Proteção de Dados: Itália multa Facebook em 7 milhões de euros
A rede social mais popular do mundo, o Facebook, volta a ser alvo de uma multa. A empresa de Mark Zuckerberg foi acusada de não ser transparente na informação que passa aos seus utilizadores, e a autoridade de concorrência italiana, AGCM, atuou.
De acordo com as informações, a Itália multou o Facebook em 7 milhões de euros.
Facebook não alterou práticas comerciais desleais
A autoridade de concorrência italiana, AGCM, anunciou hoje uma nova multa de sete milhões de euros contra o Facebook. Mais uma vez, as práticas comerciais desleais no âmbito da proteção de dados foram o alvo da "acusação".
De acordo com organismo italiano, o gigante norte-americano das redes sociais não está a informar adequadamente os seus utilizadores sobre como recolhe e utiliza os seus dados para fins comerciais.
De relembrar que já em 2018, a AGCM já tinha multado o Facebook em cinco milhões de euros, acusando-o de usar de práticas comerciais desleais, sendo que na altura ordenou que tomasse medidas para as corrigir. A multa que agora foi aplicada à maior rede social do mundo foi decidida pelo regulador italiano uma vez que o Facebook ignorou as ordens para alterar as práticas, explicou a AGCM em comunicado.
Ainda não foram dadas informações rápidas e claras sobre a recolha e o uso dos dados dos utilizadores para fins comerciais. São informações que o consumidor precisa de saber para decidir se quer aderir ao serviço, atendendo ao valor económico para o Facebook dos dados fornecidos pelo utilizador
Estes dados representam "o pagamento pela utilização do serviço” do gigante tecnológico norte-americano, lembrou a AGCM.
A Itália tem feito um controlo apertado às redes sociais (um exemplo que devia ser seguido por muitos outros países). Recentemente a rede social TikTok foi bloqueada naquele país tendo levado mesmo à alteração da política de utilização ao nível da Europa.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Isso são trocos, para uma empresa da dimensão do Facebook.
Multas tão pequenas, não dissuade o criminoso.
O objectivo nem é dissuadir o criminoso, é encher os bolsos de uns poucos.
Para onde pensa que vão esses milhões?
E então Itália, pouco melhor que nós…
portugal devia fazer o mesmo
Coitadinhos dos utilizadores que despejam tudo na rede social e depois não querem que esta utilize a informação… Está tudo do avesso.
mais um ponto para a apple no processo que está a decorrer
https://pplware.sapo.pt/apple/privacidade-zuckerberg-tera-dito-a-equipa-que-o-facebook-tem-de-infligir-dor-a-apple/
Não consigo perceber porque seja uma entidade da concorrência como a descrita e cujo endereço é: https://en.agcm.it/en/ e não esta https://www.garanteprivacy.it a tratar de uma multa relacionada com o RGPD…