Qualcomm quer proibir importação do novo iPhone nos EUA
Uma disputa de licenciamento de uma patente, que a Apple recentemente deixou de pagar à Qualcomm, está a tomar dimensões que podem mudar o rumo das empresas envolvidas.
Depois da Apple deixar de pagar o licenciamento, e esse valor em falta castigar os resultados financeiros da Qualcomm, agora é a vez da empresa americana de semicondutores querer que seja impedida de importar o novo iPhone do 10º aniversário para os Estados Unidos.
Em janeiro passado, a Apple intentou um processo judicial contra a Qualcomm por esta ter inflacionado os preços dos seus componentes. A Apple reclama mil milhões de dólares por ser vítima de práticas consideradas “anti-competitivas”. Após esta tomada de posição, a empresa de Cupertino deixou de pagar royalties à Qualcomm, até que a disputa judicial termine.
A Apple referiu na altura que estava em negociações com a Qualcomm há mais de 5 anos, sem que se consiga chegar a um acordo. A Apple quer ver os tribunais a taxar o valor que deve ser justo para retomar os pagamentos dos royalties, mas a Qualcomm recusa-se a chegar ao acordo de interesse para a Apple.
Em causa estão as patentes detidas pela empresa americana dos semicondutores que são consideradas essenciais para os smartphones e tablets com dados móveis, mesmo os que não usam um chip da fabricante. Nestes casos, as empresas normalmente fazem licenciamentos em termos FRAND — sigla em inglês para justo, razoável e não-discriminatório — cobrando uma percentagem do preço total de venda.
É neste ponto que a Apple acusa a Qualcomm de abusar do seu poder de mercado para cobrar valores acima do razoável.
Qualcomm perde milhões de dólares
Esta posição faz com que o encaixe financeiro da Qualcomm seja menor e, com isso, a empresa já reduziu a sua previsão financeira para o trimestre, esperando uma receita de 4,8 mil milhões de dólares em vez dos esperados 5,6 mil milhões de dólares (antes a os valores da receita estavam projetados no intervalo entre os 5,3 mil milhões e os 6,1 mil milhões de dólares). Além desta revisão em baixa da sua faturação, a empresa, desde que foi processada pela Apple, já viu as suas ações caírem 17%.
Contra-ataque da Qualcomm
A Bloomberg informa que a Qualcomm está a preparar um apelo ao Centro de Comércio Internacional (ITC) para proibir completamente as importações do iPhone, construído pela Foxconn, para os EUA. O ITC, certamente, tem o poder de bloquear a importação do iPhone (até porque já no passado esta entidade bloqueou a importação de chips da Qualcomm), mas Tim Cook indicou que não acredita que qualquer agência bloqueie as remessas do iPhone, isto porque a Qualcomm não ofereceu termos justos - um requisito legal nas negociações de licenciamento de patentes.
A disputa começou em janeiro, quando a FTC acusou a Qualcomm de práticas comerciais desleais em relação ao licenciamento de patentes. A Apple processou a Qualcomm por excesso de cobrança e, em seguida, a Qualcomm contra-processou a Apple por uma violação dos termos. A Apple decidiu então suspender os pagamentos até que um tribunal decidisse quanto deveria ser pago.
Estratégia para obrigar a Apple a pagar
Claramente que a Qualcomm não se contenta em não receber royalties até à conclusão de uma batalha prolongada num tribunal federal dos EUA, isto porque as decisões são lentas. Daí a tentativa de usar a velocidade do ITC e a sua capacidade de impor rapidamente uma proibição de importação para pressionar a Apple a fazer os devidos pagamentos. Uma proibição do ITC só pode ser temporária até que a disputa legal seja resolvida, agora... a Apple não ser capaz de importar o seu novo iPhone, bom, isso poderá ser desastroso.
Mas e se o ITC não levar em conta o pedido da Qualcomm?
Mesmo que a ITC não opte por conceder o pedido da Qualcomm para a proibição de importação do novo iPhone para os EUA, a empresa tem vários outros tribunais em todo o mundo onde pode recorrer. É verdade que os Estados Unidos são o maior mercado da Apple, mas se de alguma forma a Qualcomm interferisse na importação de outros mercados, a Apple poderia ter um problema. Claro que todos os tribunais, até como vimos no passado entre a Apple e a Samsung, podem levar o seu tempo até decidir e isso não "atrapalhar" os planos da Apple, contudo, neste momento é mais uma nuvem no horizonte da gigante de Cupertino.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
“Quem com ferro mata, com ferro morre”
Ditado Português
“Quem brinca com o fogo, queima-se”
Ditado Português
Isso aplica-se a quem?
“Quem tudo quer tudo perde”
Ditado Portugues
Apesar de não haver informação da patente em questão, algo me diz que não se trata da empresa em si, mas da tecnologia usada e essa claramente pertence à Qualcoom, logo não há forma de fugir.
Aparentemente a Apple não gosta de pagar mais pela mesma coisa. O Tim Cook está pronto para ter um Android.
Pois, tadinha da qualcomm, está a atirar em todas as direcções, estão a desvalorizar a olhos vistos, toda a gente sabe que vai perder, FRAND é FRAND, não há cá gulosos.
Isso é que seria o que muita gente que comenta aqui deseja: não haver nada para comprar que não fosse Android!
Vai ter uma sorte esta Qualcomm…
Eu normalmente sou um defensor de android, mas sou o primeiro a dizer que os produtos da apple são bons e que a concorrência é boa e necessária, senão o que impulsionaria a inovação?
Se eu fosse o Tim Cook, chegava à beira dos OEM Android e fazia o negócio
“Pago $10 por cada chip de última geração da Qualcomm que vocês comprem, mas não soldem em nenhum telemóvel.
Assim vocês têm mais tempo para vender o vosso stock existente, a melhores preços.
O vosso produto não vai ficar desactualizado, porque vão estar todos desactualizados ao mesmo tempo.
Este negócio só é válido se todos os principais fabricantes aceitarem estes termos e valores.
Passado 1 ano, podem soldar esses chips e vender telemóveis com esses processadores”.
Ganhava logo a guerra!
Se fosses Tim Cook, a Apple ficava logo no estado em que estava em 1997
“Tim Cook indicou que não acredita que qualquer agência bloqueie as remessas do iPhone”
Isto faz lembrar o futebol, quem pode, pode.
Porque pensa que tem a razão do lado dele e é verdade. Também gostavas que alguma empresa pedisse x euros a toda a gente mas mais y a ti?Não faz sentido e está contra a lei. Qualquer patente que é essencial e é tornada norma tem regras de pagamento especiais.
Quem faz lembrar o Futebol és tu. o que não falta é pseudo comentadores e jornalistas pagos pelos clubes e divirtuar o que o pessoal diz, selecionado apenas parte de frases.
Pois faz, as bolhas verdes estão sempre esperançosas mas nunca ganham nada, as bolhas azuis são as mais vitoriosas desde a revolução, e as bolhas vermelhas só vivem de tempos idos.
Caro amigos a Apple se tornou uma empresa de terceirização isso é custo mais baratos e não quer pagar quer impor preços nos produtos de necessidade, só vai perder mesmo o processador snapridron está tomando conta do mundo e eles não querem isso.
As autoridades americanas já acusam a Qualcomm de práticas semelhantes aquelas que a Apple está invocar contra a Qualcomm.
Os caloteiros do costume….. Depois quando não querem pagar, processam as empresas com menor poder financeiro.
As patentes são a fonte do problema. São utilizadas com a desculpa que protegem os investimentos em inovação que de outra forma as empresas não arriscariam a fazer. Mas e quem protege os investimentos feitos quando é utilizado um componente patenteado e o detentor da patente resolve fazer uma coisa destas. É que a Apple tem dinheiro para os processos de tribunal, então e o resto do mundo?
Acabem com as patentes e o mundo será bem melhor.
Já alguma vez desenvolveste um produto ou processo novo? Já alguma vez enterraste uma fortuna nesse desenvolvimento? Parece que não…
E o que dirias se, por exemplo, investisses milhões de euros e anos de vida a desenvolver algo e depois eu chegasse e começasse a produzir sem ter gasto um tusto em I&D? As patentes servem para proteger investimento meu amigo… Há abusos? Sim há, mas se não houver proteção não haverá desenvolvimento
“a Apple acusa a Qualcomm de abusar do seu poder de mercado para cobrar valores acima do razoável” Ahahahahahahaha
+1!
A Qualcomm esta em uma batalha contra ela mesma não contra a Apple quando perde milhões em dólares ??
Espera, já vão dizer que foi a Apple que inventou a Qualcomm… 😉
Pelo que li a qualcom tem as patentes e como tal vende-as ao preço que quer (e a quem estiver disposto a pagar). Se a Apple entende que o preço nao é justo que procure alternativas. Com certeza o tribunal também nao fixa o “preço justo” pelos produtos da Apple. Nao entendo porque o deverá fazer nas patentes da qualcom.
Porque se tratam de patentes que a Qualcomm aceitou serem integradas em standards e por isso estão sujeitas a regras de licenciamento, como respeitar princípios FRAND, ou seja o licenciamento e o seu custo tem ser justo, razoável e não-discriminatório. Isso permite que se possa disputar em tribunal este tipo de casos. A Qualcomm não pode licenciar ao preço que bem entender, há limites.
A Apple é uma empresa que provavelmente podia alugar Portugal inteiro por um ano.
Não pode pagar mais que uma empresa menor?
Na minha perspectiva, é completamente justo.
“não-discriminatório”! Não é por o cliente ter mais dinheiro que uma “loja” muda os preços ou condições de tabela…
Sabes de que é que são as patentes?
As patentes são necessárias para utilizar 4G. Não há alternativas.
São patentes FRAND, em que a Qualcomm tem falhado em respeitar para a Apple.
Concordo contigo. Agora eu tenho um produto, ou direitos intelectuais sobre algo, e alguem me vai dizer a quanto é que eu posso vender? O que dita o preço e o mercado. Se vende está a bom preço.
Isto e apenas uma jogada, para forçarem a baixa de preço, apenas para aumentarem os, já de si absurdos, lucros anuais. Claro que a baixa de preço nos componentes não se vai refletir no preço final dos equipamentos.
Típico de uma empresa que gosta de receber, mas não gosta muito de pagar….
Conheces alguma empresa que goste de pagar mais?
Qualcomm?
“Apple, já viu as suas ações caírem 17%.”
Quanto mais alto se sobe, maior a queda. Espero que esta luta de Galos, acabe por revelar o VERDADEIRO preço produção dos artigos Apple, ai sim vai ser um “tranbolhao daqueles”.
17%…até nem é muito, quando se unirem há TESLA, a duplicação de fan-boys, vai fazer subir as acções 100%.
Essa informação não é sobre as acções da Apple, é sobre as acções da Qualcomm.
Não estou a ver o que é que há para revelar sobre “preços” que afecte com um “tranbolhao” as acções da Apple, os custos e margens globais dos produtos para a Apple já são anunciados todos os trimestres.
Triste…
isto nunca vai para a frente, todos os juizes utilizam iphones, se não utilizarem tem mulheres ou maridos ou filhos que utilizam e todos eles querem o novo iphone 8 por isso, nunca vão impedir o mesmo de chegar ao seu país.