Rússia diz que EUA andam a espiá-la através de dispositivos da Apple
A Rússia diz estar a ser vítima de uma operação de espionagem levada a cabo pelos Estados Unidos da América (EUA), através de milhares de dispositivos da Apple.
Recentemente, o Federal Security Service (FSB) da Rússia reclamou estar a ser vítima de uma operação de espionagem encabeçada pelos EUA. De acordo com a Reuters, esta, que foi conseguida através de um sofisticado software de vigilância que chegou a bordo de um novo malware, terá comprometido milhares de iPhones de cidadãos russos, diplomatas de Israel, Síria e China, e membros da NATO.
O CEO da Kaspersky Lab, Eugene Kaspersky, partilhou que dezenas de dispositivos dos seus funcionários foram comprometidos por essa operação de espionagem, que descreveu como "um ataque cibernético extremamente complexo".
O FSB descobriu uma ação de inteligência dos serviços especiais americanos através de dispositivos móveis da Apple.
Escreveu o FSB, num comunicado, acrescentando que esta operação de espionagem tem não apenas mão da Apple, mas também da agência responsável pela inteligência e segurança criptográfica e de comunicações, National Security Agency (NSA) dos EUA.
Numa publicação, a Kaspersky Lab disse que o rasto mais antigo da operação de espionagem data o ano de 2019 e que "estamos confiantes de que a Kaspersky não foi o principal alvo deste ataque cibernético".
No momento em que escrevo, em junho de 2023, o ataque está em andamento.
Apesar de, em comunicado, a Apple negar qualquer trabalho, presente e futuro, com qualquer governo, a Rússia insistiu que a recolha de dados foi feita, aproveitando as vulnerabilidades do software dos smartphones fabricados nos EUA.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: Apple, ciberespionagem, espionagem, rússia
O problema não é isto vir a baila. Porque mesmo que fosse mentira a probabilidade de ser verdade é bem superior que a probabilidade de ser menitra. Basta juntar várias variáveis: 1- NSA tem o maior orçamento do planeta para assuntos desta natureza. Seria ilógico gastar tanto dinheiro sem ter acesso aos dispositivos informáticos de outras potencias.
2- No passado recente ficou provado a espionagem de dispositivos móveis de personalidades como a Chanceler Alemã Merkel.
3- Nenhuma empresa norte-americana desobedece as diretrizes do seu governo. Basta ver a Google com a Huawei. Outras tecnologicas que têm negócios com empresas chinesas.
Como referi em cima o problema grave é a impunidade continuada de certos serviços secretos ocidentais e que muitos países ocidentais viram a cara.
Basta por exemplo um rumor, sem provas dadas de espionagem, de empresas chinesas, a última é o Tik Tok, para posteriormente países ocidentais proibirem essa aplicação nos dispositivos informaticos dos seus funcionários, chegando ao ponto de um Estado Federal norte americano proibir a sua instalação através de uma decisão do tribunal federal desse Estado. Bem vindos a democracia irracional.
Ainda não percebeste que esse suposto ataque utiliza uma (ou mais) falha(s) de segurança nos iPhones, um pouco como o Pegasus da NSO, e não foi a Apple que abriu a porta à NSA?
Tecnicamente a Apple não pode negar-se a colaborar com a NSA, assim que receba um mandato do tribunal das secretas, que basicamente é um carimbador de pedidos, acho que houve um ano em que só recusaram 1 pedido que as secretas lhes apresentaram.
Ou seja: se a NSA quiser ter vários backdoors e adicionar novos só tem de pedir através do tribunal e a Apple ainda tem de negar sob pena de irem todos presos caso divulguem algo.
Tens alguma confirmação de que houve ataque ou confias apenas no que diz o FSB e no (pouco) que diz a Kaspersky?
Basta usar a lógica ( matemática). Não é preciso confiar no que a FSB ou a Kaspersky ou seja dados, factos. Há ou não dados, factos de que a NSA já entrou em dispositivos móveis de outras potências incluindo parceiros? Sim.
Há ou não dados ou factos de pressão governamental sobre as tecnológicas americanas para fornecer informações sobre pessoas, empresas e países? Sim.
Há ou não relatórios sobre a interferência norte americana sobre as políticas internas de outros países nomeadamente notícias falsas? Sim
Logo temos de pensar que a notícia transmitida pelo FSB e Kaspersky pode ser verdade
Se o FSB identificou malware da NSA porque é que não fez um relatório detalhado como fez a NSA, há poucos dias, quando detetou o malware criado pelo FSB “Snake” em 50 países?
É provável que o comunicado do FSB seja uma retaliação ao relatório da NSA.
https://media.defense.gov/2023/May/09/2003218554/-1/-1/0/JOINT_CSA_HUNTING_RU_INTEL_SNAKE_MALWARE_20230509.PDF
Pergunta aos politicos Europeus… Eles explicam-te.
Os EUA sabem perfeitamente o que os chineses fazem, porque eles mesmo o fazem, e além disso muitas vezes têm fontes envolvidas mas eles não o querem admitir para não perder essas pessoas, que por vezes são extraordinariamente difíceis de arranjar.
NSA ja tinha gravacoes telefonicas do mundo todo desde 2000 que eu me lembro lendo um artigo numa revista de cientifica. Imagine o que eles fazem hoje. Infelizmente nós somos vítimas de roubo por parte dessas agencias, big techs e de super IAs que atualmente sao alimentada por nossos dados sem nosso consentimento. Somos vitimas, inocentes… 🙁 Queria apagar meus dados, mas sei que estao nas maos de outros sem nosso consentimento previo. Nao temos privacidade e nao nos respeitam. Os verdadeiros bandidos estao soltos
Desconfio que a rede Tor nao é segura, pois parece ter sido criada pela NSA. Nao sei, ainda nao acredito 100%. Estou errado ou é apenas uma suspeita?
Eu acho que estas certo. Ate muito provavelmente o kernel linux pode ter sido vitima da NSA mas como sao muitos olhos a olhar o codigo nao teve sucesso. Ainda bem.
Minha intuicao estava certa. Li no wikipedia a relacao da NSA com o Tor. Os dados sao antigos, imagine o que eles tem hoje. É cabuloso essa relacao, muito provavelmente devem ter varios nodes de tor no modo captura da NSA (servidores grandes) sendo bancados financeiramente por ela. Fora os ataques feito por ela para deanomizar a pessoa e descobrir o IP. Depois disso me senti inseguro mesmo usando VPN + TOR pois a quebra cryptografica é relativamente simples hoje em dia para a NSA.
Imagine o que a NSA deva ter hoje em dia em nivel de backdoors.
https://olhardigital.com.br/2023/06/02/seguranca/novo-virus-espiao-esta-atacando-iphones-e-nao-ha-como-se-proteger/
O artigo da Kaspersky e o comunicado do FSB (serviços secretos russos) são do mesmo dia, 01/06/2023 e estão articulados.
– A Kaspersky diz que iPhones dos seus funcionários foram atacados pelo “malware Triangulação”, que por sua vez atacou a rede wi-fi da empresa. Perguntada pela Reuters diz que não sabe quem (ou que país) fez o ataque ou se houve outros atacados, embora acredite que sim.
– Por sua vez, o FSB não identifica o malware mas diz que “vários milhares de dispositivos da Apple foram infectados, incluindo os de assinantes domésticos russos, bem como diplomatas estrangeiros baseados na Rússia e na antiga União Soviética. O FSB descobriu uma ação de inteligência dos serviços especiais americanos usando dispositivos móveis da Apple, que mostrou estreita cooperação entre a Apple e a Agência de Segurança Nacional (NSA).”
Isto não é mais do que uma operação de contra-informação do FSB, que usa a Kaspersky para tentar dar-lhe alguma credibilidade.
E quem duvida que a NSA, a CIA e sabe-se lá que mais agências de vigilância e espionagem estejam a fazer isso? Os contribuintes estão a pagar-lhes aos milhares de milhões, se não conseguissem espiar Android/ iOS/ Windows, algo de muito errado se passava ali.
E novidades?
Acham que só a empresa israelita consegue entrar nos apple?
Claro que a NSA consegue entrar e a Apple sabe disso.
Quem nao deve. Nao teme.
A Rússia não diz estar a ser vítima… Apenas apresentou factos que se sabem há muito.
O FSB não apresentou quaisquer factos.
A Kaspersky nem faz ideia do que o FSB está a falar. Sobre o malware que diz ter encontrado nos iPhones dos seus empregados (e de mais ninguém) não sabe ao certo o que é, e não sabe de quem é ou de que país.
Ao menos quando as agências de segurança informática ocidentais encontram malware do FSB detalham os factos num relatório:
https://media.defense.gov/2023/May/09/2003218554/-1/-1/0/JOINT_CSA_HUNTING_RU_INTEL_SNAKE_MALWARE_20230509.PDF
Isto não é novidade para ninguém..
A única questão é quando é que a EU começa a aplicar sanções aos EUA, por andarem a expiar cidadãos europeus, chefes de estado e afins..
A Rússia já sabia de antemão que os EUA os andavam a espiar há muito tempo, talvez há uns 10 anos se não mais…quem os mandou comprar iphones?
Vão comprar produtos americanos depois queixam-se que são espiados..
Eles teem o AuroraOS, porque não portam as aplicações que se utilizam na Rússia para o sistema deles?
Agora estão a faze-lo, mas foi preciso passarem por esta vergonha para o fazer, quando deveriam ter arrancado em 2014…é preciso lembrar que eles são o único país que deu abrigo ao Edward Snowden..
Se eles eram burros para não perceber o que se passava, com as revelações que o snowden fez..eu acho que não teem desculpa possível.
Agora claro que isto é uma atitude de crime por parte dos EUA, porque eles não podem fazer isso legalmente.
Os Chineses foram bem espertos…muito antes do snowden falar sobre o tema, já os chineses estavam preocupados em desenvolver o cpu loongson, e estão perto hoje da performance de um ryzen3, em menos de 20 anos.
A Rússia também desenvolveu o elbrus2k, mas não alocaram fundos suficientes para o project no meu entender..e andaram a dar tiros nos pés duram-te 20 anos…contribuíram imenso para o desenvolvimento da ASML, e que é que eles firam?Pois é bloquearam-lhe a produção de cpus, que iriam ser alocados para servidores e secalhar desktops.
Agora depois de terem destruído os pezinhos com tanto tiro nos pés…finalmente aprenderam a lição e vão fazer maquinas de litografia…mas foi preciso perder os pézinhos primeiro..
A Apple (iPhone) foi a marca que mais smartphones vendeu na China no 1º trimestre de 2023.
https://www.counterpointresearch.com/china-smartphone-sales-fall-5-yoy-in-q1-2023-apple-on-top-with-highest-sales-share/
Achina é um mercado de 1.5 biliões de pessoas…claro que é o maior mercado para technologia e outros..
Mas a questão que se coloca é…será que os Chineses no estado usam iphones?Essa é a questão que eu coloco, e não me parece que usem.
A Apple deixou de vender iPhones na Rússia porque quis, em fevereiro de 2022, na sequência da invasão da Ucrânia.
Em março deste ano, a Rússia proibiu o uso do iPhone por funcionários envolvidos no processo eleitoral.
Agora, o FSB aproveitou a boleia do malware detetado pela Kaspesky (que a própria admite não estar bem explicado), para se sair com a história “dos milhares de dispositivos da Apple infectados, incluindo os de assinantes domésticos russos”.
O que não deixa de ter graça é ver blogues a partir do princípio de que o malware descoberto pela Kaspersky é o mesmo a que se refere o FSB – quando nem um nem outro o afirma 🙂
E nem lhes passa pela cabeça que seja uma manobra de desinformação do FSB. Na situação atual nem é preciso dois dedos de testa para desconfiar.
Quanto aos pró-Putin, ou só anti-EUA, repetem as sua convicções – se é uma questão de fé nem é preciso provas 😉
Quanto à China, de lá não vêm notícias de iOS com backdoors nem de malware instalado pela NSA com a colaboração da Apple. Nem da proibição do uso de iPhones por funcionários dos Estado – se existisse sabia-se de certeza.
Mas a karspersky já detalhou o problema, e esta bem explicado..não é como dizes.
Em relação ao FSB, se há iphones que foram invadidos, o FSB tem mesmo que falar sobre o tema, eles existem para alguma coisa é.
https://www.kaspersky.com/about/press-releases/2023_kaspersky-reports-on-new-mobile-apt-campaign-targeting-ios-devices
https://securelist.com/operation-triangulation/109842/
É impossível tirar partido de tantos exploits seguidos sem ter conhecimento do código fonte!
A Rússia infelizmente não teve a esperteza de proibir a utilização de smartphones Americanos nas instituições Russas, mais tarde o presidente Russo veio dizer que por meados deste ano, os telefones Americanos iam ser proibidos nas instituições Russas..sem explicar porquê.
Mas nessa altura ainda ninguém sabia deste problema, pelo menos de forma publica…que tal como a Karspersky reporta remonta a 2019 para cá..sim a kaspersly tem vindo a analisar este problema e já encontrou timestamps de 2019 nos iphones
Em relação á China, muito provavelmente nenhum funcionário Chinês usa smartfones Americanos por motivos óbvios.
Foi nesse sentido que eu falei da China, o sistema deles parece ser muito mais restrito e eficaz que o sistema Russo.
A idea que dá é que os Chineses jogam em avanço, enquanto que a Rússia joga apenas em resposta a alguma coisa.
Espiar a russia e fazer de tudo para acabar com ela seria uma mais valia pra sociedade global
Que comentário extremista..nem sei o que dizer..