Revolut Bank: Um “novo” banco chegou a Portugal
A Revolut foi lançada em julho de 2015, como uma alternativa digital aos grandes bancos. Através deste serviço é possível ter um cartão virtual ou físico. Destaque para o facto deste serviço não cobrar taxas em operações de pagamento, transferências nacionais ou internacionais e taxas de câmbio.
A Portugal chegou agora o Revolut Bank! Saiba o que é e como funciona.
A Revolut Bank UAB é uma instituição de crédito com sede e autorizada na Lituânia que se encontra habilitada, nos termos legais, a operar em Portugal ao abrigo do regime da Livre Prestação de Serviços. Em concreto, ao abrigo do referido regime, a Revolut Bank UAB encontra-se habilitada a aceitar depósitos ou outros fundos reembolsáveis em território nacional.
Segundo o Banco de Portugal, os depósitos captados em Portugal pela Revolut Bank UAB são constituídos junto da casa-mãe, na Lituânia, não se encontrando garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos português, mas sujeitos ao regime de proteção de depósitos em vigor na Lituânia.
Revolut Bank - O banco que se vai manter no digital
De acordo com as informações, o Revolut Bank não terá balcões físicos, mantendo-se a presença digital. Em resposta à Lusa, o presidente executivo da Revolut, Joe Heneghan, disse que a empresa tem 500 mil clientes em Portugal e que, a partir de agora, os que decidirem passar o seu dinheiro para o Revolut Bank “passam a ter os seus depósitos protegidos pelo fundo de garantia de depósitos”.
Num inquérito feito a clientes em Portugal, verificou-se que 56% estariam disponíveis para receber o salário na Revolut e usariam mais serviços da empresa se houvesse a proteção de depósitos.
Questionada sobre o acesso à rede Multibanco, fonte oficial da empresa disse à Lusa que não há novidades e que a empresa mantém conversações com a SIBS (gestora da rede Multibanco) e o Banco de Portugal nesse sentido.
Este artigo tem mais de um ano
Enquanto não suportarem a rede Multibanco será complicado a substituição de um banco português a 100% pelo Revolut. Demasiados comerciantes não aceitam rede Visa/Mastercard
O maior problema é mesmo o crédito da casa, carro.
Sem contar com os debitos directos ( via verdee, meo, EDP)
Diariamente uso o revolut para tudo.
Também podes usar o Revolut… são 17,66 euros por cada débito directo. Até pode ficar mais barato que cá.
Nao sabia vou descobrir essa opção, obrigado
Por cá os débitos diretos são gratuitos. Como é que pode ficar mais barato?
17,66€ de quê? Eu tenho débitos directos no revolut para pagar as despesas da casa e não pago qualquer taxa.
usa Moey!
Na nossa rede Multibanco quando detecta cartão estrangeiro mostra os menus na ATM em lingua estrangeira. SIBS nem tem menu para mudar lingua.
No caso de revolut possivelmente mostra em inglês.
“o que é e como funciona”. O que é, sim. Como funciona, muito pouco.
Não posso falar do Banco Revolut, mas posso falar do Cartão de Crédito Revolut – na verdade é um cartão de débito (é preciso ter saldo na conta para usar) que funciona como cartão de crédito.
No estrangeiro, para “garantia” no aluguer de carros não aceitam, mas para pagamentos e levantar dinheiro nas máquinas é impecável. E com comissões mais baixas, especialmente fora da UE, do que os cartões de crédito tradicionais.
Tem também algumas funcionalidades que, mais tarde, o MB Way incorporou.
Não funciona como um cartão de crédito, funciona como um cartão de débido totalmente. Por isso não aceitao para a reserva em rent-a-car
Eu aluguei um carro em Ibiza, em Agosto deste ano com Revolut 😉
certamente alugou como cartao de debito..ja que Revolut nao tem cartões de credito.
Porque seria um rent-a-car que não exigia cartão de cedito, ao contrário da maioria. Revolut é um cartão de débito totalmente. Não tem absolutamente nada de cartão de crédito.
O que estás a apelidar de cartao de crédito é na verdade um cartao pré-pago ou como vulgarmente chamamos, débito.
Para ser considerado cartao de crédito, como dizes e muito bem, deverias de ser capaz de retirar/fazer pagamentos a crédito (leia-se sem saldo ou a pagar em várias parcelas).
Acho que a tua confusao vem de teres um CVC, isso nao é indicativo de um cartao de crédito e acho que apenas em Portugal é que ves cartoes de débito sem CVC os quais nao podem ser usados para compras online (por esse mesmo facto).
Para quem recebe o pagamento é como se fosse um cartão de crédito como qualquer outro. (No caso do uso para garantia, como o aluguer de carros, é que não e por isso não o aceitam.)
Para a Revolut (e a Mastercard) que já lá tem o dinheiro (e por isso não tem riscos de incumprimento) e para o utilizador, que já transferiu o dinheiro, é que é um cartão de débito.
Não fiz confusão. Mas o que interessa são as vantagens – e nos pagamentos e levantamentos no estrangeiro, especialmente fora da UE, o Revolut oferece vantagens por ter comissões mais baixas.
“Especialmente fora da UE”… é mesmo TOTALMENTE fora da UE. É que dentro da UE, a Revolut teria de pagar 1,33 euros por cada operação que fizesses com o cartão, por a operação base deles ser sediada em Singapura e nas Bermudas.
Manuel da Rocha. Isso é fake, ou então foste noob.
A Revolut teve sede no Reino Unido, passando para a Lituânia com a saída do Reino Unido da UE. A Revolut tem licença bancária na UE. Essa história de Singapura e Bermudas é falsa.
isso é falso
@Eu sei lá, eu estive de ferias na Pelónia em Outubro e aluguei carro e apenas utilizei o Revolut, carreguei com a contia que eles iam reter e sem espinhas, não levantaram nenhuma objeção
O mesmo aconteceu comigo em Ibiza. Reservei o carro com o Revolut e retiraram o dinheiro relativo ao mesmo e também não puseram objecções.
Como disse em cima, Revolut so tem cartoes de debito. Se alugou um carro com o Revolut ‘e pq o lugar onde reservou aceitavam cartões de debito.
Atenção que o Banco de Portugal já avisou que não protege os depósitos deste Banco… Se for prático de usar, usem.
Mas não abusem da sorte.
Joel, o Banco de Portugal dizer que protege ou deixa de proteger é igual.
Não protege nada.
Somos um país falido.
Pode dizer que protege, mas quando for preciso passar à acção, leia-se, puxar dos Euros, aí é que a porca torce o rabo.
A mim, banca em Portugal não merece qualquer confiança.
Mais que isso, o Banco de Portugal nem sequer pode proteger os depósitos de banco nenhum. Tem de pedir autorização externa a quem entregou esse poder.
E a quem entregou tem mais que precedentes de não só não querer faze-lo, já se ter recusado a faze-lo e a violar suas próprias regras.
Portanto, não merece mesmo nenhuma.
Todos os bancos que fecharam/faliram em Portugal sempre tiveram a proteção de depósitos a funcionar sem stress e até 125mil euros por titular é garantido.
No caso da revolut isso não ae aplica. Aplica-se o que quer que exista na Lituânia…
Isto é um cartão de pagamentos.
Tecnicamente até vão ter de mudar de nome, pois não são um banco, são uma empresa de pagamentos que tem ligações a operações obscuras e que aproveitam as, poucas, offshores que existem para escapar aos impostos e oferecerem serviços que são pagos.
Se não sabes que dizes mais vales estares calado. Eles têm licenças europeia e nacional para operar como um banco. Basicamente existe a revolut carteira que é no que começou, e agora existe também a revolut banco. Os clientes da carteira revolut passam se quiserem para a revolut banco.
Ora aí está.Muito bem dito.
https://ec.europa.eu/info/business-economy-euro/banking-and-finance/financial-supervision-and-risk-management/managing-risks-banks-and-financial-institutions/deposit-guarantee-schemes_en
Que pretendes dizer com isso?
Já por várias vezes não honraram, portanto podem dizer o que quiserem, as provas estão dadas. É jogar roleta russa.
Falso.
Abc
Lol, a prova mais que provada que os depósitos nos bancos não estão a salvo, veja o que aconteceu com os gregos e Cipriotas durante a crise.
Depósitos acima de 100k levaram um haircut brutal e os inferiores a esse valor ficaram sem 6%…
Acredite nessa patranha se quiser, mas eu não confio mesmo nada nisso.
Essa está boa, uma pessoa esquece essas coisas… Essa é a machadada final para esta conversa 😀
Só consigo usar, associado ao Google Pay. O cartão físico só funciona no multibanco (ATM) e acaba por não servir para grande coisa.
Mas se as negociações com a SIBS correrem bem acho que a alavanca vai impulsionar este modelo de banca
Esse “modelo” já existe… chama-se MBNET.
A diferença é que existem normas específicas para todas as operações e há comissões a pagar.
O Revolut é algo igual ao Paysafe, que podes carregar em qualquer payshop e criares uma conta secundária com aquele limi
Na caixa de multibanco mostra menus em inglês?
Uso o Revolut quando vou lá fora, principalmente em países em que a moeda não é o Euro, não há cartão melhor.
Em Portugal uso por vezes o virtual para compras e o junior (bom para quem tem filhos <18).
Ou seja, depende do uso. Se for alguém que não tenha filhos menores e não saia do país é um cartão redundante. Mas se se tornar num banco a sério (empréstimos, acesso à sibs etc) e se se mantiver sem comissões pode ser um caso de sucesso face aos bancos comissionistas que temos.
Suportarem os 4% da taxa de câmbio não duram tempo nenhum… então se passam a ser um “banco normal”, terão de pagar bem pago o serviço.
O revolut funciona bem onde não existem normas gerais, como dentro da UE. De resto é um cartão pré-pago que tem ligações muito obscuras a outros serviços.
Ter Revolut ,para usar só em Portugal, não faz qualquer sentido. Para isso temos o Moey e ActivoBank. Se for para quem faz muitas viagens, já é diferente.
Não digas isso!!! Aqui os acólitos das criptomoedas dizem que poupam 7000000 euros por ano a usar o revolut e que fazem 20 viagens anualmente sem pagarem nenhuma taxa e ainda lhes pagam 500000 euros de prémios…
são tão acolitos os das criptomoedas que dizem isso, como os acólitos das contra criptomoedas que dizem o que tu dizes
Banco virtual ?? Népia.
We shall see.
Tu deves ser da oposicao ….
E que estas sempre contra TUDO o que se diz aqui !!!!!
Velho do Restelo. Até à idade deve resistir.
Sinceramente, para mim isto é má notícia, daqui a pouco tempo perco os serviços mínimos bancários, teremos de pagar taxas e tudo o que queria ter era um cartão para fazer transferencias internacionais e por vezes algum pagamento online. Não vou por o meu dinheiro aqui
+1
Quem tem conta revolut payments é opcional mudar para a conta revolut Bank.
Pois também tenho receio de perder a “promoção” dos serviços mínimos!
Já vi isso, tb não quero trocar..
Ainda à pouco me lembraram do fundo de garantia dos Gregos em 2015, prefiro ficar como estou, sem garantia nenhuma.
Saudades do Denizen isso sim…
Segundo o Banco de Portugal, os depósitos captados em Portugal …. não se encontrando garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos português,…
… Em resposta à Lusa, o presidente executivo da Revolut, Joe Heneghan, disse … os que decidirem passar o seu dinheiro para o Revolut Bank “passam a ter os seus depósitos protegidos pelo fundo de garantia de depósitos”.
NÃO HÁ CONTRADIÇÃO NESTAS FRASES?
Luís,
Não há contradições. O que o Joe Heneghan disse é que ficam protegidos pelo fundo de garantia de depósitos, mas da Lituânia uma vez que é lá que tem a licença bancária. O BdP veio dizer que não é coberto pelo fundo de garantia de depósitos português.
Não é minimamente preocupante esta situação, uma vez que continuamos a estar dentro da UE regidos sob leis europeias
João só falta informar qual é o valor atual do fundo de resolução português, tenho a certeza que 99 % das pessoas que têm os mais de 180 mil milhões de euros em depósitos em Portugal não sabem, mas mais ano menos anos vão saber
Não é garantido pelo fundo de resolução
Abc
O Fundo de Resolução é uma coisa (é de onde sai o dinheiro para o Novo Banco e o BANIF, depois da sua “resolução”) e o Fundo de Garantia de Depósitos é outra (garante que os depositantes recebem os seus depósitos até 100.000€)
Revolut e perfeito tambem para compras no aliexpress ou lojas nao euro. Tenho saldo em USDolar que tem muito melhor preco que EUR. Naveguem na loja em precos USD e EUR e vejam a diferenca.
Ah, se ganharem a disputa (atraso,extravio ou cancelamento), recebem logo reembolso quase na hora.
Não sabia, fui ver… confere! Obrigado
Comentários de qualidade é assim, se tivesse essa funcionalidade levavas um prémio
ao alterar da fintech para o banco revolut seremos obrigados a declarar a conta em IRS?
Já o eras antes.
Não, não era, e não sei se é.
Declarar rendimentos? Claro que és. Se o fazes já é outra história. Aliás antes de ser banco já eles te pediam o teu NIF para comunicar ao país.
Primax ninguém falou em declarar rendimentos, mas sim em declarar a conta, coisa que antes de serem um banco, não era obrigatório.
Como assim, qual é o procedimento? Não tenho quase nada lá, só uns euros para comprar coisas online
Só era se tivesse investimentos. Caso só for utilizado como conta corrente – pagamentos, então não tem de declarar nada.
não , não era.
Sim. Passa a ser igual ao N26… Ver artigo antes de Revolut ser um banco – https://www.nvalores.pt/declarar-conta-n26-irs/
Sou cliente Revolut e acho que é um excelente produto, inovador e deu-me muito jeito no estrangeiro onde a moeda não era o Euro. Atento a este tipo de produtos financeiros, dizer apenas que devemos estudar todos com cuidado. Actualmente a oferta é ampla e nem todos vão resistir no mercardo, o Joom que foi e voltou reformulado, o BNC10 que era para acabar e lá voltou os demais como Wise iCard Paysera Openbank etc têm sido bastante consistentes. Há muitos exemplos. Se tivesse de aconselhar alguém diria, escolher um banco de retalho com um Santander BCP CGD etc, um Moey ou Activo e uma Fintech que pode ser o Revolut ou um Crypto.com para ir lidando com a nova realidade. 3 Cartões e nada mais que até podem juntar num Curve (multiplos cartões num só). Assim nem todos os ovos estão na mesma cesta nem o saber ocupa lugar e aprendem a lidar com esta multiplicidade de produtos.
Na caixa de multibanco mostra menus em inglês?
Revolut grande companheiro de viagem, como dizem fora da zona €, não há melhor, eu com o cartão do meu banco Português em levantamentos na Tailândia, pagas 200 Bts, ao banco local e para o banco Português são mais 22€. com o Revolut com taxas bem melhores os primeiros 200€ são grátis como tenho dois cartões um em meu nome e outro da minha esposa passa a 400€, e de pois são 5€ por levantamento
Não é melhor wise (Transferwise)
Moey! é superior e tão prático quanto o Revolut
Dá para fazer conversões de moedas a baixo custo? (P. Ex.: Eur -> Usd)
Claro que é, poderes usar de forma transparente nos nossos multibancos é rei e senhor.
Mas o moey têm:
Taxas de cambio baixas e totalmente transparentes?
Criação de cartão virtual que muda automaticamente o numero apos uma compra?
Compra de ações?
Compra de cripto?
Cartão para crianças?
Cashback e rewards?
Proteção de compras em caso de roubo ou acidente?
Retorno de bilhetes para eventos?
Seguros de viagem?
Acessos a lounges de aeroportos?
e mais uns quantos…
não percebi o teu comentário!! É ironia ou colocaste “??” por lapso ??
não percebo a duvida mas ok.
Primeira linha,
moey é superior por poderes usar nos nossos multibancos de forma transparente e gratuita.
O resto, coisas que o Revolut têm e questiono se o moey têm.
O problema do banco virtual é que se der problemas vá-se lá queixar para a Lituânia… boa sorte com isso.
Já em português é o que é.
https: //eco.sapo.pt/2021/12/09/revolut-ja-e-oficialmente-um-banco-em-portugal/
Ora então tudo o que querem saber sobre o Banco Revolut
(Passei para lá os meus 400€ que estavam na minha conta “cartão de crédito que é de débito”)
No que importa – pelo menos quanto às garantias do Fundo de Garantia de Depósitos referida em alguns comentários – os depósitos até 100.000€ estão tão garantidos como os depósitos num banco português – não pelo Fundo de Garantia de Depósitos português, mas pelo da Lituânia e, acima de tudo pelo EUROSISTEMA, que garante, na UE, o recebimento dos depósitos até 100.000€, independentemente do sistema de garantia por cada país.
Portanto, se alguém ficou assustado com o que disse um tal “Manuel da Rocha” (que deve ser empregado do Revolut, por, ao dizer tamanhos disparates sabia que alguém ia desdizer – o que é boa pulicidade), esqueçam – até 100.000€ ninguém vos fica com o dinheiro.
https ://www.publico.pt/2021/12/11/economia/noticia/banco-revolut-escapa-supervisao-portuguesa-1988192