Renault apanhada nas malhas da fraude das emissões?
O mundo ficou perplexo com o escândalo que envolveu a Volkswagen e outras marcas sobre as fraudes nas emissões de gases poluentes. Agora, quando se pensava que tudo estava a voltar à normalidade, um outro escândalo poderá estar prestes a explodir.
Depois de mais de 17 anos sempre a valorizar, as acções da Renault S.A. caem quando um sindicato declara que investigadores apreenderam computadores da fabricante francesa para uma investigação relacionada com testes de emissões.
Segundo informações que podem ser lidas hoje no Bloomberg Business, agentes do Departamento de Combate à Fraude do Ministério da Economia francês visitaram alguns locais da Renault que estão, supostamente, relacionados com os testes padrão e certificação dos motores.
Florent Grimaldi, um funcionário do sindicato CGT em Lardy, na França, confirmou essa informação à agência France-Presse. Esta informação deixou a impressão que existem indícios que este caso estará relacionado com os padrões de emissões, ainda no rasto do escândalo Volkswagen, referiu Grimaldi.
A Renault caiu 21%, para os 68,70 euros às 12:30 da tarde, hora de Paris. Esta queda de 23 pontos percentuais foi a maior desde 4 de Janeiro de 1999, perdendo 5,8 mil milhões de euros no valor de mercado. A Peugeot caiu 7,2% para os 13,70 euros.
A Renault informou que planeia emitir um comunicado muito em breve. O Departamento de Combate à Fraude não declarou mais nenhuma informação apesar de várias agências e meios terem solicitado mais detalhes. Sabe-se, contudo, que os investigadores visitaram mais quatro locais diferentes perto da capital francesa, incluindo Lardy e a sede da empresa em Boulogne-Billancourt, no passado dia 7 de Janeiro, segundo a AFP.
Os fabricantes de automóveis estão debaixo de um apertado escrutínio desde Setembro passado, quando o regulador norte-americano declarou que a VW falsificava os resultados dos valores das emissões nalguns dos seus veículos a diesel. A promessa feita por várias entidades e governos para restabelecer a confiança no mercado passou por apertar a malha e verificar que todos os fabricantes de automóveis, incluindo a Renault e a PSA Peugeot Citroen eram inspeccionados.
Outras entidades reguladoras, ligadas ao ambiente, também começaram a testar, de forma aleatória, alguns veículos quer em laboratório quer em modo condução real para confrontar os valores anunciados e os valores reais. A Peugeot disse no passado mês de Outubro que nunca usou software para controlar as emissões da forma como a Volkswagen admitiu que o fazia.
Actualização:
A Renault entretanto já lançou um comunicado:
Comunicado de Imprensa
14 JANEIRO 2016
Após a revelação pela EPA – Agência Americana de Proteção do Ambiente – da existência de um software do tipo “Defeat Device” num construtor automóvel de primeiro plano, foi criada, pelo governo Francês, uma comissão técnica independente – chamada Comissão Royal – que tem por objetivo verificar que os construtores automóveis Franceses não equipam os seus modelos com dispositivos semelhantes.
Neste quadro, estão em teste 100 automóveis, dos quais 25 da Renault, um número que corresponde à quota de mercado da marca em França. No final de Dezembro de 2015 foram já testados 11 modelos, dos quais quatro da marca Renault.
A Direcção Geral da Energia e do Clima (DGEC), que é, no seio do Ministério da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia, o interlocutor da comissão técnica independente, divulgou já que o procedimento em curso não evidenciou a presença de qualquer ‘software’ fraudulento nos modelos da Renault.
Esta é, claro, uma boa notícia para a Renault.
Os testes em curso permitiram, também, antecipar soluções de melhoramento dos automóveis da Renault, quer em relação aos futuros quer em relação aos atuais modelos. O Grupo Renault decidiu apresentar rapidamente um Plano de Emissões da Renault, que tem por objetivo reforçar o desempenho energético dos seus modelos.
Em paralelo a Direcção-Geral da Concorrência, Consumo e Repressão da Fraude decidiu realizar um complemento de investigação que visa validar os primeiros elementos de análise realizados pela comissão técnica independente e, para tal, deslocou-se à Sede da Renault, ao Centro Técnico de Lardy e ao Tecnocentro de Guyancourt.
As equipas da Renault dão total cooperação, quer aos trabalhos da comissão independente, quer às investigações complementares decididas pelo Ministério da Economia.
Sites Internet: www.renault.pt - www.media.renault.com
Este artigo tem mais de um ano
Querem ver que afinal de contas os Americanos com os seus grandes carrões são aqueles que menos poluem, comparativamente à dieseleurope?
Aqui não é uma questão de quem polui mais ou menos. A questão é arranjarem estratagemas para parecerem poluir menos, enganando testes de emissões.
Os motores Diesel poluirão sempre mais que um motor Gasolina ou GPL. E um Gasolina/GPL tem sempre melhores performances/sonoridade que um DIesel. Na fiabilidade é sempre bastante subjetivo (embora prefira as marcas Nipónicas, Americanas e Italianas).
Por muito que queiram a moda Diesel vai terminar mais cedo que a Gasolina/GPL e dará lugar aos automóveis a Hidrogénio. Não há hipótese!
+1
Qualquer diesel polui + de a gasolina,como queriam vender muito,toca de enganar o pessoal,fazendo crer que eram limpinhos.
É um escândalo o que se passa com o gasóleo na Europa.
Deviam prendê-los todos! (incluindo esses)
A esses nao prendem porque tem dinheiro.
O que a especulação faz a bolsa, e também faz notícias….
quem vendeu a descoberto milhões de um dia para o outro ficou a ganhar muito….
Lembraste?
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/infografia_tres_grandes_ja_tem_o_rating_de_portugal_no_ultimo_nivel_de_lixo.html
Só com uma notícia assim roda muito dinheiro, se estiveres informado antes…
Estas empresas de rating são alta…
Os fabricantes de automóveis que na Europa fazem concorrencia deslear com restantes empresas do ramo, devem ser punidas mas especialmente a VW que tb faz lobby na união europeia para que os valores das emissões permitidas nao descam!
Não me admira que certas marcas também sejam apanhadas nesta fraude…. Não admira, enquanto não passarem todos os seus sistemas para Apple vai continuar…
wtf??
Jesus… Volte à caverna de onde saiu.
Mudem os sistemas para Apple? Wtf? Carros != dispositivos proprietários altamente desvalorizados. Em automóveis embora o futuro passe pela integração da componente móvel com soluções da Apple e Google por exemplo, quem realmente controla alguma coisa nos automóveis são outros SO como o AutoSar , Rtems e afins.
“tem por objetivo verificar que os construtores automóveis Franceses não equipam os seus modelos com dispositivos semelhantes.” – não é ” verificar SE têm” mas sim “verificar QUE NÃO têm.” Vão apostas para as conclusões desta comissão? 😛
Boas,
Os carros são um engano, uma pessoa vai compra e depois são estas coisas, eu agora só compro carro novo quando a Apple entrar neste mercado ou quando se associar a alguma marca. Vou logo comprar para poder estar integrado com o meu iPhone/iPad e iWatch
eu também vou fazer o mesmo que tu
Lol, a Tesla dá 20 a 0 à Apple, que é bebé no sector automóvel e inovação 🙂
E além disso de certeza que não a multas por software fraudulento de emissões.
A ministra francesa já disse que não há fraude nenhuma mas mesmo assim publicam uma noticia só por sensacionalismo!
Onde está o sensacionalismo? Se souberes ler, verás que foi um organismo francês a levantar a dúvida, até porque foi esse organismo que contactou a AFP. E mais, o governo francês pode ter dito, contudo os computadores ainda estão a ser analisados. Obviamente que até prova em contrario estão inocentes, e até agora não vi ninguém a acusar de terem qualquer culpa, mas, meu caro, quem levantou a lebre foi um sindicato francês. Portanto, lê e depois pensa.
todas as marcas em frança estão sujeitas a estas investigações! quanto aos sindicatos, valem o que valem…
Pois, eu diria que todas as marcas, removia “em França”… mas mesmo assim deu no que deu com a VW e afins. E sim, os sindicatos valem o que valem, lá e cá!
A renault nunca este envolvida em nenhum escandalo de emissoes, isto apenas sao jogos em backoffice por outras regalias que o sindicato queria…
Relativamente aos valores das emissoes de CO2 e outros poluentes, nenhum REPITO nenhum fabricante cumpre com o que apresenta na ficha de homolgação da viatura, e não é por usarem chips ou falsearam os resultados, é sim porque as mediçoes feitas para as homolgaçoes não se aproximam em nada da utilização real, são feitas em laboratorio em condiçoes muito controladas impossiveis de reproduzir no dia-a-dia
é um problema que já vem á anos cuja renault é a marca que mais se tem debatido e feito força para o modelo ser revisto.
Mas é por causa de noticias especulativas de todos os meios de comunicação, que deveriam ser responsabilizados por tudo o que publicam mas refujiam-se sempre na ”liberdade de imprensa” , que depois se despedem pessoas e fecham-se fabricas, esperemos que as perdas astronomicas da renault não tenham efeitos nefastos na nossa economia.
Setubal ja foi á uns anos…esperemos que Cacia se mantenha
Florent Grimaldi NUNCA afirmou que a Renault estava envolvida em qualquer tipo de fraude. Essa especulação foi feita pela própria Bloomberg. Grimaldi apenas confirmou que o gabinete de fraude do ministério da economia visitou a Renault e que esta visita poderia estar relacionada com o escândalo da VW.
Meanwhile:
Volkswagen anda a enrolar e a enrolar.
Tudo jogadinhas e jogatanas para entreter o zézito.
Ainda ontem vi na televisão o CEO do grupo Volkswagen a afirmar no salão de carros em Detroit que a empresa iria pagar cerca de 6,7 mil milhões de euros para resolver o imbróglio em que se meteu,por causa daquele software que falseava os resultados dos testes de emissão de gases poluentes(nos carros das marcas Audi e Skoda).Vejam bem,6,7 mil milhões de euros !! Agora a Renault também?? Onde iremos parar !!
Primeiro, não era só nessas duas submarcas, mas ok.
Segundo, lês-te a noticia? em momento algum se falou que a renault está realmente envolvida em trafulhice, vamos deixar que os testes acabem e logo se vê.
Então vamos recapitular, as empresas francesas estão a ser investigadas numa de rotina para ter a certeza que não fazem o mesmo que a vw. Essa informação sai para a rua e as ações da Renault e da PSA caiem 21% e 7.2%, respetivamente. Isto sem sem ainda haver resultados negativos, apenas testes inacabados que de momento até são positivos para as empresas. Isto não cabe na cabeça de ninguém.