PplWare Mobile

Linux Mint 15 “Olivia” RC já está disponível para Download

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Mário Pereira says:

    Acho que fico pelo 14, só quando for stable…

  2. JP (djlinux) says:

    Cinnamon 1.8 esta muito bom, fiquei surpreendido.

  3. Renato says:

    Tenho duas dúvida:

    -o que é a licença “GPL”?
    -o Linux não é gratuito?

  4. Asdrubal says:

    Tem um aspecto muita fixe!

  5. quimkaos says:

    GPL – GNU General Public License
    http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License

    O Linux é livre, o que significa bem mais do que gratuito.

    • Sérgio says:

      A wikipedia não é propriamente o melhor sítio para analisar as licenças. No entanto, concordo plenamente com a afirmação “O Linux é livre, o que significa bem mais do que gratuito.”

  6. Jorge Santos says:

    Será que é desta que o linux suporta bem o sistema híbrido de placas AMD e INTEL do meu portátil (ok, eu sei que é da responsabilidade da amd)? Estou farto de ficar o o Xserver em ecrã azul grrr

  7. Ricardo Santos says:

    A aplicação que agora esta em separado “driver manager” também esta disponível na mate ou é pro cinnamon?

  8. José Augusto says:

    O linux tem melhorado muito nos últimos anos, e o Mint para uso de desktop é bastante bom, e na minha opinião bem melhor do que o Ubuntu.
    De qualquer maneira, o software comercial, para linux é escasso… e por isso não é uma verdadeira alternativa ao windows ou ao mac os x.

    • camsarria says:

      Discordo

      Tudo depende do tipo de utilizador.

      Vou dar varios exemplos diferentes

      No meu caso uso a minha maquina para gaming, browzing, e vizualização de multimedia.

      Uso o mint 15, open office, vlc player, chrome, wine para correr jogos (sou gamer de world of warcraft e o jogo é mais estavel em linux que em windows), uso steam e jogo portal nativo (nunca tinha visto o jogo antes e por acaso até é interessante) – software pirata – 0 / custo em software – a mensalidade do wow

      A minha esposa usa um portatil com o windows 7 todo entupido de spyware, e apenas nao muda porque o windows é original e pagou pelo SO, e tem medo de anular a garantia ao mudar, o que ela faz? browzing / office / facebook – poderia usar linux e em muitos casos ela usa o meu desktop para tratar dos assuntos dela em linux.

      Um casal amigo tinha um portatil que estava a pensar deitar fora porque so corria o xp e era tao lento que estava inoperavel, necessidades do casal? browzing, e office (mas este casal queria mesmo o office da microsoft) – instalei o mint 13 (versao nao PAE) com o chrome, VLC, e o office deles original a correr por wine

      Por fim o meu pai, pessoa com alguma idade, tinha um desktop com o windows 7 e joga world of warcraft, diablo 3, starcraft original, queixava-se que o sistema era muito lento e do spyware. solução – mint 14, jogos a correrem via playonlinux e o office 7 da microsoft a correr por wine – nunca mais teve spyware e nunca mais se queixou de instabilidade no sistema.

      Isto sem falar nos telemoveis que usamos – android SO e a tv box ligada á tv que usa android mais o tablet, cuja base é linux

      Isto sem falar na questao pratica do linux, uma instalação e tudo trabalha “out of the box” os perifericos trabalham out of the box tambêm.

      Portanto não entendo em que sentido o linux não é uma alternativa viavel ao mac e windows…

      • quimkaos says:

        é tão ridículo que eu gostava que me fosse explicado porque raio o estado tem protocologos (pagar licenças) com a microsoft…

        • lmx says:

          porque somos um pais rico…

          aqui ao lado a Espanha que era a 8 potência Mundial, agora esta em nono lugar(O brasil esta em oitavo), como é um Pais pobre não vai na onda e dá Emprego aos seus e o dinheiro fica no Pais…

          Mas claro eles são apenas a nona potencia mundial, nos como somos ricos podemos pagar licenças, portanto essa questão não se põe.

          cmps

  9. Jonas says:

    Uma perguntinha boba, porém, para mim, importante!
    Caso eu atualize regularmente a versão RC, quando sair a versão final, eu já terei ela instalada no PC, ou seja, vai dar para atualizar a versão RC direto para a versão final, ou terei que baixar a versão final e fazer todo o processo “de novo, novamente, outra vez e em repetição”? Rsrsrs

  10. Bruno says:

    Qual a diferença entre o Cinnamon e o Mate? Gostava de instalar uns deste no meu portátil, mas fiquei agora na dúvida destas duas versões disponíveis.

  11. Charles Siqueira says:

    Excelente distro, mais continuo com o Elementary OS.

  12. JRMoreira says:

    Quero instalar esta distro no meu NET Book, mas não tenho drive de CD, como devo de fazer para instalar apartir de uma PEN USB?

    Obrigado!

  13. Rodrigo says:

    a versão RC ja pode ser instalada normalmente para produção?
    Qual a versão do mint está usando para fazer a Matéria, pois gostei da área de trabalho; você a customizou ou ja veio assim

  14. Bruno Jesus says:

    Boas, têm um erro na artwork: “Linux Minti”

    Esse novo linux mint parece estar a ficar muito bom, espero que algumas dessas alterações cheguem ao LMDE brevemente.

  15. irlm says:

    como instalar o controlador ALPS com o kernel 3.9?

  16. delaorden says:

    Sempre gostei do Mint. Como sou quase analfabeto em Linux, o visual dele me facilitava navegar, futucar o bicho etc… Mas já faz um tempo que não testo as últimas versões e agora vem essa tal de Cinnamon e Mate….nem sei o que é nem qual testar. Já vem as duas juntas ? Vou baixar e verificar…

  17. R!cardo says:

    Offtopic: o meu desktop usa Mint 14 e não consigo visualizar pastas partilhas na rede por outro pc com Ubuntu 13.04, é que partilhar simplesmente a pasta não resulta. O que tenho que fazer mais?

    • quimkaos says:

      @R!cardo Tas a partilhar clicando com o botão direito do rato na pasta e por um visto no partilhar, certo? Pois… isso não basta, tens que criar pelo menos um utilizador samba ou então tens que colocar a pasta com direitos de leitura e escrita para todos, incluindo utilizadores anónimos (não existentes), o que me parece ser uma quebra de segurança. É uma das coisas que eu acho absurdas no ubuntu (e suas variantes), colocam essa opção no “interface” mas os utilizadores não são adicionados ao samba. em principio só será necessário adicionares-te aos utilizadores do samba correndo o comando: smbpasswd -a nome_do_utilizador. É por causa disto que eu normalmente configuro o as partilhas à unha, usando o comando smbpasswd e editando os ficheiros de configuração do samba (/etc/samba/smb.conf) ou usando a ferramenta GUI samba (system-config-samba), adicionado ai as partilhas e pelo menos um utilizador.

  18. Bruno says:

    Estou a usar neste momento o Mint14 KDE. Posso atualiza-lo para o 15 sem ter que reinstalar o SO e sem conflitos?

    Cumps

  19. Simao says:

    Parece-me excelente este Mint mas não pude deixar de reparar na imagem que usaram como apresentação. Nenhuma instalação “default” do Mint terá aquele aspecto, felizmente !! 😀 Pareceu-me logo o Zorin OS e depois de pesquisar verifiquei que se trata de um “concept artwork” feito por um utilizador do Zorin ( outra excelente distro por sinal)

  20. Oliveira says:

    Boas, alguém me pode dizer qual o tema (do sistema operativo) utilizado na primeira imagem deste artigo.

  21. Francisco says:

    Boas

    Tenho o windows 8 instalado e gostava de instalar o mint em dual-boot se depois eu quiser remover o windows w possivel?

  22. rodrigo says:

    Olá, gostaria de saber quais as ferramentas vc usou e como fez, para obtet o mint como na imagem acima.. Muito obrigado
    fundo verde e barra de tarefas???

    Linux Mint 15 RC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.