PplWare Mobile

Quão anónima é a Bitcoin?


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.
Artigo escrito por Tomás Santiago para o Pplware

Destaques PPLWARE

  1. jafostes says:

    mas agr coloco uma questao…quando se cria uma conta na coinbase por exemplo tens de dar sempre um documento de identificação (BI ou Carta de cond.) comono paypal….

    ou seja….como podemos ficar anonimos se nos podem sempre dados para poder obter um endereço das cryptomoedas???

    • MICHAEL CINTRA says:

      So ficas anonimo se mineirares as moedas.

    • Kripton says:

      Qual o contributo desse comentário? Mera caixa de ressonância daquilo que foi escrito no texto.

    • rui says:

      Não sou pro mas penso que isso é porque estás a confiar o anonimato no coinbase mas ninguém te obriga a ter a carteira lá, podes ter no teu computador.

    • Simplex says:

      Se forçarem o coinbase a divulgar dados, sim, estas la na lista.
      Se criares a tua carteira privada e tirares as moedas da carteira do coinbase para a tua nova privada, acaba-se os problemas, e se te vierem chatear, dizes que doaste as moedas ou as ofereceste ao teu afilhado informatico…

      E só para adicionar, se tiveres moedas, sejam elas quais forem, em sites tipo coinbase, as moedas NAO SAO tuas!!!!! Se o site fechar ficas sem nada…. Se tiveres as moedas em carteiras privadas, podes usa-las em qualquer outro site caso o site onde as compraste (coinbase neste exemplo) feche

      • kekes says:

        Mas é fácil criar algoritmos que identifiquem essas contas, basta analisar o padrão dos movimentos para se saber quem é o dono da conta.

        • Simplex says:

          Wrong… Sabes onde estao as moedas, certo, mas nao sabes de quem é a carteira… Ate podes ter ‘apanhado uk virus’ e ficaste sem elas todas…
          E contas bancarias e cartoes de credito que gastam crypto sem passar pela tua conta bancará é coisa que ja nao falta 🙂

    • BlinZk says:

      Essa pergunta, revela que não leram o texto atentamente, ou não o entendera.
      Eles até dão o exemplo da Coinbase, dizendo que eles criam um endereço para cada transação, exactamente para proteger a identidade dos seus clientes.

      Mas é sempre possível criar carteiras de hardware e enviar/receber para e de outros users, sem ter que recorrer às exchanges.

  2. Mario says:

    O Bitcoin nao e anónimo. Utilizem Monero se quiserem alguma moeda verdadeiramente anónima.

  3. Simplex says:

    Se forçarem o coinbase a divulgar dados, sim, estas la na lista.
    Se criares a tua carteira privada e tirares as moedas da carteira do coinbase para a tua nova privada, acaba-se os problemas, e se te vierem chatear, dizes que doaste as moedas ou as ofereceste ao teu afilhado informatico…

    E só para adicionar, se tiveres moedas, sejam elas quais forem, em sites tipo coinbase, as moedas NAO SAO tuas!!!!! Se o site fechar ficas sem nada…. Se tiveres as moedas em carteiras privadas, podes usa-las em qualquer outro site caso o site onde as compraste (coinbase neste exemplo) feche

  4. Hugo Nobre says:

    Para quem procura uma moeda anónima o aconcelhável é Monero ou Dash e não bitcoin.

  5. Antônia says:

    Anônima é a XMR

    • Simplex says:

      Anonimas, todas sao…. Simplesmente no Monero nao consegues ver o valor dentro de cada endereço…
      Se eu te der 50 moradas de bitcoin tu nao sabes qual delas é a minha… Portanto… Anonimo….

  6. TrolhaMen says:

    Epah pessoal tenho 117 bitcoin ali bem do tempo de 2011 agora quero converter em euros chegou mais cedo a minha reforma mas para isto tudo ser legal as fianças quer apanhar uma boa fatia do bolo.

    • PinaColada says:

      Que treta! 🙂

      • Qwerty says:

        pode ser verdade…
        uns 10 anos atrás minerar uma bitcoin e entender como funciona e assim era muito trabalho para o ganho… e não se podia comprar nada na altura que eu descobri as bitcoins honestamente… eu desisti da ideia tinha eu 2 bitcoins… mas tive um amigo que não desistiu. ele começou por minerar no pc pessoal, eu desisti da ideia, mas ele tinha um PC magalhães lá em casa que não usava, e ele na altura meteu o magalhães a minerar bitcoins, o que era verdadeiramente facil de fazer nesse tempo (como eu disse, a bitcoin dava tão pouco que nem valia o esforço – se bem me lembro na altura o racio era meia moeda por semana e dava uns 2 centimos cada moeda, acho)… quando veio essa noticia da moeda bitcoin valer 15k dollars eu até fiquei parvo…. algures numa wallet tenho 30 mil dollars, ou tinha… o meu amigo ele estimou que tivesse mais de 50 bitcoins, mineradas no magalhães… se 2 são cerca de 25 mil euros, imagina 50… mais de meio milhão de euros? nem fiz a conta…

    • Ricardo Almeida says:

      Não precisas, usa um cartão de débito bitpay, ao tema de carregar o cartão com os bitcoin que quiseres, e ao fazer pagamentos ele converte em euros. No fundo um cartão de débito normal.

    • Simplex says:

      Fala com um bom contabilista que isso não é exactamente assim… 🙂
      Se precisares de info manda msg privada.

  7. ricardo says:

    quando a bolha rebentar já não é preciso ser anonimo

    • Simplex says:

      A anos e anos que ouço falar na bolha… A minha casa esta paga à pala do bitcoin, agradeço a pessoas como tu que nao aceitam o futuro… Assim da tempo de acumular mais moedas antes de voces todos entrarem e depois as comparem a sabe deus a que preço…

  8. Ricardo Marques says:

    Vão surgir os movimentos: Lesados do bitcoin

    • Qwerty says:

      isso nunca ira existir porque a bitcoin não está afiliada a bancos, nem a dinheiro fisico sequer… basicamente é a “moeda ilimitada”, enquanto o teu dinheiro vem das plantas (sim, as notas são feitas com plantas, não papel) e o teu suor é que corta as plantas, basicamente, enquanto houver computadores, eletricidade e Internet sempre haverá bitcoins… a raça humana pode extinguir-se que a bitcoin vai continuar a ser minerada e vai existir sob forma digital, embora nós já não estejamos cá para a usar, entao não teria valor…
      imagina meteres os servers da google à 10 anos a minerar bitcoins… hoje em dia se calhar não havia dinheiro fisico que chegasse para cobrir o valor de todas as moedas bitcoin que terias hahahahah

    • S says:

      Piada desactualizada… Já existem… MT.gox

    • Simplex says:

      Este comentario revela um extremo desconhecimento da tecnologia e do futuro…
      tambem existem movimentos lesados da apple cada vez que as accoes da apple (ou outra empresa qq) desce de valor?

      • Ricardo Marques says:

        Então mete lá as tuas poupanças.
        Acredito que as criptomoedas / blockchain sejam o futuro, mas não estas! Algumas que sejam lançadas pelos UE ou pelo BCE.

        • Simplex says:

          Se meto la as minhas poupanças? Eu paguei a minha casa com isto!!!!!!!!!
          So nao meto mais porque nao tenho… Mas ainda bem que voces nao aderem, assim da tempo para eu ir comprando todos os meses mais barato
          E qualquer moeda controlada por entidades derrota o proprio principio da criacao das mesmas… Deves ser banqueiro e andas aflito né ? Abraço e boas festas!

        • nop says:

          qual era o objectivo de reinventar a roda?! que interesse tem o BCE e/ou a UE ou seja qualquer pais/uniao de paises em criar uma cripto moeda? o unico problema de todos os mencionados acima e nao terem controlo sobre as criptomoedas.
          O bitcoin e anonimo ate se associar o endereço à pessoa, isso e tambem o que torna o bitcoin transparente, isso tambem e um problema para quem quer controlar, visto que tambem pode ser controlado.

  9. Simplex says:

    Se meto la as minhas poupanças? Eu paguei a minha casa com isto!!!!!!!!!
    So nao meto mais porque nao tenho… Mas ainda bem que voces nao aderem, assim da tempo para eu ir comprando todos os meses mais barato 🙂
    E qualquer moeda controlada por entidades derrota o proprio principio da criacao das mesmas… Deves ser banqueiro e andas aflito né ? 🙂 Abraço e boas festas!

  10. Aguero says:

    TorBrowser + carteira Bitcoin https://bitcoinofficial.org/pt/ = 100% de anonimato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.