Store, é por outro lado mau porque fica nas mãos da Samsung e tem de desenvolver de acordo com as pretensões da marca coreana. Onde eles é que decidem, perante a evolução do seu hardware, a direcção das funcionalidades a implementar no Android, como vimos as mais recentes onde só nos S4 é que estão disponíveis.

          Ora isso causa conflitos e fragmentação ao nível das outras marcas, que estão arredadas dessa evolução por incapacidade tecnológica e incapacidade estratégica. Mais tarde ou mais cedo, vão optar por escolher outros mercados, como o Windows Phone, quando este estiver mais maduro e funcional.

        • eduardo says:

          “E é preciso ter em mente que a Apple não produz grande parte do Hardware do Iphone. É a Samsung que produz a maior parte ainda hoje!!”

          A Samsung produz uma pequena parte dos componentes e cada vez mais pequena. E o facto de a Apple não produzir a maior parte dos componentes, é em tudo idêntico à HTC, Nokia, Sony, etc, etc, e em nada invalida que a Apple não desenvolva tecnologia própria e ponha outros a fabricar, ou peça a outros para desenvolver componentes com certas características. A Samsung não introduziu nada novo nos seus produtos que mais ninguém consegue no mercado.
          Quanto ao software da Samsung, tem sem dúvida ideias interessantes, mas sofrem de má integração, parecendo uma amálgama de coisas díspares, com algumas delas a consumirem tanta bateria que uma pessoa fica a pensar que é só para show off, e isso qualquer um consegue. Quando a Samsung conseguir apresentar alguma coisa bem integrada então sim servirá de exemplo!

  11. Ana Ferreira says:

    e quem é “apple fanBOI” ainda anda mais 🙂

  12. Darth says:

    Merecido sucesso da Samsung,. Tem os melhores smartphones do mercado, a milhas de um iphone. Sorry bitinho

  13. limonete says:

    E ao final destes comentários todos (uma coisa é certa, os teus artigos são sempre os mais concorridos 😀 ), afinal não “é uma opinião generalizada”…

    • Vítor M. says:

      Se reparastes cada vez é mais contestada a posição da Google. Nunca como actualmente foi tão contestada. Porque será?

      • golias17 says:

        Eu diria que porque estas polémicas vendem, a Apple também já foi contestada e este ano é um ano muito importante para eles. São este tipo de coisas que fazem os mercados oscilar e permite ganhar mais dinheiro. Só não vê quem não quer, mas num futuro próximo vamos ver se isto não passava de mera especulação.

        • Vítor M. says:

          A Apple sempre foi contestada, sempre e sempre, como sabes, lidou com isso mais ou menos bem. A Google não, a Google nunca quis estar no mercado com contestação, preferia abandonar um projecto a ver o mesmo em praça pública a sofrer acusações.

          Mas agora com a Motorola a Google tem estado com muitos problemas que se passaram também para os seus produtos. Embora que a Google continue numa toada pacifica, mas está a crescer a contestação em volta desta.

          A Apple, tem recebido muita contestação, mais que o normal, porque habituou mal os mercados. Como desta vez parou, recusou para tomar lanço, para (penso que de que) apresentar algo com carisma, diferente do que tem aparecido no mercado, demorou muito mais tempo que o normal e sofreu essa contestação.

          Mas sempre foi contestada por ser cara, por ser elitista, etc… mas lidava bem com essa pressão no tempo do Steve e relativamente bem com o Tim… como no caso dos mapas.

          Vamos ver.

          • golias17 says:

            Concordo, mas nada diz que a google não vá saber lidar com a contestação.

            Por falar em mapas, não queria estar no lugar da apple os mapas dá google se já eram melhores vão ficar a anos luz, vamos ver como a apple se aguenta, mais o novo serviço de musica, a concorrência está a aumentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.