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Quais os 10 carros que consomem menos gasolina

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Carlos Fernandes says:

    O Toyota Aygo X em modelo hibrido, mas mantendo o motor 900 cc.

  2. Zé Tuga says:

    “TOP 10 dos carros a gasolina que consomem menos” e o último parágrafo é um carro elétrico…

  3. qefewfwe says:

    isso e que era bom!
    Ja tive um golf e aquilo bebia ai uns 7 e nao andava nas corridas! troquei por um polo e esse sim fazia 6 litros.
    Agora nao aconselho a ninguém caros a gasolina. sao uma porcaria.

    Qualquer carro gasta muito mais que isso dependendo da condução como e óbvio, nao há milagres, para andar tem que gastar, alem de que os testes sao feitos em condições optimizadas queria ver os consumos desse carros a subir a serra da estrela!!!

  4. Tcheirete says:

    Mudem para eletricos. Quem não tem eletrico que ande de bicicleta ou transportes publicos. Simples! Quem nao respeita multa pesada em cima

    • Mr. Y says:

      Não sejas tão radical e o porquê da multa pesada? Não será proibida a compra de veículos a combustão e, por isso, não se deve demonizar quem não tem alternativas.

    • AlexS says:

      Mais um puritano.

    • tomazturbano says:

      olha as ideias kkkkkkk.

    • Infinity says:

      Se quiseres podes comprar-me um electrico…. Aposto que vives no interior onde os existem transportes publicos aos pontapés e a toda a hora e postos de carregamentos em todo o lado. Diz um motivo plausivel para as pessoas serem multadas se nao andarem com carros electricos!!

    • Luis Henrique Silva says:

      Sim claro, pagas-me um? Ao preço que ainda estão esquece amigo, por enquanto carro elétrico é só para quem pode.
      Depois temos o problema dos postes de carregamento, já para não falar que nem todos têm vivenda e vivem em prédios.
      Isso também já pensei eu, mas tenho o problema 1 guito, e o problema 2 onde meter a carregar.

    • Tiago says:

      Muda tu para hidrogénio. Se não mudas, multa pesada em cima, apreender o carro e andas a pé ou de bicileta.

    • onurb82 says:

      Ganda troll…

      Tenho carro a gasolina para quando preciso de levar a família a algum sítio específico.
      Na maior parte do mês uso o combinado bicicleta (daquelas que é preciso mover os pedais para mexer)/transportes públicos.

      Até que a multa chegue ainda vai mudar de elétrico porque a bateria inchou ou porque se fartou de mostrar aos vizinhos que é clean…

    • edgar says:

      certo, sendo que o elétrico nem resolve metade dos problemas qual são indicados como cura magica.
      o futuro do automóvel seria o hidrogénio, mas…guess what, não da dinheiro..

    • secalharya says:

      Mais um fanboy do Musk.

      Enfim…

  5. Poooo says:

    Não entendo como carros com consumos muito abaixo de 6L/100km, ou perto disso, não aparecem nesta lista.
    Lembro-me por exemplo dos seguintes:
    – Dacia Sandero
    – Renault Clio
    – Renault Twingo
    – Volkswagen UP
    – Hyundai i10

  6. TugAzeiteiro says:

    A minha pergunta, para cada um dos modelos, tem a ver com o motor que foi considerado? Ou seja, por ex. No Citroen C3 foi considerado o motor 1.2cc de 82Cv ou o 1.2cc de 110cv (turbo)? Ou a média obtida tem a ver com os consumos feitos por ambas as unidades?

  7. Jertrudes Miguel says:

    monta-te num porquinho, e dá ao kix!

  8. Infinity says:

    A esses consumos podem adicionar 2L/100 em cada carro. Quando fiz um test-drive a um Kia Stonic com um motor de 1L com 100cv de potencia, a andar com cautéla não fazia abaixo dos 6,5L/100

    • Vitolas says:

      Os Kias/Hyundai são carros com muito bom valor preço/qualidade, no entanto são extremamente irrealistas com os seus consumos seja em gasolina ou gasóleo, para se fazer minimamente perto dos valores que eles anunciam tem de ser tudo calculado ao pormenor, e ainda assim facilmente fazem mais 3 litros que o anunciado..

      • Zé Tuga says:

        O meu gasta 4.7 a andar normalmente sem carregar no pé há mais de 20.000 km, é a gasolina, 1,8 l e hibrido e a subir – PRIUS

        • Grunho says:

          Esse até pode fazer consumos mais baixos só em cidade ou em estradinhas secundárias do Norte. No entanto, em percursos de centenas ou milhares de kms seguidos por AE gasta quase o mesmo que um carro normal a gasolina.

  9. mamba says:

    Isto tem muito que se lhe diga. Qualquer carro é económico desde que se controle o peso do pé.
    O top gear fez esse teste: um bmw M5 contra um Prius. Ambos conduzidos da mesma forma e a velocidades moderadas. Podem ver no youtube.
    Surpresa: o BMW foi mais económico.
    portanto resumo: Basta não meterem pata a fundo e estão a poupar muito.

  10. Secadegas says:

    Falta aí o Citröen AX. Esse sim, é o carro mais económico que existe. Tive um e sei bem o que digo.

  11. O revelador says:

    Isto é um post que da possibilidade para muita discussão..

    Primeiro porque não disseram só os carros para venda actual novos.
    O meu smart fortwo e o meu roadster fazem menos de 5l na boa. Ambos

    De seguida, carro hibrido a gasolina tem-se os auris e os yaris da vida. Que nao são 100% hibridos porque tem uma bateria de 2-5km autonomia. Podiam ser incluidos.
    Por fim, o segundo e o primeiro lugar não aparecem a negrito. Quando o top 10 a top 3 aparece. Qual o criterio?

    O texto em si.. começa com um top por paragrafo e acaba com um paragrafo para três carros.

    Resumindo… É um tema complexo.

    • Miguel says:

      O Smart à culpa das velocidades automáticas não é mt económico, pelo menos quando o experimentei (onde vivo não há sitios planos)
      Mas os Yaris, até a primeira geração já fazem 6L/100. Auris nunca experimentei, mas acredito que seja semelhante

  12. Luis Henrique Silva says:

    Temos sempre de adicionar um pouco mais nos consumos pois nunca é esses valores.
    Depois se controlarmos as velocidades e não andar a fazer muita corrida, até que consome pouco. E se tivermos a sorte de andar muito por sitios com pouco paras e arrancas melhor.
    Tenho um Opel Corsa c de 1.2 cc até que nem é mau nos consumos ainda consigo ir de Pombal a Coimbra e voltar mais ou menos com 10€.

    Podia fazer um top 10 de hibridos com menor consumo.

    • Luis Henrique Silva says:

      Esqueci de falar, que estou a pensar comprar um dia um hibrido, pois elétrico ainda não dá para mim.

      • Carlos Fernandes says:

        Tem atenção aos Híbridos, nem todos funcionam da mesma maneira.

        • Luis Henrique Silva says:

          Pelo que só ainda sei é que existe os hibridos e os hibridos plug-in.
          Um recarrega a bateria com a travagem por exemplo o plug-in tem de ser carregado na tomada.
          Depois é a coisa de funcionar eléctrico até x velocidade depois acima combustão, e pouco mais sei.
          Mas sei que uma pessoa pode poupar um pouco com os hibridos se não formos pesados no acelerador.

      • Infinity says:

        Tenho um Yaris Hibrido de 2021 e sem preocupações no pedal não faz mais de 4.1L/100Km em média. O pior consumo que fiz foi em AE a circular a cima dos 145Km/h e fez 5.6. O melhor consumo que fiz foi 3.0L/100Km em estradas nacionais. Os hibridos plug-in ou carregas em casa ou noutro local em conta ou entao prepara-te para os consumos elevados. Ja andei num Volvo XC60 T6 e fazia médias de 14

      • Joao says:

        Eu tinho boa impressão dos hibridos, e um colega meu tem um (não é plug in) e os consumos são extremamente baixos. Mas um dia um tipo na oficina disse-me que o que se anda a poupar nos hibridos, quando o bateria der problemas, vai tudo por água a abaixo 🙂

        • RC says:

          Então se outro carro der problema no motor, já fica o hibrido outra vez a ganhar, não entendo muito bem quando usam estes argumentos, até porque no geral a bateria dos hibridos fica bem em conta, além disso podem ser reparadas, porque na maioria dos casos só um ou outro modulo dá problema, o caso disso são os toyotas e hondas onde até existem inúmeros videos e páginas de como o fazer e de forma barata, o que não faltam são modulos à venda para esses veiculos.

          Os “tipos” das oficinas raramente gostam de hibridos, a maioria deles diz mal daquilo que não sabe mexer, ao invés de admitir que não tem formação ou conhecimento para o fazer.

          • Vitolas says:

            Após estes anos todos os “tipos” das oficinas nem dos carros a GPL gostam, reviram os olhos de tal forma que quase saltam, e vejam a quantos anos já existem carros a GPL.

  13. António says:

    Depois do diselgate, o que menos importa são os números
    Peso e aerodinâmica é o que põe os carros a gastarem mais, dentro do mesmo genero de motores.

    Neste comparativo misturam citadinos com familiares … nem sei como não comparam com um super disportivo, jipes ou camiões.

    Uma comparação que mais parece publicidade para venda.

    • jotabê says:

      Para os mais distraidos, para disfarçar ainda mais a publicidade podiam ter omitido a ultima frase, quase todas as outras marcas tb têm versões 100% elétricas…

  14. Luis Gonçalves says:

    o meu C1 citroen de 2014, faz 4.00l ao 100km… esqueçam!

  15. David says:

    Qualquer carro é económico se estiver parado…
    Um Golf mk7 1.4 125cv pode ser económico para uma como o M3 para outros…
    Se o M3 fará com um tanque 400/500km máximo mesmo andando devagar… o mk7 fara 800/900 km… agora depende do propósito que cada um tem o carro que tem…

  16. TS says:

    O Golf no segundo lugar? Quer dizer q o polo consome mais?!!?

    • jotabê says:

      Nada disso, o primeiro lugar estava definido à partida, depois encontram carros com preço semelhante e comparam, se o carro for mais barato e consumir menos não interessa para este “estudo”.

  17. Duck says:

    Boa tarde, possuo um Kia Picanto 1.0 com ano e meio e está a fazer 5.4 por deposito em urbano e 4.9 por deposito em estrada entre os 100 klm/ a 120 klm/h.
    Cumprimentos.

  18. Jorge Sousa says:

    Então pois claro um jornal desportivo italiano tinha que ser um chasso italiano a ganhar…!

  19. Rui says:

    São consumos feitos em pistas fechadas ao trãnsito, sem necessidade de travar ou acelerar para subir fortes inclinações, só pode 🙂

    Já experimentei bastantes carros de aluguer e grande parte deles são a gasolina com motores minúsculos. Pois bem, para andar em montanha eu ainda não encontrei nenhum carro a gasolina que gaste menos de 10 litros ao 100km!!!! O mais económico que experimentei, foi o Fiat 500 (fiz 300 ou 400km) e fiz uma média de 10,5 litros ao 100km (medidos por mim, atestando o depósito e dividindo o combustível metido no depósito pelas centenas de km percorridos).

    Devo referir que os novos carros a gasolina não têem motor apto para montanha. A cilindrada e binário é muito baixo e várias vezes tive de meter a 1ª velocidade em andamento e sem trãnsito nenhum!!!!!!
    Com o Twingo (não referido aqui), o carro conseguia uma velocidade máxima estonteante de 70Km/h em auto-estrada de velocidade a subir para Vila Real!!!!!!

    Chegado ao destino a mala cheirava a plástico queimado…… descobri que o motor do Twingo fica de baixo da mala!!!!!!

    Resumindo, são carros bons para o Alentejo e desde que façam poucos km de cada vez. Se é para andar no norte, com declives brutais eu duvido que o motor dure muito tempo!!!!!!

  20. kendimen.c says:

    “Com ar condicionado o consumo sobe para os 8 l/100 km com ar condicionado ligado”
    PPLWARE, podiam rever esta frase, sff?

  21. Paulo Fernandes says:

    O Fiat 500 com 5,2, só se for ao fundo… e desengatado!

  22. Lino says:

    Bom cá por mim, tenho uma carrinha Megane desde 2015 de 110cv e esta faz 4,6l na autoestrada e se for apenas cidade ronda os 5,8l, bem sei que é a gasóleo ok e tudo depende muito de como é feita a condução.

  23. Manuel says:

    Aposto que não testaram o Mitsubishi Space Star 1.2 MIVEC 80cv. Posso ter tido muita sorte mas tenho um de 2017 e consigo consumos de pouco mais de 4 L/100km na Via Reservada a Automóveis e Motociclos da Ilha da Madeira, a velocidades de 80 a 90km/h.

    Antigamente, quando percorria além da referida via, cerca de 13 km em estrada de montanha num total de 59 km diários, consegui consumos médios de 5.2 a 5.4 L/100km de forma consistente, tanque após tanque. Com uma condução cuidada e com pouco trânsito cheguei a conseguir em dias específicos 4.8 L/100km no mesmo trajeto. Mas claro que em relação a consumos tudo influência os resultados. Em relação a gasolina, sempre Gasolina 95 simples GALP e raras vezes BP.

    • Miguel says:

      Ah.. brilhante carro.
      Taco a taco com o C1, Aygo, mas com muito mais qualidade de construção e interiores.
      (O C1 ganha nos consumos por uns pózinhos, mas qualquer um fica noutra liga, nem entra nesta noticia )

      • Manuel says:

        Obrigado Miguel! Pois é, acho estranho estes tops xD Para relação qualidade preço acho difícil melhor que o Space Star (mas poderá haver). Alguém falou que seria interessante falar no PVP de cada veículo. Ora bem, na altura que o comprei tinha cerca de 3 meses com ainda garantia por mais 4 anos e 9 meses. No meu ver por 12.700€ é complicado conseguir um citadino com Chave Contactless, luzes e limpa para-brisas automático, AC automático, jantes liga leve bonitas com perfil baixo, sensor de pressão dos pneus, indicador de mudança de velocidade, cruise control, luzes de nevoeiro. Rádio simples feio mas com bluetooth/sistema de mãos livres para efetuar ou receber chamadas, isto com controlos no volante além de ler USB com ficheiros MP3 (ligação no porta luvas). Não é carro por aí além mas no geral para o propósito de cidade acho muito difícil melhor preço. O que poderia apontar de negativo seria o preço da manutenção em si, é um pouco elevado, isto porque o óleo que usam é 0w-20 da GALP e são capazes de cobrar neste momento mais de 90€ só para 3 litros. Claro que há outras marcas mais em conta e com especificações dentro do recomendado mas no concessionário era deste que utilizavam e cobravam xD

        • Miguel says:

          Realmente o Space Star não entendo o porquê de viscosidade tão baixa, pelo que li ele tem várias viscosidades recomendadas e essa é mais para países frios.
          (Posso estar enganado, não leves como certa a minha opinião)
          No C1 uso 10W40

          • Manuel says:

            Sim, tens razão, é possível outras viscosidades, mas no concessionário não dão opção e como tens de ir lá para manter a garantia é assim. Mas efetivamente vou investigar melhor agora que já acabou a garantia, a nível de consumos não acredito que irá influenciar muito apesar do argumento desta viscosidade baixa é que beneficia os consumos (mas o dinheiro dessa economia de combustível já fica no preço do óleo lol).

          • Miguel says:

            Compreendo, mas não sabia da relação com o consumo, faz algum sentido, vou tentar ler sobre isso tb.

  24. Andre Andrade says:

    Tenho um toyota aygo de 2009 com a caixa automatica MMT. Consumo medio 4.6 ( comprovado na bomba de gasolina, com o metedo de dividir os litro de combustivel abastecido pelo numero de kms efectuados.

    Voces deviam ir ao youtube pesquisar por um canal ECODRIVER e ver realmente quais os carros mais economicos do mercado.

  25. Antonio Marques Rosa says:

    Tenho um Renault Captur a gasolina e em viagens para o Algarve faz medias de 5,5 /5,6, viagens por fora.

  26. Awake says:

    Bom artigo pplware, contudo deviam colocar a versão do veiculo utilizada para essas médias e o pvp correspondente.
    Com médias tão semelhantes entre estes automóveis, e tendo em conta que um veiculo a gasolina é recomendado para quem faça menos kms, uma diferença de 1000€ pode alterar o pódio completamente para um possivel comprador (eu sei que o mais importante era apenas a comparação de gastos de combustivel por km, e não o custo por km, mas ficaria mais completo).

  27. PM says:

    VW em 2ª??? Deve ter o software marado, de certeza. 🙂

  28. Vitolas says:

    Apos nem meia dúzia de anos qualquer Fiat é o mais económico nos consumos, tendo em conta que vai estar mais tempo parado avariado que a andar.

  29. Hélder says:

    Haviam de testar o Mazda 3 ou CX-30 com o motor Skyactiv-X. O meu faz médias de 5.5 a 6 l/100km, a velocidades entre os 70 e os 120 km/h. E é um carro de gama acima dos que apresentam na notícia.

  30. Corsa says:

    O meu Opel Corsa de 89 ja consome 6L/100 km ….

  31. Elkido says:

    Isso devem ser os dados dos fabricantes.
    NUNCA é a realidade… por exemplo um Volkswagen Golf a gasolina na melhor das hipóteses gasta 7 litros andando normal…se andar com o pé um pouco mais pesado irá aos 8 litros facilmente

  32. Elkido says:

    Um Ford Puma em SUV vai aos 8 no mínimo

  33. Elkido says:

    Carros eléctricos nos carregadores públicos rápidos a 27.50€ por cada 100 KMS? São bons para vocês meus caros.
    Eu consigo algo mais subtil e económico do que isso tudo.

  34. Jorge says:

    Tenho um Dacia Sandero de 2010 e está a consumir 5,6 litros aos 100

  35. Sarmento says:

    Ando com um Opel corsa de 2002 a gasolina e consome 3,5l/100km e com o novo Honda Crosstar (híbrido) 3,9l/100km (carregamento eléctrico automático)

  36. Rui Silva says:

    Falta aí Peugeot 108 , o meu não faz mais de 4,5 . Isso sim é econômico. Claro que não podemos andar por aí a abrir. Mas já fiz viagens a 4,2 – 4,4.

    • Grunho says:

      E no entanto são grandes SUVs plug-in tipo merc classe M que homologam consumos de 1,5 ou 2 litros, muito menos que um 108, quando consomem o triplo dele na vida real.

  37. Jorge says:

    BMW 545i E60 a GPL… 12.1L/100. Nada descabido para um 4.4L V8.

  38. PorcoDoPunjab says:

    Comprei um carro com motor 2.0, 140 cv, caixa automática.
    Não quero saber dos consumos, quando precisar de diesel vou à bomba.
    Mais litro menos litro, who cares?
    Nunca antes tinha andado num carro de caixa automática.
    Nas primeiras horas andei à nora, sem saber o que fazer ao pé esquerdo.
    Agora até estou contente, é mais confortável…
    Mas gasta mais que o meu 1.4 D4D…

    PorcoDoPunjab, o porco com caixa automática e tb encantador de burros

  39. Mario Marquues says:

    O carro dee menor consumo é o meu citroen de 2cv, com 60 anos

  40. Elia says:

    Bem, eu tenho um C3 e um Yaris.
    C3 – 4,7 aos 100
    Yaris – 4,5 aos 100
    Parece-me que este artigo é muito tendencioso

  41. Gustavo Jorge says:

    Não fazem referência a que Vw. Gostava de saber que versão é essa, pq o meu golf 5, bebe o dobro disso. Motor 1.4 75cv.

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