Proibido circular entre concelhos até 5 de abril! Conheça as exceções
Começou hoje às zero horas a proibição de circulação entre concelhos. A medida tem como principal objetivo limitar a circulação de pessoas e assim manter Portugal na zona verde na matriz de risco.
A proibição de circulação entre concelhos está diariamente em vigor, mas há algumas exceções. Saiba quais são.
Com sabemos, o período da Páscoa aproxima-se e para que não aconteça algo semelhante ao que aconteceu com o Natal de 2020 as restrições de circulação começam mais cedo. A proibição de circulação entre concelhos em Portugal foi antecipada para as 00h00 desta sexta-feira, segundo uma declaração de retificação publicada em Diário da República.
Exceções à proibição de circulação entre concelhos
As exceções são várias, mas tal como o nome indica, devem ser apenas usadas em casos de muita necessidade. De acordo com uma publicação da GNR Guarda no Facebook, as exceções são as seguintes:
- Motivos de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa;
- Deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas (devendo ser portador de declaração/atestado);
- Deslocações no exercício das respetivas funções ou por causa delas (para determinados profissionais);
- Deslocações de menores e seus acompanhantes para estabelecimentos escolares, creches e atividades de tempos livres, bem como às deslocações de estudantes para instituições de ensino superior ou outros estabelecimentos escolares;
- Deslocações dos utentes e seus acompanhantes para Centros de Atividades Ocupacionais e Centros de Dia;
- Deslocações para a frequência de formação e realização de provas e exames, bem como de inspeções;
- Deslocações para participação em atos processuais junto das entidades judiciárias ou em atos da competência de notários, advogados, solicitadores, conservadores e oficiais de registos, bem como para atendimento em serviços públicos, desde que munidos de um comprovativo do respetivo agendamento;
- Deslocações necessárias para saída de território nacional continental;
- Deslocações de cidadãos não residentes para locais de permanência comprovada;
- Deslocações por outras razões familiares imperativas, designadamente o cumprimento de partilha de responsabilidades parentais, conforme determinada por acordo entre os titulares das mesmas ou pelo tribunal competente;
- Deslocações de retorno ao domicílio;
- Reabastecimento em postos de combustível no âmbito das deslocações anteriormente referidas.
Todas as deslocações efetuadas devem ser respeitadas as recomendações e ordens determinadas pelas autoridades de saúde e pelas forças e serviços de segurança, designadamente as respeitantes às distâncias a observar entre as pessoas.
As exceções estão previstas no Decreto n.º 9/2020 de 21 de novembro, no artigo 11.
Este artigo tem mais de um ano
E terminam dia 5 às 00:00, 05:00, ou ás 24H de dia 5?
23.59.59 de dia 5. Ou seja na segunda feira dia 5 ainda é proibido.
Não existe 24H. Às 23:59:59 passa para 00:00:00. E é até às 5:00 do dia 5. Onde está a dificuldade ?
Corrijo, é até Às 23:59:00 dia 05. Está no comunicado de hoje do Conselho de Ministros.
É como a dificuldade em ler o que se escreve antes de enviar o comentário.
Que melhorou muito com a utilidade do teu comentário…
Como os que querem ir de férias por saber estas medidas já não o fizeram…. quem quiser ir arranja sempre forma, apesar de arriscar e estar sujeito.
O Governo se quisesse fazer bem as coisas… as declarações tinham que ser efectuadas através de uma plataforma Governamental…… mas é como em tudo dá trabalho, neste momento tem outras situações com que se preocupar.
Tens tudo no site do Conselho de Ministros onde são feitos todos os comunicados.
É isso. Mais poder ao governo sobre o povo, porque isso correu sempre bem ao longo da história. Bela veia de ditador que corre nessa veia.
Eu vou amanhã de férias, previsto nas excepções “Deslocações necessárias para saída de território nacional continental;”.
Como vou estar em teletrabalho vou para os Açores 2 semanas, de fosse mesmo de férias era ainda melhor, mas fazer 20/30h de avião com mascara não é para mim.
Vais de férias ou vais teletrabalhar ?
declarações do photoshop servem.. lol passa sem problemas a GNR nao vai ver se realmente trabalham ou nao na empresa..
E arranjas para os filhos, e toda a família?
eu nao preciso de nada, eu tenho a da minha empresa que nunca precisei de mostrar, de resto nem saio de carro.. vou dar umas voltas a pé pois tenho bem por onde andar
Essa atitude e comportamento ajuda a explicar muita coisa.
O problema/realidade é que a GNR está a marimbar-se se a declaração é photoshop, se tem assinatura/carimbo escrita à mão ou impressa, se o condutor trabalha, etc…. O principal objetivo é apanhar malta sem a dita declaração, controlar seguros, cartas de condução, colocar radares onde não lembra ao diabo, e claro colocarem-se em sitios estratégicos onde acabam/começam os concelhos (aqui por norma esse sítios ficam ao pé de supermercados), aos fins de semana. Ou seja, tudo o que seja fácil e rápido para uma multa! A isto tudo há sim o comportamento das pessoas, que deixa muito a desejar (festas, jantares, tudo junto no jardim a apanhar sol, etc), e principalmente dos patrões, que querem os trabalhadores todos na empresa, mesmo que o trabalho que desempenham seja 100% compatível com teletrabalho.
Há muito comportamento errado em Portugal (e não só), tanto da parte do Zé povinho, do patrão como das autoridades…… Só espero é que lá para maio não estejamos todos novamente apertados!
alguem vai ter que pagar os layoffs, novos bancos e estas treta toda de rebentarem com a economia.. por isso multas fáceis, dinheiro fácil.. o socialismo sempre foi assim
Isso não é de todo o mais sensato e promover essa atitude, mesmo de forma indirecta, muito menos.
Vivemos um problema universal e temos que nos unir para conter a pandemia e os seus efeitos, que chegam a ser letais.
Por muito que vos custe, façam esse esforço até que consigamos garantir uma vacinação e maior imunidade para voltarmos a ter uma vida mais normal e abrir as portas para colocar “o pão na mesa”.
So prova que quem pensou nesta lei é burro que se farta.
Eu so fiquei confuso quando li que era OBRIGATORIO o DEVER de ficar em casa…
Dever é um comportamento obrigatório. Dever é sinónimo de obrigação ou acto a cumprir. Podes verificar no dicionário online priberam.
Tem razão sim Sr. Fui consultar e o Dever é o ato de cumprir sob pena de uma sanção. Dai o ditado do “poder, podes, mas não deves” ou seja, podes ir mas se fores apanhado es punido.
Obrigado pela dica. Sempre vivi enganado em relação à palavra dever.
Preciso de levar a minha mulher ao trabalho. É considerado excepção? Ela tem a declaração. Uma vez que não há transportes públicos disponíveis e ela não conduz. Há algum problema?
Claro, a declaração serve apenas para o proprio.
E há transportes publicos.
Há transportes públicos?! Vive em Lisboa, certamente…
Nem sequer sabia que havia transportes publicos fora de Lisboa e Porto, pensei que só existisse a carreira 😀
Infelizmente não tem transportes públicos.
Mais facil trocar de mulher que arriscar a multa 😀
Isto é simplesmente vergonhoso : https ://executivedigest.sapo.pt/um-milhao-de-portugueses-foi-dormir-a-mais-de-100-km-de-casa-na-vespera-da-proibicao-de-circulacao-entre-concelhos/
o tuga sempre foi mais inteligente .. só é pena nao serem assim inteligentes no dia das eleiçoes.
Abaixo o estado policial disfarcado de covid , para trabalhar podemos ir para Alemanha de autocarro ,para ver a familia n se pode sair do conselho.
Os simpáticos portugueses atuam conforme os ensinaram, um pouco manhosos e incumpridores, pouco esclarecidos e sempre cheios de certezas, mas atenção, não me estou somente a referir a classe que está na base da pirâmide. Claro que para controlar esta “malta” só mesmo com medidas duras. A verdade é que vamos pagar isto bem pago. A economia está de rastos agora, imaginem o reflexo deste desastre?